Vaginite da cadela impúbere


ira-em-consulta.jpg Essa é a Ira, uma cachorra da raça Dinamarquês ou Dogue Alemão que está com 6 para 7 meses de idade. Estou atendendo-a desde 2 meses de idade onde a trouxeram para fazer pediatria e começar seu esquema vacinal. Nesse interim ainda apresentou uma lesão de pele ( em forma de botão) que se denomina histicioma – tumor benigno de pele – onde tive que proceder com retirada cirúrgica. Tudo correu bem.

Depois de um tempo, a Marlova que é a “madrinha” da Ira ( pois a cachorra é do Rossano, primo dela, que está construindo sua casa e pediu para ela cuidar dela enquanto terminam a construção. ) me liga dizendo que o Budy, o cão dela, um mestiço de Dogue Alemão, estava “doidão” com a Ira, querendo cobri-la a qualquer custo! Tanto é que a Ira ficou com arranhões na região dorso lateral do corpo de tanto ele tentar fazer a monta nela.

A primeira pergunta que ela me fez é se a Ira já podia estar entrando em cio; disse que não, pois a Ira , a época do fato, não estava com idade apropriada para manifestação do ciclo estral. Perguntei se havia sangramento vaginal e aumento vulvar e ela disse que não.

Sugeri uma avaliação, mas já desconfiei de vaginite, pois quando ocorre qualquer processo inflamatório e/ou infeccioso nessa região, os machos se sentem atraídos pelo cheiro como se fossem os ferômonas – hormônios sexuais das fêmeas em cio.

ira-bem-tranquila-pos-exame.jpg A examinei, não percebi edema na vulva, nem tão pouco nódulos linfocíticos no canal vaginal que é característico em vaginites mais significativas, também não constatei dermatite vulvar – que é ocasionada por lambeduras constantes para limpar o trato genital quanto há corrimento em profusão. Não apresentava dificuldades para micção (urinar) o que também é sinal evidente quando de vaginites mais sérias.

Percebi, na verdade, um corrimento não abundante, fluido e claro. E todo seu estado clinico era normal. Cheguei, portanto a conclusão que estava frente a uma situação de vaginite pré-púbere.

Apenas como informação: Se solicitasse um exame do corrimento vaginal da Ira, talvez pudéssemos encontrar algumas colônias de estafilococcus, já que esse microorganismo faz parte da flora vaginal de cadelas na pré-puberdade, diferentes das cadelas adultas com vaginites verdadeiras, onde há possibilidade de outras bactérias serem isoladas, além do estafilococcus. Não se sabe – segundo o que consta no livro do “Dr. Robert W. Kirk – Atualização Terapêutica Veterinária” – se a maior incidência de organismos estafilococcus isolados de vaginas pré-púberes contribui para a vaginite juvenil , até porque esse microorganismo nem sempre tem sido isolado de todas as cadelas com a vaginite impúbere. Ele também nos diz que a flora vaginal é um ecossitema dinâmico no qual os microorganismos isolados uma vez, com frequência, não estão presentes mais tarde.

Portanto, não prescrevi nada para a Ira, pois sei que é uma “doença” sub-aguda, auto-limitante e que quando ela entrar no primeiro cio haverá a cura total. Apenas procedi com essas explicações à Marlova e salientei da importância de mantê-la afastada de qualquer cão macho para não ocorrer riscos de cópula inapropriada que levaria a danos significativos no trato genital da Ira.

ira-olhem-que-lindinha-ela.jpg

504 Comentários


luciana
em

olá, eu tenho uma cadela de um ano e onze meses. há mais ou menos um mês ela entrou no seu primeiro cio(o que achei muito estranho), como minha casa não é murada e sim telada alguns cães de rua tiveram acesso a casa. e desconfio que ela esteja esperando filhotes, mas o meu medo é de que ela tenha pego alguma doença, pois notei hoje um corrimento de cor amarela bem claro mesmo, na vagina dela. não tenho condições de levá-la ao veterinário ainda e gostaria de saber o que pode ser. se é uma doença venérea ou se é normal devido a gravidez. muito obrigada e aguardo uma resposta se não for muito incômodo.



synara
em

Ola Luciana! Não creio ser doença. Possivelmente, um “corrimento mucóide” pós cio ou pós coito se houve cobertura. Ok? Existe uma doença venérea dos cães ( de origem viral)que se chama “tumor de stircke”, mas começa com secreção serosanguinlenta e ao exame vaginal se perceberia “tecidos em forma de couve-flor”. Não creio que seja isso.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Selmo
em

A minha cadela está com corrimento meio amarelado já fáz 15 dias. Estou dando um antibiótico mas não está resolvendo,mas não estou notando nenhuma mudança no comportamento dela, continua comendo e brincando normal. Será uma doença grave? Pois a 2 meses ela estava com problema de bexiga e a veterinária receitou antibiótico por 20 dias.



