Uveíte Felina


Imagem ilustrando uveíte no olho esquerdo de um felino.Os gatos como espécie possuem particularidades oftálmicas onde podemos citar as patologias sequestro corneal e retinopatia por deficiência de taurina; enquanto outras doenças podem ser compartilhadas com outras espécies. Muita embora haja diferença na severidade do quadro clinico, aqui podemos citar a quemose e o linfossarcoma generalizado ( virus da Leucemia).

As causas das oftalmopatias dos gatos domésticos podem ser primárias mas muitas delas podem trazer um fundo de doença sistêmica sendo muitas vezes sinal clinico bem significativo ao clinico das doenças virais felinas. Os virus do complexo respiratório felino, são exemplos disso.

Mas não podemos esquecer que o gato pode sofrer uma gama enorme de danos oculares por traumatismo, e deve-se levar em conta isso, também, como desordem oftálmica primária.

No mês de junho, atendi um dos vários casos de uveíte com que me deparo no meu dia a dia em atendimento a essa espécie.

Essa é uma das patologias oftálmicas mais comuns de verificarmos nos gatos. Embora tenhamos vários meios laboratoriais para descobrir a causa das uveítes, muitos delas são obscuras.

Mas há aquelas causadas pura e simplesmente por trauma direto do olho e não associadas as doenças sistêmicas do gatos, como a PIF (peritonite infecciosa felina) e a toxoplasmose que são as maiores causadoras de danos na iris dos gatos levando as uveítes.

Segundo conceito da Dra. Helena Justen no seu livro “Medicina e Cirurgia de Felinos” ” as uveítes podem ter origem a partir de qualquer condição ou agente que avilte o tecido uveal ou que determine a quebra da barreira sangue-úvea.”

Vamos ao breve relato desse meu caso de uveíte:

Peggy SuePaciente: Peggy Sue, fêmea felina castrada, da raça Sagrado da Birmânia, com 7 anos de idade.

Meio ambiente: em apartamento amplo com possibilidades de saltos em móveis altos e vários objetos de decoração que poderiam oportunizar traumatismos. Animal que sai com pouquissima frequência não estando a riscos de contaminação virais nem a possibilidade de caça onde possa haver contágio por parasitas.

Condição orgânica geral do paciente: boa, devidamente imunizado com vacinas quádrupla felina e anti-rábica. Alimentada exclusivamente com ração industrializada de boa qualidade.

Histórico: Proprietários ausentes por periodo de 15 dias onde a Peggy Sue permaneceu a maior parte do dia sozinha, mas tendo visitas diárias de pessoas que mantinham seu bem estar.

Ao retornarem de viagem proprietários imediatamente percebem alteração ocular no olho direito que os preocupam e os fazem entrar em contato comigo por telefone. Relataram de imediato que o olho da Peggy Sue estava sem a cor azul e que dava a impressão de ter um tom”esbranquiçado” por todo o olho.

Quase de imediato pensei em edema de córnea e com envolvimento da iris. Acalmei os proprietários e logo suspeitei de uveíte.

Ao examiná-la percebi: olho vermelho, quemose, exsudatos, edema de cornéa e células inflamatórias aderidas ao entodélio corneano e discoria. Todos esses sinais clinicos me fizeram pensar em uveíte unilateral.

A principal preocupação dos proprietários era saberem a causa da uveíte e suas consequências. Coloquei todas as possibilidades das causas, inclusive as de fundo sistêmico; mas por todo o histórico creio ter tido origem por trauma.

Tratamento empregado: anti-inflamatório sistêmico a base de corticóide por 1o dias consecutivos, por causa do segmento posterior da úvea envolvido e por possibilidade de causa infecciosa remota, e sim de trauma no envolvimento. Corticóides tópicos associado com antibióticos na forma de colirio para redução do processo inflamatório e do edema da córnea, 4 x ao dia por 7 dias seguidos; dilatador de pupila 4 x ao dia para minimizar as sequelas que podem ocorrer, diminuir o desconforto e estabilizar a barreira sangue – humor aquoso. Importante salientar que não havia ceratitiva ulcerativa a ponto de impedir o uso de colirios a base de corticóide.

Com o tratamento empregado o paciente começa a responder favorávelmente ao tratamento empregado já nas primeiras 72 horas. Houve redução do edema, da quemose e do hifema.

Em 10 dias de tratamento tivemos quase que total recuperação dos sinais clinicos, a principio sem dano aparente a estrutura ocular como um todo. Após esses 10 dias optei por pomada oftálmica cicatrizante à base de aminoácidos e vitamina ” A”, pela permanência de cicatriz corneana e como tentativa primeira de evitar sinéquias trazendo como consequêcia glaucoma.

Paciente segue em acompanhamento para evolução do quadro clinico ou establização do quadro, sendo que até o momento se mantém bem e o olho em franca recuperação.

124 Comentários


Denis
em

Olá,
Estou com a minha gata (siamesa 8 meses) com o mesmo diagnostico da Peggy Sue, e hoje levei a uma clinica veterinaria, que não conheço, e foi pré diagnosticado a uveíte. Foi realizado exame de sangue, ainda não saiu o resultado. A médica receitou dois colírios: Maxitrol e Cetrolac, 3x ao dia.
Gostaria de obter mais informaçoes sobre a doença e o tratamento.
Agradecido.
Denis



Synara
em

Ola Denis, O que posso te afirmar é que todo o diagnóstico das uveítes são feitos mediantes exames clinicos dos olhos através de aparelhos chamados de oftalmoscópios, onde podemos ter acesso e visualização das várias estruturas do olho, principalmente da iris, da retina e seus vasos, sendo a córnea mais fácil de se visualizar com lente e luz menores. Com esse exame temos condições de ver quais foram as estruturas do olho afetadas e em que grau estão. Possivelmente o exame de sangue que foi sugerido foi para buscar a causa da uveite sendo que algumas podem ter sua origem em algum microorganismos como toxoplasma e outros virus, tanto quanto pra ver o estado imunitário do gato caso se necessite fazer uma abordagem com corticóides de uso sistêmico para um melhoe controle do processo inflamatório das estruturas oculares.
Quanto a abordagem do tratamento cada profissional tem a sua. Apenos saliento que são vários meidcamentos usados e associados e terás que ter um acompanhamento direto do profissional, pois conforme vai se estabelecendo a integridade de uma estrutura ocular, vamos reirando ou empregando novos colirios. É um tratamento longo e que exige bastante dedicação do profissional e do dono.
Mais que isso a mim fica dificil te dar maiores informações. Deves conversar com o profissional que esta atendendo teu gatinho e fazer questionamentos a respeito da doença e sua progressão, pois se não bem tratado podera deixar sequelas no olho do teu gato.

Espero tê-lo ajudado! E obrigado pela tua participação no meu site.

Um garnde abraço,

Dra. Synara



andrea
em

Olá, tenho uma gatinha(Clara)siamesa de 8 meses que chegou aqui com uns 2 meses, junto com outro gatinho(Kim) que teve leucemia e que depois de tudo possível a ser feito foi sacrificado.
Ela sempre foi sua companheira desde que chegaram. Dormiam juntos, comiam juntos e usavam a mesma caixinha sanitária. Logo que foi diagnosticadoa a doença, a Clara foi vacinada. Ela sempre foi saudável, nunca apresentou nada. Agora, depois de uns 2 meses da morte do Kim, ela apareceu com a membrana branca de um olho se expandindo um pouco. Fico com medo que possa estar com uveíte, que foi uma das doenças que o macho teve. Como agora ela está com uma companheira nova(Cléo) de 3 meses (que já fez todos os exames e não deu nada e que será vacinada pra tudo necessário), e elas brincam muito, também há a possibilidade de algum traumatismo, não?
Confesso que a traumatizada sou eu, pois como o que passei com o que morreu foi muito ruim e como a Clara é o meu xodó, fico realmente preocupada. O que voce acha?
Grata, Andrea



roberto
em

Olá Denis! Tenho um gato siames chamado chumbinho, ele está com um quadro de envenenamento, não se sabe por qual substância, ficou internado por 24hs, seu estado é muito critico, apos isso teve alta e foi receitado soro todo o tempo possivél, maxicam 0,5mg, uma vez por dia, e previn antitóxico duas vezes ao dia, via oral. Está no quarto dia seu estado deu uma melhorada, mas ele fica respirando ofegante e fazendo barulhos parecidos com roncos, a partir do quarto dia um de seus olhos esta ficando com uma névoa. apesar de aparentar melhoras, estamos muito preocupados, o que pode me dizer com relação aos cuidados que estão sendo tomados e com relação ao aparecimento dessa névoa em seu olho? muito obrigado.



Synara
em

Ola Andrea!

Quanto a tua pergunta em si, penso que está referindo-te a terceira pálpebra ( membrana nictante) do gato e não à opacidade de córnea, certo?
Se for isso não vejo associação com doença sistêmica pelo fato que relatas ser unilateral. Em um só olho, as lesões ali existentes tendem a ser mais por traumatismo do que por origem sistêmica. Não devemos esquecer que os gatos são passíveis de uma gama de traumas oculares, tanto pela sua anatomia ( mais especifica na raça Persa) quanto pelo seu estilo de vida. Quando são filhote ficam mais expostos porque mais “investigativos” no meio ambiente que os cerca; ou quando maiores e se introduz um filhote novo nesse ambiente social, já que tendem a brincarem juntos, e com isso sofrerem mais riscos de uma lesão ocular, tanto por uma batida no olho como, também, por um arranhão leve da unha do companheiro de brincadeiras.
O fato de ser unilateral a proeminência da terceira pálpebra, pode também nos lembrar a Sindrome de Horner que se deve a uma lesão do nervo simpático cervical causada por trauma na região cervical como um todo; mas veja bem, essa Síndrome vem associada com outros sinais clínicos no olho, que são constrição pupilar ( miose), queda da pálpebra superior acarretando uma abertura mais estreita da pálpebra ( ptose) e retração do globo ocular (enoftalmia) trazendo como consequências a proeminência da membrana nictante.
Penso que no caso especifico da Clara, tua gatinha, estejamos frente a um prolapso da membrana nictante por dor e irritação devido a trauma leve. Seria uma forma de defesa e proteção essa saliência da terceira pálbebra.
Para que possamos nos preocupar com algo sistêmico em relação ao prolapso da membrana, primeiro teria que ser em ambos os olhos, segundo, nem sempre devemos de cara já pensar nas questões virias mais graves dos gatos , como a Leucemia Viral Felina, quando desse fato ocular.
Uma das causas sistêmicas de “subir” a terceira pálpebra são as Enterites ( inflamações intestinais), patologia essa relacionada também com causas mais simples. Te deixo como exemplo as inflamações intestinais parasitárias, entre elas a dipilidiose dos gatos ( onde a pulga é vetor intermediário para o gato, assim como para o cão).
Quanto ao fato da morte do teu outro gatinho por Leucemia (?) e com diagnóstico de uveíte junto, deves, realmente, te preocupar com contaminação para a Clara, se tens os exames precisos para essa virose, como a sorologia por teste de ELISA/e/ou IFA que são os exames mais fidedignos para firmarmos um diagnóstico real da Leucemia Viral dos gatos. E mesmo assim, essa virose trás peculiaridades na sua patogenia, sendo muitas vezes necessário a repetição dos exames para a confirmação. Evidente que esse vírus, causador da Leucemia, na sua epidemiologia encontra-se disseminado mundialmente , mas sua prevalência varia de acordo com as diferentes localizações geográficas. Por exemplo, no Municipio do Rio de janeiro, estudo feito pelas faculdades de Veterinária, atingiu uma prevalência próxima de 17% num universo de 126 gatos analisados por sorologia. Já aqui no Rio Grande do Sul, estudo feito pela Faculdade Federal de Veterinária testou algo próximo a 700 amostras de sangue periférico de gatos com teste IFA (imunofluorescência indireta) e desse total, em torno de 29%, deram positivo para o vírus da Leucemia. Pela Faculdade de Veterinária da USP ( São Paulo) foram analisados 298 gatos pelo método imunoenzimático e deu um resultado de 12,5% positivos para essa virose, tendo nessa amostragem uma incidência de positivo para gatos machos, acima de 3 anos de idade e sem raça definida.
Estou te colocando tudo isso como explicação para que possas ter um mínimo de compreensão sobre a complexidade que envolve o diagnóstico das viroses felinas, não só da Leucemia, com das outras também. E também para que possas entender a importância do manejo vacinal dos gatos. Nem todo gato deve e pode ser vacinado de forma aleatória para a Leucemia Felina. Gato para receber a vacina da Leucemia deve ser analisado individualmente e ter um protocolo particular na decisão de vaciná-lo ou não. Todo gato para receber a vacina da Leucemia deve ser analisado bioquimicamente através de exames especificos. E poucos Médicos Veterinários fazem isso, ou seja, testam sorologicamente um gato antes de fazer seu protocolo vacinal para essa virose , especificamente.
Vacinação é coisa séria! Envolve muito conhecimento sobre virologia e imunidade espécie-espefica. Vacinar envolve uma vida animal e custos ao proprietário, portanto, não podemos fazer protocolos vacinais baseados apenas no que nos induz a midia dos laboratórios.
Outro dado que quero deixar claro aqui para ti, Andrea, a vacinação contra o vírus da Leucemia Felina é considerada não-essencial pela AMERICAN ASSOCIATION OF FELINE PRACTITIONERS AND ACADEMY OF MEDICINE ADVISORY PANEL OF VACCINES, ou seja, as vacinas não-essenciais devem ser administradas somente àqueles gatos com risco real de exposição ao agente causal destas doenças, em especial aqueles com menos de 4 meses de idade.
Te coloquei essas explicações todas, também, porque me relatas e me deixas bem evidente teu apego e afeto aos teus bichinhos, e isso vem reforçar o que penso, que, nós , Médicos Veterinários, temos por obrigação sermos éticos e zelosos na nossa profissão, porque lidamos com duas vidas, a animal e a humana; e além de mexermos com as questões financeiras das pessoas, que também deve ser levada em conta na hora de tomarmos decisões que envolvem custos, mexemos fundamentalmente com as questões sentimentais dos clientes e creio ser esse o patrimônio maior com o qual nos deparamos no nosso dia à dia profissional.
Espero poder ter te ajudado e acalmado teu coração em relação a Clara e a Cléo.
Mais que isso me limito pela forma que interagismo por aqui.
Um grande abraço meu e muito obrigada pela visita ao site!

