Colangio-hepatite felina


imagem-031.jpg Essa patologia compreende um complexo de doenças, e é uma das doenças hepatobiliares mais comuns nos gatos. Geralmente a sua causa é desconhecida. Muitas vezes corre simultâneamente doença inflamatória intestinal, pancreatite ou obstrução do ducto biliar extra-hepático.
Pode ocorrer de 3 formas: Colangio hepatite não supurativa ( linfocítica), a supurativa ( neotrofílica) e a cirrose biliar, que seria um estágio tardio das duas outras formas. A Colangio hepatite não supurativa é mais comuns em gatos jovens até meia-idade; sendo a supurativa de ocorrência em gatos velhos.

Decidi, a principio, caracterizar o quadro clinico que encontrei no meu paciente felino como sendo a colangio hepatite. Embora tive uma suspeita de obstrução biliar por trematódeo, mas que em face das cirscunstâncias clinicas do paciente não pude ter a confirmação através de exame de fezes ou biópsia hepática.

Relato do caso: Felino, mestiço de Persa, macho castrado, 3 anos de idade, vivendo em um ambiente com mais 3 gatos, todos devidamente vacinados e bem alimentados com ração de qualidade; todos haviam sidos desverminados a 6 meses atrás. O Punk, nome do paciente, era o único dos gatos que mantinha o hábito de passeios com o proprietário pela calçada e jardins anexos, onde permanecia por algumas horas em meio às folhagens desses jardins, possivelmente “vasculhando” o ambiente e, até mesmo, caçando pequenos bichinhos.

O Punk chegou até meu consultório com os seguintes sintomas: uma evidente e significativa perda de peso, anorexia, apatia e uma visível ictericia da esclera , mucosas e pele.

Segundo o proprietário a perda de peso e apatia já eram notadas por ele alguns dias atrás, assim como vômitos intermitentes, mas passou a se preocupar com a ausência mais evidente do apetite que se agravou nos últimos dias.

Ao exame clinico percebi uma dor significativa na região epigástrica e pude constatar pela palpação um aumento hepático e uma “bola” endurecida de tamanho considerável junto a esse figado. De imediato submeti o Punk a uma ecografia abdominal, a qual encontramos hepatomegalia congestiva e vesicula biliar repleta e com paredes espessadas, nos sugerindo estase biliar.

O passo seguinte foi sedá-lo com diazepan / quetamina para fazer punção de jugular para coleta de sangue e coleta da urina por compressão externa da bexiga.

Solictei hemograma e dosagens de albumina, bilirrubina direta e indireta e fosfate alcalina.

Como resultado tive um hemograma dentro dos padrões normais, albumina em eleveção, e niveis elevados das bilirrubinas, assim como da fosfatase alcalina.

Nos felinos a medida de FA é bem significativa já que a meia vida dela nessa espécie é curta, em comparação aos cães ( 6 horas nos gatos para 3 dias no cão), sendo um marcador fidedigno em alterações biliares. Quando aparece aumento da bilirrubina direta indicará a presença de colestase e a bilirrubina indireta nos fornece dados para pensarmos em hepatopatias.

No exame de urina foi encontrado 2 cruzes de bilirrubina como o sinal mais significativo de alteração hepato-biliar. Foi encontrado a presença de urubilinogênio na urina, o que me sinalizou que não estava frente a um quadro de obstrução biliar total.

De posse desses resultados tive que tomar a decisão do tratamento para o Punk, que já estava em soro-glicosado, pois apresentava uma discreta desidratação por sinal clinico.

Em um primeiro momento pensei em submetê-lo a uma laparotomia exploratória para possível biópsia hepática e desobstrução dos canaliculos biliares, mas em face do seu estado fisico debilitante optei pelo tratamento medicamentoso com objetivo de alivio da dor e do processo inflamatório, e decidi mantê-lo em observação com monitoramento dos sinais clínicos.

Como houve uma suspeita de verminose hepática como causadora da estase biliar decidi fazer aplicação de praziquantel ( vermifugo de eleição no caso de trematódeos hepáticos) na dose de 20 mg/kg por 3 dias consecutivos. Não consegui fezes para exame fecal e contagem de ovos; e como não optei pela biópsia hepática não pude ter a certeza da presença dos trematódeos como possiveis causadores da colangite e estase biliar.

Usei como drogas de eleição a prednisona na dosagem de 1 mg/kg a cada 12 horas por via oral e amoxilina com ácido clavulônico de 12/12.

Com esse protocolo usado, em 24 horas o Punk começou a comer, embora com o apetite ainda caprichoso, e evidenciou sinais de alivio da dor epigástrica. Com 72 horas de tratamento procedi uma palpação abdominal e percebi redução da hepatomegalia e uma boa diminuição do tamanho da vesicula biliar.

Após esse periodo o Punk deu alta e está em casa recebendo a corticoterapia e o antibiótico. Hoje veio para revisão e, após 8 dias de tratamento, houve ganho considerável de peso, está comendo bem, defecando bem e ativo. Procedi novamente com uma palpação abdominal e apenas percebo a vesicula biliar com alguma repleção, mas não tendo mais aumento que equivalia a 6cm de diâmetro. E não houve manifestação de dor nessa palpação.

Após completarmos 4 semanas de tratamento ele será submetido a nova ecografia para termos a visualização e medidas precisas da vesicula, assim como do figado, para ai, se for o caso, fazermos alguma correção cirúrgica. Mas não creio que será preciso. Acredito na continuidade da corticoterapia como redutora do processo inflamatório, sendo um paciente que necessitará de revisões periódicas do seu sistema hepato-biliar, já que a colangio hepatite pode se tornar de caráter crônico.

udo-punk-dra-synara-eco.docudo-punk-dra-synara-eco.doc

laudo-laborvet-gato-punk.pdf

297 Comentários


Lucia
em

Lendo esse post, vi que perdi de bobeira o gato que eu mais amava, por um diagnóstico errado ( e sem exames) : haemobartonella.
Depois de muito antibiótico errado, soro em lugar errado, enfim, luta de 2 meses, meu amigo se foi, e na necrópsia, constatado: baço intacto…. nada de anemia, ous eja, ele nunca teve haemobartonella, e sim uma grande diabetes.

Parabéns pelo trabalho minuncioso.



Synara
em

Obrigada, Lúcia! Esses elogios me renovam a vontade de seguir sempre em frente.
Abraço!

Dra. Synara



Rosa da Matta
em

O Miguelito, um gato de aprox. 13 anos vem apresentando falta de apetite, diminuição de peso e um certo comportamento arredio e medroso. Está sendo tratado há aprox. 3 meses com medicação para hipertireoidismo. Com exames de sangue quinzenais. Mas não está apresentando melhoras. Na última ultrasonografia abdominal, a médica apontou: “imagem sugestiva de colangite leve”.
O tratamento proposto inclui uma sonda para alimentação e medicamentos a ser colocada no pescoço.
Que outros exames, deveriam ser feitos para confirmar esse diagnóstico? Esse tratamento impõe muito desconforto para o gato? Existe risco de vida?
Fico grata por uma resposta.
Rosa



Synara
em

Ola Rosa,

Se de fato o teu gato é portador da hipertireodismo é esta recebendo medicação especifica para esse endocrinopatia ele já estaria com a remissão dos sintomas dessa doença, já que isso ocorre em 1 à 3 semanas após a admnistração da medicação. A droga de eleição para o Hipertireodismo trás alguns efeitos colaterias que pode ser a falta de apetite, trombocitopenia ( diminuição das plaquetas), trauma facial e doença hepática.

O que me chama a atenção no que escreveste é que dizes que ele não melhorou os sintomas iniciais da doença, segundo o que entendi, desde que está sendo medicado para hipertireodismo. Se for isso, é interessante sugerir ao Veterinário que atende teu gato fazer diagnósticos diferenciais da doença, por que os sintomas do hipertireiodismo aparecem em outras patologais do gato idoso.

Se ele tem as dosagens altas de T4 sugerindo o hipertireiodismo e não está respondendo ao tratamento seria interssante mudar de laboratório e repetir a dosagem hormonal.

Outro dado interessante que pode ajudar a confirmar o hipertireodismo com um todo, é um rx de tórax, por que ele cursa junto com cardiomiopatia secundária à doença.

Como no hipertiredismos temos entre os sintomas no gato o aumento da sede e o aumento do volume urinário, prostação e emagrecimento, é bem significativo fazer um diagnóstico diferencial para o diabetes e para a Insuficência renal crônica.

Quanto as tuas perguntas: O fato de terem achado uma imagem ecográfica sugestiva de colangite , não é suficiente para caracterizarmos a colangiohepatite, até por que, é “comum” alguns gatos apresentarem na vesicula biliar o que denomina-se de “borra ou areia biliar” não sendo necessarimente uma colangite.

O fato de colocarem uma sonda esofágica no teu gato é comum esse procedimento em felinos que estão anoréxicos, pode trazer algum desconforto a ele, mas os gatos toleram bem se corretamente manejados com a sonda.

Mas acho mais interssante buscarem bem a causa dos sintomas dele, antes de o submeterem a manejos clinicos que sempre acabam trazendo estresse aos animais.

Mais que isso fico limitada a te dar respostas precisas. Mas creio que já te dei uma luz para questionares e conversares melhor com o Médico Veterinário que está atendendo teu gato.

Obrigada por visitares meu site! Abraço!

Dra. Synara



Elisabete
em

Drª,

Escrevo de Portugal em causa de desespero. Não sei que opção devo tomar em relação à minha gata.

Deixou de comer sem causa aparente e quando começou a vomitar uma espuma branca levei-a de imediato ao Veterinário.

Depois de análises ao sangue, muito soro, antibiótico e uma cirurgia feita ontem foi detectada uma hepatite muito grave com uma pancreatite de igual gravidade.

O médico disse que as hipóteses dela são poucas mas que achava que não devia desistir. Mas a minha pergunta é: Será que é justo eu prolongar o sofrimento da minha companheira de 9 anos? Se fosse comigo eu preferia ter uma morte digna e indolor.

Não sei o que fazer.

Obrigada



Synara
em

Ola Elisabete!

Sempre precisamos manter a calma e a lucidez quando nos defrontamos com decisões a tomar, principalmente quando envolve ações mais complexas.
Quanto a tua gata e ao quadro clinico que relatas, talvez seja melhor apostar na recuperação ( que pode ser longa, sim), do que já decidir pela eutanásia dela.
Quadros de hepatite/pancreatite podem ser revertidos com um bom suporte terapêutico. Importante é que a mantenham alimentada caso já tenha manifestado uma anorexia significativa ( bem comum em gatos); talvez necessitando de sonda naso gástrica ou tubos de alimentação esofágica ou estomacal. Ela tem 9 anos, não podemos a considerar “velha” para um gato; é uma gata madura fisiológicamente.
Terá que confiar no Veterinário que a atende e acreditar que ela possa sair dessa, se caso ela não conseguir, ai tomas uma atitude de compaixão com ela e termina um sofrimento sem necessidade aos animais.
Já reverti vários quadros de pancreatite e/ou hepatite felina.
Além disso os gatos tem uma capacidade de superação orgânica bem significativa. Mas saliento cuidar a anorexia que pode advir da doença.
Mantenha a calma e deixa teu bom senso agir.
Não vamos já pensar no pior, quem sabe tua gata reage? Tenha confiança!
Vou rezar por vocês duas terem força e vencerem essa.

Abraço!

Dra. Synara



´Bella Zubbelis
em

Olá Dra Synara, parabéns pelo trabalho.
Meu gato Bello Sunshine , 4 anos)parou de comer, está
anorexico e fizemos todos os exames,com a veterinária e o hospital. está com
lipidose e ficou ictérico. Já está fazendo dois meses. Não quer ração e quis comer carne, lambe um iogurte as vezes. O que posso dar de comida, forçadamente, para equilibrar o quadro?



Marina
em

Olá. Cheguei aqui a fazer pesquisa sobre hepatite nos gatos. Tenho uma gata com 5 anos que deixou de comer de um dia para o outro. Fui ao veterinário e fizeram-lhe uma ecografia e análises que revelaram hepatite tóxica ou infecciosa. Não tem lipidose. Depois de hidratada com soro veio para casa com uma sonda no estomago a ser alimentada de 4 em 4 horas. Não se mexe a não ser para ir ao caixote. Está apática e sempre a dormitar. Tb está a tomar antibiótico de 12 em 12 horas.
Ela vai-se curar?? Fica crónica???
É habitual acontecer isto aos gatos???
Ela só comia reação seca e não sai do apartamento. Está vacinada e desparasitada.

Como é que a minha gatinha apanhou uma hepatite com tanto cuidado que eu tenho???

Ficará boa? Quanto tempo demora a melhorar??

Obrigada pela resposta



Marcos
em

Olá Dra.
Primeiramente parabéns pelo trabalho. A gata da minha namorada está com os seguintes sintomas: inapetência, icterícia, apatia, perda de peso e vômitos constantes. Após ter mastigado uma luva de academia em borracha, vomitou e começou a ter os sintomas descritos acima. Primeiramente parou de comer a ração. Após algumas tentativas com outros alimentos, começou a recusar e vomitar tudo que ingeria. Hoje, após algumas semanas ela apresenta os sintomas acima descritos. Não se pode nem pegá-la no colo que já sente ânsia e vomita. Pela ausência de alimento, vomita bile. Vale salientar que nem água bebe mais. Os sintomas são de colangio-hepatite felina, mas pode ser outra coisa. Que tipo de procedimento deve ser feito? Que tipo de medicação é utilizada nestes casos? Há alguma chance de transmissão de vírus/bactéria ao homem?? A gata tem aproximadamente 5 anos, é mestiça, castrada. Agradeço antecipadamente.



Synara
em

Ola Bella,

Se de fato teu gato está com a doença lipidose hepática ( muito comum em gatos obesos)vai ser difícil e demorado ele voltar a comer; por experiência te alerto que um gato quando entra em um quadro de anorexia por um tempo longo devemos ficar muito atentos pois eles tendem a se manterem nesse estado.
Podemos pensar em usar um estimulante do apetite em gatos que são os Benzodiazepinicos, mas terás que conversar bem com o Veterinário que está atendendo teu gato sobre isso; por que há doses específicas para essa função desse medicamento.
Em sua grande maioria os casos de Lipidose Hepática exigem colocação de sonda nasogastrica ou direto do estômago para que o gato se mantenha bem e consiga passar pela doença. Além disso que essa alimentação seja calórica nutricionalmente mas que não contenha gordura porque a Lipidose tem a ver com acúmulo excessivo de gordura no figado.
Acho que é isso que posso te dizer em relação ao que relatas.
Obrigada pela visita no meu site.
Abraço! E boa sorte com teu gato. Vou rezar por ele, pela recuperação do quadro.

Dra. Synara Rillo



Synara
em

Ola Marina!

Olha, não tenho como te dizer muita coisa sobre o que me relatas. Se ela vai se curar eu acredito que sim se a Hepatite for bem diagnosticada em sua causa, saber a causa das alterações hepáticas é o melhor caminho para falarmos de prognóstico, ou seja, do que vai acontecer no sentido da cura ou evolução da doença.
As doenças hepáticas nos felinos tem várias causas, uma delas é colangiohepatite que a literatura diz que não se sabe bem o por que dos gatos desenvolverem essas alterações no sistema hepático. Outra possibilidade são as hepatites de origem infecciosa viral que são bastante comum de um dia virem a se manifestar nos gatos. Muitos gatos são portadores de doenças virais desde muito jovens, muitos adquirem o virus através da gata mãe e desenvolvem anticorpos contra a doença. Um dia, por situações de estresse ( os gatos são muitos suscetíveis a situações de estresse ambiental, principalmente. Muitas vezes pequenas alterações no dia a dia deles, em relação ao ambiente os fazem entrar em estresse, geralmente isso ocorre em gatos que vivem muito confinados junto ao dono) eles podem, então, fazer uma baixa nas células de defesas e esse vírus ou parasita qualquer a qual ele era portador assintomático passa a causar doença.
Geralmente as recuperações por disfunção do figado tendem a ser demoradas. Confia em quem está atendendo teu gato e sempre procura questionar o Veterinário, nunca fique com dúvidas em relação ao teu bichinho de estimação quando este possa estar doente. Nós, os Médicos Veterinarios, temos que sempre estar ao lado do cliente procurando esclarecer suas dúvidas e com isso aliviando as angústias que ocorrem quando vemos e percebemos nosso animais doentes. Ok? Espero ter te ajudado um pouquinho.

Obrigada pela visita ao site!

Grande abraço para ti e um afago na tua gata. Vamos crer que ela vai sair disso tudo.

Dra. Synara Rillo



Synara
em

Ola Marcos!

Olha meu amigo, por tudo que me descreve e se tu tens a certeza que a gata da tua namorada ingeriu um pedacinho que seja dessa luva de borracha e o sintoma mais evidente me parece ser o vômito quase que constante, eu pensaria em quadro obstrutivo intestinal por ingestão de objeto, nesse caso a borracha. Te atenta quanto a isso e procura um Veterinário o mais rápido que puder para confirmar ou descartar essa possibilidade…Talvez seja melhor submetê-la a um Rx de abdômen contrastado ao invés de uma ecografia pois nessa caso a eco pode não identificar o objeto obstruindo. Ela pode estar com obstrução parcial. Quanto estamos frente a quadros de vômitos constantes e/ou incontroláveis com antieméticos ( medicamentos para controle dos mesmos)temos sempre q pensar em obstrução parcial ou total no intestino. Geralmente a total é mais grave e exige ação emergencial; mas a parcial pode ser insidiosa e com isso trazer outros sintomas juntos, como tudo o que me relatas ai no teu comentário.
Isso tudo é uma dica, apenas. Procure um Veterinário com prática clinico-cirúrgica e levanta essa possibilidade. Eu já tive casos de pacientes com obstrução por objeto estranho onde só fui conseguir descobrir a causa através de uma cirurgia que se denomina Laparatomia exploratória, ou seja, abrir o abdômen e procurar alterações que possam estar causando o sintoma; e nesse caso se for encontrada a obstrução já se faz a correção cirúrgica. Nem sempre o Rx fecha totalmente o diagnóstico do objeto que está obstruindo o intestino.
Mas veja bem , estou apenas levantando uma hipótese sobre os sintomas que me relatou associado ao farto de vocês terem visto ela roendo ou comendo um pedaço da luva. Ok?
Espero ter elucidado um pouco e ter te dado uma luz para questionar o Veterinário que atende ou irá atender a gatinha.

Muito obrigada pelo elogio e pela visita ao site. Estarei sempre à disposição de vocês para ajudá-los até onde me é possivel, claro.

Abraço!

Dra. Synara Rillo



Marina
em

Olá Dra Synara
Obrigada pela resposta que ajudou sim. O Veterinário tinha feito tb uma biópsia hepática que revelou apenas celulas inflamatórias.
Ela já está mais activa e menos cansada. Começa a querer brincar e tem quase o comportamento habitual, não esquecendo que anda de funil sempre e não gosta nada.

O médico falou-me em cerca de um mês…podendo ser mais….até ela voltar a comer sozinha…ela cheira a comida mas nem lhe pega.
Fico contente que ela está mais atenta com o olhar vivo e tem o pelo bonito.
O vet não me falou em fazer o teste FIV e FELV. Devia fazer?

Que ela fique boa é o que quero que tenho uma amizade enorme a esta bichaninha.

Felicidades no seu trabalho e ainda bem que criou este blog.

Beijinhos do país irmão



silvana
em

Olá Dra.Synara
Perdí minha gata de 7 anos com problemas de hepatite. Ela era obesa e parou de comer, ficou amarela, o primeiro veterinario fez todos os exames, deu soro, medicou,mas me deu poucas esperanças> eu dava comida na boca de 3 em 3 horas, tudo sem gordura, ela não tinha vomitos. Procurei outro vet. que mudou totalmente o tratamento, e após 10 dias de tratamento ela piorou, e acabou morrendo. Tenho a irmã dela também obesa, ela também pode desenvolver a doença? já que elas não saem de dentro de casa, comem só ração. não sei como a minha Pluminha acabou ficando doente, e acho que o tratamento não foi o mais adequado…Foi Uma grande perda para nós. Meus parabéns pelo seu trabalho, talvés se tivesse lido os seus comentários, teria conseguido salvar a minha Pluminha. Abraços Silvana



Synara
em

Ola Silvana,

Que pena a perda da Pluminha! Nós nos afeiçoamos tanto aos nossos bichinhos que de fato a perda deles nos causa grande pesares. Eu já perdi muitos bichos meus, desde criança, e sei dimensionar a dor dessa perda. Por isso sempre procuro estimular a que as pessoas procurem rever o apego excessivo seja aos animais de estimação, seja a qualquer situação de vida. Mas enfim…
Não posso te dizer muita coisas sobre as possibilidades da causa da hepatite da Pluminha e nem me posicionar sobre o que foi usado como procedimento terâpeutico. Achei apenas que foi muito rápida a morte.
Veja bem, os gatos atualmente estão ganhando um espaço muito grande como animais de companhia; apenas como informação, nos EUA eles já ultrapassaram os cães como bichos de estimação domiciliados; estou querendo com isso te dizer que nós, os Médicos Veterinários, devemos começar a nos dedicar mais também aos gatos e seus problemas clínicos e como tratá-los corretamente, por que essa espécie trás fortes peculiaridades nas suas patologias e, principalmente, nos seus metabolismos, diferindo dos cães em manejos. Eu desde que comecei a clinicar, e já fazem mais de 20 anos, sempre me dediquei com profundidade ás duas espécies, mas percebo, e faço uma critica construtiva aos colegas que trabalham com Clinica Médica, que muitos ainda não têm a dedicação médico-terâpeutica e comportamental espécie-especifica, e tendem a usarem procedimentos que, às vezes é válido somente para os cães, e isso de uma forma muito ampla, desde a patologia em si, medicações e suas metabolizações, até a interpretação dos exames laboratoriais.
A questão hepática e sua metabolização é bem especifica no gato, e há casos de equívocos terapêuticos que acabam, por fim, mais prejudicando ou sobrecarregando o fígado do que necessariamente ajudando.
Estou te colocando isso porque começou a me chamar atenção que depois que postei os casos clínicos felinos onde envolve as questões hepatobiliares, muitas pessoas começaram a deixar seus comentários onde citam o envolvimento desse órgão.
Por isso vou sempre insistir: Temos que esgotar todas as possibilidades para buscar a causa da disfunção hepática, e não vê-la ou tratá-la como entidade primária dos sintomas. te dou como exemplo a Diabetes Melitos nos gatos, essa patologia que tem sua origem no pâncreas através da alteração na produção de insulina acaba trazendo consequência ao figado, também. Icterícia que um dos sintomas de alteração hepática também pode ser encontrado no gato com diabetes, dependendo da evolução da doença. Há inúmeras outras situações que podem comprometer o fígado do gato, até mesmo os parasitas.
Os gatos quando passaram a ser nossos parceiros de vida foram, inevitavelmente, confinados demais, e são uma espécie que sofrem muito com o sedentarismo; e também são muito fáceis de passarem por estresse ambiental quando esse meio ambiente sofre minímas alterações. Os animais como um todo habitam um mundo especial e bem diferente do nosso, seres humanos. Eles agem e reagem muito particularmente conforme suas características de espécie e, por desconhecimento, as pessoas tendem a achá-los, percebê-los baseados em si mesmas. E não é assim. Eles são bem diferentes de nós, desde sua fisiologia, seu comportamento e sua interpretação do mundo que os cerca.
Por isso, vocês proprietários, se surpreendem quando seus animais adoecem, pelo fato de que vocês os cuidam tão bem, que eles não tem acesso à rua, que saõ bem alimentados, etc.
E aos dias de hoje os animais de companhia estão sendo vistos de forma, muitas vezes, equivocadas até por esse “mundo pet” que está muito mais interessado no ganho do que no verdadeiro bem estar animal. E os animais não podem e não devem ser “estudados” através dessa estreiteza mercenária! Nem tudo o que diz esse mundo pet é verdade! Nem todas as rações são as melhores, embora os vendedores das lojas tentam convencer os donos de que “tal ração” contém isso, contém aquilo…muitas delas trazem um plus nas suas composições que podem até ser mais prejudicial do que benéficas. Quero dizer com isso que os animais precisam ser vistos e analisados de forma individualizada conforme suas necessidades de ambiente, de dono, de manejo, de condicionamento, etc.
Por isso que meu livro faz essa crítica ( e também uma autocritica na profissão de Médico Veterinário) a essa quantidade exagerada até de pet shops se instalando em cada esquina, fazendo dos cães e gatos entidades consumidoras, apenas, esquecendo do verdadeiro bem estar animal e do respeito que devemos ter por eles.
Quanto tua outra gatinha controla o mais rápido que puderes a quantidade e a qualidade da ração para que ela perca peso, pois a obesidade nos gatos é forte fator de risco para disfunções orgãnicas como um todo, principalmente, o Diabetes, a Lipidose Hepática e a Sindrome Urológica Felina. Atendo vários gatos que estão desenvolvendo o Diabetes…e se bem diagnosticados e bem tratados eles vivem bem com a doença, muitos nem precisando de uso da insulina e sim de medicação oral especifica ( a glipizina) e controle alimetar; claro, que necessitando sempre de acompanhamento médico para dosagens e controle da glicemia. Só como ilustração tenho um paciente felino, o Camões, que é tratado há mais de 1 ano com glicimiante oral, a glipizida, e hoje faz controle trimestral da glicose e está vivendo muito bem.
Bom, não posso me estender demais, mas procuro elucidar ao máximo cada pergunta que me é feita via site, e as analiso por vários ângulos e aspectos, pois não tenho como fazer abordagens de consulta por aqui, seria impossível e totalmente anti-ético, inclusive.
E prezo muita a ética como um todo, embora não me calo perante aos absurdos que vejo ainda na Medicina Veterinária dos cães e gatos, por que penso que todas as críticas feitas vem com o intuito de dignificar cada vez mais a minha profissão, a Medicina Veterinária voltada aos cães e gatos.
Vou te fazer uma sugestão: Compre meu livro sobre cães e o leia, por que mesmo vocês tendo gatos como animais de companhia, ali procuro desvendar o mundo pet, falo dos animais de companhia como um todo e essa relação tão estreita e séria pelo aspecto emocional que envolve proprietários, sociedade e seus animais.
Muito Obrigada mesmo, pelo elogio, e pela visita ao site. Quando tiveres dúvidas pode me questionar por aqui que tento responder no menor tempo possivel.
Que Deus te amenize a dor que ainda trás no coração pela perda da Pluminha, mas creia, dentro de pouco tempo essa dor passará e a tua gatinha ficará nas melhores lembranças de todos que com ela conviveram.

Dra. Synara Rillo



Fábio Glei
em

Dra. Synara Rillo, parabéns por esse blog! Tenha certeza que a senhora é um instrumento de Deus. Estou tranquilo em poder contar com sua ajuda. A minha gata chamasse “NADESKA” ela era bem branquinha e peludinha… No mês de outubro Nadeska estava com um quadro muito forte de fungos os pêlos estava mcaindo e aparecendo umas placas de fungos enormes. No mês de novembro Nadesca começou a urinar bém amarelada com placas de sangue… Fiquei muito assustado e levei ao veterinário, onde que ele passou o seguinte tratamento:
- AMPICILINA ORAL – fazer 1,0ml 2Xdia, durante 7 dias(12-12horas).
- CETOCONAZAL COMP. Fazer 1/2 comp.2xdia, durante 15 dias.
- Probiotico Orgn. (vetrinário)2 gramas do produto, misturado a alimentação durante 20 a 30 dias.
USO TÓPICO: sAMPOO pERÓXIDO DE bENZOILA 2,5%- 02 BBANHOS SEMANAIS.
-POMADA QUADRIDERMI-2 x dia fina camada nas áreas mais afetadas.

Dra. Synara, após essa receita e tentei fazer direitinho na metade do tratamento sequencial Nadeska saiu de casa e passou 02 dias sem aparecer que não era de costume. Liguei pra o veterinário ele me recomendou fazer novamente o tramento só com Cotoconazol. Com 08 dias tomando cetoconazol, percebi a gata ficando amarela e levei ao veterinário e ele constatou a HEPATITE, ele aplicou uma injeção de ampicili na pele dela e recomendou levar pra casa e dar muita água de côco. Ontem fui novamente levar a gata lá ele aplicou outra amicilina no soro e injetou na pele dela.
Dra. Synara a dúvida é. Será que essa hepatite é toxica por conta dessa medicação? E como faço pra mudar esse quadro? Tendo em vista que não passou nenhum exame e também por que talvez ele saiba que não temos ocndições de pagar os exames e não solicitou. Será que é melhor eu levá-la na faculdade Rural (veterinária)? E que tipo de recomnedações a senhora daria? Lembrando, que uma vetinaria aui do bairro mandou eu dar plasil para parar o vômito e mandou dar 5 ml de EPOCLER p o fígado. O que eu faço? Me ajude não sei o que fazer.
Dra. Muito obrigado pela atenção! Que Deus lhe cubra de bençãos na sua vida! A senhora já é uma LUZ!
ASS: Fábio Glei



Fábio Glei
em

Obrigado de coração!



Marina
em

Dra Synara, a minha gatinha retirou a sonda e já come sozinha. As análises dos fígado estão normais. 1 mês depois de a alimentar por sonda de 4 em 4 horas ela ficou boa. Ainda come pouquinho de cada vez mas está a recuperar bem.
Um abraço



Synara
em

Ah..!! que boa noticia Marina! Viu, tendo paciência e um bom diagnóstico algumas patologias do figado são curadas ou muito bem controladas.
Estou com uma paciente felina aqui comigo com sonda esofágica por alteração hepática. Colocamos ontem a sonda e já está sendo alimentada. Saber que a tua gatinha se recuperou me ajuda a ter esperança com a Mel, a gata que estou tratando com lipidose hepática.
Abraço. Muito obrigada pelo retorno. Essas trocas de experiências somam!
Dra. Synara Rillo



synara
em

Oi Fábio!
Obrigada pelos elogios; não é para tanto!
Mas quanto ao caso da Nadeska: Por poucos dados sobre a gata ( ambiente, idade, tipo de ração, controle de pulgas, vacinação, vida com acesso à rua – o que me pareceu que sim – peso, etc, etc e etc…) vai ficar dificil de dizer muita coisa.

Tanto pode ser uma disfunção hepática aguda por ação tóxica, medicamentosa ou não, quanto uma outra causa dessa disfunção, que pode ser os vírus, parasitas, diabetes, lipidose Hepática, colangio-heapatite, etc.

E a Nadeska sumiu de casa por 2 dias, com certeza, por que se “apavarou” com o manejo de banho. Com isso houve um estresse grande, talvez potencializando os sintomas que ela já manifestava.
Há determinadas patologias internas, do figado, das glândulas adrenais, do pancrêas que têm sintomas na pele, também.
Então, por apenas esses dados, não saberia de dizer muito. Era fungo, mesmo?? Ou era alterações outras na pele dela??

Geralmente, as drogas para combate aos fungos podem, quando em doses e frequências altas, trazer sobrecarga ao fígado, sim.

Posso te dizer se a Nadeska está com algum dando hepático – o que é provável pelo que relatas – deves , sim procurar o mais rápido possível um atendimento na Faculdade de Veterinária Rural, como disseste ai; pois lá eles terão condições de avaliar melhor e ver se há uma hepatite, em primerio lugar, e dar um tratamento mais especifico para o que ela está apresentando como sintomas.

Se há um envolvimento hepático mais significativo, não é com água de cocô e ampicilina , somente, como terapêutica , que ela irá e poderá reagir.
Temos que ter cuidado sempre, quando o gato adoece de não deixá-lo sem comer por muito tempo, dias, pois isso acaba vindo em maior prejuizo à ele, além da doença em si que o fez adoecer. Além do gato ter exigências especificas sobre as questões de nutrição, se tiverem falta de determinadas substâncias químicas que recebem através do alimento, passa a exigir mais do organismo metabólico dele.
Acho que é por ai, meu amigo! Busca mais recursos de quem tem mais experiência e tenha um baixo custo no atendimento, a Faculdade de Veterinária – o hospital de cães e gatos – pode ser que faça isso por ti.

Super Obrigada pelo carinho e visita ao site. Bom 2008 prá ti.Paz à Humanidade! E respeito aos animais…



Lisandro
em

Olá Dra Synara, eu estava pesquisando sobre o problema que meu gato está passando e achei o teu blog e achei muito legal da tua parte esse apoio que dá a todos que amam os animais.
Meu gato (1 ano 7 meses, castrado aos 5 meses) teve dificuldade em urinar e percebi logo e levei-o a um hospital veterianário, lá constatou-se que ele estava com obstrução da uretra, foi então dado um medicamento para a uretra relaxar como não teve resultado foi anestesiado e sondado permanecendo por quase 3 dias com a sonda até o exame de urina chegar, o resultado do exame foi ausência de cristais, algumas hemáceas (insignificantes) segundo o vet. e uma leve bacteúria tb nada grave segundo ele, parece que tinha sido só um tampão mesmo (muco)…ontem foi tirado a sonda, mas hj estava gotejando e mais tarde acabou obstruindo novamente, então a sonda foi recolocada, ele me falou que deixaria dessa vez por 5 dias, não é muito? Ele disse que antes disso deu o medicamento pra relaxar e tentou fazer compressão sem resultado. Minha preocupação é com o tempo que essa sonda esta nele, se isso pode prejudicar de alguma forma, ou agravar o problema, já q imagino q isso deva machucar um pouco. Se a recorrencia do problema é muito grave, e se ao ser removida a sonda ocasiona alguma dificuldade dele urinar já que ela facilitava, e por estar machucado e tal… a sonda é de silicone, memso assim to cheio de duvidas e com medo de perdê-lo. grato desde já!



synara
em

Oi Lisandro!