Tiago Lopes
em

Olá Dra. Synara,
Vivo na espanha e a uma semana trouxe minha cadela labrador de 5 anos para morar comigo. Faz dois dias ela começou a apresentar corrimento vaginal claro, translucido esbranquiçado… Como ainda não tenho veterinario queria saber se ha razoes para preocuparse.
Obrigado, Tiago Lopes



Ivana
em

Olá! Tenho uma cadela de 4 m, que apresentou vaginite desde os 1º mês de vida, já fiz tratamento com 2 tipos de antibióticos,sem dar muito resultado.. no momento estou fazendo tratamento local, posso dizer que reduziu bastante a secreção esverdeada, mas a cura ainda não obtive.
O médico veterinário me deu uma idéia de castrar minha cadela antes do 1º cio, evitando assim uma futura infecção no útero por ser uma infecção ascendente.
Estou na dúvida se castro ou não e se essas informações estão de fato corretas.
Aguardo um retorno. obrigada.



synara
em

Ola Selmo! Pode ser uma vaginite ou alguma lesão de útero! Castra esse bicho!! Com isso estamos evitando essas patologias do aparelho reprodutivo!! Castre mesmo que a causa não seja uterina!
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Tiago! A principio, não. Pode ser uma indicação de cio à vista, se ela não for castrada, evidentemente.
Abraço
Synara Rillo
Médica Vterinária



synara
em

Ola Ivana! Não perca seu tempo com antibióticos! Essa situação é mais inflamatória do que qualquer coisa. Sabe-se que esse corrimento quando coletado assépticamente com um swab e enviado para laboratório não haverá crescimento bacteriano. Quando ocorre o primeiro cio essa vaginite cede. Mas de qualquer forma eu te recomendaria a castração por outros motivos, entre eles: menos estresse que essa situação naturalmente causa os animais que não podem dar vazão aos seus instintos, para evitar pseudogestação – o que é comum nas cachorras e trás distúrbios comportamentais por indução hormonal, desde agressividade até apatia. Vais evitar doenças futuras que vão acabar surgindo na idade da velhice das fêmeas não castradas como a piometra, etc, etc e etc. Ok?? Fica a dica.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



cris ferraz
em

Boa tarde,

Tenho uma cadela da raça bulldog ingles que está com 3 meses.

Há 3 dias ela apresetou uma secreção vaginal, parecido com um corrimento.

Sempre aparece depois que ela faz xixi… a secreção tem uma cor amarelo esverdeada e é um pouco mucosa.

Tenho veterinário marcado para o dia 09 (data da terceira dose da vacina V10)

Será que há necessidade de antecipar a consulta?

Não há alteração no quadro clínico dela, continua comendo e brincando normalmente.

Aguardo retorno

Abraços

Cris



cecilia
em

tenho uma cachorra com 8 anos e deu cria pela terceira vez;mas tem quinze dias que ,,que acabou de dar cria e tem um mal cheiro terrivel;esta com um abola na vagina e escorre um liquido escuro e ela se coça muito nesta regiao ,,,nao sei o que fazer pois nao tenho dinheiro para pagar um veterinario



synara
em

Ola Cris! Pode ser vaginite da cadela impubere.Mas procure um Veterinário, sim! Urgência não vejo ai! Ok?
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Cecilia! Procure um Veterinário urgente! Pode ser uma metrite associada a um prolapso vaginal! Creio que terá que haver abordagem cirurgica! Ok?
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



DAIANA
em

OLA! TENHO UMA CADELA SHARPEI DE 4 M, ESTA APRESENTANDO VARIAS MANCHINHAS REDONDAS POR TD O CORPO E EM ALGUNS LOCAIS ESTA CAINDO O PELO, APRESENTA TBEM MAU CHEIRO…O Q PODE SER? ja levei no vet, mas nao esta tendo resultados.
OBRIGADA!



vincius
em

tenho ma cadela de 8 anos fila que esta a 1 semana com sangramento vaginal toma bastante agua como se tivese febre come poco



vincius
em

se poder responde o que ela tem



Angela
em

Tenho uma cadela de porte grande (+-) 40kgs,operada em 06/2007 de piometra aberta, mas que continua de 6 em 6 meses com gravidez psicologica. Agora, do mes passado para cá venho observando que as vezes sai uma secreção,
um corrimento meio esbranquiçado da vagina dela. Poderia ser alguma inflamação ? Ela tem hoje quase 7 anos e nunca cruzou. Por favor me
oriente.



synara
em

Ola Daiana! Consulta on-line me desgosta por demais! Curtam meus artigos! Ok?
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Vicinius! Isso aponta para a piometra.Ciruergia uregente! Risco enorme de perdê-la.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Angela! Impossivel essa gravidez psicológia, sem a ação da progesterona no organismo. Duas hipóteses de onde ela vem: dos ovários depois da ovulação mesmo sem cópula com o macho, através de uma demora na involução da estrutura chamada “corpo lúteo” que se froma no ovário para liberar o hormônio porgesterona que por sua vez é o hormônio que mantém a gestação no corpo das fêmeas. Veja, só nada tem de gravidez psicológica é fisiológica. Outra possibilidade é via hipófise essa progesterona entar em niveis sanguineos e mimetizar a fisologia ovular. Mas creio, que na verdade não tiraram os ovários da tua cachorra e somente o útero. Se fizerem isso, fico sem entender o argumento de manter ovários produzindo hormônios que podem afetar outros orgãos num sistema todo de funcionamento orgânico. Estudem colegas, estudem. Bicho é diferente de gente. Não os estudem com a visão humanizada!!
Obrigada pela tua participação.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