Dra. Synara Rillo



synara
em

Ola Roberto,

Em primeiro lugar cometeste um pequeno engano ao digitar o comentário; escreveste meu nome como sendo Denis, e não, sou a Synara, Denis é quem escreveu o primeiro comentário aqui postado nesse caso clinico. Mas sem problema! Acontece!

Vamos a resposta: O que me relatas é extremamente vago para eu poder fazer qualquer elucidação sobre o caso do teu gato Chumbinho. Não tenho dados suficientes para formar uma linha de raciocinio; falta idade, ambiente em que vive, inicio dos sintomas, quais sintomas, etc.
Mas posso supor que se foi colocado sob suspeita de “envenenamento” é um gato que deve ter acesso à rua…se não tem é bem improvável um quadro de intoxicação por “veneno”, a não ser que tenha sido exposto, caso viva confinado em apartamento, a alguma substância que cause intoxicação; mas ai vocês teriam pistas bem mais evidentes de qual produto. Outro dado importante é que os gatos são suscetíveis a poucas substâncias tóxicas, pelo fato que são bem seletivos no quesito alimentação e gosto. Quando eles se intoxicam na rua, geralmente, é por estricnina ou o fluoracetato usado no combate a ratos, e tanto um quanto outro são potencialmente letais ( levam à morte) quando submetidos a doses altas desses “venenos”. Outro fato é a que ambos produtos citados têm como sintomas clássicos e evidentes as convulsões.
O que relatas como um “ronco” e respiração ofegante me faz lembrar um quadro de dispnéia ( dificuldade para respirar)que pode estar associada a inúmeras situações.
Já levantaram a possibilidade de atropelamento ou queda de alturas?? Ele foi encontrado como e em que circunstância?? Esteve sumido por alguns dias ou horas e apareceu em casa deitado e já com dificuldade para respirar?? Tem cortes pelo corpo ou sinais de briga com outros gatos?? É castrado?? São super importantes essas questões todas, entre outras, ou seja, a história clinica que o proprietário possa passar ao Veterinário é muito importante para começarmos a suspeitar da causa de qualquer quadro clínico com sintomas variados.
É muito comum atropelamentos ou queda de altura ( muros altos, árvores quando o animal tem livre acesso à rua) e essas duas situações podem causar o que se chama de trauma torácico levando a danos nos pulmões, desde danos mais simples onde podemos citar a contusão pulmonar, o pneumotórax, hemotórax e edema pulmonar( ar e liquido nos pulmões, respectivamente) situações essas perfeitamente controláveis e contornáveis com terapêuticas e procedimentos clínicos adequados para cada caso; até danos mais significativos no tórax que vão exigir uma maior ação do Veterinário, onde posso citar a ruptura do diafragma que é o músculo que separa a cavidade torácica da abdominal. Esse sintomas de “falta de ar e ronco” que relatas é bem compatível com essas lesões nos pulmões que citei. Assim como, também, com questões obstrutivas na orofaringe ( nariz e boca). Com deu para perceberes, saber o que está havendo verdadeiramente com teu gato Chumbinho me abre um leque de opções para pensar e suspeitar o que ele está apresentando. Precisa-se saber também se os sintomas que ele manifestou foram agudos ou crônicos. É tanta coisa a suspeitar pelos poucos dados que me relatas. Posso até levantar hipótese de algum virus, principalmente, se não foi um quadro agudo e e bem evidente aos proprietários.
Quanto ao “esbranquiçado” do olho pode ser um edema na córnea por trauma´ou não…fica vago também essa informação para mim.
Quanto as condutas empregadas no quesito medicações, conforme tu me relatas ai, eu não usaria o Maxicam para qualquer quadro de suspeita de envenenamento, pelo simples fato que é um anti-inflamatório e que por sua vez não teria maiores funções benéficas a ele para recuperação de um quadro tóxico, ao contrário, poderia até vir a ser prejudicial, já que a grande maioria dos medicamentos e toxinas são metabolizados via hepática e/ou renal e se há algum tóxico no organismo dele a ser metabolizado, o uso do anti-inflamatório estará “sobrecarregando” o figado no quesito metabolização de drogas.
Quanto ao uso de medicações “anti-tóxicas” (como imagino que seja o tal Previn)- padrões para disfunção hepática eu, particularmente, na minha experiência e no que estudo na teoria não vejo muita função, nem positiva e nem negativa…Quando estamos frente a quadros de suspeita de intoxicações ( “envenenamentos”) todo medicamento anti-tóxico válido é o antídoto em si, ou seja, o medicamento que vai neutralizar a ação do ” veneno”, e para saber se há esse antídoto na farmacologia, temos que saber qual substância causou a intoxicação.
Se caso venhamos a suspeitar de intoxicação exógena ( via externa)sem conseguirmos saber qual o toxina, e se o quadro é brando na sintomalogia, o ideal é soroterapia pela via endovenosa bem monitorada e sob internação para que o próprio organismo se encarregue de eliminar pela via hepática e/ou renal, como te expliquei no parágrafo acima.
Bom Roberto, mais que isso realmente não posso ir, por que não estou vendo e nem examinando o teu gato, mas creio que te abri uma luz enorme para questionar o Veterinário que atendeu o Chumbinho. Se por ventura o profissional não te passou segurança, procura um outro e tenta descobrir a verdadeira causa dos sintomas dele. Há muitos meios diagnósticos disponíveis hoje em dia que nos dão suporte para chegarmos o mais perto possível de qualquer disfunção orgânica nos cães e gatos. Quem sabe um RX de tórax?? Pode ser bem elucidativo para o colega esse exame do Rx de tórax, já que me relatas essa possível dispnéia.

Desejo, sinceramente, que o Chumbinho saia bem dessa!!
Obrigada pela visita ao site!
Abraço!

Dra. Synara Rillo



Cristina Gonzalez
em

Olá,acabo de ler a resposta dada a Andrea e acredito que ali encontro a resposta que precisava. Porém mesmo assim acho que devo deixar meu relato.
Tenho uma gatinha de sete anos, castrada antes de ter seu primeiro cio e que nunca ficou doente.Sai durante o dia,não tem contato com outros gatos que são escassos na região e a tranco todos os dias a noite para dormir dentro de casa.
Foi vacinada apenas uma vez há mais de 3 anos, e faz uns dias (3 de janeiro)preocupada com sua indole caçadora ( anda trazendo uns camundongos dos telhados)resolvi vacina-la. Antes procurei informações na Net e cheguei ao veterinário de um Pet Shop com a firme intenção de vacina-la contra tudo que fosse possível menos Leucemia, baseada nos opiniões de veterinários que li em sites especializados.
O veterinário me disse que não procedia meu receio dela vir adquirir um tumor em decorrencia da vacina de Leucemia. Bom, fiquei com muito receio mas afinal o veterinário é ele. Mas agora estou mais alarmada ainda e arrependida, pois ele me disse que se eu não repetir a dose da V5 daqui a 21 dias essa primeira fica sem efeito e que tenho que voltar inclusive para dar a antirabica, que só aplicaria junto com a segunda dose da V5.
Concluindo, não sei o que fazer. Me culparei eternamente se ela adquirir um tumor,penso em não seguir a orientação e não dar-lhe a segunda dose. Mas tenho que dar-lhe a antirabica. Minha dúvida é: o veterinario disse que teriam que ser duas doses pelo fato dela estar sem vacina há mais de dois anos, se eu não repetir a dose da V5, ficam inválidas as outras 4 que estão incluidas na V5? Posso dar apenas a antirabica ? Tenho que esperar 21 dias mesmo que seja apenas a antirabica? E essa dose que tomou contra Leucemia? De agora em diante por causa da vacina tenho que fazer exames para constatar possiveis formações de tumores? Estou muito preocupada,sem saber o que fazer e a segunda dose teria que ser dada daqui a duas semanas, dia 24/01.
Grata,
Cristina



Synara
em

Ola Cristina!

Bom vou te dar informações mais precisas: Não vacina para a Leucemia a tua gata. O colega , sinto muito em dizer isso, está totalmente equivocado quanto à protocolo vacinais de gatos. Devia estudar um pouco mais…Acontece que atualmente , infelizmente, a Medicina Veterinária está a cada dia que passa sendo uma ciência muito mais mercantilista que procura vender, vender e vender. E vacinação vende , também!
O ganho está sendo colocado à frente do saber.Isso me entristece profundamente, pois luto pela ética verdadeira na minha profissão, portanto, se tenho que dizer que determinado profissional está agindo mais por interesse mercadológico não estou sendo.
anti-ética, estou sim, lutando pela dignificação da profissão.
A própria internet está cheia de equívocos ou com textos não bem explicativos e claros, aos leigos, quando procuram informação; embora, também encontramos bons trabalhos publicados.
Quanto ao tumor a que te referes pós-vacinação chama-se “sarcoma pós-vacinal” que é uma reação neoplasia inflamatória bem intensa ao Hidróxido de alumínio que as vacinas trazem como coadjuvantes no seu diluente, inclusive não é somente com a vacina da Leucemia que os gatos correm riscos de manifestarem os sarcomas pós-vacinais. Como estatística se sabe que a incidência dessa lesão é de 1 à 10 casos/ 10.000 gatos vacinados. Portanto, não é tão preocupante assim, e devemos sempre ter protocolos vacinais individualizados para cada paciente, investigando modo de vida, ambiente, manejos, etc. E não acontece isso, os colegas, principalmente aqueles ligados as “pet shops,” têm um protocolo padrão e pronto. E não pode ser assim, principalmente em gatos que trazem muita peculiaridade como espécie e também nas suas questões virais.Outro dado importante, os sarcomas vacinais tendem a aparecem em gatos jovens do que em mais velhos. Outro ponto em que o colega precisa rever seus estudos sobre imunologia é que com uma dose apenas, com a idade que a tua gata tem já a imuniza! Pois não tem mais a interferência com os anti-corpos maternos, quando se começa a vacinação quando filhote.
Por todo o histórico da tua gata eu usaria esse protocolo: 1 dose anual da quádrupla felina associado no mesmo dia com a anti-rábica. Uma de cada lado da região dorsal, pela via-subcutânea. Apenas isso. O que deves te preocupar é em derverminá-la semestralmente ou trimestralmente , já que ela é caçadora e tem acesso à rua, estando mais sujeita a adquirir parasitas que podem causar doenças, até mesmo hepáticas.
Como já foi aplicada a vacina V5, tudo bem, vai quando quiseres e pede uma aplicação da anti-rábica e tua gata estará imnuizada. E depois de 1 ano ou 2 anos faz a Quadrúpla Felina junto com a Anti-rábica, como já te orientei. Ok?
Espero ter ajudado um pouco a te esclarecer esses pontos.
Obrigada pela visita ao site!
Abraço!
Dra. Synara Rillo



Ana Paula
em

Bom dia Dra.Synara,
li a resposta que deu para a Andrea…minha gata vai fazer 3 anos e de uns dias pra cá notamos que a terceira palpebra está visivel nos dois olhos,estava vendo na internet a respeito e vi que é sinal que ela não esta bem de saude quando isso acontece,que tipo de doençã pode ser???Estou muitissimo preocupada,tenho mais 4 gatos em casa e nenhum deles tem acesso as ruas,são castrados,vacinados e vermifugados.
Gostaria também de parabenizá-la por nos ajudar tirando nossas dúvidas.
Obrigada



synara
em

Oi Ana Paula!