De fato a tua preocupação procede, temos que ter cuidado com passagem de sondas uretrais sucessivas e com permanência longa. Como teu gato não acusou, segundo me relatas, a presença de cálculos, pode ter sido obstrução por tampão mucoso, nesse caso, uma sedação ( com relaxante muscular associado) e uma massagem peniana cuidadosa faz com esse muco sai do canal uretral; ou então uma passada de sonda com lavagens suaves. Geralmente se recomenda o uso de cateter ou sonda por um período máximo de 24 à 48 horas, apenas se deixaria por mais tempo caso o gato esteja em sob quadro severo de hematúria, uremia e na disfunção do músculo detrusor secundária à distensão da vesicula urinária.
Veja bem, teu gato poderia estar apenas com uma cistite intersticial ( inflamatória) e ai talvez o procedimento melhor seria uma cistocentese para alivio da repleção da bexiga, se há ou havia a repleção de fato.
Outro dado importante é que pode estar havendo o que se chama de obstrução funcional, ou seja, espasmos da uretra pós manobra clinica da sondagem, pois causa uma irritação da uretra levando a esses espasmos. Tem que se ter cuidado também com a possibilidade de estenose uretral pós-sondagem.
Acho que deverias conversar com o Veterinário que está atendendo teu gato e rever alguns pontos. Teu gato deve estar recebendo antibióticos e anti-inflamatórios, pois mesmo não acusando infecção pelo exame de urina, depois desses procedimentos todos , sem dúvida, há inflamação/infecção.
Talvez fosse melhor tirar a sonda, colocá-lo em gaiola sob observação, usar diazepinicos em dose baixas para relaxamento uretral, usar glicosaminas para proteção da parede vesical inflamada e ir monitorando a eliminação de urina.E não sei se não deviam solicitar uma ecografia para avaliar bem essa bexiga, hem?? E mais, com palpação abdominal o Veterinário pode ir monitorando o enchimento da bexiga, e vendo o custo beneficio ( tanto quanto o estado geral do teu gato)para mantê-lo sondado.
Mas saiba essa patologia é “complicada” e temos que usar o bom senso clinico antes de agir precipitadamente.
Tive um paciente há dois meses atrás com tampão mucoso, fiz uma ecografia, constatei debris na bexiga, foi anestesiado, fiz massagem peniana, sondei, lavei bem a uretra e tirei a sonda. Mesmo assim, ele “demorou” uns 3 dias para voltar a urinar normal, mas fui monitorando o enchimento da bexiga, trocamos a ração por uma para controle do ph urinário, usei glicosaminas, anti-inflamtório e logo , logo o Bóris, esse paciente estava em casa recuperado.
As questões de desordem urinária nos gatos é uma Sindrome, portanto, temos que diferenciarr bem se estamos frente a cistites, uretrites ( que dificultam a micção), termos certeza de repleção completa da bexiga para ai tomarmos as decisões quanto aos procedimentos terapêuticos.
Mas veja bem, Lisandro, são apenas observações que faço baseada no teu ralto e nas tuas dúvidas. Quem melhor pode avaliar tudo o que teu gato está manifestando é um profissional que está examinando o bichinho, certo? Espero ter esclarecido alguns pontos.
Abraço à ti! Obrigada pelos elogios e pela visita participativa ao site.
Dra. Synara Rillo



Ilva Ribeiro
em

Dra. Synara

Gostaria de saber sua opinião sobre o meu gato Mimoso. Ele tem sete anos e era obeso. Há mais ou menos um mês começou a perder peso, se alimentar pouco e andar mais lento. Levei ele no veterinario, os exames de bilirrubina estavam normais, ahemoglobina revelou anemia e a glicemia estava alta 277mg;dl. A veterinaria deu o diagnostico de diabetes e prescreveu remedio oral para diabetes (metiformina 500mg 1/4 do comprimido). Andei monitorando a glicose com glicemia capilar es a glicose sempre dava alta. Mimoso melhorou e voltou a se a se alimentar bem, mas fazem 3 dias que parou de comer e a urina apresentou billirrubina, TGO está alterada e leucocitos elevados ( mais de 20 mil). A Dra. dis que é inflamação do figado entrou com antibiotico Flotril. Mimoso ainda não quer comer (3 dias)está bebendo água. Tenho tentado dar comida e ele mas ele rejeita. Também apresenta naúseas. Que devo fazer?



Berenice Abud
em

Dra. Synara, boa noite!
Minha gata está com 12 anos. No ano passado, em maio, levei-a à veterinária devido às diarréias que estava tendo, de vez em quando, com sangue. Depois do exame de fezes realizado foi constatado o verme Giárdia sp+. A veterinária recomendou o remédio Flagil (meio comprimido, duas vezes ao dia, durante 10 dias. Dar um descanso de 10 dias e voltar com a medicação, na mesma dosagem por mais 10 dias). Este tratamento resultou numa grave gastrite. A minha gata ficou sem comer e beber água por uma semana, resultando em uma alteração hepática, com aumento do volume do fígado e infiltração gordurosa.

Foi feito exame de urina, dando resultado normal, sem observação alguma.

Foi feito exame de sangue. O Hemograma Especial Felinos e Perfil Renal teve resultado normal, sem observação alguma.
Quanto ao exame de sangue do Perfil Hepático, o resultado foi este:
A.L.T. (TGP): 202,5 U/L (Normal: 6.0 a 83 U/L)
Fosfatase Alcalina: 248.8 U/L (Normal 4.0 a 81 U/L)
Observação:
Bioquímica confirmada.
Icterícia.
Fígado com volume aumentado, com quadro sonográfico compatível com Inflamação Gordurosa. Não havendo sonográficas dignas de nota nos demais órgãos abdominais avaliados.

Diagnóstico da veterinária: Linfoma no Fígado (Câncer)

Levei minha gata em outro veterinário para tirar minhas dúvidas quanto ao diaginóstico anterior. O novo veterinário disse que a minha gata não tinha câncer nenhum e que o aumento do figado foi devido ao fato dela ter ficado sem comer por muito tempo, acumulando gordura no figado, e por ser obesa. Resolveu tratar primeiro do fígado e só depois, do fígado completamente restabelecido, entrar com medicação para o combate da Giárdia.
Tratamento do fígado: Uma (1) injeção de Xantinon com B12 durante três dias. Já no primeiro dia da injeção, a minha gata voltou a comer e beber água. Em menos de um mês, sempre com observação do veterinário, ela voltou a comer e beber normalmente. Como se nada tivesse acontecido.

Quanto ao tratamento da Giárdia, estamos lutando já tem 8 meses.
O primeiro tratamento foi feito com a medicação Panacur 500mg (meio comprimido ao dia, durante três dias. Descansar uma semana e voltar com a medicação por mais três dias). O resultado do exame de fezes, depois de 15 dias da última dose, foi Giardia sp. No segundo tratamento com Panacur 500mg, o resultado dos três exames de fezes foi “negativo”. Alguns dias após o último resultado do exame (Negativo), a minha gata teve uma diarréia com pontos de sangue. Novo exame de fezes foi feito, dando Giárdia sp.
Para não me alongar demais, assim tem sido sempre. Às vezes o exame de fezes dá negativo e depois positivo. Ou seja, está difícil demais eliminar esse verme.
Além da medicação Panacur 500mg, outras medicações já foram utilizadas para combater a Giárdia como: Giacoccide 600mg e Secnimax 500mg.

Eu lhe pergunto, o verme Giárdia é difícil de ser eliminado totalemnte?

Atualmente, minha gatinha está inapetente. Acredito que seja devido ao excesso de remédio para o verme Giárdia. Será isso?

Eu agradeceria imensamente se a Sra. desse uma “luz” para mim, de como resolver todos estes problemas com a minha Tigresa. Uma opinião à mais é sempre muito bem-vinda!

Hoje minha gata está pesando 5.5kg. Quanto à alimentação. Qual a melhor ração a Sra. recomendaria para mater o peso.

Desde já, meus sinceros agradecimentos pela atenção recebida e mil desculpas por ter escrito tanto.
Com um forte abraço,
Berenice



Synara
em

Ola Ilva!

Olha, eu penso que o teu gato deve estar com uma pancreatite, isso sim! Fala com o Veterinárioo sobre isso.Com esses leucócitos elevados é bem possível de pensarmos em doença do pancrêas ( inflamatória) ainda mais somado a essa hiperglicemia. A causa dela pode ser por essa disfunção pancreática e não, necessariamente, pelo Diabetes, em si. Pede para dosarem no sangue as enzimas Lipase e amilase e uma ecografia para ver o estado que está esse pâncreas, figado, etc. Muitas vezes , na pancreatite, teremos junto uma colangiohepatite, por isso, talvez a presença de bilirrubina na urina; além disso deve ter billirrubina no sangue também.
A medicação que estão usando para o controle da hiperglicemia – a metiformina – pode em alguns gatos causar distúrbios gastro intestinais e graves efeitos colaterais quando em dosagem alta. Quando tenho que usar hipoglicimiantes orais em gatos dou preferência para a glipizida ( nome comercial – Minidiab – na linha humana).
Se for uma pancreatite leve com antibióticos ( pode ser a enroflaxacina – Flotril) e um controle alimentar de baixa gordura, baixa proteina e aumento de carbohidratos tendem a se recuperarem rápido e bem. Em outros casos devem ser internados, fazer soroterapia EV e um acompanhamento mais de perto por Veterinário. Paciente meu com pancreatite moderada a grave fica internado! Justamente pela possibilidade de complicações, como as hepáticas. Acho que te ajudei um pouco.
Abraço e obrigada pela tua participação! Espero, sinceramente, que o Mimoso se recupere bem!
Dra. Synara Rillo



Synara
em

Oi, Berenice!

Olha, o parasita giardia não é difícil de combater, não. O difícil é encontrá-lo nos exames de fezes. Muitas vezes são necessários exames fecais seriados e com técnica especifica para podermos garantir a presença do protozoário nas fezes. Quando algum laboratório nos deixa “confuso” quanto ao resultados, em relação as respostas terapêuticas e/ou sintomatológicas do paciente, o melhor é fazer contra prova em outro.
Quanto a tudo que me relatou, eu penso que , na verdade, a tua estava era com diarréia e com pontos de sangue devido a irritação mecânica por ingestão de pêlos…isso é muito comum nos gatos; esses casos são auto-limitantes e com um bom esclarecimento ao proprietário, e esse dono tendo paciência em ver seu gato tendo esses episódios de fezes moles com sangue, com o tempo se resolve. Evidente que, ao clinico menos experiente, esses quadros possam ser confundidos com a giardise; mas com um bom exame clinico, uma história clinica bem feita junto ao dono, dá para sabermos se devemos suspeitar de giardia ou não.
O Flagil combate bem a giardia! Essa dose eu achei um pouco alta para tratar giardia em gatos ( geralmente a dose padrão é de 25mg/kg de 12/12 – podendo ser 50mg/kg mas ai em dose a cada 24 horas e não 12/12 – e durante 5 dias consecutivos,e não 10 dias. Não usar durante uma semana e depois desse intervalo repetir , sim, por mais 5 dias.) Pelo menos esse é o protocolo mais padrão.Como pudeste perceber essa dosagem um pouco alta acabou levando a uma gastrite na tua gata – o que era esperado.
Se houve uma infiltração gordurosa por diagnóstico de imagem ecográfica, está com uma lipidose, sim, e tenha cuidado com essa alteração hepática, ela pode ser grave nos felinos.
Pára, imediatamente com medicações, de que tipo forem para tua gata, pois as drogas, em geral, fazem metabolização hepática e com esse fígado em estado de lipidose, fica comprometido o seus sistema de depuração como um todo. E fica alerta a anorexia dela. Conversa com o Veterinário e levanta a hipótese de usarem L-carnitina ( manda manipular que sai bem barato) que é um aminoácido que ajuda a “retirar” os triglicerídeos acumulados nos hepatócitos, assim como evita a cetose do jejum em gatos anoréticos e com Lipidose. Cuida, também, da alimentação dela! Deve ser rica em proteína animal, de preferência de alto valor biológico ( ovo, queijo branco, etc), ter níveis adequados de complexo B, vitamina k, etc. E baixa ingestão de gordura! Estou me referindo a alimentação em casos de lipidose!
Quanto a tua pergunta sobre ração ideal para gatos, será sempre aquela que contém proteína de origem animal e gordura, também, de origem animal, deve conter “pó de ovo”, óleo de peixe e ômegas.E ter baixa concentração de proteína de origem vegetal, como farelo de trigo, arroz. soja, etc.
Quando fores comprar a ração faz assim: vai no item composição e tem que ter em ordem descrescente de ingredientes as proteínas e gorduras de origem animal ( farelo de carne, polpa de carne, farelo de frango, o pó de ovo, gordura animal) para depois virem os ingredientes de origem vegetal. Isso é uma obrigação, controlada, que as empresas devem ter para caracterizar os produtos ali existentes na ração, ou seja, os que estão primeiramente listados são os que têm em maior quantidade. Não adianta ver nível de proteína ( 20/%, 30%, etc)em uma ração, pois isso não diz nada, em principio. O que vale são as proteínas de origem animal nas rações para cães e gatos, principalmente, de gatos que são espécie essencialmente carnívoras.
A meu ver , os gatos, estão adoecendo tanto em suas questões hepáticas por essas rações inadequadas que há por ai, assim como por manejos inadequados e de estresse!
E quanto as fezes da tua gata, serem diarréicas vez q outra, e com uma “cerejinha” em cima, como brinco com meus clientes, que é a gotícula de sangue, é colite irritativa por ingestão constante de pêlos, já que os gatos se lavam. E essa época, de verão, onde perdem mais pêlos, tendem a terem fezes assim! Ok!?
Espero ter de dado a “luz” que pediste. Agora é tudo contigo e com o Veterinário que atende tua gata.
Obrigada pela participação, e outro forte abraço em ti! Fica com Deus!
Dra. Synara Rillo



Berenice Abud
em

Dra. Synara Rillo, muito obrigada pela sua amável atenção. Foi de grande valia para mim.
Quanto àm ração, ela estava comendo da Pro Plan com redução de calorias. Mas com as diarréias voltaram, eu achei que foi da ração. Ontem, eu troquei a ração e dei para ela a Iams +1 Light de Frango e ela adorou, comendo com muita vontade. Lendo a composição desta ração, observei que tem L-carnitina, ovo em pó e farinha de peixe, além de outros ingredientes, como carne de frango e gordura de frango. Será que esta ração estaria boa para a minha gata?
A gente pode mudar de uma ração para outra sem problema algum para o animal ou deve-se ir trocando gradativamente?
Com um grande e forte abraço,
Berenice



Synara
em

Oi Berenice!
Que bom que gostaste do nosso papo e troca de informações! Nossa, essa ração da Iams ( eukanuba) é excelente! É uma das que recomendo para gatos; meus gatos também comem rações da Eukanuba, tanto quanto da Royal canin; a Fit 32, considero uma boa ração, também. Alimento meus gatos nessas linhas ai.
Até!



Synara
em

Berenice, esqueci de responder uma parte da tua pergunta: Pode trocar direto a ração nesse caso…tá? E não troca mais de ração. Procura manter sempre essa!



Berenice Abud
em

Dra. Synara Rillo, mais uma vez, muito obrigada pela tua carinhosa atenção!
Que Deus te abençõe sempre!!!
Forte abraço,
Berenice



Samanta Bessa
em

Olá Drª Synara,
Hoje tive um grande susto. Tenho um gatinho persa de 1 ano e 3 meses, acordei com um sussurro estranho, ele estava arredio e com medo. Ele se alimentou normalmente (comida e água – a ração que dou é a Royal Canin Fit 32), mas não urinou e só defecou pela manhã.Ele reclamou todas as vezes que tentou urinar, mas sem resultado, liguei pra veter. e ela receitou cefalexina – 2ml de 12/12 hs.Mas ele não melhorou na 1ª vez que dei, liguei de novo e ela disse que tinha que aplicar uma sonda, ela não me deixou ficar para ver os procedimentos, mas completou dizendo que ele estava no soro, sedado e que precisaria tomar o medicamento mais 14 dias p/ ficar curado.
Drª., por favor, nós que amamos os bichos, sabemos, é um momento difícil ver ele sofrendo, mas o procedimento está correto?
Ela diagnosticou infecção urinária, ele volta pra casa amanhã, se Deus quiser.
Teria mais alguma coisa pra fazer ou é só isso mesmo, o que é infecção urinária em gatos, como ocorre, como se cura? Me ajude, pois esta noite não vou dormir!
Me ajude, por favor e que Deus a abençoe!
Muito obrigada,
Sua fã Samanta



Samanta Bessa
em

Drª Synara querida,
como faço para desembaraçar as bolas de pêlo que se acumulam pelo corpo do gatinho?
Penteando?! Pois banho não toma de jeito nenhum, é um stres.
Não vou tosar pois minha melhor amiga perdeu seu persa de 8 anos depois de tantas seções de tosa, morreu do coração.
Obrigada e que Deus a abençoe!
Samanta



Paula Moreira
em

Olá Drª Synara,

fui buscar 2 cadelas de 3 meses a 1 canil na 2ª feira. Lindas, devem ser raçadas de castro laboreiro ou serra da estrela (de q raça grande são de certeza).Na 2ª pouco comeram-estavam moles da viagem mas na 3ª e 4ª comeram muito bem e têm bebido bem também. 1 delas está óptima, mas a outra praticamente deixou de comer!Vai bebendo, mas comer, não come. Juntamente com isto, ela está a deitar pela urétra muco amarelo-esverdeado.Será uma infecção urinária?O que posso fazer para tentar perceber o que se passa, uma vez que o mais breve que posso levá-la ao veterinário é 3ª feira.

Obrigada,

Paula Moreira



synara
em

Ola Samanta,

Pois é, os gatos tendem a sofrerem de Sindrome Urológica Felina, que envolve todo o trato urinário, em si. Sendo a obstrução peniana por cálculo e muco muito comum nos gatos machos, castrados. Muitos desenvolvem uma uretrita junto ( que é uma inflamção na uretra) e com a ardência eles acabam retendo a urina; são vários os sintomas..até uma simples cistite…Confia no Veterinário que o está atendendo..conversa com ele sobre essa Sindrome do gato…e seus múltiplos sintomas..Ok?
Obrigada pela participação. Sorte com teu gato!
Dra. Synara Rillo



synara
em

Oi Paula! Assim tão rápido…que poderia te adiantar..que esse bicho se “empanturrou” tanto que agora está enjoado, talvez por excesso de gases..Como também pensar que está em um quadro febril…se recolhe…toma agua..mas não come..interage pouco ou quase nada com o meio ambiente…tudo isso é sintoma de febre em cães..É filhote…vindo de canil…pode estar fazendo alguma viremia…Tens que ficar atenta, sim. Quanto ao corrimento que diz ser pela uretra..pode ser oriundo da vagina..por baixa resistência. Fica atenta para Cinomose!
Tenta dar um anti térmico para ela, ou verifica a temperatura dela; coloca um termômetro via retal , mantém por uns 2 minutos, e se der acima de 39° C estamos em quadro febril , isso no cão, certo? Se não estiver com febre, não dê antitérmico…vai observando o bicho..passa a observar se vai defecar e como estão essas fezes..se urina..sem tem dificuldade ao urinar..se vai brincar…se vomitará…por ai. E na terça se ela não reagiu ainda, procura o veterinário. Ok?

Abraço. Obrigada pela participação no site.
Dra. Synara Rillo



Samanta Bessa
em

Querida Drª Synara,
muito obrigada, irei procurar mais informações.
Fiquei mais tranqüila!
Que Deus a abençoe.
Samanta



Ariovaldo Olah
em

Olá Dra., gostaria que a sra. me respondesse se gengiva de gato amarela é normal ou está indicando alguma doença? pois meu gato de 2 anos de idade está apresentando isso.Só que ele se alimenta normal, bebe agua e não apresenta,pelo menos é o que parece, nenhum sintoma de dor.Espero por sua resposta e desde já agradecendo-lhe.



Ana Paula
em

olá Dra.
Gostaria de saber se a doença Colangio-hepatite felina é muito grave, e qual a causa dela?
Tenho um gato de aproximadamente 4 anos, ja faz 5 dias que ele nao quer comer nem tomar agua,anda muito quietinho não mia, pois quando vai miar parece estar se queixando de algo. Apresenta dores na barriga quando vou passar a mao nele, ele fica bravo.Tambem esta apresentando amerelao nos olhos, na gengiva, e pelo resto do corpo.
Nesse momento ele esta internado em uma clinica, foi feito exames de sangue que nao tem um laudo conclusivo, pois seu sangue esta muito amrelho.O que será que ele tem? Isso tem cura? Vai sofrer muito?Que posso fazer por ele?

Aguardo retorno o mais breve possivel, pois e urgente !!!!

Agradeço desde já!!



Synara
em

Ola Ariovaldo, olha , acho que no caso ai do teu gato, não deve ter nada de anormal. Claro, que uma gengiva bem! amarela pode ser o que se denomina icterícia que são situações que podem ocorrer por disfunção hepática ou por algumas formas de anemia.
Não esquenta muito, não! O gato não está bem? então..pode não ser nada..
Outro dado legal pra ti saber: Quando os gatos ficam ictéricos( amarelados na pele e mucosas) é mais fácil confirmar atravás da coloração do palato mole e da esclera no olho. O conjuntiva do olho e a mucosa gengival podem “enganar” o olho da gente pois são regiões mais “esbranquiçadas”. Ok?
Abração! Obrigada pela visita ao site!
Dra. Synara Rillo



Synara
em

Oi Ana Paula,

Olha, a colangio-hepatite é uma doença multifatorial, portanto a busca da causa é de fundamental importância. Isso que relatas que ele está todo ictérico e sinalizando dor , ao que parece abdominal, pode ser uma hepatomegalia e/ou vesicula biliar inflamada.
Nesse caso tem q fazer uma ecografia urgente, bem feita, exames com dosagens das enzimas hepáticas tgp;tgo e fosfatase alcalina e acho que deviam dosar amônia também. Essa de o sangue esta muito ictérico e não deu para definir resultados achei meio estranho..por esatr umuit amarelo..Tem que se atentar para pancreatite junto…Acho que mais ou menos por ai. Se o vterinário não está te passando segurança e ação mais lógica, busca outro que possa te ser mais claro com o que teu gato tem. Acho que é isso que posso te dizer, baseada no que me relatas e pergunta. OK?
Obrigada pela tua visita ao meu site.
Dra. Synara Rillo



Ana Bazan
em

Olá Dra. Synara, encontrei o seu blog porque tenho o meu gato internado. Deixou de comer e mudou os seus comportamentos habituais.Apresentou ligeira febre. No vet. Fez análises ao sangue que revelaram anemia normocítica normocrómica, linfopenia. O meu gato é castrado e tem 6 anos, convive com uma outra gata em ambiente restrito ( não convivem com outros gatos) está vacinado. Como o seu estado não se alterou e começou a vomitar ligeira espuma levei-o de novo ao Vet., ficou internado porque estava ligeiramente desidratado. Fez soro, e melhorou, mas recusa-se a comer. Os vómitos pararam e a febre desapareceu. Fez ecografia abdominal e diagnosticou-se colestase extrahepatica e segmentos de intestino com espessamento e hipertrofia muscular. Continuou em internamento, está a ser medicado injectavelmente. já não está a soro, bebe água e urina bem. O problema é que ainda não quer comer nada. Será que vai conseguir curar-se?



raquel rosa
em

Oi, Dra.
Estamos muito nervosos com relaçao ao nosso gato e precisamos muito de uma opinião!!!
uma semana atras, meu gato ( 1 ano e meio)vomitou a ração, e nos proximos 4 dias não vomitou mais, mas ficou extremamente apatico e com tosse.
No quarto dia levamos ao veterinário onde foi feito o emograma (normal) e ultrassom (alteração amorfa na região mesogastrica, aumento no basso.
Foi feito exames de AMILASE E LIPASE, com os respectivos resultados:

AMILASI : 4600
LIPASI: 360

Diante destes resultados, o veterinário diagnosticou pancreatite grave e internou com o tratamento de fluido terapia (soro mais vitamina).

o Veterinário falou que se não houver melhora no quadro em 24 horas, o quadro se torna irreversivel, podendo ocorrer a eutanásia do animal.

No primeiro dia de internação o animal não tossil mais.

O tratameno está correto, tem algo mais que possa ser feito?

Aguardo uma resposta, e agradeço muito a atenção.

RAQUEL



Berenice Kauffmann Abud
em

Olá, Dra. Synara!
Olha eu aqui de novo (risos).
A minha gata Tigresa está comendo maravilhosamente bem a ração Iam´s Light +1. Isso é muito bom, pois esta ração contém o amidoácido L-Carnitina, ajudando a eliminar gordura do fígado, já que ela (a Tigresa) é uma gata que vive em apartamento (sem muitos grandes movimentos).
Quanto ao problema do verme Giárdia, ela continua com ele, depois de vários exames realizados em laboratórios diferentes.
Eu lhe pergunto: qual a melhor medicação para eliminar de vez a Giárdia? Já tentamos vários remédios e sempre a Giárdia volta. Inclusive, como já mencionei em um dos e-mails enviado para Sra, a Tigresa já teve no ano passado uma gastrite brava devido ao remédio Flagil, com dosagem alta recomendada pela veterinária, para a cura da Giárdia. Então fico muito preocupada com todos esses remédios que ela anda tomando. Queria tanto acertar numa medicação perfeita para eliminar de vez a giárdia. A Sra é meu “Gurú”. Qual remédio administrar?
Com um grande e carinhoso abraço,
Berenice



Berenice Kauffmann Abud
em

Dra. Synara, boa noite!
Este mês está fazendo uma ano que minha gata Tigresa, como já comentei em e-mail anterior, teve as taxas do Perfil Hepático muito alteradas (A.L.T.: 202,5 U/L e Fosfotase Alcalina: 248,8 U/L). Como se passou um ano e para tranqüilidade minha e de minha gata, resolvi realizar novo exame de sangue (Hemograma Especial Felinos, hoje, dia 01/03/2008. Com alegria verifiquei que as taxas do Perfil Hepático estão dentro da normalidade (A.L.T.: 31,4 U/L e Fosfatase Alcalina: 24,8 U/L). Até que enfim! Mas algo está me preocupando. No “Leucograma”, os “Neutrófilos”, os “Segmentados” e os “Linfócitos” estão com as taxas alteradas.
Neutrófilos: 87% – 8.613/mm3 (VR: 35 a 75% e 2.100 a 12.750).
Segmentados:87% – 8.613/mm3 (VR: 35 a 75% e 2.100 a 12.750).
Linfócitos: 9% – 891/mm3 (VR: 20 a 55% e 1.200 a 9.350)
Observação: Linfopenia (a mesma observação do exame de uma ano atrás).

Eu pergunto para a Sra: estas alterações podem ser do problema da Giárdia? Pois a Tigresa está lutando contra este verme já vai para um ano. Pode ser da medicação para a Giárdia? Pode ser da infecção intestinal (diarréia) provocada pela Giárdia?
O restante do hemograma está perfeito, com todos os valores dentro das taxas normais.
Hemácias: 8.58 milhões/uL
Hemoglobina: 12,5g%
Hematócrito: 40%
VCM: 46,62 u3
HCM: 14,57pg
CHCM: 31,25 g/dl

Leucócitos: 9900/mm3
Contagem de plaquetas: 245.000/mm3
Proteínas plasmáticas: 7,0 g/l
Metamielócitos: 00% – 0/mm3
Bastonetes: 00% – 0/mm3
Eosinófilos: 3% – 297mm3
Basófilos: 00% – 0mm3
Monócitos: 1% – 99mm3

O meu muito obrigada pelo seu carinho e amável atenção. Gostaria demais morar perto da Sra para tê-la como veterinária de minha gatinha. Sinto uma segurança muito grande nas suas respostas.
Que Deus lhe abençõe sempre e um forte abraço para você!
Berenice



Lucimara Tavares
em

A minha gatinha chama-se Rheila,ela apresentou um quadro que a princípio o veterinário diagnosticou com desidratação,e hoje ela fez uma ultra-sonografia e ele diagnosticou como hepatite e pancreatite e receitou um medicamento que já encomendamos.Bem os sintomas dela eram,não comia,beber agua nem pensar,quando a gente forçava ela comer,ela salivava muito,fezes muitooo duras,xixi da cor de guaraná isso quando fazia xixi(agora no momento deu um clareada ela ta tomando antibiótico já há 1 semana,o cocô ta água pura pois tem se alimentado(a força rss)de ração pastosa e também o remédio que coloco na comida dela é o glicopan tenho dado soro misturado com aguá de côco.As perguntas que gostaria que a senhora me respondesse,1ª Ela vai morrer?2ªIsso é contagioso de felino para humano? E de felino para felino? 3ªMinha mãe dona,dela morreu há quase 2 anos de tumor de cabeça de pâncreas,tem alguma relação?Ela dormia do ao lado do travesseiro da mamãe,mas quando a mamãe apareceu doente,Rheila nunca mais chegou perto dela ,só cheirava a pele de minha mãe e saía. Me responda por favor,obrigada desde já!Lucimara



Lucimara Tavares
em

Ah desculpe,mais uma pergunta,qual é o tratamento dessa doença?obrigada Lucimara



Alex Machado
em

Dra. Parabens por esse trabalho que a senhora está fazendo dando várias informações para os propietários… Muito bom mesmo… sou estudante de Medicina Veterinária e entrei no site para pesquisar sobre Lipidose hepática, li várias outras informações que me foram muito utéis, um dia também espero poder contribuir com o passar de conhecimento igual a senhora!!!
Parabens!!!
Vida longa!!!!



Synara
em

Ola Lucimara! Pelo que relatas ai creio que possa ser um quadro de inflamações do sistema gastro pancreático, sim. Vai seguindo as oirnetações do Vterinário e confia nele.
Os gatos são espécie bem dificeis para manejos com medicação oral…salivam…se rebelam..vomitam…vai com calma!
1ª pergunta: Um dia vai! Como todos iremos! Mas sobre essa situação de agora, acho que não! Questiona o Veterinário sobre o prognóstico da doença que diagnosticou. Se relamente for uma pancreatite e ou hepatite sem maiores complicações, e com tratamento adequado os gatos se recuperam.
2ª pergunta: Não é contagioso para nós humanos. De gato para gato só se for hepatite secundária a alguma virose, e mesmo assim, há particularidades imunológicas, que são amplas na cadeia de transmissão viral dos gatos.
3ª pergunta: Em hipótese nenhuma essa possibilidade! Tua mãe deve ter tido um tumor maligno na cavidade abdominal – pâncreas, segundo falas – que fez metastáse em outro órgão. Apenas, isso. E se a gatinha não permanecia ao lado dela era por sentir cheiros diferentes que a tua mãe devia ter por hospitalizaçoes, manejos de outras pessoas, medicamentos, talvez alguma agitação motora que assusta-se a gata…por ai.
Tudo respondido? Espero que sim.
Obrigadissima pela tua participação e desculpa a demora na resposta, mas vou indo e tentando dar conta de tudo.
Abraço.
Dra. Synara Rillo



synararillo
em

Ola Alex!

Muito Obrigada, mesmo, pelas tuas palavras de incentivo! Tenho certeza que um dia também poderás contribuir com teus conhecimentos sobre a Medicina Veterinária; estude bastante, isso é importante!
Vida longa a ti também, meu futuro colega!
Um forte Abraço!
Dra. Synara Rillo



MICHELI
em

Boa tarde,

estou muito angustiada, por que a 2 semanas meu cachorro adoeceu, levei ele no veterinario e ele disse que estava com a doença do carrapato, (sem exames).Ele disse que o prazo para uma melhora seria de 3 dias,mas isso nao aconteceu, meu cachorro piorou, levei ele novamente entao ele pediu pra eu deixar ele la para tomar soro, no fim da tarde fui busca-lo, mas infelizmente ele estava pior, no outro dia levei ele novamente e disse mais uma vez ao vet. que ele estava piorando , ele sentia muita falta de ar, vomito, anorexia, e ele dizia que isso era normal, fazia parte da doença, pedi que fizesse um hemograma nele, entao ele me disse que não havia necessidade, pois esses eram os sintomas da doença.
Mais uma ves desesperada com meu cãozinho, corri para outro veterinario, onde ele fez uma hemograma e constatou que ele estava com uma insuficiencia renal na qual causou a morte do meu cachorrinho amado.
Estou desesperada e sinto muito raiva, por ter confiado em um profissional que não soube diagnosticar a doença do meu cachorro que poderia estar comigo agora.
O que devo fazer, por favor!!!



synararillo
em

Ola Micheli, olha eu realmente sinto muito pela perda do teu cãozinho; mas infelizmente terás que aceitar que as perdas também fazem parte da nossa vida, e de alguma forma, nos ajudam a amadurecer. Essa dor que sentes hoje é pungente, eu entendo, por que já tive perdas afetivas na vida, já perdi meu pai, assim como, tantos animais que me foram bons companheiros. Mas o tempo irá “cicatrizar” essa dor e teu cãozinho ficará sempre nas tuas melhores lembranças, disso tenho certeza.
Procura não alimentar esse sentimento de raiva que teu coração está tomado agora; são sentimentos negativos que só nos prejudicam; mas te entendo também, nisso.
Micheli, infelizmente em qualquer profissão há os bons profissionais, assim como, os que não estão preparados para exercê-las bem. Penso, pelo que me relatas que esse colega foi indisplicente demais ( “quem não tem competência que não se estabelaça!” Não é mesmo?) Procura “perdoá-lo” e não o procure mais. Acho apenas que devias alertá-lo, com classe e calma, veja bem, de que ele falhou com teu cão e contigo, também, para que ele possa ficar ciente dos equivocos que ele cometeu…para que outros não passem pelo que tu passaste. Quem sabe ele com isso vai rever a necessidade de se atualizar e ser mais “humano” com seus semelhantes e com os animais da mesma forma. Ok??
Meu sincero carinho pela tua dor.E que Deus te alivie a alma por essa perda.
Obrigada pela tua participação no site.
Abraço!
Dra. Synara Rillo



MICHELI
em

bom dia doutora Synara,

Muito obrigada pela sua atenção, e também pelas palavras de conforto, realmente é muito dificil aceitar isso, mas tenho fé que meu amigo esta bem, e esta olhando por mim.
Mais uma duvida doutora, a insuficiencia renal qdo chega numa fase cronica com 75% dos rins debilitados, não há nada que se possa fazer mesmo?

Obrigada!
Micheli



Renata Pereira
em

OLA DRA.

Sou estudante de Veterinária e recebi um e-mail de uma amiga relatando o seginte: “minha gatinha tá dodói, levei o veterinário
aqui e ele sinalizou hepatite. Estou preocupada, lembro que pituxinha,
aquela chiuaua que tive, morreu dessa forma.
O médico passou um remédio em gotas 3x ao dia e 5 dias de injeção
base de óleo… minha bichinha não quer comer, ontem comprei papinha
de neném pra ela e estou dando pela seringa mas é difícil, pois ela
não gosta de comer comida de gente só ração. E agora com a doença ela
não come ração de jeito nenhum…
O que vc me recomenda em tratamento alternativo ou outra coisa?
Aguardo notícias.”
Eu ainda pensei em lipidose hepática q é uma doença comum, expliquei tudo a ela.Inclusive mandei ela fazer um hemograma confirmar as alterações dos ácidos biliares.Num outro e-mail ela relata:” ela fica na caixinha
de viagem o tempo todo, coisa que se estivesse normal não faria…
como o fígado dela pode estar gorduroso se ela não tá comendo necas?
Só aceita iogurte na injeção, tava até dando mel, mas vou suspender. E
agora o que faço? Ela não fez exame de sangue, emagreceu horrores, nem
estava bebendo água – agora ela inventou de querer beber água da
torneira do banheiro, pode?”
E no último e-mail ela diz o pq que o médico disse q era hepatite, pois anteriormente ela não tinha falado da icterícia.Veja:” Vou levar pro médico again e pedir que ele solicite o exame de sangue.
Minha bichinha tá toda amarela – to morrendo de pena e me sentindo
impotente em ajudá-la.”
Então Dra. Synara, vc acha q me precipitei em pensar no fígado gorduroso? E o tratamento q foi colocado p a cada dela tem algum sentido?Ela realmente está com hepatite?
Um abraço.Aguardo resposta.