adriana rodrigues da silva
em

ola doutora SYNARA venho lhe pedir uma orientaçao que esta me deixando muito triste tenho uma cachorra chow chow que esta com 2 anos ela entrou no cio so que des do primeiro dia comesou sair de dentro da vagina dela uma bola avermelhada que esta crescendo parese uma bexiga estou muito preocupada por favor me ajude esta do tamanho de uma bola de tênis muito obrigada aguardo sua resposta

adriana



synara
em

Ola Adriana! Pelo que descreves isso é prolapso vaginal( Hiperplasia vaginal) induzido por hormônios do cio. Acontece em algumas cadelas.Tende, ao término do cio regredir. Terás que manter esse prolapso higienizado, lavar bem e passar uma pomada a base de antibióticos. Mas te sugiro castrá-la – mesmo em cio e já tentar reverter o prolapso. Com certeza nos cios subsequentes isso irá acontecer novamente.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Patrícia
em

Olá Dra. Synara!
Não tenho perguntas, só agradecimento. Mas, por favor, leia o resto.
Tenho uma “cã”, rsrsrrs que resgatei na estação de trem São Leopoldo… Aliás, o pessoal daquela região (nobre) adora abandonar cães ali, na época de férias de verão.
É uma mestiça de Dogue Alemão, muito linda e minha parceirona. Como sou pesquisadora de assuntos da negritude, me apaixonei por ela tão bonita e jovem e “afro-descendente”; predominantemente preta mas, dependendo do modo como se olha, parece marrom.
O agradecimento é pelas explicações quanto a corrimento, porque ela teve o primeiro cio (digo 1º pq ela parece filhotona e as tetinhas são rentes, sem sobras de pele) que tentei evitar com PrevGest, mas o atendente que se diz tec. agrícola me deu dose insuficiente, como pude ver depois na bula e ela entrou no cio após uma semana do fim do remedio.
Quando veio a segunda vez, deixei vir pq tive medo de prejudicá-la e também já sabia como cuidar dela. O plano era castrar, mas não houve tempo, porque estava ocupada recuperando-lhe o peso e tratando uma ferida na pata, além das vacinas e muita leitura de sites de cuidados com cães.
Agora, no fim do cio, ela está com corrimento amarelo com resto de sangue e com cheiro de putrefação leve. Pelo que li aqui, pode ser normal… SE NÃO FOR, POR FAVOR ME AVISE!!!Dou um jeito de levá-la para consultar… No momento não tenho como pagar a consulta (R$50,00), mas se ela corre risco, peço emprestado, vendo alguma coisa, sei, lá…
Sou estudante e,por isso mesmo, a grana é curta, mas vou encaminhá-la à ALPA em São Leo, para castrar. … Ela está comigo desde 31/01/2009 e tem 1 ano no máximo… eu acho, pelo que pesquisei. Foram 2 semanas de aproximação na estação, até que ela me deixou chegar bem perto, mas é meiga, gentil, carinhosa e super inteligente… to ensinando alguns comandos e ela aprendeu bem rápido.
Quando estou trabalhando no computador, fica deitada perto e ás vezes levanta só pra me dar um beijo lambido… compensa tudo o que já gastei com ela e ainda sobra. É um doce e me desestressa agora que estou no último ano da Facu.
Bueno, o agradecimento está aí e também um incentivo à adoção (aos leitores),pois só faz bem levar um bichinho carente desses para casa.
Abraços e desejos de bênçãos no seu trabalho.



Patrícia
em

Sim, tratei os vermes também. Alimentação só com ração (18% de proteína)e nada de pulgas e carrapatos. Orelhas limpas e, vou apresentar à ela a escova de dentes e creme dental. Até então eu vinha limpando os dentes com enxaguante bucal.



synara
em

Ola Patricia! Mande castrá-la imediatamente, pelo que relatas do uso do “veneno prevegest” e depois do segundo cio a sequência de corrimento com cheiro de putrefação eu não tenho como não pensar em infecção uterina! E isso pode trazer risco de morte dela. O legal é castrar mesmo, já leva e não vacila. Quanto a escovação de dentes levei como brincadeira sua, pois isso não é necessario aos animais, é o mundo pet mercantilista a induzir erros de manejo. Ela já come somente ração, se bem condicionada tendo horários para comer, verás, logo o cão toma água e já retira os residuos que a ração deixa. Melhor limpeza de dentes para cão é osso!! Mas não esses de couro, que também o ” mundinho pet ordinário” vende – e tem até colegas crendo nele – mas osso mesmo, compra em açougue osso de canela de boi ( tipo aqueles ossos para sopa), ferve bem, tira os residuos de carne, tutano e ligamentos que sempre há, e dá para a tua “cã” roer. Com isso ela já fará a higienização dentária, gastará energia roendo, roendo esse osso e não terá risco de ingerir podendo levar danos aos intestinos. Esses de couro digerivel viram um verdadeiro ” cliclé” e eles engolem, ai começa a fermentar aquele couro no sistema digestivo e há formação de gases. E cuida bem isso, hem?? Pois raças de grande porte podem desenvolver a patologia que se denomina “torção gástrica” que é grave e de extrema urgência no atendimento, além disso vai requerer a experiência de um bom cirurgião Veterinário. E tu gasta menos, ao invés dessa “viadagem” de pasta e escova pra bicho!! Um kilo de osso custa 1 pila! É o que pago quando compro para meus cães. Obrigada pelos agradecimentos.
Abraço fraterno,
Synara Rillo
Médica Veterinária