Recebi a foto pelo e-mail ( lindinha ela!)e pelo pouco que deu para perceber eu acredito que a tua gatinha está com a membrana nictante elevada por alguma alteração entérica, ou seja, em face de algum processo intestinal inflamatório. Não me pareceu nada por trauma, a não ser que tenhas percebido alteração no globo ocular…mas acho que não…Geralmente são processo intestinais por virus; mas podemos encontrar em situações de parasitas. Meu gato Nicolau Antônio, hoje com 15 anos, quando era mais jovem apareceu com as membranas prolapsadas e dentro de poucos dias fui perceber uma diarréia por causa parasitária ( dipilidiose – que a pulga transmite). O desverminei e dentro de 21 dias a membrana desceu.
Saiba que as vacinas que os gatos recebem, não conferem imunidade de 100%, o que elas fazem é manter um nível de anticorpos para que eles não desenvolvam as doenças virais de forma grave. Me refiro principalmente aos vírus da Rinotraqueíte, Calicivirose e Clamidiose ( que estão presente na vacina Quadrupla Felina).
Penso também que tua gatinha pode estar manisfestando uma forma “leve” do coronavirus entérico ( embora seja mais comum em gatinhos- filhotes).
Eu agiria assim: Manteria ela em observação para ver se vai apresentar diarréia branda ( fezes pastosas), ficar atenta se tem apetite, a desverminaria com vermifugo de amplo espectro em dose única com repetição após 3 semanas, mesmo que tenhas administrado vermífugo a pouco tempo.
E para ser mais cuidadosa ainda prescreveria uso de interferon durante uma semana, dar um intervalo de 1 semana sem tomar e dar mais uma semana. Essa droga ajuda a “aumentar a resistência” imunitária do gato.
Se com o decorrer dos dias ela manifestar algum outro sintoma, aí sim devias investigar melhor através de um hemograma. Não acho que devas já submetê-la a esses manejos de coleta de sangue, pois qualquer manejo com gatos é fator de estresse. Acho mais válido ires observando. Saiba que o retorno da membrana nictante a sua posição normal demora um pouco , muitas vezes levando até 30 dias para a recuperação.
Acho que é isso que posso te orientar. Mas saiba que o melhor é ela ser examinada por um colega, pois não estou a examinando e, sim, de dando dicas de como agir. OK?

Super obrigada pela visita ao site e pela tua participação.

Um abraço!
Dra. Synara Rillo



Chris Costa
em

Dra.
Tenho um gato siamês que está comigo a um mês e ele tem aproximadamente três meses. Ele nasceu em apartamento e vive em um. Já está vermifugado, recebeu por mim duas doses, de acordo com as orientações de uma veterinária, a segunda dose foi hoje (22/02). O que acontece que estou sem condições de dar as vacinas agora e são três doses (2 da quádrupla e a rábica). Só a primeira ida ao veterinário me custou R$ 70,00. Gostaria de saber qto tempo posso ficar sem vaciná-lo? Obrigada pela orientação. A situação não está legal para mim e também tenho pena de me desfazer do bichano…Chris



synararillo
em

Ola Cris!

Mil desculpas pela demora na resposta, mas realmente me passou teu comentário…Se já deste 2 doses da QF podemos considerar teu gato já protegido com vacina. É importante que vacines com a anti-rábica, pelo menos uma dose agora.
Depois disso, em face dele viver mais confinado te aconselho a que a cada ano dê uma dose da QF, pois vai dar uma proteção melhor a teu gato – já que eles, os gatos, podem ser portadores dos virus da Rinotraqueíte e da Clamidia assintomáticos, desde o nascimento, digamos assim. E como as vacinas conferem uma imunidade boa, se por ventura ele um dia sofra qualquer situação de estresse – os quais os felinos são bem suscetiveis disso – reduzirá bastante a chance dele vir a manifestar tais doenças. Se de fato ele não tem como ter acesso a rua a anti-rábica pode ser administrada a cada 3 anos. Ok? Nem sei se vais ler mais essa resposta, mas a deixei aqui para ti mesmo quase 3 meses após teu questionamento. São muitas perguntas em vários itens do site, então, às vezes me escapa alguma na sequência que uso das resposta. Hoje fazendo uma revisão geral nas perguntas fui perceber que te deixei sem resposta. Desculpa mesmo!
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Marisa Mozart Alves
em

meu gato siamês tem 10 anos e está apresentando uma pele na cor marrom escuro em cada canto central de cada olho. Causando um falso estrabismo. Os olhos não estão vermelhos,mas começaram a lacrimejar. será que é alguma doença, ou é normal da raça?
Pois está membrana já existe, só que só é vizível quando ele está com muito sono e abre pouco os olhos.



synararillo
em

Oi Mariza! Ficou dificil para mim…em cada canto central do olho??? Não entendi, mesmo! E estrabismo é comum nessa raça…será que falas na terceira pálbebra?? Não consigo com esses dados e da forma que colocaste te ajudar. Desculpe.
De qualquer forma obrigada pela tua participação no meu site!
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



aline
em

Olá, tenho uma gata de mais ou menos 2 anos, ha um mes atras ela vem apresentando o olho direito muito lacrimejado, e inchado, a veterinaria acha que é glaucoma, e receitou doxy suspensão, miticorten e colirio prednisolona, ela dorme muito, e come pouco, gostaria de saber se esse tratamento é eficaz, tem cura? Aguardo resposta, desde já agradeço.



RENATA PANTAROTTO
em

Ola Dra.Synara Rillo, primeiro gostaria de parabeniza-la pela enorme generosidade e competencia com que responde as nossas perguntas,internautas, leigos, mas apaixonados por nossos bichinhos.Venho por meio desta pedir a sua ajuda.Adotei um gatinho q hoje tem seis meses,vacinei-o com a quintupla a 20 dias atras e ontem vermifuguei-o com profender e hoje veio o susto,o olhinho dele estava com a membrana nictante elevada ,mas o olho nao lacrimeja e nem esta vermelho.meu gatinho esta se alimentando bem e tomando agua normalmente.O q sera q aconteceu?Sera q esse vermifugo e volatil e foi toxico pra ele?Ou sera q e uveite?Por favor me ajude o q devo fazer?Como proceder?Devo aguardar?O q posso pingar no olho dele pra q a membrana volte ao normal?Ouvi falar q pode ser um verme proveniente da pulga?pode ser?Porque vira e mexe ele pega pulga pois vive solto ,por isso optei pela vacina quintupla mesmo correndo risco do fibrossarcoma(alas li o q vc escreveu sobre isso e q e raro acontecer).gostaria de saber tambem sobre o frontline para pulgas posso aplicar nele? E qto ao vermifugo profender e melhor q o oral?Desde ja agradeco!Abracos!



synara
em

Ola Aline! Olha não creio que seja Glaucoma, hem!? Está meio “exagerado” esses medicamentos todos. Usaria corticóide sitêmico e local se fosse um caso de uveite e esse doxy imagino ser doxicilina – antibiótico – que não é de eleição para problemas oculares. Conversa com ela sobre a possibilidade de clamidia!! Ai, vale um colirio de cloranfenicol e uma medicação sistêmica à base do antibiótico enrofloxacina por 10 dias seguidos. Ok?? Já fui além do que devo na resposta pois não estou examinado o bichinho.
Abraço fraterno!
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Renata!
Vamos por parte, né? Respondendo a tua pergunta em si não vejo motivo para preocupações no momento para a terceira pálbebra estar elevada, se for unilateral podemos pensar numa irritação sim, num trauma..e subiu por defesa orgânica. É verdade que a dipilidiose ( vermes que a pulga participa do ciclo vital desse parasita) pode causa elevação da terceira pálpebra no olho dos felinos, mas é bilateral e a infestação tem que ser muito intensa a ponto de causar distúrbios gastro entérico significativos – que na verdade é o que causa ou leva que as terceiras pálpebras subam. Quanto a vacinação quintupla eu não faria nos gatos e não preconizo! Não pelo sarcoma pós-vacinal e, sim, por que a Leucemia Felina é muito complexa para ser feita uma vacina sem saber se teu gato já não é portador desde ao nascer. Essa vacina é eletiva lá nos EUA e aqui no Brasil estão usando sem critério nenhum!! Eu recomendo a quadrupla felina, somente. E a anti-rabica, evidente. Quanto a esses produtos que falas – Profender – não conheço!! Há muitos produtos no mundo pet e tendo a usar os mais conhecidos, simples e baratos. Quanto ao anti-pulgas deves usar, sim, todo mês!! Não a cada 3 meses como recomendam alguns. Até mesmo o front-line deves ter uso mensal se for na forma de bisnaga e não spray – o que é melhor na forma de “gotinhas” sobre a nuca. Um produto bom que prescrevo bastante é o advantage gatos da Bayer. Bom principio ativo esse. Quanto a vermifugos vai no mais simples!! Nem sempre a forma de aplicação é o que me refiro ao mais simples. Ok?
Grata pelos elogios.
Abraços.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Paulette Gay
em

lactophosphate superconsecrated sororicide midewiwin dorsoventrad impassioned hydromeningocele anticommunist
vaisw gcnr
http://lifsncpqyot.com
xzxycz wqbx
http://buigucyvptr.com
vedbs ktptrhw
http://twlxwpuu.com
rlvwc khwdwtn
http://wzxtugxnwja.com



Tamara
em

Dra.tenho um gatinho que esta doente,mais gostaria de esclarecer uma duvida com a senhora.Andei pesquisando algumas doenças e seus sintomas,percebi que ele esta com febre,espirrando,bastante congestionado,com tosse,secreções nasais e oculares e um pouco debilitado.E ele está com os sintomas de uma doença respiratória,que é transmitida por um vírus.Mais tem uma coisa que me preucupa bastante é que ele está com uveíte e não sei se faz parte dessa donça.Gostaria que a senhora me ajudasse esclarecendo se esses sintomas sao apenas de doenças repiratórias ou se tem outras doenças com essas características,e o que posso fazer com os outros q ficam com ele.Obrigada.



Elyda
em

Olá!

estou muito preocupada com minha gatinha (vira-lata) de quase 2 anos. Ela teve 4 gatinhos há 1,5 meses e está muito magra, quase pele e osso. Ela nunca gostou muito de ração mas eu não dava outros alimentos e ela acabava comendo a ração mesmo, mas tenho reparedo que ela não está comendo mais. ontem dei um prato de arroz com carne e ela devorou (com o prato de ração cheio ao lado). hoje já coloquei arroz com um pouco daquelas comidas para gatos enlatadas aí ela já não comeu tudo. e há uns 3 dias comecei a reparar uma coisa estranha nos olhos dela, tem uma espécia de película acinzentada nos cantos centrais dos olhos dela cobrindo mais ou menos 1/4 do olho, não é secreção, é uma pele mesmo, mas o resto está aparentemente normal, não tem nada avermelhado ou inchado e a cor dos olhos também está normal. O que pode ser isso? pode ter alguma relação com a gravidez ou com a má alimentação?



Elyda
em

Olá, esqueci de dizer em meu comentário anterior que minha gata sempre teve acesso à rua, moro em casa com quintal e ela consegue pular até muros muito altos, e também ela sempre foi boa caçadora, já a vi comendo ratos, baratas e já achei vários restos de pássaros, inclusive já vi os filhotes dela comendo os restos de pássaros. Telho outro gato macho, mas ele é bem mais sossegado, nunca vi vestígios de que ele caçasse ou brigasse na rua. Quanto a vacinas, eles só tomaram anti-rábica. Obrigada.



Ivan
em

Ola Dra.Synara Rillo,
tenho uma cadela com 5 anos que vive em minha casa e sai à rua apenas comigo. Ontem apresentava sintomas de falta de ar e roncava, chegando a perder as forças. Esses sintomas persistem e nunca antes os teve…
Pode dar-me alguma indicação/orientação?

Obrigado por toda a atenção
Ivan



synara
em

Ola Tamara! Olha, a uveite pode fazer parte de uma lesão inicial por qualquer virus, assim como ela pode existir como uma oftalmopatia isolada, por outras causas que não virais. Geralmente, há uma conjuntivite forte na rinotraqueite dos gatos, não evoluindo para uma uveite, necessariamente. Terás que ter cuidado com os outros gatos, ma se ja tiveram contato, agora deixa assim, os que estão resistentes organicamente podem não apresentar a virose e já vão recebendo estimulos antigênicos ( anticorpos) ao natural. Ok?
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Élida! Gata boa essa!! Bem livre!! Bem bicho! Penso que pelo que relatas ai, ela não está condicionada a comer ração e com isso aceita bem a comida com arroz e carne. É caçadora nata! Gosta e aprendeu o gosto de carne. Talvez o emagrecimento advém desse estresse pos parto, de cios repetidos na rua, etc. Pense em castrá-la!! E se ela não aceita ração industrializada vai de carne , mesmo! Quanto a “pele do olho” deve ser a terceira palbebra que subiu. Pode ser por baixa resistencia como um todo e pode ter parasitas intestinais envolvidos, hem!?? Caçadora como ela é! Administra um bom vermifugo a ela, também. Por ai.
Valeu tua participação no site.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Ivan! imediatamente um rx de torax!! Pode ser tosse de origem cardiaca..ou pulmão como doença primária.Se não for…pense em sistema respiratório superior ( traqueite viral). Valeu?
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária

Abraço.
Synara Rillo



Ivorema
em

Boa tarde, Dra. Tenho um gato persa de 4 anos de idade. Semana passada apliquei profender p/ vermifugação. Deixei uma semana e já apliquei um anti-pulgas (Petzi). Ambos no dorso.
Ele começou a se coçar insistentemente na região onde apliquei e da noite para o dia ele perdeu toda a pelagem do local, onde se vê pontos pruridos na pele. Será que foi reação a medicação?