Neuza Pdroso de Oliveira
em

Dra. Eu tenho um gato que tem 13 anos, o Kiko ele é da raça siames, está doente ñ come e ñ bebe , perdeu totalmente o apetite, está com hepatite, segundo o veterinário. Ele era obeso, agora eu o alimento atraves de seringa e com muita dificuldade dou iogurte, comidinha de bebe, soro, agua e ornitargim, ele está muito debilitado, apesar da visita semanal ao veterinário que aplica injeção nele, ñ estou vendo resultado nenhum, cada vez mais debilitado, estou arrazada, choro muito ñ sei mais que fazer, ele me propos colocar uma sonda
para alimenta-lo,mais ñ grante que ele resista a anestesia geral, estou apavorada que devo fazer? vou perder meu kiko, quase l mes doente, estou vivendo em função dele de sua alimentação, ajudando até ele fazer xixi, ajudando com pressão na sua bexica então ele faz bastante xixi, caso contrário ele urina 1 vez por dia e bem pouquinho! até qdo ele vai viver assim? qtos dias ele tem de vida?ñ tenho coragem de colocar a sonda nele pois tenho medo que ele morra na anestesia,antes que eu esqueça ele está todo amarelo e o xixi é alaranjado, por favor me dê uma Luz.
DEUS abençoe a senhora e o meu muito obrigada pela sua atenção. Neuza



Neuza Pdroso de Oliveira
em

Por favor , me diz que devo fazer com o que relatei acima.



beatriz prando
em

Boa noite..
Tenho 6 gatos e uma esta com hepatite e internada desde sexta feira (21/03)
O vet me informou que o tratamento é somente soro na veia.
Sabado fui visita-la e vi uma pequena melhora.
Hoje liguei para a clinica e ela nao melhorou, ao contrario piorou um pouco, mesmo tomando agua a fazendo xixi.
Ele me disse que ai fazer um exame pra ver a porcentagem de ureia ( acho q é porcentagem mesmo) amanhã a noite volto a clinica rpa ve-la e saber do resultado.
Será que esse é o tratamento certo? somente soro na veia? Nao quero perder minha Catarina mesmo tendo mais 5 gatos, cada um é especial para mim.



synararillo
em

Olha Micheli, segundo o que diz a literatura sobre nefropatias, quando há comprometimento de 75% dos néfrons (”células funcionais dos rins”) estamos frente a Insuficiência Renal Crônica. Ai, é complicado manter um animal com essa Insuficiência Crônica. Em seres humanos temos o recurso de hemodiálise que filtrariam os solutos tóxicos que o rim afuncional não consegue. Mas em animais é complicado tudo isso…Acho que é por ai.
Abraço!
Dra. Synara Rillo



synararillo
em

Ola futura colega! Pois é, totalmente limitada me sinto em dizer qualquer coisa sobre essa história. O que posso te dizer que um figado “gorduroso” pode ocorrer em casos com obsesidade ou quando por qualquer motivo entram em anorexia prolongada. Solicita , orienta que essa tua amiga procure um Veterinário experiente em patologias felinas. Ok? Obrigada pela participação no site.
Abraço.
Dra. Synara Rillo



synararillo
em

Ola Neuza, acho que realmente, pelo que relatas ele deve estar fazendo algum quadro de Insuficiência Hepática, e se era obseso podemos pensar na possibildade de “lipidose hepática”. O uso de sonda esogágica para alimentá-lo é uma excelente alternativa, e de fácil condução cirúrgica. Quanto a anestesia sempre é um risco. mas não considero muito grande esse risco, não. Hoje em dia temos drogas anestésicas bem seguras para animais idosos e debilitados, ai vai da segurança e experiência do profissonal. Toda afecção hepática pode ser demorada quanto à recuperação nos felinos, evidente que dependendo da causa dela. Na minha opinião deviam fazer ecografia e uma boa dosagem bioquima das enzimas hepaticas como um todo. A eco deixa bem claro a imagem de um figado com infiltração gordurosa. Entra no caso clinico que postei com o titulo de “Lipidose Hepática” que ali tem bastante subsidios para que entendas a doença e tem fotos do animal sondado e todo o procedimento usado, inclusive anestésico; mas tendo sempre em mente que cada caso é um caso; se for confirmado lipidose hepática terão que agir rápido pois essa patologia pode ser tornar gravissima; mas se bem conduzida aumentamos as chances de recuperação do gato; embora seja longa a regeneração hepática nesse caso em si. No caso que relatei a minha paciente está totalmente recuperada; mas batalhamos eu e a proprietária com garra, paciência e muita dedicação. Boa sorte ao Kiko! Desejo que tudo corra bem.
Obrigada por acessares meu site. E espero ter podido te dar uma “luz” sobre a situação clinica dele. Agora é tudo com vocês!
Grande abraço!
Dra. Synara Rillo



synararillo
em

Ola Beatriz, toda situação de disfunção hepática requer cuidados e exames especificos, evidente que uma soroterapia glicosada é um complemento do tratamento.Mas há necessidade de uma ecografia abdominal, hemograma, dosagem de enzimas hepáticas e, às vezes, dependendo dos sintomas clinicoss , sim, uma dosagme de uréia/amônia. Há varias causas de hepatite nos gatos. Mas para termos algum prognóstico temos que saber a causa em si. E somente com o auxilio desses exames podemos direcionar com mais segurança um protocolo clinico. Muitas vezes, independente da causa da disfunção devemos já entar com antibióticos também, ai sugiro uma amoxicilia + àcido clavulônico, por via horal de 12 em 12 horas por noi minino 15 dias…por ai…mais que isso me limito. Certo?? Boa sorte ai com teus gatos!
Obrigadissima pela visita ao site!
Dra. Synara Rillo



beatriz prando
em

Catarina foi embora ontem pela manhã.
Pelo que sei o unico exame que foi feito foi pra ver a taxa de ureia. que estava muito alta.
Enfim, ela não sofre mais.
Obrigada pela atenção.
Beatriz



Synara
em

Oi Beatriz! Bah, sinto muito mesmo pela perda da tua gatinha Catarina… Pois é, quando a uréia e ou amônia dão alta demais é um sinal de que a função hepática está bem comprometida já que o figado é o órgão que faz a depuração da amônia. Que pena! Talvez se tivessem agido com mais rapidez e destreza e tivessem dosado tudo, desde enzimas à amonia pudessem ter revertido o caso dela. Mesmo com amônia alta há, em alguns casos condições de, através de medicações mais especificas, baixar essa amônia. Esse soluto é produzido pelas bactérias intestinais por isso quando há o minimo de suspeita de insuficiência hepática devemos lançar mão de antibióticos. Mas…..?? Talvez Deus quis assim, né? E as perdas, sejam elas quais forem, são formas de nos fazerem crescer e amadurecer.
Meu sincero sentimento pela tua dor. Mas passa, verás.
Grande abraço!
Dra. Synara Rillo



maria helena
em

Eu não tinha nem ideia de que existisse um site assim. (foi pesquisando hepatite tóxica em gatos, que encontrei).Também não tinha idéia de que tantos gatos sofressem de hepatite.Pois a minha gatinha Preta Gil,se foi.Faz um mes e pouco e ainda não consigo acreditar.Peguei hoje o resultado da necropsia e a dor que estava atenuada,voltou.Mas quando li os seus conselhos a tantos donos de animais,consegui ter um pouco de paz.Que bom termos aqui em Porto Alegre uma profissional como a senhora.Deus a abençoe.



synararillo
em

Oi Maria Helena, obrigadissima pelos elogios!
Pois, as patolgias hepáticas são bem comum nos felinos. Mas é da vida…uns vão outros vem! Mas tenho certeza que a logo, logo a suadade que tens no coração cicatrizará!
Grata pelo acesso ao site!
Abraço fratermo!
Dra. Synara Rillo



Michele
em

Olá Dr. Saynara!
Tenho algumas duvdas quanto a alimentação por sonda,sou residente a pouco mais de 4 meses, e pouca experincia no assunto.
Tenho um paciente felino, macho, não castrado, que sia na rua e brigava com outros felinos, apareceu com uma lesão no focinho cavidade nasal tomada de miíase, fistula oronasal primária (olhando por dentro, o lábio superior despendido do osso).
Estabilizei e coloquei uma sonda esofágica, não come por conta própria.
já tentei estimular o apetite com diazepan, mas não obtive sucesso.
Sei que devo alimentá-lo com uma dieta de alta digestibilidade, mas como a proprietária é carente, gostaria de liberá-lo para casa,(já está internado a uma semana) que recomendações eu faria quanto a alimentação? qual a quantidade de alimento posso fazer pela sonda de cada vez?
Tenho lido sobre o assunto mas a indicação é eu torno de uma latinha de ração pastosa por dia, mas tenho que dividir em quantidades que ele tolere.
Poderia me dar umas dicas?



synararillo
em

Ola Michele! Desculpe a demora em te responder, mas é uma correria sem fim a minha vida profissional e o tempo para atender a todos está ficando curto. Mas assim: Vou te dar uma receita “caseira” e bastante eficaz para ajudar na recuperação do teu paciente. Essas alimentações prontas para casos de sonda são realmente caras, e nem todos nos clientes conseguem arcar com os custos. Foi com essa “receita” que a Mel minha paciente recuperou-se de uma lipidose.
“um punhado de ração, ricota (1/4 do conteúdo), 1 ovo cozido e um “punhado” de carne de frango cozida. Bater tudo no liquidificador deixando liquido o suficiente para entrar numa seringa de 20 ml. A principio entra com 20 ml 2 x ao dia; ai, gradativamente, vai aumentando a quantidade – podendo chegar a 60 ml 2 a 3 x ao dia. É interessante fazer o preparado a cada 2 dias, ou melhor, que dure para usar durante esses 2 dias. Depois fazer um novo preparado. Tenta manter a sonda por 30 dias seguidos e depois tira. Acho que é por ai, colega! Qualquer dúvida faça novo contato. Será sempre um prazer ajudar a quem está começando; e parabéns por recorrer a quem tem mais experiência, é assim que todo profissional iniciante devia agir; eu comecei assim recorrendo aos mais experientes. Não somos obrigados a sair de uma faculdade com todo o conhecimento, e principalmente, o prático. O dia a dia, os estudos e as trocas de experiências com nossos colegas é que nos fazem bons profissionais.

Grande Abraço!

Dra. Synara Rillo



Margareth
em

Dra, meu gato tem 9 anos está c/a pele e olhos amarelados, muito magro só come ração em latinha, bebe água, faz xixi e evacua, acredito que seja doença relacionada ao fígado. Este problema começou ha pouco tempo. Preciso de uma orientação. Obrigada



Alia
em

Oiiiiiiii li a materia em destaque e identifiquei todos esses sintomas no meu gatinho, moro em Foz do Iguaçu e o vet nao soube dizer ao certo o que ele tem, segue os exames dele, sera que é a colangio hepatite acompanhada da lipidose hepatica??

EXAME FEITO EM 17/04/2008

LEUCOGRAMA
Leucocitos 20370 /mm3
Bastoes 18% 3667 /mm3
segmentados 77 % 15685 /mm3
linfocitos tipicos 3% 611/mm3
monocitos 2% 407/mm3
basofilos 0% 10mm3

ERITOGRAMA
HEMACIAS 7,5 milhoes/mm3
hemoglobina 10,0 g/dl
hematocrito 32,9%
vcm 43,9 fl
hcm 13,3pg
concentraçao hcm 30,4g/dl
rdw 26,1%

PLAQUETAS 298000/mm3

ASPARTATO AMINOTRANSFERASE TGO 631,0

GAMA GLUTAMILTRANSFERASE 35,0

BILIRRUBINAS
BILIRRUBINA TOTAL 19,54
BILIRRUBINA DIRETA 15,06
BILIRRUBINA INDIRETA 4,48

PROTEINAS TOTAIS E FRAÇOES
PROTEINAS TOTAIS 5,40
ALBUMINA 1,60
GLOBULINA 3,80
RELAÇAO A/G 0,42

ALANINA AMINOTRANSFERASE GPT 987,0

FOSFATASE ALCALINA 1252,0



Alia
em

ahh esqueci de comentar q outros exames foram feitos, deu negativo p diabetes, positivo FIV, negativo FELV..



Alia
em

AHH O LEOPOLDO FICOU DOENTE DEPOIS Q VOLTAMOS DE SAO PAULO, E ELE PESAVA 7 KILOS HOJE ESTA COM TRES, NAO COME NADA, EU DOU NA BOCA DELE RAÇAO A/D E RAÇAO DA ROYAL P FILHOTES, NADA DE MEDICAMENTOS POIS O VET NAO SABE O Q EH..ENQUANTO ISSO VEJO NOS OLHOS DELE TAMANHO SOFRIMENTO…ME AJUDA POR FAVOR!!



Michele
em

Dra. Sinara!
Obrigada pela dica, o meu paciente ficou com a sonda durante duas semanas, e não julguei necessário ficar mais pois após 10 dias ele mostrou ter apetite e comia com voracidade!
fiz uma receita similar a sua:
1/2 de ricota, 1/4 de ração em lata, meia batata cozida e meia cenouracozida, tudo batido no liquidificador.
Funcionou muito bem!



Michele
em

Mais uma duvida, também sobre felinos, hehehe…
Estou com uma persa de 6 meses, que há um mês apresenta uma diarréia sem resolução, tratada em outro vet com enro, praziquantel, vermifugos e nada adiantou.
Está comendo ração intestinal.
Defeca um numero incontável de vezes durante o dia, bem pastoso para liquido, cloração normal, odor fecal forte.
Há uma semana,fiz tratamento para giárdia, com metronid durante 5 dias, funcionou, reduziu o numero de evacuações. Logo depois que parou o tratamento voltou tudo de novo.
Parasitológico não deu nada, vermes, coccidios, protozoarios tudo negativo.
No exame físico, não notei conteudo nenhum no intestino, sem dor a palpação.
Vou coletar nova amostra de sangue, pois a de uma semana atras não apontou nada.
Ela não perdeu condição corporal, mas está magra.
O que a proprietária (que é enfermeira) notou foi a alta motilidade do intestino, ela conseguiu ver o peristaltismo segundos antes da evacuação.
Já esgotei as causas bacterianas e parasitológicas.
Estou entre uma diarréia por hipersensibilidade dietética, sindrome do intestino irritável, IPE e enteropatia inflamatória.
Ela está internada desde ontem, para observação, estou coletando novas amostras.
Estou testando agora a tripsina fecal.
Em jejum não defecou nenhuma vez, duranto o dia todo, mas hoje tinha na gaiola uma quantidade de fezes pastosas com muco, coloração marrom, numa parte do jornal, avia uma porção com estrias de sangue quase imperseptiveis, coloquei H2O2 para testar e foi positivo.
Ainda espero fazer um transito com contraste se a proprietaria permitir, mas um u-s acho bem dificil de convence-la.
Poderia me dar umas dicas de exames que poderia solicitar? você já atendeu um caso parecido?



Eloisa
em

Olá doutora
minha sogra tem vários gatos SRD e um deles apresenta sintomas q parece ser hepatite, ele faz xixi alaranjado, não quer comer nada, está vomitando com frequencia e tá desanimado o coitadinho.
Ela ainda não levou no veterinário.
Por favor existe algum tipo de tratamento q a gente possa iniciar?
Fico grata pela atenção.



Michele
em

Olá!
Bom, a tripsina facal e o teste da gelatina deram negativos, descartei IPE.
O que notei foi uma quantidade absurda de pêlos junto as fezes pastosas.
Imposivel coletar sangue, mesmo tranquilizada….ai ai ai….só por que eu ia fazer o teste do oleo de milho pré e pós-prandial…gatinhos filhote são dificeis…
Ainda não usei corticóide.
Mas é bem dificil quando o proprietário não quer fazer os exames devido aos custos, um r-x contrastado ou uma u-s seriam bem uteis…
Eu sei que o seu relato de caso não é sobre esse assunto hehehehe



synararillo
em

Oi colega Michele! Olha, vai direto na prednisolona( não a prednisona – pelo sistema hepático jovem vamos com a prednisolona que não é metabolizada via hepática) de 12/12 horas por 5 dias seguidos. Suspende a alimentação dela por 24 horas e depois entra com a carne pré-cozida como forma de reiniciar a alimentação, uns queijo branco…1/4 de ovo cozido…evita nessa fase o uso das rações comerciais sejam latas ou secas..sejam hipoalergênicas..Sem ração por 7 dias. Faz um escovação a “valer” nessa gata tira todo o pêlo solto do corpo dela. Não confina em gaiola, sem estresse..Acho q é colite irritativa com possibilidade de outras situações virais, verminoses, sim ( não te “fia” só em resultados dos exames de fezes…vai por sintoma, caracteristicas, cheiro etc etc etc. Usa com segurança a corticoterapia…mas usa em dose baixa ( anti-inflamatória padrão ao gato). Tens que fazer parar o processo de colite independente das causas, agora. E creio que só o corti vai agir mais rápido como tal. Nem esquenta com filhote x “baixa imunidade” x corticóide. Depois que tu estabilizar o quadro da colite ai tu poderás ver melhor as causas…explica bem esse processo para a dona e pede a máxima colaboração e paciência, pois é bem isso, nada se resolve assim: ” Aplique um injeção e faça parar o cocô mole do meu cão ou gato”; e os donos agem assim em sua grande maioria.. e, às vezes, é a ansiedade do dono que faz com que os colegas optem por tantos exames para dar a causa já. Calma…é bicho ..é diferente de nós…trabalha a cabeça da clientela com a realidade animal. Ainda mais gato, quando mais manejar sem necessidade mais eles demoram a reestabelecerem suas sáudes orgânicas. Tá? Vai mais ou menos por ai com essa gata…Mais nada de medicação por enquanto e nada mais de exames..deixa ela na boa.
Abraço!
Synara Rillo
Médica Veterinária



Alia
em

Muito obrigada por sua atençao!!
Vi que soh responde os casos que lhe interessam, muito obrigada mesmo…nao voltarei mais a este blog!!!



Synara
em

Ola Alia! Você devia não fazer julgamentos precipitados…e seja menos “mal humorada”. Pensa bem, se eu respondesse somente a quem tivesse interesse particular em dar um retorno, eu não postaria os comentários que não tivesse vontade de responder. Não jogaria contra mim mesma, né!? Outra, será que tu não podias ter pensado que realmente me passou, já que procuro seguir uma aobordagem de respostas em sequência de postagem? Será que não percebeste que são inúmeras perguntas e inclusão de resultados de exames que parecem todos iguais?? Será que não podia ter passado por tua cabeça que realmente, pelo tom do site, procuro atender a todos?? Mas que a demanda é grande e que minha proposta não é fazer disso um “consultório virtual” nem tão pouco dar atenção em particular a ningúem?? Muitas das tuas dúvidas, já que isso não é um atendimento clinico virtual, estão postadas nos outros comentários e no próprio artigo em si.
Veja só, postei até a tua indelicadeza e teu julgamento precipitado, poderia não ter feito isso, os comentários passam por aprovação prévia minha. Mas é muito dificil eu não postar algo, pois sou adepta da livre expressão – bloqueie apenas 3 comentários bem ofensivos e de baixo calão em quase 1 ano de site no ar – mas esses eram ataques vulgares contra minhas idéias. Ai não entram mesmo no site! Quero classe, educação, firmeza de ponto de vista e argumentos fundamentados. Certo? Me desculpa se me passou teu comentário, te responderei agora: pelos resultados dos exames teu gato tende a ter um processo de disfunção hepática, sim. Pelos leucócitos acusando processo inflamatório e, principalmente, uma Fosfatase Alta. Isso se podemos confiar no laboratório, é importante que seja laboratório Veterinário e não humano, pois difere um pouco…Realmente não tenho como ajudar de longe…mas com esses laudos e a breve história clinica acho que devias procurar auxilio em outro local do teu Estado, já que ai o Vet não soube te ajudar e manejar teu gato. Possivelmente fazer uma ecografia, e se continuar inapetente colocar uma sonda esofágica nele para ir dando alimentação especial ( se for uma lipidose, principalmente) e usar de medicações que possam vir a dar suporte orgânico como um todo a teu gato. Não tenho como te ajudar, ainda mais que o colega nada sabe. Há alguns casos que vou dando uma luz para as pessoas irem questionando os médicos que atendem seus bichos, mas no teu caso a limitação foi total. Então meu conselho para ti é esse: Corre atrás de quem sabe, e que da fato possa vir a ajudar teu bicho, pois corres o risco de perder teu gato. Obrigada pelas 2 participações no site, mesmo a segunda não sendo tão simpática.
Abraço!
Synara Rillo
Médica Veterinária



Sandra Regina Barbosa de Oliveira
em

Dra.Synara.

Estou lhe escrevendo para ver se voce pode me ajudar.
Como voce, eu amo os animais.
Há mais de dez anos eu crio gatos, descendentes da minha primeira gata, além de acolher os gatos abandonados que encontro.
No momento tenho 12 gatos adultos e 4 filhotes.
O problema é que estou desempregada e não posso levá-los ao veterinário; por isso peço a ajuda em forma de informações, para tratar as seguintes doenças:
- Panleucopenia, os filhotes pegaram antes dos dois meses e não deu tempo de vaciná-los.
Sei que é essa doença por experiência no decorrer desses anos que crio gatos.
Voce pode me dizer que remédio devo dar a eles, e me ensinar o tratamento.
Não lembro o nome do antibiótico que os outros que tiveram a doença tomaram; parece que foi Flotril.
Tentei saber com um veterinário, mas se não levar o animal e pagar a consulta, eles não dizem. Preferem deixar o animal morrer.
- O outro problema é a queda dos pelos, que começaram da cintura pra baixo (coxas, costas, bumbum…) onde apareceram um tipo de coceira no local. Mas, ele não se coça. Não é como a sarna que eles se coçam toda hora.
Só que em um, agora está aparecendo umas partes sem o couro, como feridas vermelhas.
Em outros os pelos não caem tanto, ficam só uma falha, com manchas branqueadas, perto do rosto, na cabeça, próximo ao pescoço. Como quando eles brigam e sai o pelo.

Voce pode me ajudar com o tratamento para os dois problemas ?
Por favor, fico preocupada, mas não tenho o que fazer.
Não os trato como animais, porque são meus filhotes, como filhos.
São eles que me fazem companhia, que me dão carinho.
Sou solteira, tenho 50 anos; eu tenho uma filha, com 25 anos, mas ela tem a vida dela, tem amigos.
E como eu não saio de casa e não tenho amigos, eles são a minha vida.
Se voce indicar os remédios, minha filha vai tentar comprar.
Agradeço sua atençao.

Muito obrigada.

Sandra de Oliveira.

Campinas – S.P.



maria helena
em

Dra.synara
Este site está nos meus favoritos.Contei a senhora,da outra vez que escrevi, sobre a perda da minha “Preta Gil”.Uma amiga se compadeceu e me deu um gatinho de sete meses previamente castrado, vacinado e desverminado.Mas eu o apelidei de presente grego;ele é hiper ativo e evacua uma média de doze vezes nas vinte e quatro horas!(cheguei a ter pesadêlo uma noite dessas)
Ao ler as consultas hoje, me deparei com uma colega sua,Michele, com um caso igual ao do meu gato. A veterinária dele é muito atenciosa,mas é impossível darmos os remédios que ela prescreveu,pois; o gatinho é muito brabo;ele morde, arranha, dá coices com as patinhas traseiras.Eu e meu marido temos medo dele,nesses momentos.Estou tentando dar a dieta Intestinal,mas temos outra gata e ele acaba comendo Frost,que compramos para ela.Ele solta uns gases fétidos incompatíveis com o tamanho dele.
Certa da sua resposta,agradeço mais uma vez Deus tê-la colocado no caminho de pessoas qua amam muito os animais.



synararillo
em

Oi Sandra! Que interessante, não sei de onde és, mas aqui em Porto Alegre pego muito pouco casos de panlecopenia, e geralmente, essa virose é bem violenta nos gatos. Os sintomas são diarréias sero sanguinolentas e extremamente fétidas e vômitos. Geralmente, o tratamento de eleição é soroterapia pela alta possibilidade de desitratação. Com essa idade – 2 meses – talvez a forma mais fácil seria a via subcutânea – então compra um soro fisiológico e com uma agulha de injeção comum injeta na pele até formar uma “bola”, que com o deocrrer das horas será absorvida e irá hidratando-os. Quanto ao Flotril é um antibiótico a base de enrofloxacina que vai agir como combate as infecções secundárias que podem advir da baixa imunidade viral. E pode ser usado, sim, também, pela via subcutânea a cada 24 horas por uns 5 dias.
Quanto a questão dos pêlos..bah ai é mais dificil…pois são tantas as possibilidades…mas vamos pelo mais simples: não será dermatite alérgica à pulga?? Geralmente, se dá perda do pêlo da “cintura para baixo”…pode, também, em alguns casos haver alopecia por estresse, por eflúvio telógeno ( alteração no ciclo da troca do pêlo) e da mesma forma por baixa iminudade viral. Bom sobre a situação clinica o que posso te dizer é isso. Usa anti-pulgas nos teus gatos e vê o que acontece, se melhorar as lesões de pele..pode ser por ai.
Vou te deixar um conselho, ou melhor, um pensar para ti: “Não faça dos teus gatos a representação simbólica de substituições afetivas tuas, isso vai ser ruím para ti, Sandra, procura buscar amigos, sair, ler, ir a cinema, os bichos podem ser parceiros da gente em outros sentidos, como amor incondicional, como passatempo, como companhia especial. Mas não devemos usar os animais como substitutos dos nossos conflitos existencias, hem?? Apenas, um toque! Assim diminuirás teus apegos. OK? espero poder ter te ajudado um pouco, realmente, mais que isso me limito, apesar da minha bao vontade em querer ajudar a todos que me procuram por aqui.
Obrigada pela participação no site!
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synararillo
em

Oi Maria Helena! Tive que rir do jeito que tu relatou o caso do teu “presente de grego”!! Nossa, imagino o odor fétido das fezes do gatinho!! Te levou a ter pesadelos! Ele deve ser uma “usina” de metano ambulante, hem?? Brincadeira contigo! Mas gosto de pessoas bem humoradas e autênticas , o que me parece que és.
Olha, essa dos profissionais apenas receitarem medicamentos é dificil mesmo; os profissionais dedicados deviam conhecer melhor os ocmportamentos espécie-especifica e orientarem os donos de como tratar determinadas patologias, sem tantas medicações. Ainda mais gatos! Isso que descreves ai na reação dele é bem comum de ocorrer, e eles têm uma força descomunal para tentarem se desvencilharem dos nossos manejos. Bom, acho que essa quantidade excessiva de fezes e odores fétidos podem ter inúmeras causas nos gatos, desde as alimentares, virais, protozoários, entre tantas outras. Vou te deixar uma dica: Pára com as medicações, deixa o “presente de grego” 24 horas sem comer nada, apenas com acesso a água ( dá um jeito de separar ele da tua outra gata – para ele não comer a ração dela) e depois dessas 24 horas alimenta-o somente com carne de boi cortada em pequenos pedaços, e larga por cima dela- da carne – um pouco de água quente para fazer um pré-cozimento, apenas. Deixa ele comer somente carne por uns 7 dias. Depois tu vai deixá-lo novamente 24 horas sem comer e ai introduz a ração Fit 32 da Royal canin, adulto mesmo, e aproveita e usa essa para tua gata tb; penso ser melhor usar essa ração do que a Frost. E ai veja como teu gatinho vai reagir. Se ele aceitar, compra yogurte sem lactose e oferece para ele, nos intervalos da carne. Às vezes demora a recuperação das fezes deles…te resigna com o cheiro fétido, com as melecadas das fezes e dá um tempo para ele se auto recuperar…quanto mais remédio à força…mais estresse para ele. OK??
Espero ter te ajudado um pouco!
Abraço!
Synara Rillo
Médica Veterinária



Dani
em

Olá Doutora Synara,
Sei que deves receber várias cartas de urgencia, mas a minha não está diferente. Minha amada gatinha não está bem, acho que ela comeu um rato.Digo isso porque uma noite ouvi um barulho e ela estava matando um, meu marido tirou dela e jogou fora, mas em outra noite, tivemos que sair e quando chegamos só encontramos a cabeça e os orgãos internos do comundongo. Dois dias depois observei que ela não estava comendo bem e agora parou mesmo,só quer beber água. Ela não tem febre,já apertei a barriginha dela e nem ficou sangada.No momento não posso leva-la ao veterinário, moro no Maranhão e aqui esse serviço é caro demais.Comprei três capsulas de vitamina, e um comprimido pra verme mas ainda não dei, fiquei com medo de matar a Manchinha, pois ela esta bem magrinha.
Desde já,Muito Obriigada
Que Deus abençoe seu trabalho,
Dani



Synara
em

Oi Dani! Pois é..quero muito ajudar a todos, mas tenho limitações. Esse sintoma de perder o apetite nos gatos pode ter inúmeras causas!! Pode ser uma faringite, algum virus, danos hepáticos…é vasto mesmo! Quem sabe administra o vermifugo para ela..e faz assim: vou deixar uma abordagem meio padrão demais…mas se não resolver o problema não não vai trazer danos para tua gata. Compra o medicamentoo que se chama enropet ou flotril ou baytril ( em farmácia Veterinária) – comprimidos de 50 mg e faz ela tomar 1/4 de comprimido de 12 em 12 horas por 5 dias. Isso é um antibiótico! E tenta oferecer carne pré-cozida e ovo cozido para ela como estimulo do apetite. E vamos ver o que acontece,Ok?? Se não funcionar deves procurar um atendimento Veterinário mais especifico. Ela é castrada? Por ai!
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Sandra Regina Barbosa de Oliveira
em

Oi Synara, enviei as fotos dos meus gatos por email. Assim, acredito, que fica mais fácil para você me ajudar com o problema de pele que eles apresentam. Você recebeu???
Obrigada!



Dani
em

Olá Dra Synara,

Que pena que só vi hoje sua atenciosa resposta, amanhã pela manhã mesmo vou comprar o remédio.
Manchinha é castrada,mandei operá-la em novembro passado.
Ela não tem comido nada,só o que dou na seringa. Ainda estou dando gotas de antitoxico. Ela continua meiga,mas muito abatida,quando sente o cheiro de leite faz vomito.Também não tem defecado e isso está me preocupando.Liguei na loja de ração que aqui, é onde encontramos também os remédios pra ver se tinha algum tipo de laxante, meu marido comprou leite de magnésia mas fiquei na dúvida se deveria ou até se pode ser administrado em felino esse tipo de remédio.
Se puder me dar mais alguma orientação ficarei muito grata.
Que Deus continue lhe dando sabedoria para os diagnósticos na clinica e ajudas via net!



Synara
em

Ola Sandra! Recebi, sim as fotos. Desculpa a demora em te responder; mas são muitas solicitações pelo site e e-mails e fico “atulhada” de trabalho somado aos meus atendimento de consultório. Vou respondendo conforme dá. Pelas fotos penso que teus gatos estão é com baixa imunidade como um todo. Alguns virus agem em conjunto trazendo inúmeras alterações nos felinos, inclusive pele. Acho que devias proceder com antibióticos neles ( sugiro uma enroflaxina) e usar junto ( mas ai terás que buscar esse medicamento junto a um Veterinário que tenha) o interferon como estimulo da imunidade deles. Poderás fazer também uma aplicação de ivermectina com o objetivo de comabter algun ácaro oportunista de pele; mas em baixa dose ( 0,1 ml) em cada gato por via subcutânea. E usar anti-pulgas em todos eles. Por ai. Mais que isso me limito!
Abraço!
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Dani! Vá imediatamente procurar um atendimento clinico para tua gatinha; pode haver alguma doença mais séria por trás dessa perda de apetite e vômitos. Qunato ao fato dela defecar pouco ou não defecar advém do fato que está comendo pouco e com isso não produz fezes o suficiente para ter evacuações diárias. Não usa laxante, não!!
É isso. Mais me limito.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Dani
em

Bom dia dra Synara,
Muito obrigada por tua ajuda.De ontem pra hoje Manchina está um pouco melhor,esta vomitando bem menos e babando menos tbm.
Quero te parabenizar por este trabalho que com certeza tem ajudado a muitas pessoas que não tem ou não estão podendo no momento levar seu pet a uma clinica.
A bíblia diz que há mais alegria em dar do que receber. Você tem dado do que vc aprendeu e tenho certeza que te alegras quando sabes que a dica que deu ajudou um dono a salvar seu querido animal.
Continue assim, muitas pessoas se recusam a fazer um trabalho desses por que acham que menos pessoas vão as suas clinicas,mas Deus abençoa ricamente todo aquele que faz com algo com alegria e de coração.
Deus continue abençoando teu trabalho é minha oração por ti.
Um “Xeiro”(como se despede o maranhence)KKKk
Dani



lilian
em

meu gato Frederico esta com hepatite constatada pela veterinaria.Ela deu umas medicaçoes a ele e mandou q eu desse uns remeidios, so q ñ to vendo resultado, ele as vezes come mais a maioria das vzs ta sem apetite. Por favor me ajude!!! o q posso fazer, ql a medicaçao q eu possa dar p ele se curar. eu to dando um cha de picao q me disseram q é bom e dando amoxilina,emetim e hepatox q a veterinaria mandou.
Ja tem 3 semanas e nada ele ainda esta na mesma me ajundem!!!!!!!!!!



synararillo
em

Ola Lilian! Veja bem tenho limitações por internet..tudo é muito vago o que relatas para firmar qualquer diagnóstico e não posso e não vou prescrever nada por aqui. Se tal colega não te foi clara o suficiente para dizer o que teu gato tem ; procure levar em outro; ouça outra opinião de quem possa estar examinando teu bicho! Certo?
Abraço
Synara Rillo
Médica Veterinária



Taísa R. Silva
em

Olá Dra. Synara,

Fiquei muito feliz em encontrar seu Blog e ver quão humanitária és, atendendo a tanta gente.
Eu também estou numa luta diária com minha gatinha, Maggie, uma linda exótica, de 03 anos, azul.
Há pouco mais de um mês levei-a para um banho num pet onde ela já estava bastante acostumada. Durante o banho, qdo a moça se virou pra pegar não sei o quê ela tentou fugir da banheira e caiu pra fora, ficando pendurada pelo pescoço, pela guia q. haviam colocado nela. Se debateu e sozinha se soltou. Bem, foi tudo tão rápido q. achamos normal. Dois dias depois começou apresentar episódios de vômitos, e mais vômitos, não defecava. Levei ao Veterinário q. já a havia tratado várias vezes outros problemas (ela sempre foi muidinha e vivia doente). Bom, de início ele tratou como um stress causado pelo banho e receitou Nutrifull, que começei ministrar em casa. Passou o fim de semana sem comer e nada de fezes na caixinha. Levei de novo e ele, apalpando disse que tinha uma enorme quantidade de fezes e receitou um Xarope laxante Lactulona, se não me engano. Ministrei a primeira dose e ela não saía do lugar. Suspendi na hora, levei de volta e a outra Veterinária q. a atendeu resolveu internar para tomar soro 02 dias e colheu o sangue para o hemograma, que deu normal. Voltamos pra casa e a partir de então, várias idas e vindas ao vet. qdo ela não estava mto bem. Alguns dias comia bem, outros não queria saber… mas nunca deixou de comer totalmente. Apresentava-se sempre quietinha, como se estivesse com cólicas, algum dia vomitava, depois melhorava e voltava a comer normalmente. Andava pelo apartamento mas nunca mais brincou e o que achei estranho: deixou totalmente sua higiene de lado e nunca mais se lambeu.
Cheguei a levar em outro Vet. pq achei que o que a estava tratando era tranquilo demais… cauteloso demais até… mas não resolveu… então voltei p/ o primeiro. Três ou quatro semanas depois (eu sempre levando em retornos e eles sempre aplicando uma injeção antiinflamatória)ela apresentou perda significativa de peso e o vet. pediu um Ultrassom e Raios-X (inclusive cervical). O resultado do Ultra (em resumo) foi:
Fígado: ecotextura homogênea e diminuída (hepatopatia).
Área pancreática: aspecto hipoecóico e irregular (sugestivo de pancreatite) com mesentério adjcente hiperecóico e grande quantidade de gás (sugestivo de início de peritonite)…
o restante normal.
Ao levar o exame ao Vet. ele disse que iria estudar e que o tratamento para pancreatite em regra é feito dentro da clínica, com aplicação de soro e suspensão da alimentação, mas como minha gatinha estava esperta e bem em casa ele não a queria tirar do ambiente seguro e que iria conversar com outros veterinários para chegarem a um melhor tratamento pra ela.
Juro q. pensei em levar em outro, que ele era devagar demais, e aquele monte de bobeiras que a gente pensa na hora do sufoco. Mas ele me ligou mais tarde e disse pra eu começar a ministrar um comprimido de 15 mg de Barytril, e depois q. refizéssemos o ultrassom. A minha preocupação era q. ele estivesse tratando com pouco caso o problema dela, mas depois que li seu blog, levei em consideração o q. vc disse sobre médicos que ministram uma quantidade enorme de remédios e que acabam agravando o estado do animalzinho, ao invés de um quadro de melhora. Então fiquei mais tranquila e confiante no médico. Estou lendo muito sobre a pancreatite e vi que, em casos raros pode ser causada por um trauma. Será q. foi o maldito banho? A queda? Ela só vive no apartamento, só come ração Royal, convive esporadicamente com a gatinha da minha sogra que é uma persa q. tem muita saúde e ambas tem as vacinas e vermifugação em dia. E agora Dra.? Qual sua opinião? Agradeço desde já qualquer ajuda…. Parabéns pelo trabalho.