Patrícia
em

Obrigada Dra. por me tirar da ignorância e com tempo de poder salvar minha cachorra que é tão importante para mim. Chorei feito condenada por ter dado o tal remédio para ela. Só fiz isso porque estou morando provisoriamente de aluguel e a dona da casa torceu o nariz para o fato de eu ter trazido a Fiona para casa. Pensei em diminuir qualquer atrito com a dona da casa (que mora nos fundos). Se eu soubesse dos riscos teria feito diferente. Errei por não saber, por ter responsabilidade com um bichinho só agora e sem tempo de me preparar para agir com o cio dela, como me preparei estudando sobre ´como cuidar de cães.
Enfim, Dra. estou correndo contra o tempo para evitar que ela fique pior. A princípio ela está bem, tirando o corrimento que é em pouca quantidade, não observei nenhum outro sintoma, só que ela lambe bastante e se coça, além de esfregar o nariz (ou os olhos??)com as duas patas… comumente a gente ouve as pessoas dizerem que os cães estão “com vergonha” quando fazem assim.
Uma pergunta esperançosa: Há alguma possibilidade de a infecção uterina involuir, cessar sozinha, se a saúde de minha cachorra estiver boa?
Quando lhe escrevi ontem, nem tinha lido o resto do conteúdo do site. Com isso, fiquei devendo agradecimentos pelo fato de ter acesso a informações técnicas, seguras e em linguagem compreensível.
Mais uma vez agradeço e lhe estimulo a continuar com suas pesquisas, com sua paixão evidente e contagiante pela qualidade do cuidado com os animais que optamos por conviver junto.
Abraços
Patrícia Flores



synara
em

Ola Patricia! Se for uma infecção uterina, eu particularmente nunca vi involução natural. O que me preocupou no teu relato é o cheiro de “podre” que percebes. Pelo fato dela estar eliminando essas secreções, é “positivo” em termos, mas não tira os riscos. Com isso quero dizer que o colo uterino está relaxado e aberto, caracterizando o que se denomina piometra aberta ( piometra é infecção uterina). Essa de esfregar os olhos com as patas pode ser algo alérgico, que coça e ela se esfrega para aliviar esse desconforto. Vergonha não é! Isso te garanto! OK?
Boa sorte! Obrigada mais uma vez pelos elogios.
Abraço.



ROSANGELA
em

tenho uma cadela da raça coker spanel ela a uns dois dias vem apresentando um corimento meio q esbranquiçado gostaria de saber o q é e tb se tem algum perigo pra minha filha de 4 anos.
abraços e aguardo resposta



elizabeth ricci cassiolato
em

Ola Dra.! Tenho uma cachorra da raça Shih tzu de 8 meses (castrada aos 4 meses)que está apresentando um corrimento na cor amarela. O que pode ser? Ela está ativa e come normalmente, mais se lambe muito. Obrigada pela atenção.



Bia
em

Olá drª., tenho uma cadela da raça shinauzer de um ano, há aproximadamente 3 dias vêm apresentando um leve sangramento vaginal. O sangramento é bem pouquinho mas constante, ela está se alimentando direitinho e não mudou seu comportamento. Antes disso ela havia tomado remédio para verminose. Estou muito preocupada pois não disponho de recursos para levá-la a uma cliníca veterinária. Espero contar com sua orientação.
muito Obrigada,
Bia



synara
em

Ola Rosangela! Tudo muito vago no teu relato. Procura um Veterinário para examiná-la bem. Quanto a tua filha, não vejo muitas possibilidades de riscos, não. OK?
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Elisabeth! Procura um Veterinário para uma boa inspeção do canal vaginal. Pode ser vaginite, ou não! Não tenho como saber, infelizmente. A virtulalidade, se vocês tiverem bom senso, limita um profissional a responder perguntas básicas e sem examinar o paciente. OK?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



CLAUDIA 29DE MARÇO
em

qerida e grandiosa doutora tenho uma cadela que tem8 anos tou preocupada pois ta colocando uma gosma prese um pus pela vagina pois ondi ela para enxarca tudo e tem um cheiro estranho e como de tivese abrindu uma torneira sai bem amarelaa gosma que sai e de asustar o que faser pur favoe me ajudi um grandi abraço.