Alessandra
em

Oi Synara…
Bom, primeiro de tudo queria dizer que adorei a sua maneira de ver, de tratar os animais. Eu sou estudante de veterinária e penso da mesma maneira que vc…são poucos profissinais que pensam primeiramente na vida do bichinho, a maioria são mercenários…ou não tem compaixão (pelo menos os q estão ao meu redor são assim). Na cidade onde moro já encontrei vários animais abandonados (maioria gatos), me dói ver que ninguém se comove com isso…nem meus amigos (estudantes de veterinária),muito menos professores, parece q eles veem como se fosse mais um..mais um animal “morto”, eu não sou assim e não sei oq fazer pra mudar. Uma vez eu encontrei uma gatinha (tinha 1 mes…nem isso) em frente a minha casa…todos querendo matar a paulada pq a gata tinha sido atropelada, alegavam que ela ia sofrer muito e por isso tinha q matar…pra parar de sofrer…eu não deixei e cuidei dela. Faz uns 2 meses já que ela está comigo,está linda…só q vai ter q amputar a patinha…não sei dereito mas minha professora disse que rompeu o plexo braquial..avulsão do plexo braquial é isso né?! Enfim…ninguém se comove, ninguém faz nada pra ajudar esses bichinhos, fiquei até “revoltada” por ver alunos de veterinária querendo matar uma gatinha de rua pq tinha sido atropelada…será q só dói em mim isso?!!! Lá mesmo na minha faculdade tem uma lista enorme pra castração e não funciona, fica aquela lista de espera lá mais de um ano( e enquanto isso os animais procriando), cirurgia lá só de quarta a sexta…fora q a radiologia tbm…é um dia ou outro lá q pode..como assim?! e se um animal precisar na hora de um exame pra dar o diagnóstico…não tem ninguem especializado ou competente?!Acho isso uma vergonha..!É difícil viu!
Achei seu site pq estava procurando algo que me desse uma luz sobre doenças relacionadas a terceira palpebra de gato. Eu tenho um gato com 8 anos, ele é mistura de persa com vira-lata, gordo (6kg), rueiro que só, não adianta prender pq até buraco em tela ele faz, castrado, come normal, bebe água normal tbm…mas de um tempo pra cá eu percebi q a terceira palpebra dele estava sempre no meio do olho (igual quando eles estão com sono..ou quando acabam de acordar), e eu tenho a impressão que ele tem dificuldade pra respirar..ele faz uns barulhos parecido com ronco mesmo, espirra,eu não sei auscultar ainda…ai fica mais dificil com ele ronronando…a gengiva dele tbm não está corada…tá um puco branca…eu apertei e contei 3 segundos e tal..até ai tudo certo..mas está pálida…apalpei o lado direito do abdomen dele e percebi um aumento de volume..como uma bolinha…(até pensei que poderia ser fezes mas continua lá), acho até q é na altura do baço…bom..não sei..muita coisa né!? não sei se uma coisa leva a outra…!
Se puder me ajudar..agradeço…
Beijos



Karol
em

Olá Dra. Muito obrigada pelas informações. Meu gato é bastante caçador. Eu adotei ele junto com um irmãozinho indentico e venho cuidando dos dois há 2 anos. Um deles é sussegado outro gosta de chegar com uns arranhões, ambos gostam de sair a noite. Bom, o mais “problematico” apareceu com os dois olhos com membranas, está bem. Recolhi algumas informações, vou dar um remedio para verme, já que faz algum tempo que não dou e ele é do tipo caçador e come “besteiras” quando sai a noite.
Obrigada por tudo, é bom ver que ainda existem profissionais como a senhora =]



Maria Isabel
em

Dra. Synara
Meu gato siamês, teve uma conjuntivite muito grande, e junto foi se formando uma “capa branca-amarelada” por cima do olho, há menos de uma semana. Levei ao veterinário, ele examinou a córnea, não tem lesão. Me mostrou, a capa-amarelada é no fundo do olho.
Ele não está enxergando do olho, e parece doer.
O veterinário está pondo colírio 4 vezes ao dia. O que é isso, uveíte ou retinopatia. Ele não tem doença sistêmica, só isso nesse olho.
Será que é o mesmo problema da Pegy Sue? Será que posso conseguir reverter o problema, será que aida há chance, pois o veterinário diz que o fundo do olho está ‘desorganizado’.
Se puder me orientar, desde já obrigada.



Karol
em

Olá Doutora!
Meu gato que estava com Uveíte já está totalmente bem. A terceira palpebra já está no lugar certo, está super bem. Muito obrigado pela ajuda!!
Se você puder responderagora, eu ficarei muito feliz… é que meu outro gato, irmão doq ue estava com uveíte, há uns 2 dias atras apareceu com o olho inchado. Eu pensei que ele tivesse batido em algum lugar, mas hoje de manhã ele apareceu com o olho totalmente aberto e do lado do olho está ferido, sangrando… estou muito preocupada e não sei o que vou afzer pois na minha cidade não tem veterinários. Se puder ajudar mais uma vez, nem sei como poderei acreditar.
Obrigada!!



Karol
em

desculpa, escrevi que hoje ele apareceu com o olho totalmente aberto, mas na verdade está muito mais inchado do que os outros dias, e a pele está machucada, perece alergia, eu não sei…
Me ajude, doutora!



synara
em

Ola Ivorema!! Pelo que descreves ele teve uma reação alérgica ao produto; isso pode acontecer. Retorne ao Vterinário que te vendeu e mostre a ele a lesão, se for competente saberá tratar e saber que nem tudo que está na bula dos medicamentos tópicos é igual para todos os animais.Temos que ter cuidado com esses produtos para gatos!!
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Alessandra! Nem imaginas como foi válido teu depoimento para meu site! A Medicina Veterinaria de cães e gatos precisa ser revista imediatamente!!! Essa realidade que vives e relatas não difere muito da Universidade ( Veterinária ) daqui de Porto Alegre. Eu não me formei aqui e, sim, na Federal de Pelotas, há mais de 22 anos. O mundo era diferente…mais humano! Hoje com essa evolução exageradamente materialista que a humanidade chegou – e que tem seu lado positivo, evidente – falha quando o mais importante é SER e não TER. O Egoismo gera todas as outras “maldades” que o ser humano trás atávicamente no seu inconsciente. Ninguem mais respeita nada e nem ninguém!! Somado a isso a M. Veterinária de cães e gatos é MERCANTILISTA E ORDINÁRIA AO EXTREMO!!! Enquanto não existir uma mudança profunda na forma de encarar os animais como animais que são e não tratá-los com caracteristicas humanas os animais continuarão padecendo pelo mão EGOISTA DO SER HUMANO. Inclusive pelas mãos dos próprios donos que depositam todas suas ansiedades emcima desse cães e gatos. Eles são bichos e precisam ser mais LIVRES em essência instintivas. Sem falar na INCOMPETÊNCIA DE PROFISSIONAIS DA NOSSA ÀREA! E é tudo tão simples…será que não estudam??? Será que os professores estão despreparados?? São vários pontos a ser revisto. O mundo precisa mudar!!
Quanto aos teus questionamentos acho que vc apalpou um rim! rsrss Esse “ronco” e espirros pode ser uma Rinotraqueite: Aplica 7 dias de enrofloxacina nele e O,5 ml por via subcutânea do anti-inflamatório Ketofen por 3 dias somente. O antibiótico também por via SC. Outra possibilidade pode ser um pólipo naso faringeo. Tenho um caso sobre essa patologia publicado com fotos da cirurgia e tudo. Dá uma lida! Quanto à terceita pálpebra elevada nos felinos geralmente é por probelmas digestivos, mas pode ocorrer por proteção se há um dano ocular qualquer. Mil desculpas pela demora, mas meu site tomou uma dimensão que não consigo dar conta de tudo e ser rápida nas respostas. OK?
Um forte abraço pra ti! Que continues sendo essa guerreira na vida e tenho plena consciência que serás uma grande profissional.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Maria Isabel! Bah, dificil para eu imaginar o q seja essa ” capa amarelada”. Pode ser uma uveite, sim, já que ela é a inflamação da iris ( parte colorida do olho), quanto a ser ou ter uma retinopatia associada só fazendo um fundo de olho com oftalmoscópio com lente padrão para visualizar essa retina. Foi com esse aparelho que ele examinou?? Eu imagino que seja uma uveíte, mas também não descarto úlcera de córnea – descordando um pouco do colega – pois já que há essa “capa” cobrindo o olho fica mais dificil visualizarmos a córnea. Até onde estou conseguindo entender teu relato. E lesão de córnea dói muito!!! Se for uma uveite terá que ser usado colirio de atropina para dilatar essa pupila para justamente porteger as outras estruturas oculares, algun corticóide sistêmico e antibióticos ocular e também sistêmico. Mais que isso me limito pois não estou examinando o paciente, OK?
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Natália
em

Olá! Minha gata Uruca deu cria no dia 04/03, mesmo tendo tomado a injeçao para nao entrar no cio, o parto foi muito complicado, mas agora estão todos bem. Hoje notei que um dos filhos abriu um dos olhos ( 6 dias depois de nascido), e o olho está vermelho! Procurei alguma coisa, mas nao achei nada sobre o assunto, só falando que nao era bom sinal. O que o gato tem? e o que devo fazer? Estou procurando estar um pouco informada antes de ir ao veterinário, pois ultimamente ando meio desconfiada dele.
Obrigada



Paula Sakuma
em

Bom dia Dra Synara Rillo,
Primeiramente, mto obrigada!
Essa via de acesso pela internet que promoveste, em uma área tão nebulosa para nós, leigos, é uma luz de esperança aos que, como eu, amam seus amiguinhos peludos…
Bom, o motivo desse meu pedido de ajuda é uma Uveíte no olho esquerdo de um de meus três gatos, todos machos de 6 meses, aproximadamente, não são castrados e nem vacinados ainda, ficam o dia inteiro em casa, são soltos somente durante o período em que estou em casa, ou seja, de manhã, à noite e finais de semana, mas não são mto aventureiros, permanecendo sempre próximos à nossa casa.
Me desculpe a pretenção, mas quem diagnosticou Uveíte fui eu mesma, já que não tenho condições financeiras de levá-lo a um veterinário no momento. No computador do meu serviço mesmo perquisei bastante sobre problemas oculares de gatos e achei um site com foto e descrição de sintomas muito semelhantes ao que tenho observado neste gato, com exceção da terceira palpebra à mostra (Sintomas verificados: sensibilidade à luz, lacrimejamento, vermelhidão da parte branca do olho, cor alterada da íris, nebulosidade); Foto: http://www.vidadecao.com.br/cao/index2.asp?menu=oftalmo.htm
e também no site mainecoon-info.com, figura 2, apresentado como um dos sintomas da PIF (ele está com uma pequenina mancha branca, como a da foto, na parte inferior da iris).
Ele não está com anorexia, vem se alimentando normalmente, com feses de consistência normal, igual a dos outros dois.
Não teve nenhuma alteração comportamental também. Peço que me oriente em qual medicação posso aplicar para q ele não tenha sequelas dessa doença. Estou mto preocupada mesmo…
Mto obrigada,
Paula



synara
em

Ola Natália! Pode ser uma clamidia. Faz assim, compra em farmácia humana o colirio dexa-fenicol e aplica 1 gota no olhinho dele, antes limpa com algodão molhado e ai força bem a abertura – pode sair um pouco de pus – não te assusta – e ai coloca a gotinha 3 a 4 x ao dia durante uns 5 dias. Se os outros apresentarem os mesmos sinais faz isso também.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Paula! Quando são casos mais simples e que vem já com alguma posição de algum colega fica mais fácil para eu ajudá-los. Mas assim..sem ver..e com um “diagnóstico” teu..fica muito complicado para eu te orientar. Entendo a situação financeira de todos, o quanto vocês amam os seus animais, me sentiria um tanto quanto “irresponsável” te passando um tratamento sem ter essa certeza, o que é parecido nem sempre é igual. Sei que me comprenderás.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Cláudia Dias
em