Taísa R. Silva
em

Ah, me desculpe, já me envergonho por meu relato ser o maior de todo o blog! rrrsss…



Henrique Fiel
em

Ola Dra. Tenho um gato persa chamado Thobias de 3 anos e meio, semana passada o castrei e agora, 6 dias depois, o gato nao come, nao bebe, urina com dificuldade, e percebo que tem dor no abdme, levei no vet e ele fez um soro com medicacao e vitaminas para desintoxicar, acha que a anestesia deve ter agravado um problema no rim, ta em casa agora quietinho e fraco, to desesperado…sera que é esse mesmo o problema?
obrigado!



lilian
em

ola drª Synara mt obrigada vou procurar sim outro especialista pois ñ to mt satisfeita com o trabalho dela, ela nem se qr qr fazer um exame de sangue nele bjs e mt obrigada fk com Deus e parabens pelo seu trabalho.



Susana
em

Olá Dra.

Achei o seu site em completo desespero… e fico feliz por o ter encontrado!
escrevo de Portugal e estou em ansiedade constante.

Tenho uma gata há 10 anos e começou por vomitar várias vezes seguidas num dia e numa noite e deixou de comer. Levámo-la ao vet. que diagnosticou uma gastrite. O que fizemos foi dar uma comida com mais nutrientes. Como não comia, começamos a forçar com uma seringa. Entretanto depois de 4 dias inteiros sem comer, fomos a outro vet. que através de ecografia diagnosticaram alguma coisa no ducto biliar (aparentemente não é obstrução, porque a vesícula mantem as mesmas dimensões, mas sim uma inflamação, pois o ducto biliar está maior/comprido).
A verdade é que esteve 4 dias internada a receber soro e 2 tipos de antiobico (que não sei os nomes) e a comer forçada.
Não há qualquer melhora.
hoje está em casa… na tentaiva de se alimentar por vontade própria, já que estava muito ansiosa e stressada no vet.
A verdade é que ela mal anda e está muito fraca. Amanhã devemos retomar ao vet. para tomar a medicação e colocar uma sonda, para se alimentar. A minha questão é a seguinte: não será mais justo pensar em eutanásia para a minha gata, por mais que me custe. não gostaria que sofresse mais, com uma sonda, para não ficar com uma lipidose hepática… mas o que acontece é que pode não existir tratamento especifico para a inflamação do ducto biliar…mesmo depois de estarmos a tentar fazer com que ela coma por si, certo?

não sei que faça.
Aconselhe-me por favor, estou farta de a ver sofrer.

muito obrigada desde já



Sandra Barbosa Mariano
em

Bom dia dra.Synara gostaria de sua opinião pois estou confusa, em relação a uma filhotinha srd, desque adotamos eu notei que ela é fraquinha de sáude demorei quase os 6 meses que ela esta comigo para acabar com os vermes ela sempe tomou vermífugo e os vermes saia vivo, até que pareçe ter acabado dei a v8 acho que ela esta imunizada , só que de uma semana para ca ela esta preocupando-me , ela brinca normal alimenta-se só que esta soltando as fezes pastosa e com líquido muito fedida a sra. poderia dar a sua opinião por favor, pois essa filhotinha como veio de adoção será castrada nos próximos dias, mas quero que ela esteja fortalecida para passar por esse procedimento cirúrgico obrigada.



Maria José de Souza Silva
em

Dra.Sinara
Tenho uma gatinha de aproximadamente 8 meses, desde pequena apresenta icterícia que lhes coloriu os dentes, mas alimenta-se regularmente, nunca apresentou diarreia ou vômito, brincava muito. Ultimamente deixou de brincar, porém continua alimentando-se bem.Levei-a ao veterinário por ter tido uma briga com o meu cachorro que lhes feriu o naris. O médico pediu exames laboratoriais e ultrassonografia do abdome, constatando hepatomegalia, dilatação acentuada das vias biliares, sugestivo de um processo obstrutivo. Foi medicada com legalon e synulok de 50 mg de 12 em 12 horas, tratou tambem uma anemia com metacell, havendo uma melhora substancial, voltando logo a brincar. Porem, 2 meses depois ela apresentou novamente apatia e uma distenção abdominal muito grande. Levei ao veterinário e esse diagnosticou ascite, agora está fazendo uso de furosemida e mercepton, contudo não estou vendo nenhuma melhora, mesmo assim, continua se alimentando bem. Por favor me ajude. O que devo fazer?



romildaxavierpereira
em

dra, que bom falar coma senhora m minha gata emagreceu de repente, e notei a gatinha sem muita disposição levei no veterinario ele examinou fez exame de urina, ficou la um dia inteiro prá fazer o tal exame que não deu doença alguma, ele aplicou duas enjeções de benzetazil de 1.2000,a gatinha voltou prá casa, posteriormente fiz exame de fezes, tb deu negativo, ele mandou dar plasil se ela vomitasse, dei uma vez só, mas a diareia amarela continuou.Amiga dra, minha gata estava com um problema de caspa, ai dei o banho de vinagre de maça, e cinco dias o itraconazol, de repente ela começou s ter uma diareia sem sangue fezes amarela esperei 7 dias d dei a ela synulox comprimidos palataveis , tb durante seis dias, e paralelamente dei um vidro de complexo b docinho,nada de melhorar dou todo dia soro e tb agua de coco, nunca perdeu a fome, agora estou dando o merceton duas vezes ao dia cinco mg e o remedió potenay gold b12. ela está comendo que é uma maravilha, mas a diareia amarela continua, esa brincadeira já tem dois meses, estou desesperada já gastei mais de 1.000,00 e estou sem posses para uma nova consulta me ajude pelo amor de Deus, e que vc seja iluminada prá ao me dar uma resposta bjus romilda



romildaxavierpereira
em

a gatinha mimi tem 6anos 8 meses, vive em apto, tb tivemos no verão uma infestação de pulgas, debelada graças a pronta intevenção de um remédio chamado revolution 6% em mais tres gatinhos que tenho. estrelinha



Natálya Guedes
em

Olá Dr.Sinara

Tenho uma gatinha de 6 anos, e ela estava com falta de apetite e também muito quieta. Levei ao veterinário, e após o exame de sangue ficou constatado que ela está com hepatite. O veterinário receitou um remédio para administrarmos em 20 dias e que após esse período ela ja estaria bem. Mas ainda tenho algumas dúvidas, ela voltará a ter um a vida normal como antes?E o pior minha mãe está pensando em sacrificar a gatinha Millayd. Por isso estou muito desesperada!Por favor Dr Sinara preciso de sua ajuda!

Obrigada
Natálya



Natálya Guedes
em

Ah só uma observação: agora a Millayd voltou a comer um poucoe está mais amigável! Por favor Dr Sinara me ajude com sua opnião,pois moro numa cidade muito pequena e pouco desenvolvida e aqui não há muitos veterinários.



Karen
em

Ola Dra.
Estou desesperada, tenho um gato persa de 9 anos e ja faz 20 dias q ele esta lutando para sobreviver, emagreceu muito, perdeu apetite, e esta icterico. Ja o levei a varios veterinarios e ninguem consegue dar o diagnostico, ele foi internado por dois dias tomand soro na veia junto com os metronidazol, ranitidina, ampilicina. Isso foi na quarta a tarde e saiu na sexta a tarde ficando 48 diretos. Mas ele nao proguediu, achei q com isso fosse melhorar mas continua na mesma, sem apetite e se animo. Abaixo segue o exame feito nele:
Eritrocitos: 4,41
Hemoglobina:6,1
Hematocrito: 20%
VCM.: 45,35
HCM: 13,83
Proteina Total: 8,20
Obs.: Plasma icterico, discreta anisocitose
Leucocitos: 9,00 mil/mm
Segmentados: 90% 8100 /mm
Linfocitos: 7% 630/mm
Gama Glutamil transferase: 23
TGP: 306,10
Ureia: 41,70 Obs.: amostra icterica
Urina:
Bilirrubina: 2 +
Hemacias: menos 1
Creatinina: 0,90
Fosfatase Alcalina: 101

Foi feito utra-som e foi diagnosticado o seguinte:
Figado de dimensoes aumentadas em relação aos limites dogradil costal, apresentando contornos definidos, margens regulares e finas, parenquima homogeneo e ecogenicidade normal. Arquitetura vascular evidente com trajeto preservado. Vesicula biliar bem repleta, com parede finas e conteudo anecogenico homogeneo (colestase ).Ducto cistico medindo 0,20 cm de diametro (norma ).
Estomago com paredes normoespessas e estratificação parietal mantida, com conteudo luminal de padarao gasoso.Alças intestinais com distribuição topografica evolutivo progressvo e com numero de contrações dentro dos limites da normalidade.
Presença de liquido livre em cavidade abdominal emquantidade moderada e sem evidencias sonograficas de celularidade (ascite).
Baço apresentando dimensões aumentadas (esplenomegalia), contornos definidos, margens arredondadas, parenquima homogeneo e ecogenicidade normal.
Rins em topografia habitual, de dimensoes simetricas e aumentadas. Ambos de contornos definidos com perda da arquitetura renal devido a presença de varias formações cavitarias de conteudo anecogenico (liquido) denso (imagens compatives com cistos) de tamanhos variados e aumeto da ecogenicidade das corticais – imagens compatives com doença renal policistica.
Não foram observadas alterações em região topografica de pancreas e adrenais.
Beixga urinaria com prelção adequada apresentandoo sua forma mantida, paredes normoespessas e conteudo anecogenico com presença de debris celulares finos (cistite?bilirrubinuria?).
Por favor doutora me ajude, estou muito desesperada, gostaria de saber a sua opinião, meu gato ja passou por 3 veterinarios e ninguem consegue me dar um diagnostico, uns dizem que é por causa do PKD, outro que pode ser hemobatonela, e a ultima me diz q pode ser PIF.
Hoje ele esta tomando soro na pele com complexo B, ranitidina, mercepton e ampicilina (0,8 ml), 1 ml de legalon e 1 ml de flagyl, mas ate agora nao vi melhoras. Meu gato nunca saiu de casa, nunca teve contato com outros animais, faz 6 anos que não tem pulgas, seu alimento era Royal Canin Persa e vacinado todo ano, sempre foi bem cuidado, de repente seu apetite foi diminuido e ficando muito quieto, qdo dei conta ele ja havia perdido quase 1 kg, foi ai q corri para o veterinario e estamos nessa luta faz 3 semanas, e na uultima semana ele ficou amarelo e foi que eles resolveram dar remedio para o figado. Mas no primeiro exame q foi feito havia alterações no figado, mas haviam dado somente antibiotico para ele tomar, foi ai q piorou e este ultimo veterinario passou a medicação acima citado. Por favor peço a sua opiniao, pois nao quero q aconteça o pior com o meu bichano.
Desde ja agradeço pela atenção.



Suely
em

Oi Dra.Synara!
Estou com uma dúvida e gostaria de saber se estou fazendo corretamente.Minha gata siamêsa,tem 15 anos e há 4 anos os veterinários detectaram insuficiência renal,desde então ela só come uma ração especial da Royal e apesar de magra,sempre esteve bem.De uns dois dias para cá,ela tem recusado a ração e só quer comer carne moída crua,posso dar para ela ou tem restrições para o problema que ela tem?
Por favor,me responda,estou preocupada e não quero levar ao veterinário com mêdo de sacrificar,pois ele disse que qd ela piorasse esta seria a solução.
Desde já antecipo meus agradecimentos e envio um forte abraço!
Suely



WOLF
em

Olá Drª!Escrevo de Portugal,sou mais um caso em que a gatinha deixou de comer e beber,perdeu peso,ficou amarela e apática,vomitava,todos esses sintomas já descritos acima!Assim que me apercebi da situação levei a Natasha ao vet. mas contráriamente aos relatos que vi aqui no seu site ,e sem querer colocar em causa o profissionalismo do vet. onde fui,mas a unica coisa q ele fez foi tirar um pouco de sangue dela e fez umas análises.Onde chegou á “brilhante conclusão!”de que a Natasha tinha hetrícia.Nem deu soro nem fez mais nada! Dê água a ela e administre estes comprimidos : BAYTRIL ,LEPICORINOLO ,PREDNISOLONA. Aí provavelmente não tem esse nome mas deve ter algo parecido… Eeu perguntei: para além de hetrícia o q acha q ela tem,o q causou esta situação? Ele disse q não sabia e q eu tinha de dar os comprimidos a ela e depois logo se vê o q tem… Isso não é resposta para ninguém!! Entretanto eu dei os comprimidos a ela mas não vi melhoras algumas e a gatinha está cada vez pior!Ía esquecendo: a Natasha tem 7 anos é gatinha de casa e estrelizada.Será melhor levar ela a outro vet. visto ela não ter melhoras?Desde já os meus agradecimentos pelo tempo dispendido!Continue com o bom trabalho como tem feito até agora!Abraços portugueses! .WOLF



irene
em

Dra. Synara, Bom dia.

Tomei a liberdade de, há 10 dias, enviar ao seu e-mail dados dos exames de meu gatinho para obter seu parecer.
Continua aguardando, pois não aguento ver meu gatinho tomar tanto remédio, sem um diagnóstico concreto.
Um grande abraço,

Irene



synara
em

Ola Taísa! Atrasadissima a resposta! Mas são tantos que dessa vez me passou as respostas desse artigo. Olha pancreatite é tratada com soroterapia ( quando necessário) e fundamentalmente com antibióticos. Por trauma não, é disfuncional , mesmo. Há varias causas dessa doença nos gatos. Os de raça são mais propensos a todas as doenças pelo refinamento genético. E o estresse de manejos de banhos é fator forte para os gatos adoecerem. Ok?
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Henrique! Os gatos persas são propensos a rins policistisco. Pode ser grave. Desculpe a demora nas respostas.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Susana! Perdão pelo demora, talvez nem te adiante mais minha opinião. 10 anos para um gato não é muita idade, é gato que esta começando a envelhecer. Eu tentaria a sonda porque o gato com anorexia ( sem apetite) acaba tendo complicações metabólicas sérias. Além disso vai facilitar a administração de medicamentos. Se de fato é lesão inflamatória biliar com tratamento pode haver recuperação, sim. Ok?
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Sandra! Pode ser gastroenterite viral branda. Ok?
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Maria José! Penso em Peritonite Infecciosa Felina. Por ai.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Romilda! Olha se a gata está comendo bem, esperta, não te preocupa com essas fezes moles…pode ser um coronavirus brando que ela está portando. Além disso essa miscelânia de medicamentos que estão fazendo nela, vai dificultar a melhora das fezes. E tens que ver a qualidade da ração que esse bicho come, também. Ok?
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Natália. Tudo muito vago nessa história para eu poder opinar. Sinto muito.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Karen! Vou te ser bem sincera, está uma confusão esse exame de sangue do teu gato. Não fecha os parâmetros de eritrocitos com taxa de hemoglobina e nem com hematócrito. Quando há dimuinição dos eritrócitos tem que haver uma lógica nos outros componentes e não há. O que percebo é disparidade nos dados. Vejo que há aumento da TGO – pode indicar comprometimento hepático. Sem nos dizer a causa. Apenas indica que há dano hepático. A Fosfatase Alcalina não é uma enzima muito fidedgna para medir nivel de função hepatica em GATOS. Cada profissional da ecografia tem um “jeito de ver” e interpretar as imagens. Também fica meio confuso alguns dados. Me chama atenção a ascite. Por história clinica eu pensaria em Peritonite Infecciosa Úmida. Se for é grave e não tem cura. OK?
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Suely! Veja bem, quando estamos frente a quadros de Insf.renal crônica vamos ter associado uma anemia junto ( por causa da baixa produção da eritropoetina – similar a um hormonio que age , também, na produção das células sanguineas, portanto, creio que essa pode ser a causa do apetite “caprichoso” dela. Quando há excesso de proteina e fósforo – que contém na carne vermelha isso pode prejudicar os rins, mais o fósforo do que a proteina em si. Há hoje por pesquisas, controvérsias se de fato uma baixa proteina traria uma melhora ou diminuição na produção de amônia. Mas o fósforo é bastante prejducial, sim. Quem sabe tenta dar carnabol ( complexo vitaminico, que também é importante ela tomar, já que os rins não concentram as vitaminas do complexo B e ali contém, além da tiamina que é importante ao gato. Essa falta de apetite é sinal de “complicação” do quadro. 16 anos o gato é bem velho , já. Terás que ter essa clareza e ai você decidir o que é melhor. Eu não deixaria um gato meu morrer a mingua de fome…daria carne, mas ciente do que possa vir a complicar o quadro da Ins. renal. Essa medicação que te sugiro é de farmácia humana. Dê 1/2 comprimido/dia. Ok? Te deixei uma luz ai. Tudo com você agora.
Abraço.
Synara Rillo



synara
em

Ola Wolf! Penso que esse colega foi displicente com você, sim. Procure outro colega que possa ser mais interessado nos pacientes. Por que ictericia é sintoma hepático, mas realmente temos que tentar chegar o mais perto possivel das causas para melhor direcionar o tratamento.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Sandra
em

Dra Synara perdi a minha poodle de 12 anos , no dia 15 de Dezembro pedi a necrópisia e o resultado foi esse que vou enviar por mail, seria possível pelo resultado da necrópisia a minha cachorrinha ter alguma chance se ela tivesse apresentado algum sintomas anterior ao óbito, pois ela faleceu no mesmo dia que o peito dela começou a chiar e respirar rápido , nem deu tempo de socorrê-la foi as 4 h da madrugada , se puderes falar alguma coisa eu agradeço , obrigado



Sandra
em

Nº OS: 310116 Animal: Laila
Proprietário :
Requisitante :
Clínica :
Sandra Barbosa Mariano
Amelia Margarida De Oliveira
Amelia Margarida De Oliveira Clinica Veterinaria
Data:
Espécie : Raça: Sexo:
Idade:
15/12/2008
Canina – Poodle Femea
Fone :
12a 0m 0d
Endereço : R Marcos Portugal
(11) 5062-8522 Fax: (11) 5062-8522 Fone: (11) 9223-5747
Dt. Nasc.: 15/12/1996
Nº: 224
Instituto Brasileiro de Diagnóstico e Especialidades Veterinárias
Av. Aratãs, 1009 – Moema – São Paulo – CEP 04081-004
Tel. (011) 3579-1427 Fax (011) 3579-1415
Internet: http://www.provet.com.br provet@provet.com.br
Necrópsia Cães de Porte Pequeno (Até 10 Kg)
Material…: CADÁVER REFRIGERADO
Descrição……………….. Avaliação externa: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Cavidade torácica: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Cavidade abdominal: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Sistema ósseo: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Sistema muscular esquelético: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Linfonodos: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Tireóide/paratireóide: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Timo: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Boca: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Esôfago: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Traquéia: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Pulmões: Apresentando áreas de coloração mais escura distribuídas difusamente pelo
parênquima conferindo ao mesmo um aspecto marmorizado sugestivo de pneumonia.
Coração: Endocardite de mitral e tricúspide.
Baço: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Epíplon:Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Intestino delgado: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Ceco: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Cólon/reto: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Estômago: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Fígado: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Vesícula biliar: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Pâncreas: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Diafragma: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Adrenais: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Rins: Padrão de estriação evidente em cortical (sugestivo de nefrose).
Ureteres: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Vesícula urinária: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Uretra: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Aparelho reprodutivo: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Cérebro e cerebelo: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Medula nervosa: Sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Demais vísceras sem alterações macroscópicas dignas de nota.
Ausência de lesões traumáticas, bem como indícios macroscópicos de
produtos de origem tóxica em conteúdo gastro-intestinal.
Histopatológico………….. Fígado – degeneração vacuolar macrogoticular; hepatite focal discreta com
predomínio de mononucleares.
Rim – nefrose.
Pulmão – pneumonia difusa com predomínio de mononucleares; edema.
Miocárdio – sem alterações histológicas dignas de nota.
Vesícula urinária – sem alterações histológicas dignas de nota.
Intestino – sem alterações histológicas dignas de nota.
Estômago – sem alterações histológicas dignas de nota.
Cérebro – sem alterações histológicas dignas de nota.
Causa mortis…………….. Causa mortis: Colapso cárdio-respiratório.
Moléstia(s) principal(is): Endocardite; pneumonia.
* A interpretação dos exames laboratoriais deverá ser realizada pelo médico veterinário responsável, mediante a sintomatologia clínica do animal.
- Acupuntura
- Anatomia Patológica
- Anestesiologia
- Banco de Sangue
- Cardiologia
- Citologia Especializada
- Citologias Aspirativas
- Dermatologia
- Ecodopplercardiografia
- Eletrocardiografia
- Endoscopia
- Histopatologia
- Laboratório Clínico
- Necrópsia
- Necrópsia Pericial – Ultra-Sonografia
- Radiologia
- Oncologia
- Oftalmologia
- Odontologia
Nº OS: 310116 Animal: Laila
Proprietário :
Requisitante :
Clínica :
Sandra Barbosa Mariano
Amelia Margarida De Oliveira
Amelia Margarida De Oliveira Clinica Veterinaria
Data:
Espécie : Raça: Sexo:
Idade:
15/12/2008
Canina – Poodle Femea
Fone :
12a 0m 0d
Endereço : R Marcos Portugal
(11) 5062-8522 Fax: (11) 5062-8522 Fone: (11) 9223-5747
Dt. Nasc.: 15/12/1996
Nº: 224
Instituto Brasileiro de Diagnóstico e Especialidades Veterinárias
Av. Aratãs, 1009 – Moema – São Paulo – CEP 04081-004
Tel. (011) 3579-1427 Fax (011) 3579-1415
Internet: http://www.provet.com.br provet@provet.com.br
Necrópsia Cães de Porte Pequeno (Até 10 Kg)
Material…: CADÁVER REFRIGERADO
Observações……………… Endocardite refere-se à infecção, colonização e, geralmente, destruição
das superfícies endocárdicas e superfícies adjacentes das válvulas cardíacas,
estruturas de sustentação , ou paredes do miocárdio. Em cães, as bactérias mais
comumente isoladas são Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Streptococcus
spp.. Em cerca de 70% dos casos a válvula mitral é acometida e por volta de 80%
dos animais ocorrem infartos renais como conseqüência direta da endocardite.
Macroscopicamente, as válvulas afetadas apresentam massas aderentes
grandes, friáveis, amareladas ou cinzas, denominadas vegetações que podem ocluir
quase completamente o orifício valvular. Em lesões crônicas, os depósitos de
fibrina são organizados por tecido conjuntivo fibroso, produzindo nódulos
irregulares denominados verrugas. Não raramente, organismos de alta virulência nas
endocardites agudas, podem produzir infecções necrotizantes, ulcerativas e
invasivas (endocardite ulcerativa).
Microscopicamente, a lesão consiste de acúmulos de camadas de fibrina com
numerosas colônias bacterianas, colocadas sobre uma zona de leucócitos e tecido de
granulação. A patogenia da endocardite é complexa e, na maioria das vezes,
incompletamente entendida. Animais afetados geralmente tiveram infecções
extracardíacas que resultaram em um ou mais episódios de bacteremia. A destruição
do revestimento endotelial, nas válvulas normalmente avasculares, permite a
aderência e a proliferação de bactérias e o início da reação inflamatória, com
subseqüente deposição de massas de fibrina.
Quadros de endocardite valvular são comumente fatais e os sinais clínicos
relacionados à doença normalmente são observados tardiamente.
Os trombos, derivados das vegetações valvulares, podem ser carreados a tecidos
distantes (tromboembolismo), podendo levar a infarto do miocárdio; infartos
renais; abscessos renais; pielonefrite, glomerulonefrite; acidente vascular
cerebral; meningite; encefalite; osteomielite; infartos esplênicos; isquemia
intestinal; além de outros distúrbios circulatórios tais como congestão e edema
pulmonar.
A prevalência de endocardites bacterianas é relativamente baixa em cães e
ainda mais baixa em gatos. Os caninos machos são acometidos mais comumente do que
as fêmeas, e a prevalência da endocardite aumenta com a idade. Existem relatos
conflitantes acerca de que raças de grande porte estariam mais susceptíveis
doença.
Interpretação……………. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
NELSON, R.W.; COUTO, C.G. Doenças Valvulares e Endocárdicas Adquiridas. In:
Medicina Interna de Pequenos Animais. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,
2001. p.109-112.
O’GRADY, M.R. Cardiopatia Valvular Adquirida. In: ETTINGER, S.J.; FELDMAN, E.C.
Tratado de Medicina Interna Veterinária. 4.ed. São Paulo: Manole, 1997. 2v. v.1,
p.1330-1334.
ROBINSON, W. F.; MAXIE, M. G. The Cardiovascular System. In: JUBB, K.V.F.;
KENNEDY, P.C.; PALMER, N. Pathology of Domestic Animals. 4.ed. San Diego: Academic
Press, 1993. 3v. v.3, p.24-26.
SCHOEN, F. J. The Heart. In: COTRAN, R.S.; KUMAR, V.; ROBBINS, S. L. Pathologic
Basis of Disease. 5.ed. Philadelphia: W.B.Saunders, 1994. p.550-554.
VLEET, J. F. V.; FERRANS, V. J. Patologia do Sistema Cardiovascular. In: CARLTON,
W.W., McGAVIN, M.D. Patologia Veterinária Especial de Thomson. 2.ed. Porto
Alegre: Artmed, 1998. p.208.
Assinado eletronicamente por: ALEXANDRE AP. MATTOS S. REGO – CRMV: 7810
* A interpretação dos exames laboratoriais deverá ser realizada pelo médico veterinário responsável, mediante a sintomatologia clínica do animal.
- Acupuntura
- Anatomia Patológica
- Anestesiologia
- Banco de Sangue
- Cardiologia
- Citologia Especializada
- Citologias Aspirativas
- Dermatologia
- Ecodopplercardiografia
- Eletrocardiografia
- Endoscopia
- Histopatologia
- Laboratório Clínico
- Necrópsia
- Necrópsia Pericial – Ultra-Sonografia
- Radiologia
- Oncologia
- Oftalmologia
- Odontologia



Sandra
em

Não consegui enviar por mail , enviei aqui mesmo o laudo



synara
em

Ola Sandra! O quadro da tua cachorra foi agudo mesmo! E quanto a mostrar sintomas, talvez algum inicial, que ao dono não é perceptivel ainda. Os bichos são mais estóicos – fortes – que nós humanos. Mas nesse caso de endocardite aguda eu aposto em bacteremia ( bactéria no sangue)por germe anaeróbico ou um estafilococcus com cepa muito agressiva. E sabe vindo de onde, Sandra? Da boca do cão! Doença peridontal ( gengivite crônica, dente com fistula interna)são as maiores causadoras de endocardite em cães! O “maldito” tártaro que vocês não cuidam nos seus animais. Somado a isso, a idade do teu cão. Ele era velho para um cão. Penso ser a causa e foi agudo o quadro de falencia cardio respiratória dele.
Abraço fraterno.
Synara Rillo



Sandra
em

Dra Synara agora que a minha poodle foi , gostaria de pedir uma opinião aos meus outros cães que estaõ vivos e que tem direito a ter uma boa vida ,poderia por favor recomendar boas rações , pois não quero que eles passe o que passou a minha poodle com problema de tártaro mortal, bom vou descrever um por um , a Tequila é uma srd cooker com labrador de 12 meses pesa 10 kilos , o Paçoca é um srd Pinscher com srd mesmo tem 6 meses pesa 5 kilos, e agora adquiri a Laila 2 é uma poodle de 60 dias não sei ainda o peso dela pois vou levá-la para tomar a v10 no dia 4 de janeiro só então vou saber o peso dela aguardo sua rsposta obrigada , sandra.



Denise
em

Olá Dra. Synara, por favor venho atrás de um conselho. Meu gatinho de três meses foi diagnosticado a princípio com dermatite alérgica(pulga). Ele não estava comendo, está super magrinho e com os pelos ralos, enquanto os irmaozinhos dele estão grandes e peludos. Ele também só ficava sozinho, e totalmente apático.Eu o amo demais e estou fazendo de tudo para recuperar a saúde dele. A veterinária passou a princípio 1/4 de doxiciclina diluida em 2,5 ml de água a cada 12 horas, e 1 ml de combiron uma vez ao dia. Porém ele continuou sem fome e apático, aí ela mandou eu parar a doxiciclina e entrar com 0,5ml de Doxy Suspensão, e acrescentar 0,3ml de predinisolona uma vez por dia, continuando também com o combiron. Ele de fato começou a comer, porém não muito, pois continua extremamente magrinho, e passou a interagir com seus irmaozinhos. Em 15 dias (do dia 12/12 ao dia 26/12) ele tomou 7 dias a doxiciclina e mais 7 dias o Doxy, e ela me mandou parar com o Doxy e ficar apenas com a prednisolona e com o combiron, porém dois dias depois que eu parei com o Doxy ele definhou, se recusar a comer por si mesmo, só na seringa, e parou de novo de brincar. Só ficava quietinho num canto. Como a veterinária dele entrou de férias por causa do Natal e só irá voltar no dia 5 de janeiro, e eu não quero que ele morra. Tomei a liberdade de continuar a dar o Doxy. E no dia seguinte ele melhorou de novo. Gostaria de saber se há algum problema se eu continuar e se eu posso também acrescentar o potenay Gold B12, pois me disseram que é ótimo. E se há algum problema dar a prednisolona e o Potenay. Só mais um detalhe, quado o levei no veterinário, ele estava tão debilitado que no mesmo dia ficou no oxigênio e recebeu transfusão de sangue. Na última consulta foi feitó também um ultrasom, no qual mostrou o fígado um pouco aumentado. Ela a veterinária que já havia me dado o diagnóstico, disse que precisa descobrir o que ele tem. Em 15 dias ele só aumentou 200 gramas. Estou desesperada. há algum problema der continuar a dar o Doxy,a a prednisolona, o combiron e acrescentar o e o Potenay? Antecipadamente, muito obrigado por nos dar a oportunidade de ter a quem recorrer no momento de desespero.



Raquel
em

Olá Drª.
fazendo pesquisas sobre sindrome urologica felina para ajudar minha irmã, encontrei seu blog e então, resolvi pedir uma opinião/sugestão. Minha irmã cuida de 12 gatos de rua, na pq cidade em q mora. Como saõ muitos ela trata com ração chamada popular. Até há poucos dias, nenhum dos gatinhos apresentavam problemas de saude, ate´q ela notou q duas gatinhas estavam arrastando a vagina no chão. Ela deduziu q estiveseem com dificuldadesde urinar, isto coincidiu com uma troca de ração. O vet q cuida dos nossos animais recomendou a ração royal canin renal, por um periodo.mesmo com dificuldades ela comprou a ração e fez o tratamento. AS gatinhas ficaram bem e ela voltou com a ração habitual. Mas ela teve q fazer nova troca de ração, pq a cidade n tem a ração , ela teve q dar outra na emergencia. Então as gatinhas voltaram a ter o mesmo comportamento. Minha irmã então, deu um antibiótico que receitaram (n me lembro quem). E, as gatinhas melhoraram. Agora, ela voltou para a ração habitual, e nos dois primeiros dias, uma das gatinhas voltou a arrastar a vagina no chão. Hoje, 5° dia de retorno da ração habitual, a gatinha urinou bem, com jatinhos para o alto e td. O vet ate passou para ela uma receita caseira para sindrome urologica felina, mas estamos sem saber o q realmente elas tem (ja q os sintomas aparecem e somem coincidindo com a mudança de ração. Como os gatinhos moram numa cidade um pouco distante de onde o vet tem a clinica, estamos com dificuldades de realizar exames. Agora q a gatinha voltou a urinar normalmente minha irmã n sabe se segue a dieta ou aguarda mais um pouco para ver o comportamento urinario delas. Portanto, acho q sua orientação poderá nos ajudar. Os primeiros sintomas ela observou em meados de dezembro.
Agradeço muito a atenção,
Raquel



Alexandre
em

Olá Dra. Synara,

Tenho duas gatinhas Siamesas, a Nina e a Nana. Ambas estão com 9 anos de idade, mas não são irmãs. Ocorre que, a Nina sempre expeliu muitos pelos. Quando eu comentava com o veterinário que apenas aplicava vacinas anuais nelas, ele dizia que aquilo era normal, etc. Porém,acerca de mês para cá, venho notando um aumento considerável nos vômitos dela. Isso me levou a questionar com o veterinário se não seria prudente fazer-se um exame sanguíneo para eliminar quaisquer dúvidas, dem, de imediato ele me respondeu: É, seria bom sim, pois, recentemente eu perdi 4 gatos com problemas renais. Então, ele colheu o sangue da Nina pela Jugular e mandou para o laboratório, hoje ele me ligou para um conversa e comentar o resultado do exame. Pois bem, a Nina está com uma taxa de creatinina 2,3e a Uréia 131,3, o que representa uma gavidade. Pergunto Dra. A medicina veterinária tem meios de retabelecer a saúde da minha melhor amiga e companheira? Estou muito triste com a situação. Amanhã mesmo já marquei com uma veterinária de mais renome para uma consulta e o devido tratamento. Abraços. Espero sua resposta, ou pelo menos, o seu consolo. Muito Obrigado, Alexandre, JFora/MG



William Baptista
em

Olá Dra, Gostaria de pedir um favor. Se vc puder me dar uma dica doque fazer. Derrepente minha gata FRODO ficou com a boca amarela, os olhos estão diferentes e a alguns dias ela está sem comer direito, e muito magra. Tenho que dar Ração separado pra ele, ela come um pouco e para. Eu tenho que passar a comida perto do nariz dela, ou deixar a ração e agua perto dela para ela se alimentar, pois parece que ela nao tem vontade. pelo que já li, ela pode estar com hepatite. Mas no momento, por problemas financeiros não posso levar ela ao veterinário. A Dra. pode me dar uma dica sobre oque posso fazer enquanto nao posso levar ela ao veterinário? Faço ela beber soro? Infelizmente nao possso ajudar ela,,,oque posso fazer? Obrigado, William.