Sonia
em

Olá, Dra.Synara
Tenho uma cachorrinha srd com 6 anos, que foi castrada aos 9 meses. Nunca sangrou nem teve corrimentos no decorrer desses anos, mas ontem apresentou um pequeno sangramento na vulva. Está urinando normalmente.
Gostaria de saber se isso é normal em cadelas operadas.
Muito agradecida por sua atenção.



synara
em

Ola Claudia! Assim fica dificl para mim ajudá-los em verdade! Tens que levar tua cachorra a um profissional que possa examiná-la. Pode ser infecção uterina se caso ela não for castrada. OK?
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Sonia! Não é normal em cadelas “operadas” como você disse. Se foi retirado útero, evidente. Se existe útero pode ter origem dai, mas é muito improvável, pois sem os ovários a tendência desse órgão é involuir. Tens que pensar na possibilidade de alguma lesão de bexiga. Cálculos..cistites brandas…por ai, Se persistir vale uma ecografia e um exame de urina. Além, claro de uma boa inspeção do canal vaginal pelo profissional. Sorte ai!
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Luiz Clovis
em

Prezada Dra Synara,
Se eu entendi direito o presente caso clínico sobre a “vaginite juvenil ou pré-púbere”, o problema não costuma ser grave e se resolve naturalmente no primeiro cio, correto??
Mesmo assim, estou preocupado com minha Golden Retriever de 4 meses (Safira). Vou procurar ser breve.

1 – Qdo ela tinha uns 2 meses notei um corrimento esverdeado. Levei a uma vet.
Exame de sangue: Leucócitos 24000. (Infecção)
A vet receitou Cefalexina (5ml, 12 em 12h, por 7 dias)Por desconhecimento, não fui muito rigoroso nos horários do remédio. O corrimento continuou.

2 – Exame do corrimento: Estreptococcus Agalactiae. A vet receitou “fenoximetilpenicilina potássica” (PEN-VE) (2ml, de 8 em 8h, 7 dias) Desta vez fui rigorosíssimo no horário do remédio.Não adiantou. O corrimento continuou.

3 – Preocupação: Piometra ??? Parti pro ultrassom: Útero, rins, fígado: Tudo normal. Bexiga: parede discretamente espessada e hiperecóica. Talvez uma cistite, mas pouco significante.
Novo exame de sangue mostrou que a infecção apontada no primeiro exame diminuiu: Leucócitos 16.200. Tb fiz exame de urina: tudo normal.
Nova tentativa, indicada pela Vet, é claro: Azitromicina (4ml, 1 vez ao dia, por 7 dias – Ela está com 16kg)
Terminei o remédio hj e o corrimento esverdeado continua.

Porém, o estado dela é super normal. Hiperativa, comendo normal, urinando normal e destruindo meu quintal. Acabou com minhas orquídeas.
Não quero uma “consulta online”, mas apenas gostaria que me dissesse se, na sua opinião, devo preocupar-me?? Com todos os remédios que já dei não teria que ter parado ocorrimento.?
Ahh, só penso em castrá-la depois de ter uma cria.
Desde já agradeço qualquer retorno.



synara
em

Ola Luis! Veja bem, em principio, quando é a vaginite nas fêmeas impúberas, não temos esse aumento de leucócitos que acusa no caso da tua cachorra. A literatura cita que alguns casos de corrimento vaginal persistente e com alterações leucocitárias ( mas ai teria que haver uma baixa de linfócitos,tb. Mas como poderia haver uma infecção secuundaria no organismo esses leucócitos altos pode ter lógica)podemos estar frente ao virus da Cinomose ou do herpes virus canino em filhotes, deixando de ser exclusivamente a vaginte da cadela impúbera. Acho que vale uma sorologia para o virus da cinomose para tua cachorra. Há várias cepas virais na cinomose, uma são brandas, outras mais violentas, às brandas passam mais discretas, mas mais tarde pode advir alguma encefalite e pegar o dono de supresa. Não estou diznedo que é o caso da tua cahorra, veja bem. Mas fica um alerta. Outro dado, todo tratamento de vaginite, quando precisa ser feito, dever ser LOCAL! Os antibióticos usados teve certa lógica pela colega em face da leucocitose orgânica, mas te aconselho a usar um Bactrim 400 de 12/12 horas por 10 dias. Não use a azitromicina, é um antibiótico que devemos deixar para casos mais rebeldes de infecções bacterianas não responsivas, com isso estaremos evitando resistência aos microrganismo. Compre pomada de cloranfenicol à 1% e “introduza” no canal vaginal dela durante 15 dias. Por ai. OK?
Mas sempre tenha em mente que dados laboratoriais temos que ter muito cuidado em avaliar. Cada laboratório usa um “jeito” de fazer as lâminas e de interpretar. A história clinica e o exame clinico, a meu ver, são soberanos, em um primeiro momento, evidente, que fazendo valer muito a experiência do clinico. É isso.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Luis! Esqueci de uma dado muito importante: esse agente bacteriano encontrado na coleta do material vaginal é ou faz parte da flora normal do canal vaginal das fêmeas!!! Nenhuma antibótico iria resolver…ao contrario…muitos deles…podem fazer a quebra dessa barreira que nada mais é q proteção. Atenção os colegas que por ventura me leiam! Estudem!! Antes de sairem medicando à revelia seus pacientes.
Synara Rillo
Médica Vterinária



Gabriela
em

Bom dia, Doutora! Tenho uma cadela boxer de 6 anos que quando estava no cio há duas semanas atrás apresentava a vulva inchada e parece que ia sair uma bola vermelha, acabou o cio e melhorou, mas tem 2 dias que ela não come nada só bebe água e hoje de manhã notei um corrimento amarelado e achei que ela está muito prostada. Me ajude, por favor!