Oi Dra. Synara. Antes de qualquer coisa desejo parabenizar-te pela inicialtiva. É muito legal ver alguém tão disponível e tão pronto a atender donos de bichinhos muito desesperados e sem uma luz no fim do túnel. Tenho um gatinho de 12 anos, viralata, muito caseirinho, mas gosta de dar uns passeios nas redondezas, e dorme sempre em casa. Nunca foi imunizado, somente com anti-rábica. Em setembro eu estive viajando e quando voltei ele estava com o olho esquerdo com algo que, agora me parece, ter sido uma uveite. Na verdade, antes de viajar somente notei uma deformidade na pupila. Na minha ausência o olhinho teve um derrame. Foi medicado com colírio cloridrato de ciprofloxacino. Ao final de 15 dias de evolução o olho estava todo vermelho e, por fim, foi envolvido com uma membrana azulada. A impressão é de que ele perdeu o olho. Mas continuou ativo, comendo, brincando, fazendo todas as suas atividades diárias, inclusive caçando passarinhos. Há uns 15 dias atrás notei que ele estava muito quietinho, atendia quando chamava, mas preferia ficar isolado. Me chamou atenção que, apesar de ter voltado a ativa, o olho direito começou a apresentar os mesmos sintomas do esquerdo. Deformidade de pupila. O veterinário achou que poderia ser uveite, mas não conseguiu achar a causa. Tratei uns 10 dias com uma pomada oftalmológica (epitesan) e mais 2 gotinhas de arovit. Mas o olhinho continuou se deformando e deu um princípio de derrame. Domingo passado ele estava com o olhinho deste jeito e estava quietinho. Mas como eu estava com visitas em casa, achei que poderia ser por isso, porque ele não é muito sociável. MAs segunda feira cedo, cortou meu coração ao perceber que o gatinho não estava enxergando. O veterinário recomendou o colírio biamotil de 8/8 hs. Mas até agora não houve regressão do quadro. Ele percebe vultos e mesmo assim insiste em descer escada, ir no quintal, manter sua rotina, mas com muita dificuldade, andando sempre agachadinho, como se estivesse amedrontado (o que obviamente deve estar), e aos sobressaltos quando escuta qualquer barulho masi forte. Dra. Synara, tem alguma coisa que possa ser feita prá salvar o olho do gatinho? Muito aobrigada pela atenção. Cláudia



claudia daniel
em

bom dia doutora,tenho um gato persa que ganhei a dois dias,ele ja é adulto tem tres anos,e percebi que por cima do olho esquerdo criou se uma capa branca cobrindo todo o olho,como se fosse uma pelicula,os olhos so lacrimejam,mas o fato é que ele veio com uma sarna de ouvido bstante avançada,tanto que ele coçava a orelha e acabou ferindo e caindo o pelo no local onde ele esfregava,ou seja atraz das orelhas,ontem levei ao veterinario,e ele fez a limpeza nos ouvidos e fez o uso do advocate gatos,ele estava tambem com coriza e espirrando as vezes,ele ja nao esta mais coçando atraz das orelhas,tudo indica que esta fazendo efeito,o vet tambem raspou o local atraz das orelhas onde ele coçava,e passou uma pomada pra passarmos ricinus assept,mas oque me preocupa agora é esse olho,poderia ser por causa da sarna de ouvido??tem alguma ligaçao??ou ele desenvolveu outra doença??com esse sintoma oque pode ser??por favor me ajude estou muito preocupada com ele.



claudia daniel
em

olha eu acabei de olhar bem no olhinho dele,e essa menbrana esbranquiçada é marrom na parte inferior ou seja no canto do olho,a antiga dona me disse que ele sempre teve isso mas que ela usava uma pomada chamada ciloxan,de humanos mesmo,e agora como ele nao estava aos cuidados dela a um certo tempo,certamente nao fizeram o uso do medicamento mais,e por isso a doença veio a ficar mais grave!!
qual seria essa doença??gostaria de tratar para nao voltar nunca mais,penso que ficar usando para ter uma melhora mas nao a cura fica dificil.ele é um persa bem extremado,com a cara extremamente chata e o nariz no meio dos olhos,um gato belissimo,que precisa ser preservado com todos os cuidados.aguardo.
obrigada…



claudia daniel
em

oi doutora mandei um imail pra vc,o vet disse que o chilly tem uveite no olho esquerdo,estou muito preocupada porque a antiga dona disse que ja e assim desde que ela o comprou qdo tinha seis meses,agora tem tres anos,o vet ainda nao ta tratando disse que tem que esperar ele sarar desse ferimento atraz das orelhas primeiro,vc acha que isso e necessario??fico com muita do,esse olhinho meio esbranquiçado com essa pelezinha por cima,e o cantinho meio marrom,parece que atrapalha ele de enxergar,se puder me fale oque eu devo fazer?/qual o medicamento que eu deveria usar??a unica coisa que ele ta tomando e´nutrifull vitaminas ad3,vitaminas do complexo b,ele come bem tem muito apetite,coco normal nao apresenta nada alem desse ferimento atraz da orelha por causa de ter coçado por que tinha sarna de ouvido bem avançada.quero muito cura-lo logo.aguardo desde ja.
obrigada.



claudia daniel
em

o chilly tambem fez um hemograma mas deu tudo normal,assim disse o vet que atendeu ele.



Helena
em

Oi, tenho 11 anos e eu e mimha mãe andamos preocupadas com minha gata Mima Li( Li é só um apelido que eu inventei.)
Ela tem uma mancha esbranquiçada como se fosse uma nuvem pairando nos seus dois olhos.
Eu não sei se afeta na visão dela mas eu li em outros sites que pode ser um fungo que vai crescendo aos poucos e não tem uma cura conhecida.
Nós vivemos em uma casa, e na minha rua há muitos gatos (muitos mesmo. Pra você ter uma idéia deve haver mais de cinquenta gatos aqui.)
Eu penso que ela pode ter contraído na rua, ou pode ser uma catarata, mas tão repentinamente e nos dois olhos?
No olho direito já há bem menas brancura mas no esquerdo há uma grande nuvem.
Nós ainda não á levamos no veterinário mas acho que seria bom.
Mas já não é a primeira vez que ela aparece com alguma coisa aparentemente contraída da rua.
Ano passado, ela pegou sarna e o pelo dela caia em grande quantidade, então minha mãe comprou um anti-sarna e aplicava todos os dias, até que um dia sarou mas o pelo dela ainda não cresceu. ( A sorte é que foi apenas nas orelhas e um pouco no pescoço onde tem um buraquinho com um pelo raso)
Eu não sei se ela pode ter contrádo isso caçando, ela não é muito de caçar, pois já viveu em apartamento, mas eu acho que não há possibilidade de os instintos dela cessarem, á alguns meses ela pegou um passarinho e quem resgtou o passarinho fui eu.
Ontem ela brigou e tem um ferimento nas costas. Á uns 6 meses ela também brigou ou foi machucado por algum ser humano maldoso mas não teve problemas. Estou preocupada, Por Favor Me Ajude!



synara
em

Ola Claudia! O que posso te dizer é que pelo que relatas teu gato apresenta agora um edema corneal grave! A causa não saberia te dizer sem examinar. Deveriam de cara ter usado um colirio a base de corticoide, independente da causa, ai depois deveriam ir adiante. Quem sabe tenta usar corticoide por via oral ( predinosna 5 mg, 1/2 comprimido de 12 horas por 10 dias) e associa Dexametasona colirio, 4 gotas varias vezes ao dia. Uma última tentativa. Será uma pena se ele ficar totalmente cego, pois a visão para os gatos é um dos sentidos bem significativos para o bem viver deles. Mais que isso me limito.
Abraço!
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Claudia! Fica bem dificil para mim opinar sem examinar o paciente. Mas se já existia essa lesão não penso ser uveite, pois é uma situação relativamente grave nos gatos e de curso agudo. Sinto muito, mesmo! Mas sei que me entenderás!
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Helena! Sinto muito, mas apenas nos relatos das lesões dos olhos dos gatos de vocês fica quase que impossivel eu dizer algo preciso. Posso, inclusive errar no tratamento e prejudicar ainda mais os animais de vocês. Algumas vezes até dou algumas orientações de como tratar, como o caso mais acima da Claudia, onde pelo jeito está perdida a visão, então entre o nada e o que ja está detonado, arrisco uma tentativa. Procurem um colega para que a examinem, certo?
Obrigada pela participação no site!
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Inar Soares
em

O meu gatinho, o Fred, teve rinotraqueíte e, mesmo com tratamento, não resistiu. Tenho outros dois gatos que já apresentaram sintomas mas reagiram muito bem a medicação. Após leituras sobre a doença fiquei sabendo que eles ficam com o virus, podendo transmiti-lo. O que quero saber é se posso vaciná-los agora, depois deles terem se recuperado. Grata pela atenção,
Inar



Mônica Carvalho
em

Cara
Drª Synara Rillo:
Tenho uma gatinha que se chama Jade, de 10 anos. Desde longa data apresenta surtos periódicos de forte corrimento ocular bilateralmente (mais acentuado em um dos lados). Segundo prescrição veterinária, utiliza a pomada terramicina quando o quadro se intensifica e, além disso, todo dia é feita higiene local com gaze embebida (ou algodão) em água boricada; no entanto, só recentemente começou a evidenciar outros sintomas, como espirros frequentes e seguidos, aumento da secreção nos olhos, tosse secretória, constante sacudida de cabeça (como se algo tivesse a incomodando nas vias respiratórias) e ligeira prostração, sem necessariamente ter perdido o apetite. Encontra-se hidratada (bebe água normalmente, inclusive na bica do tanque). Ao procurar ajuda de um profissional veterinário, quais os testes e/ou exames devo solicitar para saber qual a real causa do problema da minha gatinha? Ouvi dizer que os tratamentos para a maioria das doenças do trato respiratório superior de felinos são bem parecidos. Que processos terapêuticos são mais adequados nas principais enfermidades respiratórias desses animais (rinotraqueíte, calicivirose e clamidiose? E em caso de leucemia felina? O uso de imunomoduladores é eficaz em todas as condições citadas? E, na medicina homeopática, a Bryonia dioica é realmente funcional no combate das infecções respiratórias e melhora da imunidade? Após remissão da doença, é seguro vaciná-la com a quádrupla, visto que ela jamais foi vacinada (toma apenas a vacina antirábica anualmente)?
Muito grata pela atenção e parabéns pelo seu belo trabalho!!!
Cordialmente,
Mônica Carvalho (nutricionista).



synara
em

Ola Inar! Pode, sim.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária.



synara
em

Ola Monica! Nossa, me propuseste uma prova de doença do trato respiratório dos felinos!!” (risos) Vou tentar ser objetiva: Um RX de tórax vale a pena, pela idade da tua gata. Quanto a sorologias virais em gatos, não perco muito meu tempo , não! e nem judio do bolso dos meus clientes. Pela complexidade que são esses exames e suas interpretações. Se essae gata sacode a cabeça vale uma otoscopia..né? Quanto a tratamento não prescrevo assim, dessa forma, que me questionas, cada caso um caso, cada paciente um paciente; ademais a espécie felina é “delicada” na sua metabolização hepática frente a determinadas drogas, temos que ter extremo cuidado. Os imunomodeladores ( interferon, nesse caso, falo) ajuda, apenas, ajuda. Quanto a homeopatia me isento de te responder por ser alopata na minha formação de Médica Veterinária. Nada sei de suas ações e efeitos, no sentido de experiência aplicativa; de teoria leio algumas coisas. Acho válido a vacinação com a quádrula – não com a quintúpla!! – pós- recuperação dos sinais clinicos, ainda mais em gato idoso; sempre será um reforço imunitário; até por que essas vacinas não conferem imunidade em 100% quando aplicadas na fase incial de vacinação dos gatos jovens; apenas reforçam a produção de anti corpos, se caso o animal venha a desenvolver ou adquirir alguns desses virus ( e a clamidia – que não é um virus)seus efeitos serão de menor imapcto no organismos deles. Certo? “Passei na prova”?? Mas leva em conta para me dar “nota” que tenho um jeito próprio de responder, não decoro!! (risos). Tentei mostrar que sei um “pouquito” desse tema. Obrigada pela tua participação no site.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Mônica Carvalho
em

Olá, drª. Synara!
Obrigada pelos cuidadosos esclarecimentos. Passaste no teste com louvor! Nota-se que és de grande competência.
Sou do RJ. Se um dia me mudar para o RS, serás a médica veterinária dos meus bichanos.
Grande abraço!
Mônica Carvalho.



Ana
em

Olá doutora!!eu tenho uma gatinha que nasceu aqui em casa de uma gata que ja tenho 8 anos!
ela esta com 5 meses e apareceu com uma mancha no olho direito levei ela a veterinária que disse que ela estava com uma úlcera no olho ela me mandou colocar uma pomada chamada epitezan pomada oftálmica,mandou eu colocar três vezes ao dia
comecei o tratamento e com uma semana que estava usando a pomada o olho dela piorou voltei nela ela mandou eu dar para a gata meio comprimido de Azium uma vez por dia por três dias e depois 1/4 por mais três dias e depois 1/4 a cada 48horas estava fazendo tudo direitinho comecei numa quarta e foi piorando novamente! voltei novamente na clinica com a gata a outra veterinaria disse que ela estava com uma alergia a pomada e suspendeu e passou outra mediacação ela disse que a gata estava ficando com glaucoma ela passou 3 colirios,atropina cloridrato dorzolamida,e still estou uzando mais olho dela continua muito inchado, muito mesmo esta horrivel,agora ela esta até brincando e ja voltou a comer hoje esta fazendo 5 dias que estou usando essa medicação nela sera que o olhinho dela não vai ficar normal ela parece que esta com o olho ruim pois esta brincando pedindo comida e fazendo carinha na gente!!mais o olho está horrivel me ajude preciso de uma luz ela vai ter que tirar o olhinho? bjs Adorei o site!



Ana
em

Me desculpa eu não coloquei direto ela nem parece que esta com o olho ruim!!!está brincando normalmente agora bjs e obrigada!!