Micheli
em

Boa tarde

Estou escrevendo, pois meu cachorrinho esta doente, levei ele ao veterinario e após um hemograma foi constatado a doença do carrapato.

O veterinario passou alguns medicamentos, entre eles são doxy suspensão, predinisona e hemolitan, gostaria de saber se esses medicamentos são mais indicados para este tipo de doença e qual é o prazo para apresentar melhoras após o inicio do tratamento??

Muito Obrigada!
Micheli



maria
em

Maravilhosa a sua explicação sobre Hepatite. A minha gatinha tem 13 anos e estou cuidando dela com soro caseiro e batata cozida com carne batida no liquidificar com aveia.Será que ela tem chance de viver?



Marcos Benites
em

Querida irmã,Dra.Fé Na Vida

Quanto amor tú doas,por trás das tuas palavras técnicas e do teu precioso tempo.
Um abraço enorme e terno.



Filipe
em

olá dr.a Synara. Boa Noite, agora são 2:43 da madrugada, estava pesquisando a respeito de hepatite em gatos na internet e encontrei o seu blog. Espero ansioso que possa me ajudar também, como já li em vários comentarios sua ajuda. Pra começar, já levei minha gata em 2 casas de animais onde tem pessoas que entendem um pouco de doenças em cães e gatos,não pude levar a um veterinário pois as condições financeiras no momento não estão favoráveis. Nos dois locais, foi diagnosticado hepatite, pois a KATE, nome da minha gata, apresenta exatamente os mesmos sintomas que o gato PUNK em sua descrição inicial no blog, não come e não bebe nada, olhos,orelhas,mucosas,amareladas, urina bem amarelada,ansia de vômito e outros…
Acabei de apalpa-la para ver se localizava alguma “bola” perto do figado ou sinais de dores, e negativo, nada de nódulo ou dores. Ela já esta com esse quadro,(sem comer) a aproximadamente 1 mês, sendo que nas 2 primeiras semanas não estava amarelada. Sem saber o que fazer, comecei a alimenta-la com soro caseiro, leite e ração dissolvida em água pela siringa, e ela praticamente vomitava tudo. Onde eu a levei, foram recomendados 2 coisas, primeiro um chá caseiro chamado( chá de picão ),que age diretamente na recuperação do figado e que estou dando para ela beber pela siringa a 2 dias e fez parar o vômito, e o outro é um remédio chamado AMPICILINA, que não consegui encontrar, pois dizem que é bem antigo.

Minha dúvida é: eu posso continuar dando esse chá, que aparentemente deu um pouco de resultado, pois o vômito parou, e esse remédio é de seu conhecimento ? posso da-lo junto com o chá ?

posso continuar dando para ela soro caseiro, leite e ração dissolvida em água pela siringa, ou algum desses pode prejudicar, ou posso dar algo melhor do que isso ?

Uma outra duvida, ela pode transmitir essa doença para mim ?

Alguns do comportamento dela antes de ficar assim eram os mesmos do gato PUNK, matar alguns bixinhos, insetos, as vezes até camundongos, pois em um terrendo vazio do lado da minha casa onde tem folhagens e provavelmente fezes e urina de ratos.

Desde já agradeço muito se puder me ajudar, sei que é um pouco complicado falar ou dar um parecer só de ler o que eu e tantas outras pessoas escreveram, mas o que me levou a isso, foi perceber em suas palavras e comentarios o seu lindo trabalho, de ajudar as pessoas que amam seus animais e não os querem perder.

Obrigado pela atenção e desculpe-me tomar o seu tempo.



Fernanda.
em

O Bob, estava com lipidose, infecçao urinaria, nao come sozinho e rejeita tudo que nos oferecemos. Agora desses problemas esta melhorando menos em relaçao a comida.
Na ultima ultra revelou um aumento no ducto biliar com o agravamento de uma “infecçao” na vesicula e no figado o que nos podemos fazer para reverter este quadro?
Muito obrigada pela atençao.
(Se for possivel enviar a resposta para o meu e-mail eu agradeço).
QUE TENHAM UMA OTIMA SEMANA.



Livia
em

Olá Dra.
Primeiro parabéns por esse site, ler todas essas experiências é muito bom e saber que existem pessoas como você, capazes de compartilhar com quem é leigo no assunto, mas apaixonado por seus bichos, sua sabedoria, é um alento.
Estava pesquisando coisas sobre disfunção hepática e cheguei aqui. Bem, meu gatinho, Fofo, começou a ficar prostrado há umas duas semanas, comendo menos e bem amarelado. Levei ao Vet, onde ele constatou o estado ictérico e permaneceu no soro porque estava um pouco desidratado e fez exame de sangue. Não aparentou sentir dores quando apalpado e o Vet não mencionou qualquer aumento dos órgãos sensíeis à apalpação. O exame de sangue está bastante alterado em relação às funções hepáticas, mas os rins estão normais, hemograma normal, sem infecções. O vet prescreveu ranitidina, ursacol, legalon e cetox, pois eu disse que ele andou comendo umas lgartixas e mariposas e ele suspeitou de verme. Não sei precisar sua idade pois o peguei na rua já grande, mas estimativas sugerem cerca de 9 anos. Eu tenho mais 3 gatos em casa, que estão bem e ele, apesar de apático e de ficar deitado a maior parte do tempo, se estimulado ainda brinca comigo querendo pegar meu cabelo ou minha mão. Vejo que ele está caidinho, porque ele é muito ativo. Comia até pedra e agora cheira a comida, até parece interessado, lambe de vez em quando, mas não come. Estou tentando forçá-lo pois sei que se ele ficar sem comer seu fígado ficará ainda mais sobrecarregado, mas tenho medo de estressá-lo por causa da comida e de todos os remédios. O mais fácil para dar e que ele aceita melhor é carne crua, mas tenho medo de dar tanta proteína. O que devo fazer? Existe alguma comida que seja mais aprorpiada para ele neste momento? Ração ele nem chega perto. Só consigo dar carne ou sopinha de legumes. A Sra. acha que ele vai ficar bom? Existe algum outro exame que eu deva fazer? Obrigada pela atenção emais uma vez parabéns pelo site! Um abraço, Livia



José Stroessner
em

Olá Dra. Synara
O seu blog está sendo de muita importancia para mim, obrigado por essa boa vontade tão rara nos dias atuais.
Estou com uma dúvida sobre a prescrição que o veterinário passou ao meu gato que está com hepatite. Ele tem 3 anos de idade e meio e estava apresentando pouco apetite e boca amarelada (antes de saber do que se tratava), comecei a dar um polivitaminico por conta própria e ele apresentou melhora, parei e ele piorou! Então o levei ao veterinário e apenas ao olhar ele disse que era Hepatite e que dificilmente ele viveria por ele já está todo com Ictericia, pedi a ele que fizesse algo e o máximo que o mesmo fez foi: Plasil na veia para ele mais vomitar e depois soro. Passou as seguintes medicações:UM antixotico e lipotrótico SM 3 vezes ao dia;Complexo B em xarope;Plasil 2 vezes ao dia para ele segurar a comida; que tomasse água de coco, eu perguntei se poderia ser soro e ele disse que sim. Mas o pior foi passou ERITROMICINA 2ml, 2 vezes ao dia por 7 dias, mas quando eu li a Bula na contra-idicação está escrito: “Deve ser evitada a prescrição de eritromicina a pacientes com doença hepática preexistente. Em caso de colite pseudomembranosa, cuja intensidade pode variar de leve a grave, o tratamento deverá ser suspenso de imediato. Podem aparecer valores anormais da função hepática, eosinofilia periférica e leucocitose; também nestes casos o tratamento deverá ser suspenso.”

Agora doutora o que a senhora recomendaria? Estou tão deseperado!

Agradeço desde já sua atenção.
um grande abraço e vc seja sempre feliz!



sylvio de oliveira
em

Ola, Dra.
Há 10 dias minha gata de 9 anos apresenta os sintomas descritos pela senhora, além de não ter evacuado nenhuma vez nesses 10 dias.
a veterinaria receitou prednisona, amoxilina, metonidazol e keftron, que ela vem tomando ha 3 dias, sem nenhuma melhora. Nao come, tenho alimentado com seringa (a comida AD) e estou preocupado se os medicamentos estao corretos ou se devo fazer mais alguma coisa.
grato
sylvio



Rivia Bonadia
em

Olá doutora! Tenho uma gatinha de 13 anos de idade que de repente parou de comer e ficou amarelada. Levei ao vet e o exame de sangue deu hepatite. O vet receitou Silimalon (1/2 cp 1xdia), Cobactin (1/4 cp 1xdia) e Kanakion(1/2 ml por via subc 1xsemana). Comecei a tratá-la dia 22/06 e hoje é 03/07 , levei-a ao vet e ele disse que não há mais nada a fazer, apenas lhe proporcionar um “resto” de vida digno, continuando com a medicação e forçando-a a alimentar-se. Doutora, não há mesmo cura para hepatite? Estou muito triste, porque eu tenho mais 2 gatos com a mesma idade que estão bem. Ela era gordinha, agora está bem magrinha e está muito difícil alimentá-la, ela come um pouquinho e só quer ração úmida, mesmo assim, enjoa logo e já estou sem opções de sabores. Situação muito triste.



Nicoly
em

Dra Synara!
Moro em Vitória-ES e a gatinha da minha irmã está mto doente. Sinto que os profissionais da área estão muito despreparados para trata-la, por isso vim até aqui pedir a sua ajuda, pois me parece que a Sra entende sobre o assunt.
A gata foi fazer uma cirurgia para castração, teve complicações na cirurgia, como hemorragia. A médica teve que retirar os pontos para tentar conter o sangramento e suturou novamente. Após esta cirurgia a gata não come mais, está a base de soro, pois nem agua ela bebe mais sem que vomite logo depois, até o cheiro do Éter para trocar o esparadrapo faz com que ela vomite. Vômito amarelinho, com uma espuma semelhante a clara em neve. Após vários exames de sangue, negativos para Hepatite e para outras coisas mais, foi diagnisticado uma Colangio-hepatite nela através de uma ultra-som. Bom, levamos a gata hoje para uma clínica especializada em gatos, e a médica aplicou um medicamento diferente para faze-la parar de vomitar, mas como de costume..ela já vomitou! Como eu já havia dito, senti um despreparo desta profissional e espero contar com vc para me dar uma luz, abrir o caminho para que encontremos uma cura para esse bichinho! Muito obrigada!



Renata
em

Ola Dra Synara, andei lendo seus depoimentos e estou com um problema parecido, mas com medo de estar utilizando a medicação errada, e depois ser tarde demais. a 3 semanas atras venho tratando do meu gatinho SRD, 5 anos, macho castrado, moramos em uma casa e ele tem acesso ao quintal sempre. ele perdeu o apetite, perdeu mais de 2 kg, vomitava muito, fiz um hemograma onde estava tudo normal, mas a FA 250,00 U.I/l, TGO 119,00, TGP 327,00, albumina 3,60 g/dl e bilirrubina 3,60mg/dl alteradas, entrei com benzetacil 1 ml a cda 48h, mercepton 2 ml a cada 24 h, ele teve uma melhora voltou a se alimentar.. mas depois de uma semana teve uma recaida,hj esta apatico, nao tem apetite, e estou administrando soro com freguencia. queria saber qual o melhor tratamento.. desde ja agradeço muito.
obrigada!



Haydee
em

Tenho um problema com minha gatinha de 1ano e 1mês ela vai ao vet desde os dois meses e quando completou 3meses começaram os problemas dela, vomitava constantemente e diarréias que surgião do nada.
Ela é uma persa Red linda e fofa muito meiga.
Faz apenas 3meses que estou fazendo um tratamento intensivo com corticóides ela melhorou mais os ultimos exames constam gatrite e linfônodos que não regridem apesar do tratamento ser feito a risca.Levo ela desde pequena em um veterinário que acho muito sério, ele me encaminhou para USP onde faço o tratamento e os exames.
Os vet da USP não sabem o que ela tem acham que é doença intestinal inflamatória e agora eles querem fazer uma biópsia do estômago e intestino.
Estou em dúvida por que agora que ela voltou a brincar e comer e que está bem melhor querem fazer essa cirurgia.Tenho muito medo de perder minha melzinha do coração.



Adriana
em

Ola..Tive uma gatinha persa de 4 anos q morreu com a colangite..Ela caiu de uma hora para outra. Foi internada em uma clinica que não souberam descobrir o q ela tinha, mandaram para casa pois não tinha mais nada para fazer.
Neste meio tempo descobri aqui em porto Alegre uma clinica que tem uma veterinaria especializada em gatos.
Ela comseguiu fazer o diagnostico em 8 dias.
Ela deu uma sobrevida de 1 ano, mas viveu mais 3 com muito amor e cuidado. Infelizmente morreu pois esta doença não tem cura,teve que ser feito eutanasia.
Fiquei com um filhote dela que descobri depois estar com a mesma doença.Só que a veterinaria descobriu bem mais cedo! Espero poder ajuda-lo melhor pois com tudo que passei com a minha gatinha ja estou bem mais por dentro desta doença..Acredito poder ajudar mais o filhote dela que agora tem 3 anos e o tratamento ja começou a ser feito.Esta doença é hereditaria? Agradeço encontrar este site com pessoas interessadas no mesmo problema que passei e estou passando novmente com meus gatos
Obrigado Dra.



Claudia
em

Meu gato persa tem 11 anos (3kg), recebeu o diagnostico de colangio-hepatite (biopsia hepatica). Foi prescrito para ele interferon 1ml/dia, legalon 1ml/dia, amoxacilina250/5ml =0,6ml 12/12hs e metronidazol 40mg/ml= 0,9ml de 12/12. ele não come nada, já tentei de tudo…sera que pode ser do interferon e do legalon, ele está cada dia mais caido…o que a dra acha? A dose do antibiotico sera que esta certa? O que posso dar para ele comer, as vezes ele aceita recovery Aguardo sua resposta, desde já agradeço. abraços Claudia



Cristiane
em

Olá Doutora!
Estou desesperada…
Minha gata está muito mal… Ela tem oito anos e não é castrada (toma anticoncepcional). No sábado ela vomitou, achamos que comeu uma lagartixa pequena. No domingo vomitou novamente e começou a ter diarréia e la também se rola no chão e anda agachada. Na segunda levamos no veterinário que deu injeção antitóxica e vitaminas e disse que ela estava com um pouco de febre. Na terça à noite ela começou a ter um comportamento muito agressivo. Ficamos assustadas! Já levamos mais dois veterinários que falam que ela não tem nada?! Minha mãe ficou tão assustada com o seu comportamento que não quer mais ficar com ela, quer sacrificá-la. Estou desesperada! O que ela tem? Tem tratamento? Obrigada! Cristiane



Zuleides
em

Dra. Synara
Tenho um poodle que se chama Bethoven, de 10 anos, outro dia vi que ele tava fazendo xixi com sangue, levei-o ao veterinário e ele suspeitou ser pedra na bexiga, recomendou (como já era quase 18 h) que voltasse no outro dia para fazer ultra-som, mas de antemão receitou um antibiótico Dicural, a partir dai, me falou da possibilidade e preços (ultra-som, exames pré-cirurgicos, cirurgia, etc., valor da nova ração), estamo smuito preocupados com nosso caozinho, uma vez que não puidemos realizar nenhum exame, vistop que não poderemos pagar a cirurgia, por favor, me indique algum tipo de tratamento, medicação, alimnetação, qualquer coisa que posso fazer para manter meu cãozinho vivo e saudável, sei que é pedir demais, mas so tenho a voce para recorrer. Me desculpe. Ah!posso dar chá de rebenta pedra e colocar água na ração para que assim ele ingira mais água. Não sei o que fazer, me ajude. Desde já muito grata.



VIVIANE
em

Minha gata está com os olhos, orelhas, nariz e boca amarela, os olhos dela eram azuiz e tbm ficaram amarelos…Noto que ela perdeu peso, mais esta com a barriga enorme… estou assustada… e gostaria da tua opinião, sobre oq pode estar acontecendo com ela, ela tem 8 meses… aguardo ansiosamente tua resposta.. obrigada… tenha um bom dia…



VIVIANE
em

… azuis.. corrigindo



Teresa
em

Boa tarde,

tenho um gato de 12 anos, deixou de comer, tinha vómitos esporádicos, começou a esconder-se e perdeu imenso peso.
Levei-o ao veterinário, tinha níveis de bilirrubinas muito altos, ficou internado e foi diagnosticado Haemobartonella e colangio-hepatite. Começou por comer, tendo alta com a seguinte medicação: denosyl, ronaxan, uma capsula que tem que se diuluir e que dá para cinco dias.
Voltou a perder apetite, voltou a ficar ectérico, e comçou a vomitar mais do antes, sendo que a alimentação é forçada.
Agora está a fazer soro subcutâneo.
Isto já dura há meses, estou a pensar em eutanasiar o gato, porque me custa ver tanto sofrimento.
Devo continuar a insistir no tratamento?

obrigada.



marcia nett
em

Dra. Synara, encontrei no seu site um pouco m
de esperança minha cachorra Hasky Manon tem 11 anos e apresenta na eco um volume no figado e hoje encontra-se com ictericia não sabemos a origem o vet esta tratando com legalon e homeopatia mas não há resultados e cada dia ela esta abatida, não come e mal consegue caminhar. Só choro de tristeza, que faço? Obrigada pela atenção.



lybia palermo
em

Olá Doutora. Boa noite! Acabo de receber o diagnóstico de colangeohepatite. meu gato é um persa, não sei se é puro ou não , sei que é lindo. Ele tem doze anos e meio.Fez exames de sangue uma ultrasonografia abdominal. Os resultados respectivamente são:
Eritograma:
eitrócitos(x106/Micro Litro) 8,00
hemoglobina(g/dl) 14,00
hematócrito(%)43
VGM(fL)53,80
CHGM% 32,60
Metarrubricitos 0

Leucograma
Leucometria global/ Micro Litro
Resultado 8800
basófilos val rel 0
eosinófilos 5
mielócitos 0
metamielócitos 0
neutrófilos bastonetes 0
neutrófilos segmentados 77
linfócitos 17
monócitos 1

Proteína plasmática Total (g/dL) 7,0

Bioquímico
material: soro
Uréia (mg/dL) 61,00
Creatinina (mg/dL) 1,40
ALT (TGP) (Ul/L) 131
Fosfatase Alcalina (Ul/L) 41

Quanto à ultra: Abdome e Pelve

Fígado ligeiramente aumentado de volume, com contornos lisos. Parênquima hepático homogêneo, com ecogenicidade aumentada, difusa. Possível hepatopatia? (pergunta do laudo)
Ausência de sinais de dilatação das vias biliares intra hepáticas.
Vesícula biliar de dimensões normais, com paredes de espessura preservada.
presença de ligeira dilatação do duto biliar comum até a região da papila duodenal.Estômago apresentou parede espessada e menos ecogênica na região do antro/piloro.Possível alteração inflamatória.
Alças intestinais com gases, sem alterações perceptíveis.
baço sem alterações morfológicas ou de textura sonográfica.
rim esquerdo mediu em torno de 4,8 cm de compr e o direito 4,6cm. Apresentaram ecogenicidade cortical ligeiramente aumentada e definição córtico medular preservada. Não há evidência de dilatação pielocaliciana.
Bexiga com paredes regulares e de espessura normal, sem sinais de urolitíase.
Nã foi observado linfadenomegalia nem massa expansiva na cavidade abdominal.

obs ele foi castrado em fevereiro/ 2009, ainda não tem nem um ano. Teve perda de peso, que percebo há meses, passou a ser muito seletivo pra comer, era mito guloso e queria tudo.passou a comer a ração Renal da minha gatinha que tem outro problema.não aceitava a dele.Royal 34 intense hairball. Na verdade vinha tentando que se adaptasse a outra e parei na exigent.Como voltou a comer a dele não insisti.Ele está tomando a prednisona de 20 da seguinte maneira: 1/2 compr. uma vez ao dia, por três dia, hj é o segundo, depois passará a tomar 1/4 do compr, uma vez dia também por três dias e depis uma medicação manipulada q não lembro o nome. Acho que vai tomar por certo tempo. Também está tomando Famox porque detectaram uma gastrite.Hoje não percebi melhora alguma. Não está muito interessado na ração indicada: hipoalergênica tbm royal canin, mas até que comeu.não fez fezes e urinou, que eu visse uma só vez.de mnhã. Mas havia pipi, que parece dele.
Obrigada pela atenção. Aguardo ansiosa uma ajuda uma palavra.
Gostei muito de sua ajuda virtual, exatamente p o queeu pesquisava.
Lybia



claudia daniel
em

oi doutoura,gostaria de poder contar com sua ajuda,tenho uma gatinha persa de nove meses,ela nasceu com uma pelicula sobre um dos olhos,isso deixa o olho mais fosco,fico preocupada nao sei se com o tempo isso pode vir a piorar,e se transformar numa ulcera,gostaria de saber se existe um tratamento que possa fazer essa pelicula sumir,se possivel me oriente no que fazer,aqui onde moro nao existe quase recursos,os poucos vet que tem ,nao sao tao qualificados nessa area,obrigada.



Romero
em

Bom dia, Dra. Synara.
Descobri sua página enquanto estava procurando mais informações pela internet a respeito do problema de minha gatinha. A Milady tem 11 ou 12 anos, não sei ao certo, mas já está há 9 anos comigo. É tudo bem recente. Gostaria ao menos de compartilhar isso, mas qualquer opinião será extremamente bem-vinda.
Milady começou a emagrecer aos poucos, mas realmente não me preocupei porque ela continuava brincando muito com meu outro gato, que tem 5 anos, e se alimentava normalmente. Vi que ultimamente ela não estava comendo, e na última escovação dos pêlos é que notei que estava bem magra, ictérica e fraca. No mesmo dia, levei-a à veterinária que já a conhece. A grande suspeita é de hepatite; ela também mencionou lididose hepática (não sei se lipidose é uma manifestação de hepatite). Ainda colheremos material para exame.
Tenho alimentado Milady por seringa 4 ou 5 vezes ao dia com um patê terapêutico misturado com água morna, e isso ela tem aceitado com facilidade. A medicação é que é um pouco mais difícil, já que em outras ocasiões ela nunca aceitou bem e fica babando muito, mas estamos lutando. São vitaminas em comprimido, mais Hemolitan e Amoxicilina. Já fui advertido de que o prognóstico pode não ser nada bom.
São nove anos cuidando de um animal que depois adoece gravemente, então isso está me deixando extremamente preocupado. Obrigado pelo espaço.



paulo alexandre constatino
em

o meu gatianho amorzinho esta muito amarelado,sem apetite,tem emagrecido.
o vet. me disse que as substancias q estao aumentadas (cerca de 10x)constatão hepatite.
ele fez um ultra som e figado esta mole!
queria saber qual seria o risco de vida!
o gato tem 11 anos!



Nelma Rodrigues
em

Dra.
Meu gato Spider tem 3 anos, sempre foi muito esperto e é o único de casa que sai à noite (por não ser castrado) ontem notei que está ictérico, apresenta falta de apetite e emagreceu muito, mas ainda está bem esperto…ainda não o levei no veterinário mas já percebi que é algo grave pelos relatos que vi aqui…tem algum tratamento alternativo que possa fazer até levá-lo ao médico (tenho aqui em casa prednisona, soro fisiológico e amoxicilina)
Abraços



Nelma Rodrigues
em

Também gostaria de saber se essa doença é transmitida para seres humanos…

Abraços



LETICIA
em

Oi Dra Synara, sou sua clega de profissão e estou me vendo com um caso do qual nunca tratei. Gostaria de pedir uma ajuda, pois vi que sua esperiência é muito maior que a minha. eSTOU COM UM CASO DE UM FELINO MACHO DE UM ANO E MEIO QUE CHEGOU AO CONSULTORIO APRESENTANDO ANOREXIA , ICTERICIA E APATIA. Realizei hemograma ao qual ele apresentou leve anemia normocítica normocrôonica, leucopenia e linpenia, junto com plasma ícterico, ecografia só demonstrou aumento da ecogenicidade e tamanho do figado, glicose e fosfatase alcalina dentro do normal, alt e ast aumentadas , plaquetas tambem dentro do normal.Cheguei a conclusão de uma hepatite viral, mas não encontro literatura sobre e isso e agora 2 outros gatos da casa estao com mesmos sintomas. Os gatos nunca saiam de dentro de casa e eram alimentados com Iams , a proprietaria trocou para persian da Rooyal canin onde o primeiro gato nao aceitou e três dias apos começaram os sintomas. Grata de sua ajuda Leticia POrto Alegre -RS



Synara
em

Ola Paulo Alexandre. Teu gato pode estar numa situação delicada, talvez; pelo que descreves. Em animais idosos tudo fica mais “complicado”. Dizer se ele pode morrer por essa situação não tenho como me posicionar, certo?
Obrigada pela participação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Neuma. Dificil apenas com esses sintomas definir uma terapêutica para teu gato, mas deves procurar um Veterinário, sim. Ictericia e emagreciemnto tens que ficar alerta para possibilidade de Hemobartonella e/ou alguma virose felina, já que esse gato perambula e não é castrado, estando sob maior situação de riscos para adquirir esses microorganimos de outros gatos onde, sem dúvida, há brigas e arranhões. Isso é do comportamento natural do gato. Amoxilina vai ajudar incialmente, se quiseres dar; mas corticoide deves ter mais cuidado. OK? Não são passiveis esses quadros nos gatos de transmissão ao ser humano, não; conforme tua pergunta.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Leticia. Tens que pensar bem para chegar a o que causou, pois os 3 gatos da casa estão apresentando o mesmo sintoma. Envolve gato jovem, podemos pensar em colangio hepatite, se fosse somente ele. O que me intriga é que é em sequencia, de um gato e lgo após os outros dois da casa. Um bom histórico clinico é fundamental, de ambiente, alimentos, possibilidade algo tóxico pela casa – o que é mais dificl, pelo menos por via oral, pois os gatos são bem seletivos e cuidadosos para gosto e cheiro – Viral?? Podemos até estar com algum cruzamento de sintomas e manisfestação de algum virus, pois esses Persa e outras raças, vindo de gatis são “poços de viroses”; e quando se debilitam por outras causas “estoura” uma virose junto; mas a hepatite viral primária não existe nos felinos, pode ser secundária a muitas viroses. Tens que ver se são castrados, se há briga entre eles e unhadas pois pode passar hemobartonella por essa via ( ativar)pois muitos são portadores assintomáticos. Me chama a atenção no teu relato é o fato de troca de ração e logo após, sintomas. E todos os gatos apresentam algum tipo de sintoma; sendo que um deles apresenta enzimas hepáticas elevadas ( embora não relatas os valores aqui)e hepatomegalia. Parece hepatite aguda! A anemia não vejo maiores preocupações pelo que relatas; muitas vezes nem é uma anemia, depende muito da quantidade de sangue que há no frasco para não haver hemodiluição. Tem ictericia , pois acusa no plasma, portanto, temos hiperbilirrunemia q



Synara
em

SEGUINDOO TEXTO AQUI O TEXTO LETICIA (deu pane no meu pc) : compativel com quadro AGUDO seja por hemólise ou hepatopatia. Hemólise me parece não haver pela anemia branda e uma eco com esses resultados de aumento hepático tende mais a dano localizado ( inflamatório). Com isso, em tese, já podemos descartar a Hemobartonella.
Vou te sugerir algo interessante de fazer: Como há história de troca de ração e sintomas logo em seguida, pede uma análise toxicológica da ração, anota bem a partida do pacote e envia para exame ( Laborvet ai de Poa acho que faz esse exame)para AFLATOXINA, muitas vezes presente no milho que as empresas compram para fazer rações; é um fungo com grande poder de toxicidade hepática. Quanto a manter esses animais bem, te recomendo usar corticóide que não faça metabolização hepática ( não é a prednisona – meticorten – atenção!)e antibiótico para proteger esse sistema hepático debilitado e inflamado. E alimentação forçada com alimento com proteina de alto valor biológico. Tens que te atentar para esses gatos não pararem de comer por muitos dias, gato quando fica anorexico, pode ter deficiências nutricionais especiais que comprometem todo o organismo – ai tem que sondar. Deixei um bom caminho de luz para raciocinar e ir atrás. Tudo contigo. Depois me dê noticias dos teus pacientes.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Leticia
em

Obrigada Dra Sinara pela orirntação, agora ja estamos com cinco gatos com mesmos sintomas e xames clinicos, vou solicitar a proprietaria a analise da ração. Não pude usar seu protolo pois eles apresentavam alta leucopeni e linfopenia, ao qual a corticoperapia ao meu ver agravaria o quadro. Quanto a brigas que me perguntas-te, não ocorrem, eles são todos gatos sem srd , não provinente de gatis. O primeiro animal “Alemão” após antiboticoperatia, alimentação forçada com A/D da Hills, soroterapia e interferon diariamente ja voltou a se alimentar sozinho , isto apos 20 dias de tratamento, os demais tambem estão evoluindo bem.Obrigada pela atenção. Leticia



Synara
em

Ola Leticia. Te sugiro ler com um foco mais preciso sobre corticoterapia em felinos. Há boas literaturas sobre isso. Eles sofrem bem menos consequências imunosupressivas do que os cães. Cada protocolo com corticóide tem suas particularidades, há casos que seu uso , mesmo frente a leucopenia e linfopenia, são bem favoráveis quando bem monitorados. Outro fator é que tu deves sempre dar mais atenção aos sintomas clinicos e ao estado geral dos animais do que aos parâmetros laboratoriais. Não esqueça que os felinos fazem quadros de baixa na série branca por estresse. A coleta de sangue tem muitas particularidades que podem nos dar quadros hematológicos alterados sem haver, em tese, real alteração. Outra coisa que me chama a atenção, é o porquê desse tua cliente ter usado (trocado) ração para gatos persas se todos eram SRD. Tomara que não tenha sido venda induzida; por que ai, sim, falta seriedade de quem a orientou para tal uso; o lucro farto, como chamo, dentro do “mundo pet”. Leve todas essas observações que te faço como uma verdadeira ajuda para que tu possas ter mais estimulo para estudar e praticar bem a Medicina Veterinária.
Sinta-se sempre à vontade para discutir e dividir conhecimento comigo.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Elton
em

Olá Dra. tenho um gato mestiço angorá que se dhama Dudu, de 2 anos e meio com quadro clinico exatamente iguais aos relatados de colangio hepatite, levei-o ao veterinário hoje que solicitou exames de sangue, aplicou duas injeções e pediu para oferecer uma sopa de legumes e peixe batido no liquidificador e leite condençado pela seringa já que ele não come nada, o exame fica pronto amanhã só após o exame que ele vai passar as medicações. Estou preocupado pois dudo que eu ofereço, ele vomita.O Vet. não me deu muitas esperanças. O que vc acha? Será que meu fiel amiguinho sai dessa?



rosana
em

ola dra o gato da minha irma o josé está péssimo o q podemos fazer ja q seu diagnostico foi hepatite nos ajude nos de uma palavra pois ele esta muito mole,anorexo e com os olhos parados.estamos muito tristes



Synara
em

Ola Elton. Tomara que se sai bem teu gato, sim.
Obrigada pela participação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Elton. Tomara que se saia bem teu gato, sim.
Obrigada pela participação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Rosana. Teu gato deve estar desidratado, com desvios metabólicos consideráveis pelo dano no figado, se foi diagnosticado com hepatite. Legal era levar para um Veterinário agir logo; hidratação bem monitorada e correçoões dessas alterações bioquimicas. Assim, de “receitar” algo fica dificil para mim, e nesse teu caso que dica posso dar?? Pode ser grau até mesmo de eutanásia o estadoo dele…Realmente, não sei por onde começar a te ajudar a ajudar teu gato. Vai num Veterinário urgente, nem que seja para dizer se esse gato esta “morrendo à mingua” pelos danos todos que apresenta no figado ou em outro órgão, como os rins.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Romero
em

Boa tarde, Dra. Synara. Em dezembro, comentei sobre a doença de minha gatinha siamesa, a Milady, que tinha 11 ou 12 anos, e que estava comigo há 9 anos.

Gostaria inicialmente de agradecer a você por manter vivo este espaço de informação. Li todo o seu artigo e depois daquele dia, li todos os seus comentários para as dúvidas de outros internautas. Principalmente através daqui e pesquisando em seguida também em outros sites, entendi muito mais o que estava acontecendo com a Milady.

Infelizmente, o problema hepático que ela desenvolveu era degenerativo e a idade tornou tudo delicado. Enquanto pude, cuidei dela em casa com alimentação e medicamentos para ela não enfrentar o estresse do isolamento na clínica e não afastá-la de mim e do Nicolau, meu outro gato que sempre lhe fez companhia. Enquanto conseguiu, ela se manteve em contato ativo com o ambiente, mesmo muito fraca e praticamente sem se locomover. Mas após quase dois meses do início do tratamento, ela contraiu pneumonia por aspiração, passou a rejeitar a alimentação e tive que interná-la. Foram exatamente dois meses desde a primeira consulta até o dia em que Milady faleceu.

Mais uma vez, sou grato por este espaço que é, acima de tudo, de informação.



gislaine
em

Olá Dra.
Tenho um gato persa de 5 meses estou com ele a 10 dias desde q chegou notei diaréia q aumentou durante os dias,notei um desanimo nele,após as fezes dele terem sangue no meio,dei vermifogo e o veterinário passou IBATRIM 5 gotas após o remedio a boca dele comecou a espumar e ficou mole levei um grande susto a resposta do veterinario foi que o remédio é muito forte,nao sei o que fazer,aguardo por favor sua resposta pois pelo o que vi é uma excelente profissional.Obrigada!



Márcia Tamura Rodrigues
em

Olá Dra.Synara!
Graças a Deus enconteri seu site.