Wilson Souza Santos
em

Tenho uma cadela Fila de 1 ano e 5 meses antes de completar 1 ano ela teve 10 filhotes todos saudavéis, depois de algum tempo vacinamos para não engravidar e depois de uns 15 dias els apresentou um corrimento vaginal meio cinza e já tem mais de 10 dias e é direto, tá meia desanimada. Que fazer?



Clovis Costa
em

Prezada Dra Synara,

Tenho uma cadela da raça American Terrier, ela tem 3 anos e meio , e tem um problema desde o primeiro Cio , ela entra no cio normal e é coberta pelo meu cão , normalmente, esse cão mesmo ja teve outros filhotes com outras cachorras, mas acontece que ela não pega cria, ja é a terceira vez que cruzam e ela não pega de jeito nenhum, as datas dos ciclos são normais com em outra cachorra.
esta é uma preocupação , a outra é que após ela ter acabado o período do ciclo ela esta com um corrimento branco e gosmento na vagina, gostaria de saber o que pode ser isto tudo.
agradeço desde ja e parabenizo pela grande ajuda que vc esta dando aos nossos melhores amigos, se existissem mais profissionais como a Doutora , acredito que teriamos um mundo muito melhor.

sds



synara
em

Ola Gabriela! Pelo que relatas é prolapso vaginal durante o cio pela carga estrogênica alta. É bem comum nessa raça. Fica atenta para um infecção por via ascendente ( via vagina). Castra tua cahorra, pois tende a cada cio acontecer isso. Melhor você prevenir do que em outra situação tudo ficar mais grave e inevitavelmente ter que ir para cirurgia por esse fato. OK?
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Wilsom! Te atenta para possibilidade de infecção uterina! Cuidado com esse hormônios para evitar cio, predispõem a lesões no útero, entre elas a piometra. Castra esse bicho! Já tem cachorro demais nesse mundo! E ninguem vê o abandono que está por ai de cães “entulhados” em protetores animais sem minimas condições de vida para esses pobres cães. OK? Pense.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Clovis! Se ela é colocada em contato com o macho no intervalo que compreende o 11º até 13º dia pós sangramento onde estará ocorrendo o periodo de ovulação e esse macho confirma fertilidade, podemos pensar em endometrite crônica na cachorra; muitas são por causas virias ( herpes canino) e outras causa também. Se for é bem complicado reverter. Pense em descartar ela da reprodução e a castrar. Mais tarde isso poderá “complicar” e talvez uma cirurgia do útero será inevitável.
Abraço fraterno. Obrigada pelos elogios ao site.
Synara Rillo
Médica Veterinária



simone
em

oi Dr. Synara, guanhei uma poodle de 1 ano que teve cria a dois meses, observei um corrimento sanguinolento escuro, o que pode ser, não tenho condições de leva-la ao veterinário agora, pois gastei tudo que tinha tentando salvar a vida da minha outra poodle que foi envenenada por chumbinho. guanhei de uma amiga que ficou com pena da minha filha por perder a cachorrinha dela…aguardo uma resposta…



simone
em

Falei com o vet hoje pela manhã e ele me indicou o metronidazol 25mg/kg 2x ao dia por 5 dias, dizendo que poderia ser uma vaginite.
Dra, tem possibilidade de ela ter entrado novamente no cio, mesmo após 2 meses a cria?
o corrimento não nada exagerado, mais está sempre molhada, estou com medo que minha filha perca outra cachorrinha, por favor me oriente o que fazer, sou téc em farmácia e trabalho a 7 anos na área, e sei os efeitos colaterais dessa medicação. Se tivesse como pagar já teria levado ao vet…
este blog é muito bom…obrigada pelas dicas que são postadas, e pelas perguntas respondidas.



simone
em

oi, sei que não respondeu pela falta de tempo, então passei só pra dizer que o problema foi resolvido, não dei a medicação, ela está é no cio novamente, teve o prmeiro com 6 meses, o segundo 4 meses após, e agora dois meses após o parto que deu 4 meses após o segundo, mesmo assim obrigada!



ReginaSoares
em

Dra.
Estou desesperada. Minha cachorra Poodo há uma semana está triste e com diarréia não quer comer e desde segunda 20/07 está com um corrimento vaginal meio amarelada/avermelhado. Ela se lambe o tempo todo. Está tomando Frontlil injetavel. Será o que que ela tem. Ela é o Xodo de casa.



diana
em

Olá doutora!! Estou aqui para agradecer as duvidas que a senhora tira das pessoas e tambem para lhe fazer uma pergunta. Meu pai adotou uma cadela (sem raça definida) para criar e no seu primeiro cío ela pegou cria. Ja ouvi dizer que no primeiro cio nao é indicado a cadela pegar cria e que nesses casos pode se indicar o antiabortivo é verdade? Bem, depois de dois meses + ou- a cadela teve 3 filhotes mortos (eles ja estavam mortos na barriga dela pois nasceram com um cheiro terrivel de putrefaçao)após o nascimento ficou saindo dela um liquído preto com um cheiro horrível.Gostaria de saber porque isso aconteceu e o que pode ser feito com a cadela? Desde já agradeço 8)