Ana Valeria da Silva
em

Prezada Dra. Synara,
No dia 02/07 levei meu gatinho Diego, mestiço de persa, com 2 anos e 10 meses ao oftalmologista, pois estava com o olho direito inflamado, quase fechando. A pressão estava 11(contra 20 do olho direito ) e não havia ulceração na córnea, nem nenhum segmento indicativo de grave processo inflamatório. Foi tratado com Florate 3 x ao dia. Tive que voltar no dia 9/07 pois não havia sinais de melhora. A pressão estava 12 e já havia “segmentos” detectados, indicando piora do processo. Foi tratado com Atropina dia sim dia não e Polipred 3 x ao dia. Demonstrou dias de melhora e piora, alternando. Voltou no dia 23/07. A pressão estava 19 e a aparência era opaca. A Dra. disse que o processo havia melhorado e retirou a Atropina e manteve o Polipred 2 x ao dia. Ontem, 27/07 continuava muito opaco e ainda inflamado. Ele pediu para colocar Cetronac 3x/dia. PS. Fiz hemograma ( normal ) e a sorologia ( FIV/FELV ) deu negativa ). Estou muito preocupada, temo que ele fique cego e não sei o que fazer, por favor me ajude. Ele está bem e come normalmente. Somos cariocas, por isso, não vamos vê-la pessoalmente.

Muito obrigada,
Ana Valeria



Tati
em

Olá Dra. Synara, tenho um gato lindo de olhos azuis, SRD que mora em apartamento e sai pouco de casa (as vezes ele sai pra passear na casa da minha família). Ele se chama Lince, é alimentado com royal canin e tem um ano e sete meses. Foi devidamente vacinado com quadrupla e também anti-rábica. Há alguns dias apareceram manchas esbranquiçadas no olho direito que parecem não incomodar. Uma mancha de aproximadamente 1 a 2 mm, com aspecto de nuvem e outros três pontinhos brancos. Ele não coça, o olho não está vermelho e também não apresenta secreção ou inchaço. Levamos à veterinária que disse que se tratam de hot spots, sem causa aparente e sem tratamento. Achei muito esquisito, porque pra mim, hot spots eram na pele e não no olho e eram de coloração vermelha e não branca. Será que você pode me ajudar? Obrigada desde já pela atenção. Um grande abraço,
Tati.



Gisele
em

Olá Dra. Synara
Minha gatinha, que foi minha companheira por 14 anos, infelizmente partiu.O veterinário fez exame de tórax pois ela estava com dificuldade me respirar e ele constatou que o pulmão dela estava pequeno, pois quase não aparecia no raio x e que ela estava com algum liquido em todo torax e que haveria necessidade de fazer uma pulsão.Quando ele colocou a agulha começou a sair muito sangue e infelizmente ela entrou em óbito.Ele me disse que a causa mais provável seria um trauma:queda, chute, acidente….Mas eu moro em apartamento e não recebi nenhum estranho que pudesse chutá-la e ela não tinha mania de subir em lugares altos.Ela também estava com o olho direito estranho, como se tivesse uma capa transparente em cima do olho.O veterinário pingou vasodilatador e não aconteceu nada, ele então me disse que a retina estava rompida.Antes de levar a este veterinário, eu consultei com outro que mandou eu adr a ela amoxicilina+clavulanato e profenid gotas.Como a minha gatinha não apresentou melhora e estava com muita dificuladade para respirar resolvi levar em outro profissional.Se possível, gostaria de saber o que pode ter acontecido com a minha gatinha pois trauma é impossível.E o procedimento da pulsão foi correto?
Agradeço a sua atenção e espero a sua resposta.



MARIA NILDA ALVES
em

ola dra synara

moro em salvador , tonho uma podle de 8 anos
de repente ela apareceu com o famoso olho de cereja, levei na vet ela receitou maxidex durante 4 d n/ resolveu levei no oftalmo precisou fazer a reposiçao , receitou ciloxan + still já tem 8 dias , permanece uma pequena
menbrana é normal, a revisão será dia 4/12.

desde já , obrigado se puder responder



Fabiane
em

Oi Dra. Synara

Adquiri 2 gstinhas persas, uma com 3 meses, e uma himalaia que chegou a dois dias com 52 dias, aconteceu uma coisa horrível, ela estava dormindo ao lado da minha cama, e eu nao havia notado, imagine que eu pizei na gatinha ontem pela noite, e hj observamos que o olho esquerdo dela estava com uma hemorragia interna, e agimos rápido! Levamos numa especialista em oftalmologia Dra. Márcia, ela passou um colirio com atropina p/ manter a pupila dilatada e tb um corticoide, mas estou agústiada p/ saber se ela pode perder a visão.Qto tempo podemos esperar p/ ter essa resposta???

Desde já agradeço sua atenção



Diego Philip Benatti
em

Boa Tarde DrªSynara! Sou do interior de São Paulo (Mogi Mirim),há tempos eu gostaria de adotar um gatinho,pois bem ,consegui um animalzinho seu nome é (Lhipy). Duas perguntas : Tem um mês de vida eo ex dono disse já ter desmamado. Não é muito cedo? Ele precisa do calcio e a sua imunidade? Seu olho esquerdo fica com ramelas e forma uma película como uma nata em seu olho. Limpo 3 vezes ao dia com soro fisiologico, quando passo o algodão sai uma mancha meio amarelada,será infecção ou posso pingar o Toprex?? Muito obrigado pela a atenção. Philip Benatti



adriana
em

ola!
tenho um gato siames com 1ano de idade ele apresentou por duas veses umas bolhas grandes moles e muito doloridas que após dias estouram e fica uma ulcera aberta q demora pra secatrizar, aprimeira foi na cocha e a segunda no final da coluna onde começa o rabo, gostaria de saber se tem algo a me imformar sobre isso, levei na veterinaria ma séla me disse q não sabe oq é, fico muito triste por ver ele sofrendo, se puderem me ajudar agradeço.



Patricia
em

Ola Boa Tarde Dra.Synara Rillo
tenho um gatinho persa que esta com dois meses a alguns dias quando ele faz coco sai um pouquinho de sangue o coco esta durnho me pareçe que o anus dele esta machucado sera que é porque as fezes estão muito duras , não sei oq faço tenho medo de ser giardia



Maria Mirtes Martins Cohen
em

Doutora, minha filha encontrou dois gatinhos na rua com cerca de cinco dias de vida e os adotou. Compramos uma mamadeirinha e Max Milk e começamos a alimentá-los e a estimulá-los para que fizessem xixi e cocô, tal como fomos orientados por uma amiga que faz o curso de veterinária. Como eles tinham muitas remelas nos olhinhos também fomos orientadas a limpá-los com soro, só que usamos soro caseiro feito com um litro de água, uma pitada de sal e uma colher de açúcar e quanto mais cuidávamos, mais inchava e acumulava secreção purulenta, formando bolsas na parte de baixo dos olhos, sem que conseguissem abri-los, com exceção de um dos olhos de um deles que não foi afetado. No outro chegamos a notar, enquanto retirávamos a secreção, que seus olhos estavam completamente tomado por um forte derrame. Os dois gatinhos chegaram a fazer cocô com sangue umas 2 vezes. Não sabemos ao certo se eles já vieram com uma séria infecção ou se o soro que usamos fez mal a eles. Depois de uma semana, alertadas, passamos a fazer a limpeza dos olhinhos deles com soro fisiológico durante mais dois dias. Melhorou um pouco, mas, novamente consultando a amiga ela nos sugeriu que usássemos biamotil sem cloranfenicol, que pingamos três vezes ao dia. Os olhinhos ficaram cada vez melhores, porém, quando o inchaço diminuiu e eles conseguiram abrir os olhos, depois de três dias de tratamento, os notamos embranquiçados em toda a região do globo ocular. Aquele que tinha um olhinho bom não conseguiu sobreviver, foi deixando de mamar, ficando tristinho, babando bastante e, no final, fazia muito esforço para respirar. O outro, bem mais chorão e voraz, hoje, fazendo cerca de quinze dias, está com os olhinhos desinchados e abertos, mas embranquiçados e um deles com uma mancha centralizada bem leitosa mesmo. Não sabemos se está enxergando pois ainda está muito pequenininho, apesar de já começar a andar meio cambaleando pelo chão da casa, pois ainda dorme a maior parte do tempo. Eu li este fórum e achei que pode ser uveíte misturada com clamídia, esta já debelada, graças a Deus,mas olhei uma imagem, na internet mesmo, de olhos com uveíte e ela não se parece com o que vejo nos olhos do gatinho. Estão desinchados, as pálpebras estão normais, mas todo o olho está tomado por uma camada embranquiçada que impede que vejamos a iris e, por cima desta camada, ainda há uma mancha mais branca ainda bem no centro de um dos olhinhos. O que a senhora acha que pode ser? Ainda há um modo de reverter este quadro?



Synara
em

Ola Maria Mirtes. Pela alta demanda de pedidos de ajuda tenho que ir aos poucos respondendo; portanto, creio, que a situação do gatinho já possa estar melhor. Em principio essas manchas pode ser uma lesão na córnea. Colirio a base de corticóide ajuda bastante. Certo?
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Danielle
em

Ola!
tenho uma gata, a Bebel que tem dois anos de idade(castrada) e faz três dias que ela ta com a membrana dos olhos meio que aparecendo na parte inferior,e parece esta meio que também lacrimejando,fiquei preocupada,essa doenca uveíte felina pode estar associada a anemia?



Danielle
em

ela também só vive meio tristinha,e so vive dormindo…..me responda por favor!
abrc Drª



Débora
em

Boa noite, Dra.Synara!

Meu gatinho (Tikinho), está com 7 meses, sua raça é Persa com Imaláia. Alguns dias atrás de um dia para o outro meu nenem amanheceu com o olhinho fechado e não abria de jeito nenhum, mesmo sem conhecimento de procedimentos veterinários, limpei a região com agua boricada e algodão e passei uma pomada bactericida 3 vezes ao dia para não inflamar, pois o olho estava vermelho. 2 dias depois ele abriu muito pouco o olho e tinha cobrindo todo o olho dele como se fosse um algodão molhado e que conforme ele tentava movimentar o olhar aquela “membrana esbranquiçada” se mexia. A veterinária que cuida dele desde que nasceu receitou um colírio chamado UCB e disse para administrar 3 vezes ao dia 5 gotas, mas ao pingar o colírio no olhino, meu nenem gritou muito que parecia chorar dizendo para eu não fazer isso, mesmo com muita dó continuei realizando este procedimento durante um dia. Ontem não tive coragem de pingar o colírio, pois não aguentaria vê-lo sofrer novamente. Hoje quando amanhaceu o Tikinho abriu pouco o olho, mas abriu. Eu não pinguei mais o colírio e só limpei com agua e não passei mais a pmada. Foi então que ele conseguiu comer e beber agua que até o momento eu tinha que dar na boquinha, pois ele ficou tão tristonho que nem comia. Estou com medo que seja Uveite, mas gostaria de saber através de uma profissional como a senhora Dra. se isso são sinais que indicam que o Tikinho possa estar com esta doença?

Abraços Dra. Synara



Thais Souza
em

A minha gata de uns 2 dias pra cá começou com diarréia, mais apesar de isso ela aparentemente estava bem, mais hoje pela manhã percebemos aqui em casa que ela não estava bem porque as pernas dela estava ”bamba” , e depois vi que ela não estava enxergando porque ela batia nas coisas sem saber onde ela está.
Ao olhar no olhos delas está em um tom azulado forte ;S ‘ comparando aos meus dois outros gatos o olha é preto .
o que pode ter acontecido com ela ?
obrigada *-*



synara
em

Ola Danielle. A principio não há correlação de anemia com uveite, salvo se a causa da uveite envolva situações virais sistêmicas graves nos felinos. Faça assim, observe tua gatinha, veja se ela se alimenta bem, se bebe agua. Se estiver tudo ok nesses quesitos que citei, pode ser uma “virose” passageira, e tudo ficará bem. Os gatos tendem a “levantar” a terceira pálpebra ( uma membrana que há na conjuntiva ocular)quando estão sob ação de baixa imunidade. Se achar por bem coloque um colirio..Garasone ajuda..3 gotas 4 x ao dia..por uns 5 dias. Compre em farmácia de gente! OK?
Sorte por ai.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Débora. Os sinais de uma uveite são vários e compativeis com outras lesões ou doenças de olho. Mas não creio que seja o caso do Tikinho..Penso mais na possibilidade de uma Clamidia, um trauma por uma brincadeira…enfim, várias são as possiblidades. O coliro UCB é um antisseptico ocular simples. Quem sabe tenta algo mais especifico para um processo inflamatório no olho. Um colirio a base de corticoide associado com antibióticos. Pode ser uma clamidia…questiona esse ponto com a Veterinária que atende teu gato. E não fica com pena dele! Deve ter ardido e os bichos não são burros, sentem e reagem a maneira deles, miando e tentando se safar do manejo. Se for para o bem dele, ele não tem escolha, feito se faz com criança quando reage a procedimentos médicos, tem que segurar na marra. Pega o teu gato e enrola todo numa toalha, prende bem as patas e coloca o colirio…OK? Espero ter te ajudado um pouco.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Thais. Pelo teu relato é dificil saber, de fato teria que examinar, fazer um bom histórico clinico. Podemos pensar de viroses, intoxicação, glaucoma, toxoplasmose, etc. Te aconselho a procurar um colega para examinar bem teu gato. Certo?
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



keila
em

Moro no interior de Sc, meu gato sai pelo terreno várias vezes, mas sempre esta por perto.
Percebi um pele do olho no canto e estou preocupada.
Pensei na possibilidade dele estar deprimido com alguma coisa. Tinhamos um gato que ficou por 1 mes com a gente e o nosso gato tinha ficado com esta pele, entao achamos q era pq ele estava deprimido por ter outro gato na casa.
Agora já providenciamos outro dono para o outro gato, mas neste fim de semana a nova dona dele trouxe ele e mais uma gata para nos visitar.
A dúvida é , ele fica com o olho assim por estar deprimido ou pode ser alguma doença. O apetite dele continua muito bom, come ração boa e industrializada, mas sabemos que ele caça alguns passarinhos.
obrigada



Débora
em

Boa Noite Dra. Synara Rillo,

Realmente não era UVEITE, realizei vários exames junto com a veterinária e ela dectou trauma, mas agora meu nenem está bem!