Espero estar fazendo todo o procedimento correto com minha gata Luna uma persa de 5 anos.
Tudo começou a um mês mais ou menos quando percebi que ela estava pingando em alguns lugares do nosso apartamento gotas de sangue.Chegava a manchar o meu lençol da minha cama, onde a mesma dorme nos pés do meu marido.
O carpete de madeira e o piso da cozinha, imediatamente levei ela em sua veterinária e a mesma pediu vários exames, urina,ultrasom, raio-x todos que a senhora possa imaginar e conhece muito bem.
Então saiu os resultados ela está com o rim esquerdo totalmente coberto por cistos medindo cada um 2cm e o direito já está com mais cinco cistos também bem avançados.
Começamos o tratamento trocando sua ração de persa da Royal Canin adulto para Royal Canis Renal ela no começo até aceitou mas agora não come de jeito nenhum.
Ficou internada dois dias tomando soro 48 horas e nada da uréia abaixar em dois meses de 60,0 mg/dl subiu para 147,5 mg/dl devido aos cistos acredito.
Ela começou o tratamento com comprimidos 1/4 durante 13 dias de Capilarema comprimido e durante 10 dias Redoxon gotas uma vez por dia 3 gotas em 13/02/2010.
Como ela não aceita via oral nenhum tipo de medicamento por ser muito sensível começou com ranitidina no soro sub-cutanea.
Graças a Deus ela não está cpm diabetes,anemia o que está preocupando sua veterinária, eu e meu marido é sua Uréia alta, Creatinina vou passar seus resultados.

Em 20/01/2010- URÉIA: 60,0 mg/dl
” ” CREATININA: 2,0 mg/dl

Em 09/03/2010- ALT(TGP): 37 U.I./L
” ” – FOSFATASE ALCALINA:33 U.I./L
” ” – URÉIA: 147,5 mg/dl
” ” – CREATININA: 6,1 mg/dl
” ” – FÓSFORO: 3,10 mg/dl

Em 16/03/2010 – URÉIA: 156,9 mg/dl
” ” – CREATININA: 7,0 mg/dl

Ela ficou internada no Hospital Vetrinário Quatro Patas em São Caetano do Sul dias 17/03/2010 e 18/03/2010 com os seguintes procedimentos:

-APLICAÇÃO DE RANITIDINA INTRAVENOSO 48 horas.
Agora durante 5 dias para não deixa-la estressada estamos fazendo a RANITIDINA em casa uma vez por dia, porém ela não quer comer nada apenas toma muita água.
Em seu raio-X sua pata trasira do lado esquerdo e torta geneticamente.
Eu não a comprei ganhei de uma amiga que trabalhamos juntas a 2 anos e a Luna é filha do seu gato persa Ruan que já morreu e cruzou com uma espécie não persa segundo ela e o veterinário que cuidava do Ruan.
Todos os outros filhotes passam bem somente a Luna depois de cinco anos que manifestou esses problemas.
Gostaria de ter um parecer seu URGENTE pois quero que ela fique boa, e todos os dias peço a Deus para ela não sofrer!!!!
Por gentileza responda em meu e-mail: marcia.tamura@hotmail.com

Abraços,continue fazendo esse trabalho maravilhoso.

Márcia Tamura Rodrigues



karol
em

meu gatinho não está comendo ração a mais de 8 dias,não esta tomando leite,somente toma agua,dorme o dia todo e já esta com as palpebras dos olhos amarelo.logico que ele está doente gostaria de saber qual a doença e que antibiotico devo dar a ele?gostaria de saber a resposta o mais rápido possivel não quero ver meu gatinho morrer.



charlete
em

Encontrei uma gatinha em uma casa abandonada muito magra, magra mesmo acho que a mãe a abandonou trouxe pra casa a alimentei, dei remedio pra verme,é nova ainda acho que tem uns 3 meses ou menos não sei bem, só que agora deu pra cair o pêlo das patas, lateral da barriga da cabeça e orelhas como se fosse uma sarna ou problema de pele passei o remedio que usei em um dos outros gatos que já tenho mas ai pensei que tinha sarado mas voltou de novo e agora ela começou a salivar o que nunca vi em nenhum dos meus gatos, uma saliva com cheiro estranho.

Por favor me dê um diagnóstico ou pelo menos uma resposta favorável pois onde moro não consegui.

obrigada!



viviane
em

olá tenho um gato que tem 11 anos, ele começou a emagrecer e fica amarelado,levei ao veterinario e fiz exames de sangue deu tudo alterado, ele me disse que não sabia como que ele tava vivo ainda, dai eu fiz uma ultrason e ele constatou que era hepatite faze 1 e que se agravase ele poderia fica com sirrose hepatica,me deu 3 remedios pra mim da pra ele eu dei ele até deu uma melhorada mais ainda não come sozinho!!
Gostaria de saber o que eu faço?

Obrigada!!



Andrea
em

Parabéns pela dedicação! Foi o único site que esclarece tecnicamente o problema com nossos gatinhos. Meu gato, o Joaquim, emagreceu muito e desde ontem está vomitando tudo o que come. Vomita uma espuma branca bem viscosa mesmo sem nenhum alimento no estômago. Ele sente fome, coitadinho, mas quando come vomita na hora. Levei-o a veterinária hoje, fez exame de sangue que fica pronto na quinta. A vet disse que ele deveria ficar internado no soro mas não confiei muito no diagnostico precoce (vírus da imunodeficiência ou vírus da leucemia) já que nem temos os resultados do sangue ainda. Mas quando cheguei em casa fiquei triste pois ele não melhora e só vomita a tal espuma branca. O que pode ser? Será que ele está envenenado? Me ajude a salvá-lo por favor! Obrigada.



Cecilia O. Castro
em

A minha gatinha Tipsy parou de comer derepente, e de tomar agua.Ela so dormia.Eu a levei ao veterinario.Ele tirou sangue dela e disse que ela tem hepatite.Eu quase tive uma sincope nervosa.Ele deu um soro para ela nao ter enjoo e me deu um antibiotico e umas capsulas, que eu tenho que dar metade, todos os dias.Ela melhorou muito..come, bebe a agua e faz as necessidades(o que ela tinha parado de fazer).Hoje o veterinario falou com o meu marido que ela tem que tomar essas pilulas a vida toda..eu nao confio muito nisso..Nos moramos nos EUA.A minha pergunta e ..existe algum remedio natural que eu possa comprar para ela?ou algum alimento que ajude?O exame para saber se o figado dela esta danificado, custa $300 dollars.Infelizmente eu nao posso pagar.o que eu posso fazer para ajudar a minha filhinha siamesa/ Nos a amamos demais! obrigada! beijos



priscilla
em

oi! tenho um gato que possui mais ou menos 3 anos. ele geralmente sai pra rua e volta um, dois dias depois. essa semana ele voltou e dois depois de ter voltado ele acordou e estava sem equilibrio. suas pupila estao dilatadas,emagreceu, nao estava comendo, agora está um pouco e tomando agua. sua pele parece meio amarelada. o que pode ser?
obrigada pela ajuda!



Ana Paula
em

Ola Doutora, eu tinha dois gatos, recentemente um deles morreu por hepatite, nao comia ha varios dias, perdeu mais da metade do peso e vomitava muito, levei ao veterinario, mas nao foi possivel salva-lo, agora o meu outro gato vomitou hj uma aguinha amarela, mas esta se alimentando e pelo qur percebi nao esta perdendo peso, estou muito preocupada. Ele pode ter pego hepatite do outro? Em alguns dias o outro vomitou a mesma coisa… Estou com medo de perder o meu segundo gatinho.



neusa
em

dra.vejo que realmente es uma profissional, dedicada,amorosa,atenciosa,fico emocionada de ler os comentarios amorosos de pessoas que reconhecem teu trabalho e dedicação para com os animais “voce faz a diferença”.



neusa
em

dra Synira ,meu gato nanau de 2 anos,esteve resentemente com problemas urinario,foi sondado e feito lavagem na bixiga saiu muitos cristaes tomou varios medicamentos como baytril injetavel,inflamine gotas,liberan comprimidos,alem do soro ringer lactado 500 ml dividido em tres etapas subcutaneo este tratamento foi de 4/6 ate 9/6 deu uma boa melhorada ,porem hoje dia 29/6 notei goticulas de urinas sanguinolentas no chao.. veio do nanau….sera que esta novamente com o mesmo problema..posso repetir o mesmo tratamento visto que tenho prescrição da ultima consulta



Tina
em

Boa tarde Dra. Synira,
Parabéns pelo excelente trabalho.
Este é o meu testemunho:
Tenho uma gata que tem 7 anos, deixou de comer, só bebia água. A minha gatinha não tem Fiv nem Felv.Vou contar o que aconteceu, o que foi feito até sabermos o que se passava com a minha gata.

Fui à Vet., após análises ao sangue, verificou-se que a gatinha tinha as transaminases alteradas, começou o antibiótico. A gatinha continuava sem comer mesmo com o tratamento e estava cada vez mais magra, (2,100 Kg).

A Vet. informou que era necessário fazer uma ecografia e mais analises ao sangue para saber se havia mais qualquer coisa. Na ecografia descobriu-se um corpo estranho no estômago da bichana. Fez um RX para saber se o objecto era de metal, não era, portanto ou era um objecto de borracha ou de plástico. A Vet. informou que a gatinha tinha que fazer uma endoscopia.

No dia em que fez a endoscopia o objecto foi retirado (era uma etiqueta de plástico, daquelas que se colocam nos frangos, como prova de garantia de qualidade) e colocou-se uma sonda para a gata ser alimentada.

Resultado: A gatinha apanhou uma gastrite , causada pelo corpo de plástico que estava alojado no estômago, o problema do figado tambem foi consequencia dessa gastrite.

O tratamento continua, só que agora a minha gata também toma o ulcermim para o estômago.

Actualmente a minha companheira, esta melhor desde há dois dias que já come por ela, escusado será dizer que também já esta mais gordinha. Continuo na mesma a alimenta-la pela sonda, apesar de ela ja comer sozinha,(mas come pouquinho de cada vez). O comportamento dela já esta a voltar ao normal, esta mais viva e ja quer brincar.
A sonda foi colocada dia 15 de Julho faz precisamente hoje 8 dias que a tem, e pelo andamento da coisa, esta quase a tira-la, o que me deixa muito feliz.

Resolvi contar o que aconteceu com a minha gata para transmitir a todos os donos o quanto vale a pena nunca desistir destes nossos companheiros, nunca hesitem em ir imediatamente ao Veterinário quando algo anormal acontece, especialmente se deixam de comer.

Um bem haja para todos
Tina



Tina
em

Boa tarde Dra. Syniro e a todos os participantes,,
Não tenho boas noticias, estou muito triste, a minha gata estava bem, já comia por ela própria, retirou a sonda, continuou com a medicação Danosy e ulcermim. Estava tudo bem, ela comia e não vomitada fazia chi chi e cocó , brincava etc ….tudo normal para um felino. Só que passados uns dias começou comer menos, no inicio pensei que fosse do calor pois aqui em Lisboa tem estado uma temperatura fora do normal ( mesmo estando na estação de verão), a gata coitada anda cheia de calor, por isso não dei muita importância, ela comia pouco mas comia continuava a fazer chi chi e cocó embora este ultimo não fazia todos os dias, o Denosyl causa gases à gata, tenho massajado a barriguinha dela para que a gata fica mais aliviada, tem dado resultado pelo menos até há 2 dias atrás , também sei que o ulcermin faz prisão de ventre mas ela precisa dele devido à gastrite . Entretanto todo este quadro piorou de um dia para o outro…. ontem quando cheguei do trabalho verifiquei que ela não comeu nada…. fui à casa de banho dela para saber se ela urinou e sim a gata fez chichi, mas não fez cocó ( 2 dias sem fazer cocó)!!!! Dra. o que poderá ser???? Tenho constatado que a gata procura erva para se expurgar terá alguma coisa a haver???
Hoje de manha dei à gata Felovite II, já telefonei à Vet, ela disse-me para eu suspender a medicação esperar até amanha sexta feira (não come desde ontem), e depois dar noticias se a gata continuar a não comer nada, tenho que leva-la para ser observada. Estou muito triste, preciso de forças para continuar, pensava que estava tudo bem…. não sei o que esta a acontecer, depois de tanta luta…. fiz tudo o que estava ao meu alcance vou ao Vet se for necessário mais uma vez …. Oxalá não seja nada de grave, oxalá que seja so o calor que tem feito. Peço desculpa à Dra. por estar um pouco negativa hoje, estou cansada. e confusa, gosto tanto da minha menina… se ela tivesse alguma coisa “ruim” tinha acusado nas análises e na ecografia ?
Preciso de ouvir opiniões….. se alguém passou por um episodio semelhante por favor preciso de conselhos.

Obrigada Dra. Synira por me ouvir e agradeço também a todos os participantes.
Cumprimentos a todos
Tina



Luciana
em

Olá! Meu nome é Luciana, tenho uma gatinha de 12 anos.Ela sempre foi muito saudável, comia muito bem, vacinada. Muito bem tratada.De repente, ela parou de comer, começou a emagrecer e ficar com os olhos e pela amarelados. Levamos à veterinária e ela disse que era hepatite.Ficou um tempo internada.Agora está em casa.Alimentamos com seringa com alimentação diversificada.Só assim ela come.Está bem cansada, não consegue ficar muito tempo em pé.Em vista do que estava, melhorou bastante, mas ainda extremamente magra.Estou desesperada.Hoje moro em São Paulo e ela está com meus pais, no interior.Está tomando anti-inflamatório e Legalon. Notamos uma bola na barriga, o que suponho que seja a hepatomegalia, que a veterinária constatou. Gostaria de um parecer.Estou muito preocupada com ela.Ela é mais do que minha gata, e a única coisa que eu desejo é que ela melhore.
Desde já agradeço e parabenizo-a pelo site e pela lindíssima iniciativa de ajudar os outros.
Obrigada!



maria do carmo de carvalho
em

Olá Dra.Synara
Procurando saber mais sobre saude animal, precisamente icteria em gatos, deparei com seu site e li seu post sobre o Punk.
Tenho situação financeira relativamente baixa, mas sempre procuro cuidar dos animais que aparecem em meu caminho, alguns depois de curados coloco em lares e outros acabam ficando aqui em casa mesmo. Meu amor por eles me fazem gastar o que não tenho com corticóides, vitaminas, rações, vacinas, antibióticos, e nunca sobra dinheiro para visitar veterinario…. pesquiso aqui, pesquiso ali, entro com o tratamento e salvo a vidinha deles, esta semana colocaram aqui na minha porta um gato com grave problema intestinal que esta sendo medicado e apresenta melhoras, ontem foi um gato pequeno que apareceu envenenado por chumbinho aqui no meu quintal, dei os primeiros socorros a base de clara de ovos e soro pet e ele se recuperou voltou a ser arisco ( gato de telhado) e fugiu não poderei ministrar o b12 infelizmente… Ja alguns meses atras encontrei um gato filhote de uns dois meses com o femur trazeiro direito totalmente estraçalhado( tenho fotos dele quando o encontrei no meu orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=13272718149224496765 )
como ja estava calcificando e as fraturas estavam expostas e necrosadas, recorri a curaticos e antibioticos, mas ele tambem apresentava um quadro grave de salmonela que tambem foi sanado com os antibioticos. Agora depois de meses que ele ja esta aqui comigo ele ontem amanheceu todo amarelo: boca, lingua, olhos, pele, logo desconfiei de ictericia e to dando sorinho e b12 pra ele, ele ainda não perdeu o apetite, mas esta mais lento… não tenho condiç~es financeira para levalo a um veterinario, devido aos gastos que tenho com alimentação de mais 8 gatos de rua no telhado, tres cães aqui em casa, uma gata cega, o gato da infecção intestinal e ele o Boris… A senhora poderia me ajudar me indicando um medicamento para tratamento desta ictericia? Peço ajuda, porque uma vez eu fui buscar confirmação de um medicamento com uma veterinaria aqui do bairro que ja havia sido a medica de tres cães (in memoria) que eu tinha, e pelo fato de eu não ter dinheiro pra pagar a consulta, e de ja não ter mais direito ao retorno clinico, ela não me ajudou, mesmo sabendo do meu histórico de gastar muito dinheiro com animais abandonados, então disse a ela que ou eu comprava o mais necessario pro bem estar dos animais ou pagava a consulta…. quem me ajudou foi um auxiliar de veterinario.
por favor não me recuse ajuda.
sou artista plastica, mas nem sempre vendo ou recebo encomendas de quadros, vivo com meus pais, idosos e de saude debelitados, e cuido de uma irmã de 51 anos de idade deficiente fisica, mental e visual…. e é meu amor pelos animais que me fazem ser curiosa na medicina veterinaria, para assim poder aliviar a dor deles e trazer um pouco de carinho e lar.
Fique com Deus
Carminha




jacqueline
em

boa tarde
tenho uma gatinha persa de 6 meses que começou a apresentar bastante impaciencia durante a noite, então levei ela no veterinario e ele constatou que o exame de sangue deu bastante alterado em função do figado e ela tbm apresentou bastante sensibilidade na regiao do figado quando apalpada, que tipo de tratamento é indicado nesse caso e o que leva um bichinho tão jovem a ter esse tipo de problema?
ela fica no apartamento o tempo todo e só come ração.



Sílvia
em

Oi! Tenho um gato persa de 1 ano e meio previamente hígido. Há cerca de um mês iniciou com uma lesão de pele no dorso com as seguintes características: área de queda de pelo, que parecem que se quebram proximo da raiz, associadas a intenso prurido. Levei na veterinaria que me orientou iniciar com cetoconazol na dose de 10mg/Kg dia por 4 semanas, além de retorno semanais e banhos com clorexidina, por achar se tratar de lesão fúngica. Todas instruções foram seguidas a risca. Há uma semana o gato simplesmente parou de se alimentar para meu desespero, e ontem na consulta da semana a veterinária notou icterícia, suspendeu o tratamento com o cetonocazol. Hoje estou no 2° dia de suspensão do remédio, o gato não come naaadaaaa, a lesão nas costas continua lá e eu não durmo mais á noite de desespero com esse bixo! Provável que esteja com hepatite medicamentosa, meu medo é quanto á reversibilidade dos sintomas (ele já perdeu 1 quilo) e quando ao futuro do tratamento dele de pele! Como vou fazer? Tô desesperada!



Sílvia
em

Oi! Tenho um gato persa de 1 ano e meio previamente hígido. Há cerca de um mês iniciou com uma lesão de pele no dorso com as seguintes características: área de queda de pelo, que parecem que se quebram proximo da raiz, associadas a intenso prurido. Levei na veterinaria que me orientou iniciar com cetoconazol na dose de 10mg/Kg dia por 4 semanas, além de retorno semanais e banhos com clorexidina, por achar se tratar de lesão fúngica. Todas instruções foram seguidas a risca. Há uma semana o gato simplesmente parou de se alimentar para meu desespero, e ontem na consulta da semana a veterinária notou icterícia, suspendeu o tratamento com o cetonocazol. Hoje estou no 2° dia de suspensão do remédio, o gato não come naaadaaaa, a lesão nas costas continua lá e eu não durmo mais á noite de desespero com esse bixo! Provável que esteja com hepatite medicamentosa, meu medo é quanto á reversibilidade dos sintomas (ele já perdeu 1 quilo) e quando ao futuro do tratamento dele de pele! Como vou fazer? Tô desesperada!



RITA DE CÁSSIA
em

Gostaria de saber se o colágeo hepatite é proveniente de alguma bactéria e/ou virus e se é contagiosa para o ser humano.

Abs,

Rita



synara rillo
em

Oi Carminha. Não sei até que ponto possa te ajudar, nem sempre consigo ler tudo que recebo e quando aprovo os comentários do site nem sempre tenho tempo hábil para dizer alguma coisa quando a situação do animal é aguda. Veja quanto tempo depois estou lendo com atenção os comentários desse tópico e respondendo. Compreendo tua situação em tudo que relatas. Amei em demasia ( no sentido de apego – e temos que lutar contra esse sentimento em nós) os animais e sofri muito por isso. Hoje, continuo os amando tanto quanto antes, mas com um olhar menos “dolorido” sobre suas vidas. Sei da dificuldade dos artistas ( de que ramo for) sobreviverem com seus trabalho, e dimensiono bem o que é ter uma irmã com dificuldades fisicas ( minha irmã mais velha era excepcional e faleceu com 53 anos há 2 anos atras.) No que puder posso te auxiliar, mas nesse caso pelo tempo decorrido não tenho muito a dizer, agora. Escreva quando precisar. Depois entro no teu site e dou uma visitada. Obrigada pela visita ao meu.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara rillo
em

OI Jaqueline. Pois então, acho que o melhor exame seria uma ecografia abdominal para esclarecer melhor se há alteração em algum órgao dessa cavidade. Somente exames laboratoriais não são suficientes para esclarecer. Pode ser de ordem viral como a PIF, pode não ser nada disso, e terem sido gases…assim é dificil eu dizer algo sobre o caso dela. Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara rillo
em

Oi Silvia. Desespero não vai te levar a nada…Pode ser, sim uma reação hepática ao medicamento. Terão que avaliar bem isso com ecografia hepática e dosagem de enzimas. Ictericia pode ser sintoma de anemia de ordem hemolitica ( destruição das hemácias)que pode ser ocasionada pelo Anemia Infecciosa dos Felinos e pode estar associada com a hemobartonella. Com o estresse dessa situação que ele passou pode ter desencadeado. Hemograma com contagem de reticulócitos é válido , também, para elucidar essa situação. O descrição da lesão de pele pode ser por fungo microsporum. Talvez, o manejo todo para combate do mesmo, possa ter sido exacerbado. Mais que isso me limito.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara rillo
em

Oi Rita. Leia com atenção o texto que as tuas dúvidas sobre as causa estão ali abordadas. Não passa para o ser humano, não. Não é classificada com uma zoonose.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Silvana
em

Drª Synara
Preciso de ajuda!!!
Minha amiga tem uma gata de apenas 08 meses que parou de comer, está muito fraca, não anda mais, tem diarréia e a cor dos olhos ficou embaçados, muito triste a situação, ela já passou por diversos veterinários, alguns deram o diagnostico de AIDS Felina, outros de PIF, enfim, já foram realizados vários exames, a única medicação é soro com vitaminas e antiinflamatórios. Preciso ter certeza o que realmente a gata tem e como podemos ajuda – lá.
A gatinha está nessa situação crítica há 3 meses. Está lutando muito para sobreviver!!!
Conhece alguém aqui em São Paulo que eu possa levar???



Gustavo
em

Olá. A Sessi,uma gata com 8 anos, persa, de cor cinza chumbo, está com a pele amarela. Deu cria a 90 dias, aproximadamente, mas notamos essa coloração a uns 60 dias. Antes da cria, estava bem acima do peso. Agora está bem abaixo do peso, mas se alimenta bem, inclusive come vegetais (pepino, batatas, brócole, couve-flor, milho verde, abóbora e melancia). Come ração comum, sem aditivos e bebe água normalmente. Não apresenta vômitos ou diarréia. Apresentou elevação de temperatura, mas agora está estabilizada. Não está apatica ou desinteressada. As dúvidas são: além da colangio hepatite, quais outras doenças podem ocasionar essa coloração amarela à pele? Essas doenças tem tratamento e cura? A falta ou excesso de determinado componente em sua alimentação pode ter ocasionado essa mudança? Se sim, qual? Sem mais, agradeço a atenção. Gustavo.



Alessandra
em

Boa tarde Dra. Synara.
Tenho um amigão, um gato que se chama Tom, tem 9 anos e pesa 7 k (agora está com 4,9) de raça srd, castrado.
Na verdade ele não é meu animal de estimação, e sim um membro da familia, rs. Ele chegou na hora em que mais precisava de companhia, pois eu estava com sindrome do panico e depressao. Durante 9 anos ele só me deu alegrias e agora ele está doente, preciso ajudá-lo, ele é muito importante na minha vida e de toda familia.
Faz 30 dias que nao come quase nada, pois só comia ração Urinary da Royal Canim, pois qdo pequeno teve calculo distruvita, e o veterinario mandou que nao parássemos mais de dar essa raçao, mas durante uns 15 dias dei a ele outra ração cat chow, tava indo bem, mas…, dai o rim parou e teve novamente calculo, dai foi feito sonda e voltou ao normal, mas depois de uns 7 dias após esse ocorrido tivemos que ficar incentivando ele a comer e beber. Entao o levamos no veterinário e fizemos varios exames nele, hemograma completo, etc, tb foi feito rx e ultrassom, mas nao constava nada. Nesse periodo de mais ou menos 20 dias ele tomou 2 vezes soro na veia e eu dava tambem pra ele em casa soro na seringa e colocova comida a força na boca dele. Também estava dando um quarto de comprimido plasil.
Daí resolvi ir a outra clinica veterinaria que trabalham 3 veterinarios, e fizeram novamente um ultrassom e constou que havia uma dilatação no pâncreas e que tb o pâncreas estava obstruido, mas nao dá pra ver o que é. Fez tb um exame de sangue e el nao tem diabetes. Isso foi ontem dia 04-11.
Entao hoje dia 05-11 começamos com a soroterapia 2 x ao dia (as 12:00 hs e depois as 18:00 hs) tb 2 injeçoes de antiinflamatorio ou antibiotico, nao me lembro. E o veterinario disse que esse procedimento tem que ser feito por no minimo 5 dias, e que tambem o Tom nao pode comer, nem beber agua e nem sequer sentir cheiro de comida. Ele disse que essa é melhor alternativa de tentar desobstruir o que está no pancreas do Tom, e se nao der certo, o Tom terá que ir pra Sao Paulo, pq somente lá tem o aparelho de ultrassom mais detalhado que mostrará qual tipo de obstrução e ai sim operá-lo tb em São Paulo , para retirada do mesmo. Eu estou muito triste e deprimida, nao aguento mais ver o Tom sofrer.

Dra. o que a sra. acha?
Devemos fazer a cirurgia logo ou será que com esses procedimentos é bastante provável que consiga desobstruir o que tem no pâncreas do Tom ou estamos somente fazendo ele sofrer mais e ainda com isso gastando mais dinheiro também. Pois em 30 dias ja se foram R$ 800,00. Moro no interior de minas em Itajubá, aqui temos bons veterinarios, mas as vezes faltam recursos.
Dra.se for necessário mesmo uma cirurgia o Tom pode voltar ao normal?
Onde a Sra. indicaria essa cirurgia?
A cirurgia tem muitos riscos? E a recuperação, é longa?
Dra. estou anciosa demais, se for possivel responder meu e-mail ficarei muitissima grata. Que Deus continue abençoando seu trabalho.
Abraços
Alessandra
Itajubá-MG



synara rillo
em

Ola Gustavo. A anemia infecciosa felina pode levar a quadros de ictericia . Toda situação que envolver hemólise – destruição de hemácias pode trazer icterica por quebra e liberação da hemoglobina. Obstrução Biliar pode , da mesma forma. Enfim , há várias situações, cabe ao clinico atentar para qual a causa do sintoma ictericia.Alguns excessos alimentares podem causar distúrbiso hepáticos. Desde fungo até amido…Por ai. Não tenho nada que ver com contigo Gustavo, mas por que tu não castra ese bicho?? Não alimenta a teia voraz da criação de gatos de raça…é arriscado aos dias de hoje e por várias aspectos.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



mari
em

Boa tarde, Drª
Vi este site hoje e vi como a senhora entende muito de animais, gostaria de saber como faço para curar meu cachorro, pois ele esta com ictericia, vomito e figado inchado, ja fui em 3 veterinarios nao aguento mais gastar e meu cãozinho continua com dor, estou dando : legarol 2 x ao dia, ursocol 1 dia sim outro não, e 4 gostas de buscopan, por favor o que eu faço? urgente, pq ele esta com a gengiva branca e muito quieto.e tbm estou dando papinha nestlé, obrigado e aguardo sua resposta ansiosa. mari



RICARDO
em

Bom dia!
Deixei meu gato em uma clinica para retirada de ovário e trompas, recolhi ele depois de 03 dias, após, notei que o mesmo encontrava-se com vômitos e perda de apetite. Voltei com o animal na mesma clinica, e me disseram que era hepatite, onde o mesmo ficou por mais 06 dias! Quando fui retira-lo notei que a cirurgia não havia cicatrizado e que deveria passar neomicina durante quinze dias até a cicatrização.
Tbm notei que a cara do animal estava toda machucada como se fosse mordiada por outro animal!
A clinica ainda me cobrou pela cirurgia e pela internação hepática !
O que devo fazer??



Synara
em

Ola Ricardo. Bah, mas essa opinião não tenho como te dar…O lógico é ir conversar com quem atendeu teu gato e solictar informações mais precisas sobre isso tudo.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



suzana regia mello frança
em

oi; estou com um gatode provavelmente de 8 meses que brigando formou na orelha um coagulo de sangue só que ao mesmo tempo ele está amarelo . dificuldade de urinar e amarela mesmo e sem apetite a bola de sangue estourou e ele es´t a desitratado o que fazer ???



Synara
em

Oi Suzana. Tens que levar num veterinário, para avaliar a real condição que ele se encontra. Não tenho, mesmo, como te ajudar.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Débora
em

Ola.. Eu tenho um gato com cerca de 3 anos que perdeu o apetite á cerca de 3 dias. Passado um dia notei que tinha os olhos amarelos, bem como a boca e as patas.. Continua muito prostrado apesar de eu o ter auto medicado com clamoxil, com medo que fosse uma infecção. Estou a dar o antibiótico desde que lhe notei a diferença de cor nos olhos e ele não aparenta qualquer sinal de melhoria.
Gostava que me desse um conselho em relação á medicação a dar ao Lucas.
Vi que deu Amoxilina + acido clavulanico e reparei que tenho esse medicamento em casa do meu cão.
Se me puder ajudar, agradecia imenso…
Débora



Débora
em

Esqueci de referenciar que ele vomitou e que a urina é cor de laranja.
Agradeço desde ja a disponibilidade



Karina Pugliese
em

Dra. Olá tudo bem?!!!!!
Sou médica veterinária e gostaria de saber qual a dose da l-carnitina que a senhora usa em quadros de tríade felina???????? A lata da marca a/d é recomendada, se for qual a quantidade adequada nesses casos????????
Obrigada pela atenção
Abraços Karina Pugliese – RJ



Synara
em

Oi Karina. O queres dizer com triade felina?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Débora. Uma ajuda efetiva não tenho com te dar…O que ele apresenta são sintomas e não uma doença em si. Ictericia pode ter várias origens, desde hepática ate devido a anemias. O antibiótico amoxicilina+ ac. clavulônico ajuda a manter longe de infecções caso haja um comprometimento do figado. Mas ele precisa passar por exames básicos: hemograma com contagem de reticulócitos e dosagem de ALT. Depois desses resultados seria conveniente fazer uma ecografia abdominal. Certo? Mais que isso . de fato, me limito.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Paula
em

Boa noite! Gostaria de uma opinião a respeito da saúde de meu gato. Há 5 dias tenho levado-o ao veterinário, pois de repente parou de comer e estava com os pêlos eriçados. O veterinário diagnosticou-o com hepatite. Quando levei-o, ele não apresentava icterícia, mas agora apresenta, e tomou soro por 2 dias. Está sendo medicado com plasil e um antibiótico, mas ainda não come. Gostaria de saber quanto tempo pode levar a recuperação de um gato e quais seriam os outros possiveis diagnósticos para um gato que se encontra nas mesmas condições que ele.
Grata pela atenção.
Aguardo resposta.



Cláudia
em

Boa noite, Dra!
Há 5 dias levei minha gata a clinica veterinária pois estava com a pele e mucosas amareladas, sem apetitive e muito quietinha. Foi feito exames de sangue, ultrasom abdominal. Se não me engano, o diagnóstico foi colangio hepatite. Ficou um dia em recebendo soro.
Começou a se alimentar, então trouxe ela para casa, com os medicamentos que deveria administrar a ela.
Desde que ela está em casa, pouco come, ainda está amarela. Gostaria de saber qual o tempo para comece a se alimentar melhor e quando a pele vai ficar normal. Estou muito preocupada com ela.
Desde já agradeço a aatenção e agurado resposta.



Synara
em

Oi Paula. Podem estar relacionada com anemias em felinos a ictericia. O ideal era um hmeograma básico com dosagem de reticulócitos para ver anemia. Pode ser colangite, pode ser apenas uma hepatite…O mais imporatnte de tudo é forçar alimentação para ele.. Eles podem demorar a se recuperarem, portanto, deves ficar atenta a isso, pois embora eles, os felinos resistem sem comer por muito dias ( 6 semanas), não comer traz alterações nutricionais que são importantes paar eles. Por ai o caminho…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Claudia. Esses casos podem ser demorados, é bom que tenha sido firmado um diagnóstico bem preciso. O importante é que ela coma, ofereça os alimentos que ela mais gosta, mornos…Atenção deve ser dada para a alimentação. Há caso de pacientes que demoram muito a comer. Descartaram anemia infecciosa dos felinos? Se demorar muito o melhor é colocar sonda esofágica para alimentação parenteral. Por ai.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Joyce
em

Olá Synara, tenho dois gatos em casa. Um deles, o Bigodinho, um gatão que tem aprox. 9 anos e 7,5kg, apresentou falta de apetite por um tempo, comendo pouco, se interessando por carne crua e depois ficou muito apático, perdeu peso e parou de comer de vez, parando de defecar também. Daí corri com ele para o veterinário, que suspeitou inicialmente de lipidose hepática, me informou que ele estava ictérico, passou a ração Hills a/d e pediu um hemograma – não receitou medicação. Ah, ele chegou a vomitar nesse fase por duas vezes um líquido bem amarelo. As taxas do hemograma foram as seguintes:

Hemácias: 9,3
Hemoglobina: 14,0
Volume globular: 42
VGM: 45,1
CHGM: 33,3
Bastonetes: 9
Segmentados: 81
Linfócitos: 3
Monócitos: 7
Plaquetas: 200.000
PT plasma: 7,4
Obs: plasma ictérico
ALT (TGP): 247
AST (TGO): 185
Creatinina: 2,2
Uréia: 58
* GGT: normal

Tive de levar o resultado dos exames para outro veterinário, agora próximo da minha casa pois o vet anterior não estava disponível no hospital que o levei, só estaria lá no dia seguinte e um outro médico assistente que até estava presente na consulta inicial não quis receitar porque o Bigode não era seu paciente. Assim, eu não poderia levá-lo lá novamente pois este hospital fica longe da minha casa, e eu já tinha perdido um dia e meio de trabalho, fora uma viagem de carro super estressante para o bichano. Então o novo vet de posse das informações o colocou no soro com antibiótico, mais algumas medicações e alimentos e passou ampicilina suspensão, 250mg/5ml, sendo 2 ml de 12 em 12h por 10 dias, Ornitargin de 12 em 12 horas por 20 dias, Silimalon de 24 em 24h por 30 dias e Plasil de 8 em 8h em caso de vômito. Ele deu uma boa levantada com esse soro inicial. Levei ele para a fluidoterapia novamente no dia seguinte e o gato não deixou de jeito nenhum, eliminei a idéia do soro então. O diagnóstico foi hepatite bacteriana, visto o aumento dos bastões. Ele prescreveu também uma ultrassonografia abdominal, que revelou fígado aumentado, com parênquima heterogêneo, textura grosseira, indicativo de início de cirrose – com vasos hepáticos e porta de calibre normal. Alterações na vesícula, sugerindo colangite e rins (sugerindo nefropatia aguda, com formação de cristalúria na bexiga), também uma cistite e líquido livre. Eu não tive muita confiança na vet que fez a ultra, mas tudo bem, pus na minha cabeça que faria o possível para ajudá-lo. E que se Deus permitisse, não seria cirrose. O vet me explicou que o quadro do bichano era muito grave, mas que iríamos tratá-lo e ver como ele reagiria. O vet disse que os rins estavam muito sobrecarregados devido ao fígado não estar trabalhando e pediu que eu desse bastante líquido para o Bigode e foi que foi o que eu fiz, até pq ele já não estava mais bebendo água por conta própria (isso para que ele não desenvolvesse um quadro de insuficiência renal). Ele sugeriu não dar antibiótico para a cistite agora para não sobrecarregá-lo mais, até pq a penicilina poderia fazer efeito sobre a cistite também, mas que veríamos isso posteriormente. Ele optou pela ampicilina por ela agredir menos o fígado que os demais antibióticos.