Andressa
em

Olá Doutora

Tenha uma cachorra que completou 08 meses a quase uma semana ela é pincher bem pequenininha ontem percebi que a vagina dela estava bem maior ja esta no mesmo formato da minha outra cachorra adulta. Acredito que ela tenha entrado no cio, porém até o momento não vi sangue nenhum, apenas percebi que desde o dia que ela começou a se lamber com mais frequencia vi um corrimento esbranquiçado? Isso poderia ser alguma coisa? o fato de não ter visto sangue e esse corrimento? Grata



Aline
em

Bom dia Dra.
Tenho uma cadela Labrador negra, de 9 meses, que teve o primeiro cio aos 8.
Teve sangramento por 1 mês, mas sendo o primeiro cio não me preocupei com o tempo, pois vi que pode ser irregular.
Porém agora que o sangue é qdo extinto, ela perde umas gotinhas brancas como cal, bem fluidas que posso limpar até com a sola dos sapatos.
No início pensei que fosse fezes de passarinho por tão branquinha, mas tenho quase certeza que são suas essas gotinhas, por estão sempre vizinhas ao xixi.
O que pode ser?
Desde já muito obrigada e parabéns pelo site e pelo carinho e paixão que demonstra pela sua profissão!
Aline



Clayton Lopes
em

Boa noite, Dra., como vai?

Bom, é minha primeira visita no site e pude perceber que a Sra. é muito atenciosa e está sempre respondendo às perguntas dos visitantes do site.

Assim, gostaría de relatar meu problema para ver se a Sra. sabe o que poderia estar acontecendo com minha cadelinha, conforme o que segue:

Tenho dois cães, sendo um yorkshire macho e uma schnauzer fêmea. Resolvi castrar a schnauzer, e pra minha tristeza, infelizmente a perdi. A castração nem chegou a ser feita, pois ela teve um choque anafilático pot causa da anestesia.

Bom, depois de muito relutar, resolvi ter outra schnauzer. Com 6 meses de idade ela entrou no cio. Fiquei apavorado com medo do york cruzar com ela, mas o veterinário disse que 1 semana depois do término do cio, eu poderia leva-lá para castrar.

Como recomendado, uma semana depois lá estava eu levando minha bebezinha para castrar. Isso foi numa quinta-feira de manhã.

Ela passou o dia na clínica veterinária, e no final do dia fui buscá-la. Logo que entrei na sala do veterinário, o mesmo disse que não faria mais nenhuma cirurgia nela, pois ela quase morreu.

Ela teve uma hemorragia e teve que fazer transfusão de sangue (400ml), sem contar o tamanho do corte na barriga dela, cerca de 10cm.

Ela passou a noite de quinta-feira na clínica em observação e na sexta eu fui buscá-la.

Desde então, tenho passado por grandes sustos. Abaixo do último corte da cirurgia apareceu um caroço imenso, bem duro, que posteriormente veio a estourar. Corri para o veterinário e ele teve que abrí-la para checar o que havia acontecido.

Final do dia fui buscá-la e a trouxe para casa. Durante a madrugada ela conseguiu arrancar a faixa e ficou lambendo o ponto, que acabou soltando um pouquinho. Lá vai eu de novo para o vet. Ele examinou e achou melhor arrancar de vez aquele ponto e deixar o “buraquinho”(buraco mesmo), para que a secreção pudesse sair. Mas desde quinta-feira passada, ela tem urinado e em quase toda urina sai uma gosminha meio vermelha, meio preta, como se fosse sangue pisado. Ele diz que é algo que vem do “coito”, e que só devo me preocupar se ela vier a urinar sangue, o que ainda não está acontecendo, pois a urina está normal.

A Sra. sabe o que poderia ser isso? Sai bem pouquinho, como já disse, como se fosse sangue coagulado. Continua saindo uma secreção do buraquinho que está aberto…é meio amarelo e meio vermelho.

Peço desculpas pelo imenso texto, mas creio ser importante relatar tudo que ocorreu.

Obrigado.

Cleiton Lopes



Evanilto Martins
em

Olá. Minha cadela está no período imediatamente pós cio (foi acasalada)e percebi o aparecimento de um pequeno corrimento amarelo tipo pus. Pode ter alguma coisa a ver com piometra? Obrigado pela atenção.



Nathalye
em

Gostaria de saber porque que o tratamento medicamentoso não se resolve em cadelas com piometra?
por que o remedio nao atinge o utero de forma eficaz?



Gabriella Miranda
em

Olá…
estou com uma duvida enorme.
tenho uma labradora preta de 8 meses, e a uma semana começou um corrimento na cor amarelada/esverdeada.
não tenho condiçoes de levala ao veterinario por agora.
entao gostaria de saber c esta tudo bem com ela.
acho q ela nunca entrou no cio.
me ajude
grata



Ana Maria
em

Gostaria de saber quais os possiveis motivos de uma cadela cruzar e não emprenhar. A raça é Yorkshire idade 2 anos cruzou pela segunda vez e nada.O macho é normal ja emprenhou outras femeas