Obrigada pelas informações e parabéns pelo profissionalismo!!!

Sucesso pra você!



synara
em

Ola keila. Pela tua descrição penso ser a terceira pálbebra (memnbrana nictante) que saiu da sua posição original. Pode ter como causa algum trauma ocular, principalmente se for unilateral. Se ambos os olhos estão afetados podemos pensar em algo sistêmico debilitante, com gastroenterites ( verminoses com alta carga parasitária). Por ai.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Débora. Obrigada pelo retorno.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Aline
em

Boa noite Dra. Synara!
Moro em Campo Gde, MS, tenho um gato vira lata de 2 anos, castrado, nesta semana notei que seus dois olhos estão com a terceira palpebra cobrindo quase que metade dos olhos,porém nao estão lacrimejamento nem vermelhos, estou dando a 3 dias o antiverme mebendazol, gostaria de saber quanto tempo aguardar a melhora dele para dai levar a um veterinário? isso pode vir a ser grave?
Grata desde já, pela informação.



Synara
em

Oi Aline. Fica na observaçao, nao creio ser grave, se ele no seu estado geral está bem, come,defeca e urina normal e não está perdendo peso, não vejo motivo para preocupaçao. Geralmente, leva de 7 a 14 dias para descer a palbebra.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Fran
em

Olá Bom Dia! Eu tenho um ciamês de 05 anos e notei que ele está com o olho inflamado e vermelho. Só que eu achava que com o colírio ia melhorar , só que de lá pra cá ficou pior, levei no veterinário e ele detectou uveíte. Só que ele só olhou assim o olho do gato sem nem pedir exames nem nada. Aí ele passou para mim dar dois remédios antinflamatórios e uma pomada oftálmica.
Só que eu tenho muito medo de perder ele o meu gatinho. Doutor me dá umas dicas, me diga que essa doênça não é séria por favor.



Patricia
em

Olá o nome da minha gata é Naomy, ela tem 5 anos á castrada antes do primeiro cio, mora em apartamento, só sai quando viajo para minha mãe de férias onde levo ela e a outra gata q tenho.
Ela começou a aparecer no olho direito uma mancha q não dei importância e q agora está me deixando um pouco preocupada, pois essa mancha está crescendo e não sei o q é. mandarei umas fotos para seu email.Se puder me ajudar te agradeceria desde já.
Patricia



claudia
em

Kiko,srd, tem 6 anos.Está comigo desde 04 meses e nunca teve nenhum problema de saude -negativo para FIV/FELV,e toma vacina triplice e anti-rabica anualmente.Sempre foi alimentado por racão superpremium(Royal canin) e tem 16 “irmaos”,tb srd.Graças a um ultrassom preventivo.detectamos linfoma nos rins – confirmado por citologia.Começou a quimio e da 5a. para 6a. sessão sua saude declinou,sendo que hoje detectei uma nevoa em seu olho esquerdo.Levei ao vet que trata do Kiko,que informou se tratar de inicio uveite e indicou atropina 0.5 e colirio still por 7 dias 3x.Ele disse que está relacionado ao linfoma.Confio nele(já tratou e varios “filhos”),mas gostaria de obter outra opinião e informaçoes sobre esta doença vinculada ao linfoma.
atenciosamente
claudia – mãe felina estressada



Daniela
em

Olá,pizei na minha gatinha de 2meses.Ela n come desde então e nem bebe água.Faz vômito toda hora.Depois disso ela fez cocô e chichi normal até acabar o que tinha no intestino.Não saiu sangue.No terceiro dia ela procurou agua pra beber,e então parei de dar o soro que estava dando entre pele qque um veterinário me receitou…Mas ai ela quase morreu depois disso.Ela tem chance de sobreviver?ou devo sacrificar…E o prq da áagua?Febre ou ela estava melhorando…



Daniela
em

Me desculpe mas estou atordoada…Me ajude por favor,e obrigada desde ja….



Luzete
em

Bom dia Synara,
navegando por aí caí aqui em seu site. E faço uma sugestão: de vc por a ferramenta que permite recebermos o feed de seu site em nossos emails. Pois é muito útil toda informação aqui encontrada.
Parabéns pelo site.



Synara
em

Oi Luzete. Obrigada pela idéia. Vou ver isso.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Daniela. Pois é, tu está apavorada e fica dificl entender tudo. Mas antes de mais nada tem que examinar para ver quais danos ela sofreu com a pisada, para depois estabelecer gravidade – ou não – e qual a melhor conduta a tomar.
Boa sorte.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



DANIELA
em

Boa tarde

Qual a raça de gato mais brincalhão??
Obrigada!



Synara
em

Oi Daniela. Não creio que exista uma raça onde um gato seja mais ou menos brincalhão. Na verdade, todos os gatos brincam e fazem peraltices, principalmente, quando filhotes. Com o decorrer do tempo e idade eles deixam gradativamente de brincar como quando filhotes, mas seguem sempre dispostos a uma brincadeira ou outra. Eu te aconselho que tu adotes um gatinho sem raça definida, vamos tentar ajudar os animais que precisam de um “lar” e de um dono com posse responsável. Para que alimentar essa teia voraz que é a venda de animais?? No meu ponto de vista a venda de animais de estimação se equivale a escravidão humana, onde os escravos eram comprados e os seus patrões os tratavam como propriedade. Bicho não se compra..eles veem de Deus…da natureza…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



AUREA REGINA SILVEIRA
em

Olá,Dra Synara!sou amante dos animais desde minha infancia;hj estou c/ 52 anos de idade e trabalho na causa animal de minha cidade(sao josé dos campos-sp)a medida doque posso fazer;sempre que me deparo c/ profissionais sérios como a sra,penso que devo agradecer pela seriedade em tratar vidas animais que tb envolvem as vidas humanas de seus donos ou protetores….entrei em seu site p/ me informar um pouco sobre a uveite felina,pois tenho 7 gatos e 2 cachorrinhas bassets que vivem comigo e uma das minhas gatas,a nina(de 14anos,mestiça de siames)que a adotei c/ 6 meses de vida,agora está apresentando um quadro de uveite;no inicio achei que era catarata devido a sua idade,mas ontem a levei no veterinario e ele me encaminhou a uma oftalmo…vou leva-la a tarde hj e antes fui ler sobre a doença p/ estar mais prevenida e apta a discutir c/ ela sobre o caso…meus animais são como meus filhos p/ mim…os amo muito e porisso a parabenizo por sua seriedade profissional e humana!!!! pena que não está em minha cidade!!!! senão,com certeza todos meus animais seriam seus clientes!!! forte abraço! muita saúde e paz!!!! Aurea



Synara
em

Ola Aurea. Muito obrigada pelas palavras de incentivo, sempre me estimulam a seguir com essa luta de proteger e cuidar dos animais de forma mais coerente e verdadeira.
Tudo de bom para ti também.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



raquel luizao
em

olá, percebi que meu gatinho angora kikinho de 3 ano estava com a terceira palpebra no meio dos dois olhos, levamos ao veterinario e ele diagnosticol como intoxicaçao alimentar, ou por veneno, mas o unico sintoma que percebi foi nos olhos, nem diareia ele teve o vterinario prescreveu mercepton oral 30 gotas de 3em3 horas, por 3 dias e ibatrim oral de 12 em 12,por 7 dias, mas ja faz uma semana e os olhos ainda continua do mesmo geito, estou muito angustiada pois ele é meu xodó.



Synara
em

Ola Raquel. Não creio que a causa seja por intoxicação alimentar ou veneno. Há casos em que uma infestação parasitária intensa pode fazer com que suba essa membrana. Atentar para um bom exame do olho para ver se não há junto alguma lesão local. Pode estar associada a baixa-imunidade também. Os gatos portam muitas viroses e pode ser – ou não – que o teu esteja passando por alguma delas e o organsimo dele esteja em fase de reação imunológica. O importante é que o estado geral dele esteja bem, ou seja, que ele esteja comendo dentro do hábito normal dele, que esteja defecando e urinando bem, que esteja ativo, etc. Às vezes eles ficam semanas e semanas com essa pálbera levantada até que retorne ao normal. Mas como coloquei, observar o estado de saúde geral dele. Como uma ajuda, na possibilidade dele ter alguma pequena reação ocular local, compre em farmácia humana o colirio Maxitrol e pingue 3 gotas em cada olho, 3 x ao dia, por 5 dias seguidos. Pode ser que melhore. Por ai…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Regina
em

Dra.Synara.
amanhã de manhã levarei meu gatode 12anospara retirar o tumor e o olho direito. Amédica assistentedisse que vão receitar apenas antinflamatório , mas será que o cancer não volta? será que não é preciso quimioterapia??
por favor, me orienta
sou de Ourinhos, interior de São paulo
Obrigada



Synara
em

Oi Regina. Não tenho como saber …se é tumor grave, qual tumor, para falar em quimioterapia. Isso tu tens que conversar bem e tirar tuas dúvidas sobre essa cirurgia do olho com o profissional que esta atendendo teu gato. Quanto a receitar apenas anti inflamatório nos pós – cirúrgico é isso mesmo e nao tem muita coisa a receitar. A cirurgia de retirada do olho é uma cirurgia simples, sendo a causa que for que causou a necessidade de retirar um olho. Mas conversa bem com eles…eles te dirão.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



fernanda
em

Olá!! O meu gato está com quase dois anos, e de uns dias pra cá os dois olhos dele está com tipo uma pele branca até a metade vindo de baixo pra cima e também está saindo uma secreção amarelada. O q pode ser isso?

Obrigada!



Synara
em

Ola Fernanda. Pode ser uma infecção ocular local ( pela secreção que sai) ou algo sistêmico ( alguns gatos que apresentam a terceira pálpebras erguidas – essa pele branaca a que te referes – pode ser sinal de baixa imunidade…). Tenta usar um colirio a bse de anti inflamatório e antibiótico e observe se vai melhorar.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Charleston Araújo
em

Olá Drª Synara!

Cinco meses atrás, adotei uma gatinha que encontrei abandonada na rua, não tenho certeza da idade, mas pelo tamanho que ela tinha quando a achei, acredito que, agora, deva estar na faixa dos seis meses.
Há uns quatro dias, notei que o olho direito da Luna está um pouco opaco, parece que tem uma névoa, mais notada à noite, principalmente quando ela olha na direção da luz. Inclusive, ela fecha o olhinho, o que aponta estar sensível à luminosidade.
Pelos sintomas, estamos achando (minha esposa e eu) que a Luna está com uveíte, mas, infelizmente, estamos sem condições de levá-la, de imediato, a um veterinário confiável para uma consulta mais precisa.
Gostaríamos de saber se podemos ministrar algum medicamento, pelo menos, para controlarmos o quadro, caso seja uveíte mesmo.
De já, agradecemos sua atenção!

Abraços,
Charleston e Cristina.



Synara
em

Oi Charleston. Toda situação ocular exige um bom exame clinico. Não acho que essa névoa e sensibilidade a luz seja já uma uveite. Não acho que é caso de tua sair aplicando medicamento à revelia. espera, observa e no momento certo procura um colega para um exame mais apropriado. Se for o caso. Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Giselle
em

Olá Synara,
Tenho duas gatinhas filhotes aqui no apto, a kate(5 meses) e a Claire (3 meses), as duas juntas vivem brincando o dia todo,e jamais saem na rua, comem apenas ração e nao possui contato com outros animais. Porém agora a Claire apareceu com essa membrana branca até a metade dos dois olhos, nao está vermelho e nem inchado, apenas essas membranas, estou desesperada, o que faço? É uma doença? Ou talvez um trauma?
Aguardo Resposta
Obrigada
Giselle.



Giselle
em

Ahhh Dra Synara
Esqueci de mencionar que a Claire come bem, e bebe agua normal, mas ela estava com vermes, entao ja dei a primeira dose de vermifugo.