A ração tentei trocar para hipoalergência por indicação do vet, mas Bigode não comeu, ele também sugeriu sensitivity control da Royal canin, mas não encontro por aqui, continuei então com a Hills, misturando com água para passar na seringa. E assim estamos indo, desde o dia 3 deste mês. Dia a dia o bigode foi voltando ao seu comportamento normal, mais ativo, e agora dá atenção e brinca pela casa novamente com a outra gata. Está urinando 2 vezes ao dia aprox., urina amarelo claro, sem odor forte e defecando 1 vez ao dia, fezes escuras, puxando para o verde/marrom, as vezes amarelas por dentro, mas firmes. Ele não teve diarréia em nenhum só dia. Voltei no vet sábado retrasado (dia 12) e o fígado ao exame físico parecia ter diminuído de volume. E ele achou que estava acumulando líquido, embora eu não tenha notado aumento da circunferência da barriga. Assim, ele indicou suplementá-lo com albumina – 1 colher de café por dia para melhorar esse “vazamento” do líquido e deu mais 4 dias de ampicilina, que terminou no dia 17. Nesse meio tempo ele teve poucos vômitos mas era a comida que colocava pra fora, as vezes remédio, uma vez a albumina. Não mais o líquido amarelo. O vet pediu que eu voltasse neste sábado lá para repetirmos o exame de sangue, mas outra vez ele havia sugerido que esperássemos fazer ao menos 20 dias de tratamento para ver alguma mudança nas taxas sanguíneas, então tomei a liberdade de decidir voltar lá somente no próximo sábado, tendo em vista que o Bigode não teve nenhuma recaída, está menos “amarelo” e inclusive voltou a beber água por conta própria no sábado. Não perdeu mais peso (comprei uma balança). A ração ele pensa em comer, se interessa pelo barulho do pote, chega perto, cheira forte, mas depois desiste. Hoje ele chegou a abocanhar uns grãos mas soltou. Mas tenho fé que uma hora ele vai pegar. Ah, o vet pediu que eu coletasse a urina do gato e levasse pra ele fazer exame, pra ver a cistite, mas estou tentando fazer isso ainda, pois tenho pena de interromper a hora do xixi e ele prender e não fazer mais (ele faz suas necessidades em caixa de areia para gatos). Ele é meio assustado sabe. Mas esta semana eu coleto!

Agora vamos às minhas considerações e dúvidas. Desde o início, este vet me disse que o tratamento seria longo e difícil. Eu sinto confiança nele, sinto que não quis meu bichano de remédios para não sobrecarregá-lo tendo em vista que ficou muito debilitado. E parece saber bem das diferenças sobre medicação em gatos e cachorros, pelo que conversamos. Cheguei a pedir a ele algo pra aumentar o apetite, ele me explicou sobre o Diazepam, mas que estudos mostraram ser hepatotóxico, etc, enfim, me convenceu a dar tempo pro fígado melhorar e o gato voltar a comer por si. Compreendi. Tenho visto que a melhora é lenta, porém precisa. A cada dia ele dá um passo mais à frente e isso me deixa bastante feliz. Só de ver as orelhinhas mais brancas, a mucosa da boca mais rosada me acalma. Fora que hoje ele parece não ter mais nada, a falta do apetite é que ainda denota haver algo errado. No próximo sábado farei o exame de sangue e vou pedir também dosagem da bilirrubina e albumina o que vc acha? E sobre o tratamento, os remédios, as dosagens, será eficaz pro caso do meu bichano? E quando eu devo repetir a ultra? Convém iniciar tratamento para os rins?

Abraços e muito obrigada pelo espaço! Desculpe o post longo, mas meus bichanos são como filhos pra mim. Quero fazer o máximo ao meu alcance e não encontro veterinários tão atenciosos pessoalmente aqui no Rio, como você!

Joyce Laise



Synara
em

Oi Joice. Eu penso que não deves fazer mais exames nenhum nele. Chega de estresse para o Bigodinho. Além disso, os exames deram dentro de faixas aceitáveis…Não acusa nada de maior…bastonetes são células jovens no sangue e pode indicar ou não uma infecção bacteriana . Tem que ser interpretrado a luz dos segmentados que estão dentro de padrões normais…Os linfócitos deram baixos, mas tem que diferenciar de estresse de coleta.
Penso, da mesma forma que ele não tem cirrrose, porque senão o figado estaria em estágio final de doença hepática GRAVE e os sintomas do teu gato seriam bem mais intensos. E não acho que ele possa ter tanta coisa assim como encontraram na ecografia…Figado aumentado contradiz cirrose, onde o figado fica pequeno. Tem que ir com cautela em exames e suas interpretações. Os sinais clinicos são mais importantes…
Também não me preocuparia com cistites, me parece que ele não tem sintomas… O diazepam pdoe ajudar, mas ele tem sintomas hepáticos, melhor cuidar, mas não impede seu uso…
Ele vem evoluindo bem, então, num primeiro momento isso é vaíldo como recuperação a olhos vistos…
Se eu fosse tu, e como médica de bicho, usaria Dermacorten que é um corticóide a base de Prednisolona que vai ajudar numa ação anti inflamatória mais efetiva sobre o sistema hepático e ajuda no apetite. Veja bem, tem que ser esse medicamento e não o Meticorten ( muito usado como corticóide), já que o Dermacorten tem a prednisolona e não a prednisona que há no Meticortem. A do primeiro não faz uma metabolização tão intensa a nivel de figado não exigindo maiores trabalhos para esse figado, digamos assim. Já que é por ele que a maioria dos medicamentos sofrem processo de metabolização para depois excretar na urina ou fezes. Entende? Compra o de 5 mg e dá 1/4 de comprimido, pela parte da tarde por 7 dias seguidos. Sem precisar reduzir a dose. Depois de 7 dias pára com ele.
Quanto a alimentação eu ofereceria carne crua para ele ( sem medo pela amôna, proteinas e tal..no caso dele), pode ser mais apetitosa por hora e se ele comer já é energia que ele está colocando para dentro…
Outra opção é tu ralar ração – esfarelar – e colocar um pouquinho misturada à carne. Outra estímulo de apetite pode serr atum em lata, sardinha, jogar o óleo da sardinha por cima da ração…
Te sugiro para o Bigodinho a ração Premier Golden gatos sabor salmão…Tenta a ração seca paar ver se ele come…se ficar “chatinho” para comer tenta as dicas acima de estímulo de apetite.
Mas não ofereça toda hora, nessa fase coloca 3 porções diárias para ele, deixe à disposição por um tempinho e depois recolha o alimento e volta a ofercer no outro horário estabelecido…
Eu não faria outra eco…nem outro hemograma…nada por hora, emcima do que relatas e pelos resultados.. Talvez daqui a uns 40 dias dose a ALT para acompanhar a evolução da melhora do figado dele.
Antibíótico está bem…talvez manter a ampicilina por mais uns dias…fecha 3 semanas de uso – contando desde quando ele começou a tomar, evidente. Silimarina pode usar…
Não me preoucuparia com os rins, não…Não trataria…Nem existe uma lesão comprovada para isso…Vai com calma.
Certo? Espero ter ajudado um pouco. E estou torcendo pela plena recuperação dele.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Joyce
em

Oi Synara! Muito obrigada por responder! Então vou deixar pra fazer os exames daqui a 40 dias conforme sua indicação. Só pra te dar um feedback, quarta-feira Bigodinho deu umas dentadas na ração seca, quinta-feira comeu um punhadinho e depois foi ao pote tímidamente. Hoje está comendo direto no potinho, de pouco em pouco, mas está. Minha vó, que tem sido incansável durante o dia me ajudando, dando comida a ele enquanto eu trabalho, esteve hoje aqui e ele fugiu dela indo ao pote comer a ração seca, sugerindo dizer a ela que não aguenta mais comer de seringa (risos). Quando cheguei em casa à noite, Bigodinho pediu comida, coloquei nova, ele comeu, andou, brincou, voltou lá, comeu de novo e bebeu água, está muito melhor! Acho até que não há necessidade de medicá-lo com o Dermacorten. Estando em casa no fim de semana vou poder avaliar a quantidade de ração que ele está ingerindo e vou terminar as últimas latinhas de Hills como petisco. Nossa, estou tão feliz de vê-lo assim! A ampicilina havia acabado no dia 17, então não deu pra fazer 3 semanas, somente 2. Quanto à ração, eu tenho e sempre dei Whiskas pra ele e pra outra gata que tenho. Nunca apresentaram problemas, mas após sua indicação da Golden Gatos, dei uma pesquisada e encontrei muitas críticas negativas à Whiskas. Assim, vou trocar pela Golden. Melhor prevenir do que remediar. Até pq elas custam o mesmo preço, não tem desculpa nem de pesar no bolso.
Amanhã darei uma passada no veterinário pra ele ver o bichano, consulta de retorno, e avisar que voltarei pra fazer os exames mês que vem. Te mantenho informada sobre a evolução dele. Olha, muito obrigada mesmo! Você me tranquilizou. Quando saí da clínica com o laudo da ultra, fiquei extremamente triste. A idéia que me passaram, parecia que ele não iria se recuperar. E os avanços lentos na recuperação me deixaram bastante angustiada, era o que eu sentia quando te mandei a mensagem. E vendo ele assim hoje estou muito feliz de estar com meu gatinho bem novamente.
Valeu pela sua atenção!
Um grande abraço!
Joyce Laise



Vanessa
em

Olá dra. Synara, por favor me ajude!!
Tenho um gato de 9 anos, castrado, que antes de ficar doente pesava uns 6kg e comia apenas ração de qualidade.
Há uns dois meses ele apresentou um quadro de anorexia grave, icterícia e episódios de vômitos. Eu tinha vermifulgado ele há uns 4 meses atrás.
Levei ele em todos os veterinários da região onde moro, mas não estou satisfeita com as condutas, pois meu gato não apresenta melhora.
Nos exames laboratoriais ele está com bilirrubinas aumentadas, principalmente às custas de Bilirrubina direta (BT=4.47; BD=2.87; BI=1.6); TGO=214.88; TGP=254.84 Gama GT=23.75; Uréia e creatinina normais; Hemogram: Hm=3.67; Ht=16.4; Hb=5.4; RDW=27.1; anisocitose com anisocromia, microcitose e hipocromia; Leuco=11.900; Blastos=0, Eosinófilos=0; Linfócitos típicos=26; Plaquetas=353.000.
De imagem, uma única clinica que faz USG de animais na região, não conseguiu visualizar a vesícula do meu gato?? Fala de esteatose hepática, esplenomegalia, intestino repleto de gases, cristais na bexiga… (não acho confiável!).
De tratamento, um veterinário me mandou dar legalon e chophitol (dei, mas sem melhora); outro me mandou dar doxiciclina (não dei, pois sei que é hepatotóxico), outro me mandou dar antitóxico (sem melhora). Estou há 5 dias dando por minha conta duotril – enrofloxacina(meio cp 1vz dia) e metronidazol (meio cp de 250g 12 12 h), além de luftal 10gts 8 8 h; plasil 10gts se vômitos, e vitamina vita pet 10gts.
Acho que o metronidazol piorou os vômitos!
Hoje ele está com apenas com 2.9kq, caquético!!
Alimento ele à força com uma fórmula da royal cannin para anorexia, às vezes com ração triturada com água ou papinha da nestlé.
Não sei mais o que fazer!? Troco medicações? Devo interna-lo?
Obrigada!



Synara
em

Oi Cintia.Pelos exames podemos pensar tanto em figado quanto em complicação renal, mas a questão hepática está bem evidente pelos exames, sintomas e progressão da doença.
Euacho que agora a única solução para ele é colocar uma sonda esofágica – ter cautela com a anestesia pelo magreza e algum comprometimento metabólico em face da anorexia – Mas em tese ele tem é que começar a comer já! Tentar restabelecer o organismo dele e depois ir avaliando melhor o uso de quais medicações usar. Melhor parar com essas medicações e alimentar por sonda, como falei. Por ai…mas é delicada a situação do teu gato pelo que descreves.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Perdão no texto acima! É Vanessa e não Cintia quem postou o comentário que eu acabei de responder acima.
Synara



Vanessa
em

Muitíssimo obrigada Dra. Synara!
Mas ainda implorando a sua ajuda… Vou propor ao Veterinário que passe uma sonda, mas que cudados devo ter com a anestesia? Posso dar diazepam? O comp tem 5mg, é muito? Devo fazer que dose de diazepam? E a sonda é orogástrica? A mesma que faz em pessoas? Desculpe tantas perguntas, mas é que onde moro a medicina veterinária não é tão avançada. E eu faço tudo para salvar o meu gatinho! Peço mais uma vez sua ajuda e já agradeço novamente essa oportunidade grandiosa de poder contar com sua opnião.



Cláudia
em

Obrigada pela atenção!
Realmente o diagnostico foi colangio hepatite… no dia em que escrevi perguntsndo sobre a doença, tive que levar a minha gata novamente até a clinica, pois estava preocupada por ela não comer. Ela ficou internada de sexta até segunda tomando soro. TRouxe ela pra casa e continuei com a medicação. No sábalo ela começou a se alimentar sozinha, até então eu estava alimentando ela. Ela já está bem melhor… não está mais amarela e esta se recuperando.
Agradeço a atenção!



Diego
em

Oi Dr. tenho um gato di um dia para o outro ele ficou urinado com um cheiro bem forte e bem amarelado e depois ficou amarelo a pele a boca e os olhos levei no veterinário ontem ele disse que poderia ser hepatite ou um doença que a pulga traz ao animal como ele nao é castrado ele fica atraz de gatas e pega pulgas pensei que seria isso mas hoje de manha ele nao melhorou continduando com os sintomas minha mae levou ele hoje dinovo na segunda visita e ela falou que era hepatite quanto tempo demora para curar o gato e se ele pode morrer



Synara
em

Oi Claudia. Que bom que ela está em franca recuperação. Vai dar tudo certo!
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Diego. Pode ser algum dano hepático ou hemobartonella ( pela pulga). O legal é um hemograma para ver se tem anemia e uma dosagem de enzimas hepáticas, ALT, por exemplo. E tem que ser tratado sintomaticamente – talvez hidratar, usar antibiótico a base de amoxicilia + acido clavulônico, um legalon, etc. algum anti inflmatório.. Vai de cada colega como tratar. A cura pode demorar um pouco se for hepatite, se for confirmado hemobartonella ai tem que usarem o antibiótico a base de doxiciclina. Por ai…Mais que isso de fato me limito em ajudar.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Thais
em

Bom dia! Td bem? Estou com um problema com minha gata MARIA (2 anos, fem,castrada,SRD) sou vet mas nao tenho muita experiencia com gatos, as pessoas nao levam muitos gatos na clinica e qndo leva sao mais problemas renais q encontramos … enfim estou cheia de duvidas doq fazer, ainda mais sendo e minha (rs).Ela vem emagrecendo há um tempo, achei q poderia ter sido uma verminose, dei vermif, esperei um tempo mas nada resolveu, resolvi separar ela das outras p poder ver se ela estava mesmo comendo e estava,mas depois q comecei a dar racao separada ela nao engordou ai coletei exames de sge no dia 30/MARCO (hemác6.470/hemog10,3/hematóc31 Leuc 16.100/Bast2/Seg65/Eos5/Linf25/Mon3 Plaq 362.000 Pesq neg Ureia 40 Creat 1,6 ALT 443 Ptnas 6,6) com esses resultados resolvi levá-la p fazer US(31/MARCO):figado c/ contornos definidos, margens arredondadas, discretamente aumentado, ecotextura preservada e homogenea, ecogenicidade diminuida, vesi biliar moderadamente repleta c/ conteudo anecoico, coledoco dilatado, parede normal (colangio-hepatite? hepatite aguda?) aumento de calibre veias hepeticas(congestao?). No dia 1o. ABRIL fiz mais ex sge: TGO115 TGP330 FA49 GGT40 ptna7 albumi4 glob3 glicose151 calcio7,8 sódio152 potássio 5,6 amilase 1273 bilirrub dir0,8 ind0,2 total0,6 … foi isso q obtive de exames a T4 total ainda vem aqui uns dias o resultado, deveria ter coletado maia alguma coisa? acha q é colangio hep mesmo? ela tá comendo .. mas mto pouco, esta mto magra (mas nunca foi obesa ela era normal).. acha q devo colcar a sonda? forcar alimentacao? ando lendo esses dias inclusive aqui.. mas nao sei oq fazer.. comecei a dar prednisolona 5mg 1comp1xdia (hj será terceiro dia) e ontem comecei com enrof 5mg e amoxic injetaveis .. uma vez ao dia! dou duas mesmo injetavel? ela esta com 2 kg. pesava antes uns 3kg mais ou menos.
Muito Obrigada por enquanto
Thais



Thais
em

esqueci de falar … Tb estou dando sol fisiológ com mercepton, B12 etc. latinha da hills convalecen (comeu ontem bem, mas dei soro ela vomitou mas foi primeira vez q vomitou pode ter sido pelo soro?) hj comeu pouquinho racao da royal, nao vomitou to com medo de dar soro… (vou esperar um pouco)nao esta ictérica nenhuma mucosa. Obrigada novamente!



Synara
em

Oi Thais. Bom, como conversamos via on-line, ficou esclarecido alguns pontos e trocas de ideias.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Daniel Messias
em

Tou com muito medo e queria saber:

Minha sogra a 25 anos atraz recebeu uma doação de sangue……..e agora em 2011 ela descobriu que tem cirrose hepatica…e infelismente….ela não resitiu e faleceu,.mais depois que ela teve essa doação de sangue ela teve um filha e a filha dela hoje tem 19 anos sera que é possivel ela adiquirir essa doença….????



Synara
em

Ola Daniel. Talvez tu não te deu conta que aqui é um espaço para debater sobre as doenças dos animais – cães e gatos. – não humanas. Mas por conhecimento geral, tem que saber a causa dessa cirrose. Existem alguns virus que são – podem – ser transmitidas por meio da transfusão e com o decorrer dos anos levar a doença hepáticas mais crônicas. Não creio que a filha possa ter a doença, por meio da mãe, mas procura o médico que atendeu a tua sogra e pergunta tudo isso. OK? Meus sentimentos pela perda da sogra.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Shirley
em

Boa noite, meu gato persa está com hepatite. Acabamos de descobrir, mas não sei qaul ração dou pra ele…a veterinária receitou Royal, mas não tem ração felina específica para hepatite… ela falou para comprar Silimalon ou Ligalon…você poderia me ajudar? O tratamento está correto? Obrigada (você poderia responder tbm para meu e-mail, por favor?)



marcel
em

Dra uma conhecida comprou um persinha de dois meses em um apartamento aonde a pessoa tinha so mas tres gatos aduktos vacinados e vermifugados , e deu de presente para a mae dela que mora no interior e em casa e com mais um gato , ele foi vacinado por ela tambem e vermifugado , so que morreu depois de 20 dias com ela apos ela levar em dois vets nenhum descobriu o que o gatinho tinha , somente apos necropsia , minha duvida é , tem como saber daonde o gatinho pegou essa doença , pode ser de um adulto da mae dela , ou da moça que ela comprou ou ate mesmo em um das clinicas que ele passou ? è hereditario ? por favor nos de uma luz



Synara
em

Oi Marcel. Mas qual doença deu no laudo da necrópsia?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Alianna Cardoso
em

Olá Dr.ª,
após ter lido o artigo muitíssimo bem escrito tive a certeza de que deveria recorrer à vosso conhecimento para me auxiliar com o grave problema que acomete meus casal de gatinhos.
Tenho um casal de gatos adotados, ambos vira-latas, de aproximadamente 1 ano de idade. Eles moram comigo em uma casa com mais duas cadelas e meu namorado. Sua alimentação é balanceada, embora por vezes eu me renda e dê comida humana (a mesma que eu estiver comendo) principalmente para a fêmea.
Nos ultimos 5 dias o gato macho apresentou uma ânsia de vômito interminável, mas da qual nada sai. Apresentou também uma apatia, depressão, olhos embassados, falta de apetite e até febre. Levamos ao veterinário que disse que clinicamente o gato não tinha nada. Após o 2.º dia em que o gato macho apresentava os sinais, a gatinha tbm passou a reproduzir os sintomas, sendo que com ela, por ser menor, a apatia é ainda mais perceptível, até porque ela é geralmente muito carinhosa comigo. Ocorre que ambos os gatinhos ñão estão conseguindo miar, e chegamos a pensar que pudesse ser uma bola de pêlo em ambos os casos, eis que o gato conseguiu vomitar pouquissimos esses dias atras, uma gosma transparente como se fosse saliva, na qual haviam traços de pêlos. Após recorrermos novamente ao veterinario, passamos a administrar o ANTITÓXICO UCB ORAL (20 gotas 2x ao dia), e tbm ENERGY PET (2,5 ml por dia). Após o 2.º dia de administração do medicamento e da vitamina, o gato apresentou sintomas de melhora, entretanto a gata encontra-se cada vez mais apática, apresentando sinais de febre. Ambos os gatos estão com dificuldade de evacuar, tanto fezes quanto urina, entretanto, a cor de sua urina está praticamente normal, e a textura de suas fezes tbm (quando conseguem evacuar). Sua alimentação deu uma grande diminuída e apenas estou conseguindo dar rações em lata e sardinha. Os sintomas de ânsia de vômito (sem conseguir vomitar), da falta de miado (não conseguem miar pq a voz não sai, como se estivessem intalados), apatia mediana, depressão, dificuldade de evacuação e abdomen um pouco endurecido (que eu não sei dizer se é normal) ainda não sumiram. E a cidade em que mora tem uma grande deficiência de profissionais habilitados, inclusive já perdi animais por diagnostico errado. Então gostaria de lhe pedir URGENTE uma ajuda no diagnostico e no tipo de medicamento que pode auxiliar na cura dos gatinhos. Muitissimo grata. Alianna.



Synara
em

Ola Alianna. Primeiro ponto a pensar é numa inflamação e ou infecção da orofaringe se estendendo para a laringe, já que pelo que entendi eles não conseguem emitir o som do miado. Há virus do sistema respiratório superior que podem causar essa situação. E muitos gatos quando com essa região inflamada tem ansias de vômitos ou mesmo vômitos. Eliminar pêlos por meio de um vômito reflexo é comum em todo e qualquer gato, e isso passa a ser positivo. Penso que são fatos isolados. Tenta usar Enrofloxacina 50 mg injetável ( farmácia Veterinária) 0,5 ml embaixo da pele, 1 x ao dia por 7 dias seguidos e um anti- inflamatório, também injetável – Ketofen 1% – 0,2 ml embaixo da pele por 3 dias seguidos esse e parar. Acho que pode ajudar. Prejudicar não vai..
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Daline
em

Olá Dra Synara,
parabéns pelo trabalho. Meu gato Gary há dias tinha parado de comer e depois de beber água, levei ao vet. e foi constatado um quadro hepático, ele ficou 05 dias internado, tomando soro e alguns medicamentos, no final só tomava ornitil, pois ao injetar os medicamentos ele apresentava uma reação alérgica, sendo anulada com antropina. O vet. deu alta, pq o hemograma apresentou regressão do quadro hepático e um ultra-som não indicou nada mais grave. Há três dias estou com ele em casa dando água numa seringa q ele aceita, as vezes aceita ração pastosa misturada com água q tmb dou a ele na seringa, mas horas depois ele vomita. Alimentei Gary há cerca de 10 horas, 06 horas depois ele vomitou e desde então só coloco água na boca dele, de hora e hora. Por favor, a senhora acha que ele pode reagir?
Muito grata.



Synara
em

Oi Daline. Penso que se há vômitos ela ainda não está bem recuperado. Deves tentar usar antibiótico ( Enrofloxacina é um deles) e um corticóide a base de prednisolona ( não a prednisona) O nome comercial que podes encontrar a prednisolona é o Dermacorten ( Farmácia Veterinária). Não sei te dizer se vai reagir, não tenho dados maiores sobre os exames e sobre a hsitória clinica dele. Mas casos assim tem que se ter cuidado com ele. Mais que isso me limito. Deves entrar com plasil gotas para ele também: dar 3 gotas de 8/8 horas por uns 3 dias. Dilui em água com açucar para ele não repelir o medicamento. E talvez uma cimetidina devias usar também. Conversa com o Veterinário sobre o uso dessas medicações.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Daline
em

Dr.ª Synara,
muito obrigada pela atenção. Gary faleceu, infelizmente. Nossa como dói perder uma amigo desta forma, esta doença é muito cruel com o felinos. Tenho outra gata, a mãe dele, Pompom, tem 12 anos. Esta semana ela retirou alguns dentes e está com pontos na gengiva. Nos primeiros três dias seguidos a cirurgia, ela se alimentou bem com ração pastosa, até consegui colocar dipirona e o antiinflamatório meloxivet na comida, só rejeitou no último dia do tratamento. Acho que ela enjôou a ração pastosa e por enquanto ela não pode comer a seca. Agora, Pompom come bem pouquinho, uma papinha de nenê, ou um pouco de iogurte, as vezes, coloco uma colherinha de requeijão, não dou muito, receio que faça mal. Fico preocupada, pois tenho muito medo dela desenvolver a lipidose. Quantos dias um gato tem que ficar sem comer para começar o processo da doença? É sem comer nada ou comendo pouco isso também pode ocorrer?
Mais uma vez obrigada.



dirce Maria Corrêa de Souza
em

Muito boa a sua Matéria Doutora. Meu gato molequinho esta passando por essa doença e deu pra eu entender muito sobre a mesma,meu gato é paciente do Dr.Francisco em Campo Grande MS. Ao ter febre fiz a maldade de da ibuprofeno, remédio de gente, quase mato meu gato com hemorragia, vômito com muito sangue. Agora só esperar pra saber como ficará meu gato molequinho. oh Deus! Que pecado fiz com meu bicho. Obrigada.



Synara
em

Oi Dirce. Temos que ter muito cuidado com “auto medicação” com nossos bichos, principalmente, os gatos que tem especialidades na metabolização das drogas. Vamos torcer que ele saia dessa.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Daline. Bah, é chatissimo perder um gato que convive com a gente. Mas acontece. Essa ua dor vai amainando com o tempo, verás. Me solidarizo contigo. Olha quanto a Pompom eu já colocaria a ração a qual ela está acostumada. Eu sempre extrai dentes de felinos e nunca dei pontos. Se ela tem vontade de comer a ração seca e consegue, toca ficha! E cuidado com o uso do melixican por muito tempo pois pode afetar a parte digestiva dela. Quanto ao tempo de “jejum” para desenvolver a Lipidose é relativo e envolve outros fatores como obsesidade entre outros. Mas gato com anorexia total em 10 dias passa a ser quadro preocupante não apenas para a Lipidose, mas por todo um mecanismo fisiológico deles além do comportamental…Por ai…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Denise Lima
em

Olá Dra.
Procurando algum artigo, alguma informação na net sobre hepatite felina, cheguei até aqui. Parabéns pela sua dedicação, explícita em seu relato acima! São de pessoas como vc que nossos animaizinhos, nossos “filhos” precisam.
Tenho duas gatas criadas in door e desde Dez. cuido de uma gata e seus três filhos (meninos) que apareceram na minha rua. Sempre foram extremamente ariscos e por esse motivo nunca consegui que fossem adotados e portanto moram na minha garagem. Em Maio a mãezinha apareceu toda estrupiada, com uma pata praticamente dilacerada, mas quando eu quis chegar perto pra ver e socorrer, ela sumiu. Só consegui pegá-la 20 dias depois e colocando carninha como isca na caixa de transporte. Levei-a a um veterinário e o mesmo a tratou com o maior pouco caso, com desleixo e quando, após 15 dias nas mãos desse homem, a gatinha chegou em casa com a agulha do soro na patinha eu decidi que ela nunca mais voltaria lá. Recebi uma indicação de um outro veterinário, um rapaz excepcional, um ser humano fantástico! Levei a Rebequinha nele e pedi sinceridade da parte dele. Até esse momento ela estava com a patinha imobilizada, com tala e muito, muito magra. Ele me disse que a pata não tinha mais jeito e nem devia ter imobilizado, tinha que amputar. Pra se ter uma idéia, a pata fedia podre, terrível mesmo. Sobre a magreza, ele pediu exames que acusou hepatite. Ela está muito magra, com um abdomem (o fígado) bem grande…barrigudona, porém magra. Há 30 dias está tomando antibiótico, Silimalon e Vitahidrat (30 ml diários). O que eu queria saber é o seguinte: o tratamento está correto? É demorado? A gatinha come super bem, faz suas necessidades normalmente. Anda pouco, até por causa da amputação tb…Mas não engorda!
Pode sanar minha dúvidas?



Simion Cruz
em

Olá Doutora!

Primeiramente gostaria de elogiar seu exelente trabalho e dedicação que tem pelos amigos felinos. Parabéns, é realmente um anjo na terra!
Minha gata, há mais ou menos um mês engoliu uma linha de pipa, que ficou presa sob sua lingua, atravessando seu aparelho digestivo, levando-a à Nauseas e vômitos constantes e perda de apetite. Porém, sua veterinária constatou o problema, e após três dias, ela voltou a comer, se recuperar e arriscava até uns saltos pela janela.
Porém, após uma semana e meia, passou a manifestar falta de apetite, perda de peso e moleza. Não levanta nem para ir à caixa de areia, faz suas necessidades deitada onde está. Não come. Chegou já a chegar próxima aos potes de ração e ficar só olhando.
Retrnando com ela no veterinário, após um exame de sangue, foi apontado que seu ALT (TGP) está em 2,0 (de 10-88) e a Fosfatase Alcalina em 3,0 (de 7-80).
Logo a Doutora disse que se tratava de algo em seu fígado, resultante de hepatite, que seu quadro é muito grave.
Eles dão soro à ela, e estão medicando-a com doses de algum remédio que, infelizmente, me foge à cabeça.
Disseram para não forçar alimentação, que ela tomaria o soro apenas.
Doutora, tenho muito medo de perdê-la. Foxy é o que tenho de mais precioso, e digo mais: é uma guerreira! Passamos juntos quando ela teve uma infestação de giárgia (mal sei se escrevi corretamente), no qual ela colocava até sangue para fora. Sobreviveu e era ainda filhote. Depois disso, abriu um buraco na barriga, onde foi sua castração, e ficou fuçando. Não foi tão grave, mas saimos dessa também….
Enfim, me diga se minha veterinária está correta, e suas recomendações também… Um detalhe: Ela baba muito, muito mesmo. Sua urina fede muito, está espessa e amarelada demasiadamente.
Se eu perder minha Foxy, perco a vontade de viver também. Me ajude!
ela só come ração Wishcas. Pelo que li acima, tenho medo de perdê-la por ela não se alimentar, e nem beber. Suspeito de que o soro não reponha tudo o que é necessário.
Me ajude nessas duvidas. por favor.
Grato;
Simion dos Santos Cruz



Synara
em

Ola Simion. A primeira coisa a descartar é se não esta havendo uma obstrução parcial pela linha que ela engoliu – ou algum dano interno em consequencia da retirada da linha ( se foi retirada) ja que relatas que atravessou o sistema digestivo dela. Um Rx contrastado pode ajudar a avaliar se há essa linha e/ou outro objeto causando obstrução. Por esses dados laboratoriais não creio em hepatite. Acho que devem seguir o raciocinio por ai…Se confirmar obstrução parcial devem proceder cirurgicamente para retirar o corpo estranho.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Denise. Precisaria de ter mais dados dela. Fundamental uma ecografia abdominal para avaliar o tamanho do figado e se há liquido livre na cavidade (PIF). Outra possibilidade é prenhez. Mas se fizeram a eco desconsidera essa possibilidade. Teria que ter um hemograma também para ver se há alguma anemia por hemólise ( pensando na anemia infeccisoa dos felinos). Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Denise Lima
em

O ultrassom acusou hepatite com aumento do fígado e baço. Ela agora está tomando o SAMe e Chemitril 25 mg/dia. Não é prenhez. Ela esteve prenha e abortou em Abril. Nem vi os filhotes. Exame de sangue ela não fez. Vou ver com o veterinário. O cotoco já sarou, cicatrizou, mas não deu certo os pontos que foram feitos após a cirurgia. Fechou “de dentro pra fora” mesmo.



Denise Lima
em

Rebequinha faleceu na sexta dia 05 e eu ainda não me recuperei…um misto de impotência, revolta, tristeza…



Synara
em

Oi Denise já li a outra postagem , que ela não resistiu. Mas pensa pelo lado positivo esse teu sofrimento de revolta não tem sentido, sei que sentimos muito a perda de um bicho…Mas tu tem que pensar que pelo menos tu fez algo por ela. E aqueles que nada fazem para ajudar um gato de rua??? Tens mérito com a tua atitude. E saiba que os gatos de rua ficam muito suscetiveis a viroses felinas, anemias infeccisoas entre outras doenças. O bichinhho descansou. Me solidarizo com teus sentimentos. Que Deus te ilumine esse coração bondoso cada vez mais.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Denise. Pois é…que chato isso. Mas te respondi sobre a morte dela na postagem anterior a essa.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Raquel
em

Oi tenho uma gatinha de 9 anos passando por esse problema…. estamos lutando muito… ela se recusa a comer sozinha…. então tenho q forçar a alimentação….. ler essa matéria fez com que eu tivesse mais esperanças… a Mel é muito importante pra mim…. estamos na luta….



Synara
em

Oi Raquel. Conversa com os colegas que atendem ela para colocarem sonda esofágica para uma efetiva alimentação e medicações. Pode ser que se recupere. Manejos forçados com alimentação socada na boca é dificil em gatos…Boa sorte.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Luis Carlos Duarte
em

Olá!eu tenho um gato com cerca de 2kg eu dei a ele e a outros gatos um Suplemento Nutricional Chamado NUTRIFULL CAT,no segundo dia apos dar o medicamento alguns gatos começaram a ter intoxicação e vômitos que aparenta ser SANGUE, logo que deu essa reação eu suspendi o suplemento, sem contar que esse suplemento não tem bula especificando suas indicações e contra indicações, venho a você para pedir sua ajuda Dra o que devo fazer qual é a solução para essa intoxicação?