Synara
em

Oi Giselle. Desespero não leva a nada…Se tua gatinha esta com todos os sinais de boa saude ( ativa, comendo bem, urinando bem, defecando bem, etc) não temos por que nos preocupar por hora. Essa membrana pode se elevar em casos brandos de “infecções”, algum dano superficial no olho. Sobe como uma defesa essa membrana. Por hora não tem por que te preocupar. Dentro de algumas semanas tende a voltar ao normal.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Giselle. Se apareceu parasitas nas fezes pode ser a causa dessa “infecção” que te falei. Logo vai voltar ao normal.
Synara



Giselle
em

Esta certo, muitoooo obrigada pela atenção.
Que Deus te Abençoe.
Giselle.



Sheyla
em

Olá boa noite, preciso da sua ajuda, por favor, adotei a rua 04 gatinhos abandonados, eles estão comigo há 03 semanas, no 1º dia vi q estavam c os olhos inflamados e levei ao vet. ele deu antibiotico (injeção) e passou os comprimidos dermacorten eles tb estavam e ainda estão com um probleminha na pele, tipo umas escamas, bom dos olhos melhoraram, mas apenas 01 ta agora com o olho inchado um pouco lacrimejante e ao redor caiu os pêlos, estou preucupada, até pq n tenho mais dinheiro para levalos ao vet.O que devo fazer? alguma sugestão de medicação? agradeço pelo favor desd ejá! Obg!



Synara
em

Sheyla. Tenta usar colirio de dexafenicol 4 x ao dia. ( Framácia humana esse colirio) Essas escamas tenta fazer banhos com Peroxidex shampoo, retira as escamas com uma escova, seca bem e depois pincela iodo. Faz 1 banho por semana, durante 2 semanas. E o iodo mantem 1 x ao dia por uns 5 dias. talvez ajude. Boa sorte, e que bonita tua atitude de recolher e ajudar esses gatinhos. Se precisar de mais orientações posta que te ajudo no que me for possivel , evidente.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Amanda
em

Olá Dr. Synara, Parabens pela iniciativa de ajudar a nós leigos qt a melhor tratamento com nossos pets! Bom meu caso, tenho um persa de 2 anos que arranhou o olho e encontrasse com uma bolinha marrom bem no meio, o vet diagnosticou como sequestro corneano e prescreveu um gel lubrificante oftálmico “liposic” 5 x dia e colirio cloranfenicol 2 x dia, o olhinho está menos vermelho e o Kadin continua comendo e brincando normalmente. Gostaria de ter sua opiniao sobre os medicamentos prescritos e saber se essa plaquinha marrom vai cair algum dia sem cirurgia. Abraço. Paz. Amanda



maria Jose tenório dos santos
em

oi estou precisando de uma ajuda, pequei um gato na rua e percebi que ele as vezes ficava feio com a pele do olho grande mas ñ dei importunância e agora percebi que um outro gato de minha casa esta as vezes mostrando a mesma coisa , estou preocupada o que pode ser?
cerar um tipo de verme?



Synara
em

Oi Maria José. Pode ser alguma infecção parasitária associada com baixa imunidade. Usa um vermifugo de amplo espectro e espera uns 30 dias, repete a dose. E observa. Por ai…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Erica Camila de Almeida
em

Boa noite.

Tenho um gato de 1 ano e outro de 2 meses (ambos macho).
Há 4 dias percebi que o filhote estava com uma cera escura nas orelhas, começei a limpar com algodão umedecido em agua filtrada morna.
Mas ontem percebi que meu gato mais velho estava coçando muito a orelha e identifiquei a mesma cera nele, hoje fui em uma casa de ração e o balconista me indicou o “Advocate Gatos”, sendo uma gota dentro das orelhas e o restante na nuca em ambos os gatos. Ele disse que sempre tratava desta forma os gatos dele.
Confiei e chegando em casa apliquei, meu gatinho acabou se assustando e apliquei umas 4 gotas dentro de uma orelha dele, enfim, com mais calma acabei lendo a bula e identifiquei o pior:
“Nao aplique diretamente no conduto auditivo dos gatos”. Pesquisando hoje o dia todo, vi o perigo da “Moxidectina” e estou muito aflita, pois tenho medo de causar intoxicação nos gatos e/ou algo pior…pois na bula consta que o medicamento é “VENENO” e “INFLAMÁVEL”.
Cometi um grande erro em confiar num atendente, ja tentei tirar o excesso com algodão, mas é oleoso e não adiantou muito.
Estou vigiando meus gatos e até o momento estão normais, mas qualquer reação adversa correrei com eles no veterinário.
Alguem ja ouviu falar nisso antes? Pode-se aplicar este remédio dentro das orelhas contrariando a bula da Bayer???
Agradeço se puderem comentar algum caso parecido e/ou me indicar o que fazer.
Obrigada!



Synara
em

Oi Érica. Te respondi por e-mail. Enviaste essa postagem também para meu e-mail, portanto, foi respondida.
Espero que tenhas recebido.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Vanessa
em

Olá Dra, tenho uma gata de 4 anos que está prenha e próximo de ter o gatinhos e de ontem pra hoje(26/07/2012) ela começou ter um pouco de fezes frequentes de aspecto pastoso e os dois olhos dela apresentam a 3º pálpebra cobrindo metade do olho dela, ela até volta ao normal mais depois fica assim denovo, a uns 10 dias atrás ela estava apresentando verminose eu procurei orientação em uma clínica veterinária onde eu já a havia levado antes e eles me orientaram a dar vermifugo para ela e depois de 15 dias dar mais 1 cp, ela é caseira o máximo que ela faz é ir no quintal porém tenho um outro gato aqui que as vezes sai pra rua o que será que pode ser? eu até levaria no veterinário porém ela é muito arisca e como esta prenha e com o barrigão enorme fico com dó de leva-lá e estressar ela e os filhotinhos, por favor me ajude!!!obrigada.



Synara
em

Ola Vanessa. Tudo indica uma verminose intestinal e estresse da gestação. Espere nascer os filhotes, e vamos ver como ela ficará. Dê um bom suporte alimentar a base de carne para ela. Por ai…por ora.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Solange Viana
em

Prezada Dr.ª Synara,
Há pouco tempo, cerca de 6 meses, meus pais começaram a alimentar um gato que aparecia vez por outra e sempre muito faminto. Já há uns 3 meses que eu não o via e hoje o vi. Me impressionou muito ver que os olhos dele estavam muito retraídos, com uma ligeira secreção, a terceira pálpebra bem aparente e mostrando uma imensa sensibilidade á luz. Gostaria mt de poder fazer algo por ele que é um gato muito dócil, carente e que já tornou-se fiel em aparecer no muro da casa de meus pais sempre no mesmo horário para ganhar a ração. Meus pais são muito idosos e tem 2 cães, sendo certo que não podem ficar com o gato. Eu moro a 80 km de meus pais e adoro animais em especial gatos, tenho dois em minha casa. Gostaria de saber se há algum medicamento que eu possa ministrar para ajudar o bicharoco. Ele parece ser de rua, é branco e os olhos azuis e está sempre muito sujo, porém é de uma docilidade imensa. Quando vou lá e ele aparece no muro, me deixa pegá-lo no colo e adora carinho.Não tenho condições de trazê-lo prá mim mas quero muito poder colocar um remedinho nos olhinhos dele prá ver se ajudo. Hoje ele me pareceu muito aflito com o que tem nos olhos, coloquei-o no colo e ele deixou que eu pingasse água boricada, ficou quietinho. Tenho muito dó dele e receio que ele sinta dores…Pelas fotos que vi hoje em minhas pesquisas na internet, as características me parecem ser de uveíte. Como posso ajudá-lo?



Thais
em

Olá Dra.Synara, tudo bom?
Estou muito preoculpada com meu gatinho, ele é filhote, nem 1 mes tem ainda. De ontem pra ca o olho direito dele começou a lacrimejar muito e tá inchado remelando e ao redor percebo que ta sem pelo. Ele ta brincando normal e comendo normal, mas o olho parece que ta piorando, já tou limpando com soro mas não sei que remédio usar, sera que é grave? Gostaria que a Dra. me indicasse algum colirio que possa usar, pois tou sem condições de leva-lo ao veterinario e temo muito que possa piorar. Desde já agradeço! abraço.



angelina
em

Dra Synara…por gentileza poderia me ajudar?
meu gatinho tem um ano e meio é mestiço siamese
esta apresentando um quadro nos dois olhos estranho…a parte bca debaixo dos olhos parecem que ta subindo…a dias atras vomitou um pouco agota ta comendo ração normal só que o olho ta assim…estranho e lacrimeja um só que ele lava o olhinho com as patinha então não da pra ver se esta tendo secreção to muito preocupada…parece uma catarata subindo pelo olho…que será?



Synara
em

Oi Angelina. Pelo teu relato acho que é a membrana nictante do olho do gato. É da anatomia do olho do gato esse membrana e ela pode subir em caso de verminoses, baixa resitencia como um todo. Ficar atenta para as viroses também.
Conversa com um Veterinário e faz uma boa desverminaçao, ve se ele tem pulgas, se tiver usa algo para combater as pulgas. Por ora, para aliviar um pouco isso uso colirio de dexametasona a 0,1%. 2 gotas em cada olho por 3 dias e parar. Não usar esse colirio por tua conta. Sempre converse com um veteirnário, como estas conversando aqui comigo e tentando te dar umas dicas. Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Viviane
em

Olá Dra. Sinara, adotei uma gata há 15 dias. Como já disse adotei ela há pouco tempo e não tenho histórico dela pois ela foi achada na rua. Levei-a ao veterinário que prescreveu vermífugo( basken suspensão ) , complexo vitamínico ( glicopan) e frontiline pois estava cheia de piolhos, como ela estava muito fraquinha ele pediu para esperar melhorar o quadro clinico dela para em seguida fazer o programa vacinal. Há uma semana atrás ela apareceu com o olho direito muito inflamado e completamente fechado. Não tem secreção purulenta e lacrimeja muito os pelos ao redor do olho caíram e as pálpebras estão bem vermelhas. Voltei com ela ao veterinário que mandou aplicar maxidex e banamine oral e observar. Hoje o olho está mais aberto e a terceira pálpebra está recobrindo metade do olho e parece que esta meio embaçado e lacrimejando muito. O que pode ser isso? O veterinário disse que podia ser diversas causas mais não disse qual, me mandou procurar um oftalmo ; só que no momento tô sem condições, já gastei muito com ela. Quando ela deixa faço compressa com agua morna e parece que o olho abre mais. O que faço continuo com o maxidex e o banamine. Gostaria da ajuda da senhora. Agradeço desde já.



Synara
em

Oi Viviane. É bem provável uma lesão de cornea…pode ser uma Clamidia que faz uma conjutivite significativa…O banamine eu pararia. Tem que se ter cuidado com antinflamatórios em gatos por via oral…por muito tempo. Acho que ajudaria associar um colirio a base de antibióticos também. Por ai…posso te ajudar. Além do que, pelo tempo que tu postou algo já se sucedeu com a tua gata. Eu to bem atrasada nos meus comentários. Se quiseres postar novamente e me dizer a situaçao atual dela. Faça. Vou tentar dar mais rapideza as respostas.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Viviane
em

Obrigada pela resposta,realmente era uma ulcera de córnea. A úlcera está curada, só que o olho dela ficou meio opaco, parece que a córnea está meio embaçada.O vet. disse que vai ficar assim que é a cicatriz. Será que não tem nada para melhorar essa opacificidade?



Synara
em

Ola Viviane. A cicatriz depende do grau de lesão da cornea. Não saberia te dizer quanto tempo pode ficar, permanecer a cicatriz. Fala com o colega e usa Epitezan por uns 10 dias. Ajuda um pouco na regeneraçao da cornea. Pomada oftálmica humana. Precisa de receita do colega. Certo?
Abraço.
Synara



viviane
em

Oi, já estava fazendo uso dessa pomada, mesmo assim, obrigada!!



Synara
em

Oi Viviane. De nada..
Synara



Ticiana
em

Olá!

Meu siamês (”sialata”) de 1 ano foi castrado há 9 dias (ficou uma semana com colar elisabetano) e, desde uns 3 dias, percebi todos esses mesmos sintomas da gatinha Peggy Sue, porém, creio que nos 2 olhos, estando o direito muito mais evidente. Vou levá-lo ao vet. Estou muito preocupada, não quero que ele perca os olhos ou a visão… Será que ele pode ter pego alguma doença na clínica que foi operado? Ou ter se machucado por causa do colar, que disseram ser de uso obrigatório?
Em qual clínica você atende?

Obrigada.

Ticiana



Raquel Lopes
em

Olá Dra. Sinara, tenho uma gata siames de 10 anos, moro em apartamento, ela nao sai pra rua e notei que no olho dela estava com nebulosidade e no outro olho tinha uma mancha de sangue na parte inferior do olho, levei-a pra veterinaria 5 dias atras e ela identificou uveite pediu exames de sangue mas ainda nao saiu e receitou um antibiotico synolux via oral e dois colirios: pred fort e mydriacyl mas estou notando que ainda continua manchas de sangue no olho dela e nebulosidade, e ela nao esta se alimentando sozinha, estou alimentando ela na seringa. Com a sua experiencia o que vc me aconselha e o tratamento eh demorado pra ver o resultado? obrigada.


Comente