Diana Samira Martini
em

OI tudo bem…
Tenho um gato siames com persa com aproximadamente 6 anos de idade percebi que ele andava muito desanimado e só queria ficar deitado. Levei ele a veterinaria e foi feito exame de sangue, e constou que ele tem hepatite iniciei o tratamento com leucogen e silimalon no começo ele me parceu mais triste ainda mais depois ele reagiu bem e agora esta mais disposto .Oque eu gostaria de saber é como faço pra aumentar a imunidade dele? Qual o tipo de dieta adequada pra esse tipo de doença? Gostaria de saber a resposta o qto antes pois ele é muito importane pra mim e pra minha familia..

Fico agradecida desde já..



Synara
em

Oi Diana. Para aumentar a imunidade de um gato há poucos medicamentos e apenas se indica o uso em determinados casos. Uma lesão hepática tem várias causas. Tens que saber que exames foram feitos, ter uma história clinica prévia de como ele chegou a esse quadro hepático, e definir a causa dessa hepatite. Quanto à dieta fica ligada ao que argumentei. Não tem uma indicação geral…Por ai…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Luis Carlos. Dei uma lida na bula e não vi sentido em tu dar isso para teus gatos. Uma ração seria o suficiente para mantê-los bem. Mas vocês caem em papo da industria de cães e gatos…Tem que ficar mais ligado… O negócio é suspender o produto para eles e esperar para ver se se recuperam sem tratamento. Penso que nem seja uma intoxicação e sim vomitaram pelo gosto…Gato para manejos por meio – via – oral é chatinho…Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Erica
em

Dra Synara, como faço para minha gatinha ser atendida por você?

Onde fica seu consultório?Poderia,por favor,me passar os dados pelo email??

Muitíssimo obrigada e boa sorte.

No aguardo

Érica Coutinho



Synara
em

Oi Érica . Não atuo mais com o consultório em Porto Alegre. Hoje trabalho apenas com consultorias via -oline. Se tiveres interesse na consultoria envie e-mail que te explico como funciona.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Carla
em

Olá Drª. Synara

Tenho um gato de 13 anos aproximadamente e que após exames foi diagnosticado Hepatite crônica. Ele recebeu soro glicosado, label, legalon e acetilcisteína via intravenosa por cinco dias. Agora a veterinária passou para administrar em casa a medicação acima via oral além de mel, suspiro, ovo cozido e ração especial para gatos com hepatopatia.
Fui procurar essa ração e me indicaram a Royal Canin Renal para gatos que custa muito caro.
Gostaria de saber se realmente necessito trocar a ração do gato por essa especial ou posso continuar utilizando a ração de costume (Golden Gatos) pois, ainda tenho mais duas gatas que também consomem a mesma ração.
Além disso gostaria de saber também se não existem alimentos que posso administrar para enriquecer a ração que já utilizo.

Obrigada pela atenção

Carla



Synara
em

Oi Carla. Os preços das rações estão tão caras que impede que alguns animais a usem como alimento equilibrador de uma disfunção qulaquer. Nessas alturas, fica com a ração anterior, acrescenta, atum, ovo cozido, sardinha, creme de leite, na alimentação dele. Pode ajudar. Por ai…Mas tudo depende de como está evoluindo esse quadro hepático dele…Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Ana Kelly
em

Olá Synara. Meu gato( Nenem) esta aparentando dessa mesma forma..a amarelidão. Fui hoje no veterinário, fizeram o exame da ecografia abdominal só constatou sistite. Ele ta assim há 3 dias. Amanhã farei o exame de sangue e talvez segunda feira terei o resultado geral do caso dele. Passaram por enquanto o Nutralife e o Vetinil. Ontem comprei o Supracal(suplemento alimentar) e até deu uma melhoradinha pra comer. Quando acabar tudo lhe informarei para saber se erraram em alguma coisa. Ok? =]
Beijos e abraços.



Synara
em

Oi Ana Kelly. Ok. E Boa sorte.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Alberony Galitzki
em

Ola dra.Synara
Tenho um gato com 14 anos e a 2 meses notamos que ele esta amarelo, levamos ao veterinario e foi diagnosticado uma inflamação da camada que cobre o figado complicando a função hepatica , durante 15 dias tomou varias medicamentos injetados para melhorar a imunidade e função hepatica . Depois disso estamos fazendo até hoje o tratamento com Xantinon , Legalon , Glicopan e um manipulado Sami . Ele se alimenta rasoavelmente bem come de tudo que não seja ração , tentamos varias marcas e sabores incluindo a Royal canin , o que ele adora e danoninho . É uma luta para tentar alimentar ele de forma mais correta , durante o inicio do tratamento ele perdeu 300gr , agora ele recuperou um pouco do peso , porém esta com acumulo de liquido na barriga que dificulta a respiração.
Ele ainda está amarelo como de inicio .
o que a Dra. acha deste tratamento.



vanda maria peixoto
em

bom dia, tenho um gato siames, chamado nenen,ele começou a ficar sem apetite, vômito, e a cor dos olhos dele que são azuis, começaram a fiar amarelo, levamos ele a uma clínica, e foi diagnosticado que ele estava com o fígado grande (inchado),o médico pediu um exame de sangue para ver se havia ruptora do baço ou do figado,porque ele foge pra rua e briga muito e numa dessas brigas ele quebrou uma presa, depois disso, começaram todos esses problemas. ele continua internado, mas espero que ele se recupere,nós aqui em casa amamos muito ele, ele é muito mimado, dorme na rede, ele é o nosso xodó. uma abraço



Flavia Lira
em

Dra. Synara, Bom dia! Tenho um gatão de 1 ano e meio, que apresentou perda de peso e de pêlo, de uns tempos pra cá, mas associei ao fato dele estar “procurando gatinhas”, pois, ainda não o castrei. Só que, de ontem pra hj, ele apresentou um amarelado na pele, e o veterinário que eu conheço, só poderá atende-lo amanhã… Será que eu preciso correr com ele pra emergência? Ou posso eperar até amanhã???? Conto com seu esclarecimento. Abraço. Flávia Lira.



Synara
em

Oi Alberony. Acho que se entrassem com um antibiótico e uma dose bem calculada de corticóide ajudaria nesses sintomas que possa ter teu gato. Mas com essa idade tudo fica mais dificl na recuperação deles. Terás que ter muita paciência.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Vanda. Tem que pensar em hemobartonella como causa para esse amarelão dele. Boa sorte.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Flavia. Acho que tens que avaliar com um colegaa sim essa situação. Pensar em hemobartonella. Gato não castrado se mete muito em briga e pode adquirir esse parasita. Um dos sintomas pode ser esse amarelão. Fica a dica.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Sheila
em

Olá doutora,
Minha gata de 3 anos está internada a 2 semanas com vômito e está muito fraca, pois tudo q ela come é vomitado em poucos segundos. Foi realizado uma ultra e foi evidenciado aumento do baço e só. Foi realizado exames parasitarios e não foi evidenciado nenhum protozoário. O hemograma está com número de linfocitos muito baixo e na bioquímica somente o TGO deu muito alto.
O MV já fez todo tipo de tratamento, mas nenhuma melhora. Estou muito preocupada apesar de saber que ele é um ótimo profissional.
Poderia me ajudar, realmente não quero perder minha gatinha.



Lane
em

Olá Dra. Synara,

Após ler vários relatos para tentar entender a doença do meu gatinho resolvi escrever para pedir-lhe uma orientação.
Tenho um gatinho adotado com cerca de um ano e meio. Ele sempre foi forte, não gordo, agitado e brincalhão. Mas desde que o adotei periódicamente vejo sangue e muco nas fezes. Levei ao veterinário, tomou vermífugo para controle com suspeita de giárdia. Algum tempo depois voltou e assim ficou por alguns meses, sumindo e voltando, a vet deu probiótico achando que ele tinha um intestino sensível.
Há cerca de um mês, mudei de apto e notei que ele começou a emagrecer, ele come bem ração royal sensible. Mas ele começou a emagrecer e há uns dias ficou quieto, com sinais que não estava bem. Percebi que ele estava doente quando ví que a membrana da esclera estava muito aparente e a urina laranja escura. Corri com ele para o veterinário (outra). A médica fez todos os exames de sangue, função renal, hepática, urina e fezes alem de um ultrasson e diagnosticou com hepatite e pancreatite. Ele está no soro com antibiótico, analgésico e internado na clínica por pelo menos 10 dias (desde ontem). Está se alimentando razoavelmente, agora com royal renal. Estou muito, muito triste poque não quero perder meu menino. Ele é especialzinho, é surdinho por conta de uma otite grave, causada pelo abandono passado. Cuidamos dele com muito amor e carinho. Há alguma coisa que eu possa fazer doutora ou pedir p minha vet. buscar em exames para saber a causa dessa pancreatite e da hepatite. Ela não sabe o que desencadeou primeiro. Isso pode prejudicar o tratamento??
Obrigada pela atenção que a sra. tem com todos que buscam alento para as dores de seus filhinhos felinos.Parabéns pelo trabalho com a Mel, mostra que devemos tentar com muito amor a busca da cura para nossos gatinhos.
Obrigada.
Lane



Synara
em

Oi Sheila. Talvez fazer uma boa inspeção bucal nela e ver se não tem envolvimento de lesões ulcerativas na boca, faringe. Pode ser viral. Virus da Calicivirose…Um palpite. Mais que isso me limito.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Lane. Em primeiro lugar a presença de muco ou sangue nas fezes de um gato é mais compativel com “colite” irritativa por ingestão acidental de pêlos ( gatos se lavam e ingerem pequenas particulas de pêlos que vão causar essa irritação constante no intestino – isso é comum e não requer tratamento). Fico impressionada como os colegas não sabem disso e basta ver goticulas de sangue e/ou muco nas fezes para fazerem associação com giardia.
O sintoma dele é compativel com algo relacionado hepatite, hemobartonellla, etc. Quanto a ser hepatite associada com pancreatite precisaria de ver os exames…Não sei te dizer muita coisa apenas com teu relato. Mas só o fato dele estar comendo já é um bom sinal. A causa pode estar relacionada ao estresse da mudança, os gatos são muito suscetiveis a estresse de ambiente. Mais que isso me limto em te ajudar. Mas vamos rezar para que ele se recupere.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Sheila
em

Olá doutora,
Foi diagnosticado o caso da minha gata. O vet realizou um exame de raio x de tórax e viu que ela estava com um tumor no pulmão que comprimia o coração e regiões. Por isso ela não tinha febre, tinha apetite mas vomitava logo em seguida. Estou muito muito triste, pois a opção foi a eutanásia.
Será que a causa do tumor possa ser viral? Na região existem muitos gatos com problemas respiratórios com muita secreção, mas ela era vacinada anualmente, no entanto, infelizmente ela tinha contato com outros gatos da vizinhança que não eram tratados.
Estou com medo de ter outros gatos e passar pelo mesmo problema.
Obrigada pela ajuda.



Synara
em

Oi Sheila. Bah, que pena! Mas pelo menos descobriram a causa, pior é ficar sem saber a causa. Pode ter origem viral, sim. Linfomas, oriundos de leucemia, granulomas oriindas da PIF. Pois é, riinites crônicas podem levar a pólipos ( tumores benignos). Não deves pensar assim, em não ter mais gatos. Isso acontece…mas não quer dizer que vá acontecer com todos os gatos.
Abraço.
Synara



Sheila
em

Obrigada doutora pelas suas palavras. Agradeço imensamente pelo seu site que é bastante esclarecedor…que Deus a abençõe sempre…Feliz Ano Novo com muita, mas muita saúde mesmo! ;-)



Synara
em

Oi Sheila. Muito obrigada!! Um ano leve e pleno de realizações pessoais para ti.
Abraço.
Synara



Gerusa Morati Oliveira
em

Dr Synara,boa noite eu estou em desespero,minha gatinha esta com uma ferida tem um mau cheiro já mediquei por conta propia faço todo tipo de carativo mas sai um liqudo o tempo todo troco o leçol todos os dias as vezes sangra essa ferida já tomou os dois mamilos dela,por favor me de uma dica para que eu possa continuar cuidadndo dela em casa,já que não tenho condição de leva-la ao veterinário e ela e a razão da minha vida,me indique um medicamento que possa secar essa ferida obrigada gerusa 02/01/2012



DJ Sandra Gal
em

Dra Synara,
Meus parabens,vejo que alem de ser uma excelente veterinária,tambem tens um coracao enorme.Casualmente,consultei sobre a possibilidade de hepatite felina e acabei descobrindo o seu site,é muito confortante saber que nesse Brasil imenso e com problemas de toda natureza existe alguem que faz a diferenca,esse alguem é voce Dra Synara!



Synara
em

Oi Gerusa. No minimo eu teria que ver uma foto da lesão para poder te dar alguma dica. Mas pode ser Mastose ( tipo de tumor mamário em gatas) ou infecção fúngica profunda da pele. Acho que terás que procurar um profissional para avaliar bem essa ferida. Mais que isso, realmente, me limito em te ajudar. Boa sorte.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Sandra. Muito obrigada pelos elogios. Muitas vezes pensei em largar tudo em face de muitas vezes não ser compreendida nessa minha luta em prol dos cães e gatos. Não sou movida a elogios, mas quando vem, me sinto mais estimulada. Valeu!
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



lenice
em

ola doutora. Adotei uma gata de rua e fiz varios exames 2 mif/fiv/felv/pif e tudo deu negativo e 3 ultrassom para verificar a barriga inchada da gata. as ultras revelaram muitos gases e fezes. Qdo a peguei ela tinha 3 filhotes e apos doa-los tratei para secar o leite ja´que ela estava com leite “empedrado” e em 15 dias ela melhorou.mas o que me deixa preocupada ate hoje apos 9 meses eé a barriga dela muito inchada e dura que so murchou uma vez qdo a castrei, mas em pouco tempo inchou de novo. fiz varios exames e o de sangue deu algumas alteraçõe e ela tomou 10 dias de amoxilina. ela como bem e suas fezes soa durinhas e as vezes ela faz ate 3 x ao dia. urina bem, brinca tudo aparentemente normal. mas essa arriga me preocupa muito e a vet mandou dar a intestinal da royal, mas ela teve muita diarreia e so se dá bem com a premier de frango. por favor me ajude, pois ja gastei o que nao tenho. cada vet me diz coisa diferentes. um me disse que era pif e que para para fazer eutanasia. jamais! ela esta linda! mas por conta dessa barriga parece estar prenha e esta um pouco gordinha. como faço dieta? me ajude a deixa mais saudavel.



Synara
em

Oi Lenice. Se os ultrassons não acusam nada, se os profissioais são bem habilitados em fazer análise ecográfica, se fez todos esses exames em laboratórios confiáveis, não vejo maiores problemasl. Não sei que alterações foram esse que alegas que apareceram no hemograma. Acho que pode ser apenas uma barriga…gatos tendem acumular gordura na região abdominal, talvez ficou alguma glandula mamária mais densa, também, depois do empedramento do leite. Se ela está com apetite, alegre, dentro do padrão normal dela acho que não há maiores preocupações. Se quiseres me envia o laudo da ecografia junatmente como as imagens e o hemograma , assimo como uma foto dessa barriga. De lado e com ela em pé. Envia direto para o em-mail : synara@synararillo.com.br. Talvez possa te dizer algo melhor…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Gabriela
em

Boa tarde Dra!
Minha gata, Tina, vira-lata, de 6 anos, castrada, nunca apresentou problemas, ela come ração premium e é ativa. Brinca o dia todo.
Porém, de terça para quarta-feira da semana passada ela ficou amuada, não levantou de manhã, como de costume e nem comeu. Na hora do almoço levamos à veterinária, ela diagnosticou infecção urinária, esvaziou a bexiga dela e medicou, em casa receitou Baytril 15mg (1 comprimido por dia) e Terebenthlna CH3, Cantharls CH6, Berbels vulg. CH6, Oxalls CH6 qsp 30ml, 5ol.glicerinada (10 gotas em 250ml de água). Ela ainda tomava água normalmente, quando ouvia a gente mexer na ração, (Urinari, por conta da infecção), ela vinha, mas só cheirava e não comia, tentamos o sachê, ela deu alguma lambida, sem mastigar e recusou. Retornamos na vet e ela disse que havia também uma infecção na garganta, foi medicada e retornamos tds os dias pra medicação e soro,em casa água (ela procurava), a ração só na seringa (batida no liquidificador.
No domingo, ela não quis nem tomar água e ficou inquieta miando pela manhã, então retornamos na vet e ela ficou no soro o dia todo, voltou pra casa e ontem ficou no soro a noite toda, continua sendo medicada.
Todos esses dias após a vet ter esvaziado a bexiga dela, o xixi ela faz normalmente, mas não defecava, hoje ela defecou, há pouco.
O que me intriga é que a vet disse que os rins estão preservados, que havia infecção urinária e que apenas o fígado apresentava alguma alteração, por causa da infecção (urinária e garganta), mas ela já está sendo medicada há uma semana e continua sem querer comer ou tomar água e está apática. Estou confusa. Não sei se consegui ser clara, mas gostaria de saber se devo confiar na opinião da vet, saber se a recuperação é demorada, se é normal ela continuar recusando água e comida.
Desde já grata pela atenção!
Gabriela



ADRIANA
em

Olá doutora!
Minha cadelinha tem 4 meses, está com a barriga, os olhos e a urina bem amarela. Ela esta comendo e defecando normal. Brinca, mas está magra. Levei na veterinária. Fez exame de sangue deu TGP, TGO muito aumentado, um pouco de anemia e leucocitos pouco aumentado. Pediu Ultrasonografia e deu baço e fígado aumentados. Uns meses atrás teve diarreia com sangue e ficou amarela, mas melhorou. É estranho que o comportamento dela não parece de animal doente, mas a aparência sim. A veterinaria suspeita de babesia, mas nao deu positivo no sangue. Esta tomando doxiciclina, promun dog. Fez imidocarb tambem. Foi vermifuga com Drontal puppy. Ela está esperta, ativa, mas continua amarela. Hoje esta mancando. A veterinaria radiografou e disse que um problema congenito, que é o fechamento prematuro da placa de crescimento da ulna, por isso sua pata esta ficando torta.Aguardo pela sua ajuda. Vc é muito especial. bjos
Adriana



Synara
em

Oi Gabriela. Até eu fiquei confusa com o que a colega falou.. Ou com a forma com que tu relatou….Acho que deves procurar outro profissional e definir melhor o que está havendo com tua gata. Um hemograma já pode dar uma pista.
Mais que isso me limito.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Marta
em

Meu gato de 9 anos, SRD, parou de comer há 5 dias, ficou tristinho e prostrado. Não apresentou vômito nem diarreia. Notei um aumento do tecido na região da sua faringe. Parece que ele não está se alimentando por causa desse volume (aparência gelatinosa). Noto que ele tem apetite, mas não consegue deglutir. Tenho dado soro fisiológico e pequenas porções de ração diluída em água, através de seringa. Consultei um veterinário que disse poder tratar-se de algum tumor. Estou muito apreensiva. Por favor, Dra, quais as possibilidades que tais indícios podem sugerir? E ainda, um diagnóstico (no caso de cancêr), se firma através de quais exames? É possível saber tratar-se de um tumor apenas com um exame clínico?
Agradeço sua atenção.



Synara
em

Oi Marta. Acho que pode ser um pólipo naso faringeo. Se for a indicação é cirurgica, simples de se fazer e com total recuperaçào. Se for um pólipo é tumor de ordem benigna. Operou, curou. Vai no item casos clinicos do meu site que tenho um caso de pólipo puiblicado talvez ajude a te tirar mais dúvidas. Outra possibilidade é ulceras faringea por viros – calicivirose. Tem que fazer essa diferenciaçao. Se for úlceras, manter hidratado, tratar com antibióticos e algumas vezes e dependendo de cada caso, usar anti inflamatórios. Corticóides ou nao corticoides. Por ai posso te deixar uma luz. Conversa bem com o Veterinário. Se ele ficar em dúvida que passe o caso para outro com maior experiência em doenças felinas. Certo? Boa sorte.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



katharina
em

boa noite, Drª

Minha gata apareceu a dois dias com muita cede e com miado estranho. Achei que ela havia caido, ou levado um choque, já que ela fica muito nos telhados. No dia seguinte a noite, quando cheguei em casa, ela estava tendo várias convulsoes, tanto que achei que havia morrido, mas no dia seguinte pela manha ela estava viva, mas muito debilitada.
A veterinaria administrou soro e diazepan e pediu um ultrassom que revelou que ela esta com liquido no abdomen; figado – ecogenicidade ligeiramente reduzida; vesicula repleta de conteudo anecogenico e lama biliar; ducto cistico dilatado 0,52 cm ; rins com perda de parcial de definição mas sem sinal de litiase ou hidronefrose.
O hemograma ainda não esta disponivel.
Alem disso, ela defecou uma lama preta muito fedida.
Ela diagnosticou PIF, mas sera que pode ser outra coisa menos fatal.
Ela estava normal, comendo, bebendo fazendo carinho. Do nada ela apareceu nestas condições.
Por favor, me de uma luz, uma outra possibilidade para ela sobreviver.

muito obrigada



Synara
em

Oi Katharina. Pelo quadro agudo, por ser uma gata que tem acesso a rua, ter tido convulsões, penso em possiblidade de alguma intoxicação ( venenos variados, toxinas, produtos quimicos). Acho que deviam fazer soroterapia, para ajudar a eliminar algum residuo e esperar o resultado do hemograma. PIF não penso….Talvez uma corona virose também….Por ai. Mais que isso me limito.
Abraço fraterno
Synara Rillo



Ana Lucia
em

Bom dia, Dra.Synara Rillo, minha gatinha viralata deu luz a tres meses filhotes já comem e bebem ração e água tão fortes, mas as vezes dão uma ,mamadinha ela não quer deixar muito esta rosnando pra eles tem um gato estranho rondando ela perto da minha casa quero castrá-la já tenho o local p/castrar e tudo, me indicaram um remédio carissimo por R$100,00 não tenho pra pagar gostaria de saber se já posso castrá-la ou se tem algima erva ou algum produto barato que posso colocar na carne ou fazer chazinho pra ela tomar? U R G E N T E.



Ana Lucia
em

Aguardo resposta. Muito Obrigada, Ana Lucia.



Synara
em

Ana Lúcia. Pode castrar sim. E deve! Pois logo terá outro cio…E com 3 meses os filhotes não precisam mais mamar…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Regiane
em

Olá, Synara!
Estava aqui tentando fazer uma busca que pudesse me ajudar pois há umas duas semanas percebi a urina da minha Meg mais escura e sexta qdo cheguei do trabalho a notei prostrada, sem apetite (o que demorei mais a notar porque ela sempre dorme mais msmo no inverno).Mas a preocupação aumentou ainda mais qdo troquei o sabor da ração, comprei aqueles patês e ela nem toquou.Liguei pra tel de plantão e fiquei de leva-la na segunda ja com a coleta da urina para exame. Mas me preocupo demais e fico de olho nela todo tempo, então, resolvi examinar do meu jeito a barriguinha dela… Nossa, que susto!Esta com pelel amarela e aí, vi que dentro da boca também está.Estou morrendo de medo.Sei que ha pouco que eu possa fazer, mas é duro esperar amanha. resolvi trata-la como criança: estou dando sumo de picão, de 4 em 4hs.Nesta segunda vou leva-la a veterinaria e espero dela a mesmo carinho pelos gatos como percebi que vc tem (pois nem todo dão muita atenção a gatos né!).Ainda bem que o que estou mais acostumada retorna terça. Meg tem 12anos, é persa e nossa paixão. Li aqui que excesso de medicamentos por fungos, doenças na pele, podem ser uma das causa da hepatite e Meg ja tomou cetoconazol 3mg algumas vezes por isso. Espero esta fazendo a coisa certa. Obrigada. Bjss.Regiane/MG



Synara
em

Oi Regiane. Tem que fazer uma boa avaliação clinica nela, dosar enzimas hepaticas, hemograma, exame de urina e até mesmo uma ecografia abdominal para acharem as causas dessa ictericia. Boa sorte.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Vânia Lopes
em

Olá!
Drª Synara
Muito rico de informações e orientações o seu blog…Obrigada pelas ótimas explicações.

Gostaria que opinasse sobre uma cadela ‘ cocker’ de 12 anos que está com suspeita de metastase no fígado…O histórico dela é este:Sempre teve problemas de pele…É diagnosticada ‘atópica’ e tomou muito corticoide durante a vida…Ocorre que levei-a em uma dermatologista …-A laila fez dieta de ‘ exclusão ‘ com restrição alimentar -Comia arroz integral com ‘ cação ‘ …Teve um tempo que rejeitou …enjoou…-Depois passamos a dar frango com arroz e ração ‘ hipoalergênica “Pouco melhorou…Na ocasião apresentava pela grossa cheia de rachaduras -Hoje julho/12 ainda está assim e têm crises de coceira absurdas…deve ser ‘ sistemico’…Coloco remédio de pulgas (O melhor )…Teve ‘limbomas ‘ que foram retirados ‘ cirurgicamente ‘ -Sugestiona ‘ investigar ‘… Fez exames de raspagem (que identificou bacterias …-Tomou cefalexina e meticortem 20 mg )…Fez exames especifico do tecido da pele…E também nos limbomas,que tinham tecidos gordurosos e outro limboma com aspecto a investigar por biopisia…-Não fiz…No exame de palpação …-O figado está ‘ inchado’ e no ultrassom e aparece cheio de ‘polipos ‘ – Fez teste da glandula adrenal,que não deu nada…
-A suspeita é de metastase no fígado…-Deu um pouco de anemia…-isto já a alguns meses…-A médica clinica geral que atendeu a laila ,disse que eu poderia fazer ‘ biopisia ‘ no figado para saber se é maligno e daí iniciar a ‘quimio’ o que acho muito invasivo e o bicho sofre muito-Minha gata morreu em 07/2011 de cancer de pele e ela passou por quimio e tb fez crio e veio a falecer…-Mas lutamos muito por dar qualidade de vida…
- O que posso fazer pela Laila…Atualmente cuido da coceira dela…Nas crises dou cetirizina, hixizine…As vezes meticortem-Faço ‘ pulsoterapia ‘…
Para fortalecer o fígado dou legalon 90 mg 12/12hs por 20 dias …- Dou o remédio e paro… -Ela se alimenta bem…as vezes faz cocô mole…Posso dar alguma vitamina para protege-la de anemias…-Posso dar Hemolitam…-Estava dando CENTRUM Uso humano), mas me disseram para ‘parar’ pois isto alimenta o tumor…
Pelo que entendí …Ela teve tumor de pele (limboma) e deu a metastase?
-Ela estava indo na Derma e passei em seguida para a vet. Clinica geral…(Boa médica ) – E depois do diagnóstico não fui mais na Veterinária de pele…Não há muito o que fazer…Gostaria de cuidar bem dela …Até o fim e dar qualidade de vida a ela…Como nestas circunstâncias ?!…



Synara
em

Ola Vânia. Dificil eu te dizer muita coisa sobre o caso dela. Teria que analisar os exames, e me parece que é uma situação crônica de pele. Tem essa possibilidade de linfoma…(??). Podemos pensar em várias causas para toda essa sintomatologia dela. Esse aumento no figado – se não for agulma alteração tumoral – pode ter causa cardiaca…Realmente me limito em te ajudar pela virtualidade.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Fabiano
em

Oi Drª. Synara!
Li vários artigos e respostas de msgs suas aqui no site e fiquei impressinado com a dedicação, carinho e preocupaçao com animais que nem conhece.
Bem, se puder me ajudar com alguns conselhos desde já agradeço. Tenho um gatinho siames, de 5 anos, o DIDU, que há uns dois meses atrás começou com vomitos todo o dia e perder apetite. Levei no hospital veterinário da universidade e nada descobriram a primeira vez,tomou soro ficou internado uns dias e voltou pra casa um pouco melhor. Logo começou tudo d novo vomitos e perda de apetite, levei de novo no hospital e diagnosticaram como gastrite, deram medicação (ranitidina) e outro para abrir o apetite, ficou internado uns dias e voltou pra casa. Não melhorou, continuou vomitando e parou de comer completamente. Levei em uma outra veterinária que diagnosticou colangio-hepatite, atraves dos exames de hemograma, bioquimico e ultrasonografia e começou o tratamento com antibiotico (amoxicilina), plasil e soro subcutaneo a duas semanas. Mas continuo mto preocupado, continua sem comer nada, qdo come (a força com seringa) vomita, um vomito amarelo, tá fraco já perdeu uns 2kg, tá pesando 3kg agora, nem água tá tomando direito, não defeca faz uma semana !!!
Li uma opinião sua que com três dias de anorexia já se podia pensar em colocar uma sonda esofagica. Ele está a duas semanas sem comer quase nada !!! Outra preocupação, tá tomando o antibiotico e o soro somente a cada 48 horas, me pareceu mto diferente da prescrição que vi aqui nos posts e até em outros sites. To preocupado que o tratamento não esteja certo, ou que tenha que ser intensificado. Não sei o fazer, a veterinária não falou qual tipo de colângio hepatite que é, e ele morava antigamente em um casa SEM pátio e nos mudamos agora para uma casa COM pátio faz nove meses, com graminhas, bichinhos,terreno nunca habitado que antes era um terreno baldio. O Didu foi desverminado a cinco meses, mas talvez possa ser colangio por trematodeos ? Mesmo não tendo o diagnostico preciso não seria prudente tratar com vermifugo tb ? Qualquer conselho e ajuda será mto bem vindo. Obrigado desde já. Um grande abraço.



sidnea
em

Olá doutora
Tenho um gato de 5 anos de idade que está com sarna. Ele se coça muito e apresenta queda de pelo nas patas. Leve-o ao vet e ele receitou dois comprimidos de itraconazol ao dia durante 40 dias.Não sei se essa é a melhor opção pois ouvi dizer que esse medicamento causa problemas no figado do animal.
O que devo fazer. Continuo com o tratamento?
Por favor! Me indique novas opções de tratamento.
Sucesso.



edizia
em

ola synara tudo bem?? olha eu aqui de novo?? preciso que vc mim ajude..tô com tres gatinhos filhotes que tem dias de nascido..so hoje notei que estão com diarreía com mal cheiro amarelo e notei que a barriguinha deles estão grandes e duras.nem conseguem sair do lugar por conta da barriga esta pesada..qual remedio posso dar a esses filhotes?eles estão miando muito com certeza devem esta com dor..fiz soro caseiro..mais acho que não resolveu.bjus espero resposta.



Synara
em

Oi Fabiano. Mil desculpas pela demora me responder, mas tenho outras atividades dentro da profissão e precisei viajar a trabalho. Por favor, poste novamente e me diga a situaçao atual dele para que possamos conversar por aqui.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi sidneia. Acho precipitado essa prescriçao…tem que descobrir a causa dessa coceiras ( sarna, pulgas, fungos, etc) para depois tentar ver qual o tratamento mais adequado a situaçao dele.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



edizia
em

synara mim responda é urgente!!



Silvania
em

Obrigadíssima por sua disposição e boa vontade de ajudar os guardiões desses pequenos peludos. abençoado coração.
minha gatinha de 3 anos, Mixiriquinha, está muito mal. 1º uma rinotraqueíte mal cuidada que ninguém consegue controlar, seguido de hepatite medicamentosa por uma prescrição de 40 dias de enrofloxacino de 10mg. percebemos algo estranho que era uma otite e depois de us abdominal, foi visto que ela tem os rins pouco desenvolvido (pode-se considerar até congênito, talvez) e uma toxicidade hepática. Está internada com hidratação no subcutâneo pois as veias estão fragilizadas, quadro neruológico de encefalopatia hepática. estou indo vê-la agora e vou sugerir associar glicopan para toxicidade hepática. essa noite foi doída, pois estávamos sem ela em casa e a “irmã” procurando sem parar (depois dizem que esses peludos ñ são inteligentes…) prescreveram tb o SAME, mas com o feriado de niterói hj, só estará pronto sábado. tem alguma informação importante que preciso saber. me ajude, estou desidratando junto de tanto chorar, além da dor.
obrigada, que O MAIOR continue nos iluminando especialmente à vc.
bjos no coração.
Silvania.



Synara
em

Ola Silvania. Recebo teu e-mail me comunicando que ela nao resistiu. Uma pena. Mas força para enfrentar essa perda.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Sabrina. Tenta mudar a raçao da gata. Pode ser por não estar saborosa para ela e a dos caes estar mais atraente. Outro modo de agir é não deixando a raçao dos caes a disposiçao o dia todo – se esse é caso. evidente – para ela não ter acesso. Por ai….
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



edisia
em

olá synara tudo bem? bom meu gato parou de comer e beber agua.levei no veterinario e nos exames de sangue constatou-se que ele esta com ureia muito alta e logo me disse que ele esta com IR.estou levando todos os dias para tomar soro e antibiotico,saiu uma ferida na boca e hje tomou amoxilina+soro tomou um pingo de leite,e não quis mais nada.o que posso dar a ele ate eu comprar a ração especial?posso dar carne fresca até eu comprar a ração umida que a medica pediu? porque ela disse que esses saches da wiskas não pode nem muito menos carne,porque tem muita protéina,e disse que compromete os rins dele já que não esta bebendo agua e comendo.me responda assim que puder.bjus.



Claudia
em

Olá Dra. Synara,
Tenho um gato que apresentou hepatite a uns 3 anos atras, tratamos e estava tudo bem. Há uns 30 dias apresentou um inchaço no fígado e uma ultrassonografia abdominal, que apresentou: “dimensões anatômicas aumentadas, contornos não definidos, parênquima heterogenio e ecogenicidade aumentada. Presença de regiões com ecotextura heterogência nodular de ecogeniciade mista (Hemangionas? cirrose? carninoma?). Padrão vascular aumentado. Vesícula biliar com média repleção, paredes finas e conteúdo enecogênico. Sem evidencia de alteração sonográficas de alteração em vias biliares extra ou intra hepática.” O que está descrito no exame. E há também o exame de sangue de função hepática, que apresentou elevadíssimo de Fosfatase (944,0 m,g/dl), Transaminase ALT(TGP)(643,0 mg/dl) e Transaminase AST(TGO)(239,0 mg/dl). Está sendo medicado com Silimalon(remédio que tratamos da 1ª vez tbm) e ração Royal Canin gastro intestinal(que acho super estranho estar insuficiencia hepática nas contras indicações). O gato tem 13 anos, está comendo pouco, bebendo bastante agua, e está um pouco mais sonolento que de costume. Gostaria de saber se é o tratamento adequado, se esta ração não faz mal ao gatinho e se podemos dar frango cozido, para completar a alimentação(Que ele adora)ou qual a melhor alimentação. O vet q atendeu disse que não há mais nada o que fazer apenas esperar se vai melhorar, o que tá angustiando minha mãe e eu. Agradeço desde já, abraço. Claudia.


Comente