Synara
em

Ola Cleiton! Teu relato pelo que pude entender pode ser compativel com falta de habilidade de algum profissional em manejar situações anestésicas e cirúrgicas – perdeste uma cadela e quase que a outra se vai também! Que pesada essa situação toda, porque cirurgia de castração é tão simples. Bom, se há um corte e se foi retirado o útero(mas você relata que o Veterinário disse que não poderia mais operá-la , foi ai que não entendi) fica um pedaço de tecido que se chama “coto!!” uterino que dá sequêcia ao tecido que forma o canal vaginal adiante. Se
retirarmos o útero numa cirurgia de castração pode ocorrer alguma secreção escura misturada na urina vinda do canal vaginal tendo como origem reação do coto ueterino ao processo cirúrgico. Essa “bola” que se formou provável reação de fio, certo de abrir e deixar drenar, mas tem que ser bem curetado o local e observar a evolução da melhora e cicatrização. Às vezes vale lançar mão de um antibiótico, depende do caso. Por ai, Cleiton.
Obrigada pela participação no site.
Abraço
Synara Rillo
Médica Veterinária



ana
em

olá kero fazer umas perguntinhas!!!
minha cachorra andava meia tristinha percebi ke ela estava doente pq ela sempre foi brincalhona ..de uns
3 dias pra cá ela não tava comendo…pensei ke tava no cio pq tinha levado para caminhar e um cachorro keria pega-la mas sua vagina estava inchada e super palida…ontem ela tava super mal por onde ela andava soltava sangue parecia sangue com pus meio amarelado com um cheiro horrivel …antes disso ela tava fazendo coco escuroe mole …..onde ela passava escoria e hoje ela ta melhor comeu bem ta brincalhona kerouma explicação sei lá ?????o ke ela tem me responde pois não tenho grana para pagar um vetérinario….



Emerson
em

Olá Dra Synara,
Tenho uma cadela (Dog Alemão) que terminou o segundo cio há 20 dias(não sei se houve cobertura)e atualmente apresenta corrimento amarelado. Ela não mudou o comportamento e, aparentemente, está ótima. Pode ser alguma coisa mais grave? Após o coito (se houve) é comum esse corrimento amarelado?
Durante o cio tive a visita inesperada de dois machos e, após perceber a visita, isolei a cadela.
Obrigado.



Patricia
em

Dra. Synara, minha cadelinha de 3 meses e meio está com secreção vaginal (pus) há mais de 1 mês e apesar dos antibióticos não melhora. A secreção sai junto com o xixi e também quando ela se levanta ao acordar. Não é muito, mas estamos assustados porque não houve melhora. Ela já tomou o antibiótico Convenia e nada! Apesar disso a ultra não constatou nada no utero, apenas que está aumentado, mas sem sinais de infecção.
Será que se trata da tal vaginite de cadela impúbere e ela vai melhorar após o primeiro cio? com todos esses antibióticos, não deveria ter cessado o pus? ou é normal continuar assim até o cio??
Desde já agradeço imensamente pela atenção!
Abraços, Patricia



Daucy
em

Olá Dra! Está com uns 4 dias q percebi uma ferida na vagina da minha cachorra( uma pinscher de 4 anos qur nunca cruzou. E percebi que aumentou. Estou preocupada. Que remedio posso dar a ela? Ou terei que leva-la ao veterinario?



Raquel
em

olá Dra.
preciso muito de sua ajuda…
tenho um acadela vira lata que achei na rua com aproximadamente 2 meses, hoje está com 6 meses.
a 2 dias está com sangrament na vagina (sangue escuro), não se alimenta, toma muito liquido(que dou com seringa na boca), não consegue ficar em pé sozinha.
chamei uma veterinária e ela deu uma medicação para reduzir o sangramento, soro e medicamento para dor de 12 em 12 hs.
ela dissa que não iria opera-la, pois ela não resistiria na situação que ela está….
tenho muitas duvidas….
se puder me ajude….
aguardo retorno….
obrigado pela atenção



Mariliz Avellar
em

Olá Dra.
Preciso muito da sua ajuda pra tirar uma certa duvida em realação a minha cadelinha “Ursula”.Eu a encontrei na rua e trouxe pra casa,por ser muito sapeca ela já teve alguns problemas de saúde sem maiores problemas.Mas de pois do primeiro cio percebi algumas mudanças no corpinho dela q não sei se é normal.Além da genitália dela ter ficado maior(q eu acho ser normal) as tetinhas dela ficaram encaroçadas e tem uma cor aroxeada,sem falar q ela passou a ficar mais quietinha.Estou preocupada pq ela tambem pegou uma mania de ficar esfregando a barriga na gente e em tds os lugares(parece ficar rastejando)como se isso aliviasse alguma coisa.Por favor me ajude,amo demais minhas bebes.
Grato!
Mariliz



cleidilaine Aparecida
em

tenho uma cadela poodel que deve estar com 14 a 15 anos de idade. ela está esperando filhotes mas, devido uma inflamação que apareceu na mamae depois perto do anu estou dando antibióticos getáveis.
Corre o risco dela morrer com os filhotes.
Estou muito preocupada me oriente.

Obrigada



Cláudia
em

Boa noite,Dra: preciso que me oriente, tenho uma cadela poodle mini de aprox 2 anos,cerca de um mês após o cio ela andou bem tristinha, só dormindo, agora já esta bem, animada como antes. O único problema é que ela esta com um mal cheiro horrivel nos genitais, não há corrimentos, apenas observei o aumento do orgão genital dela e que esse “mal cheiro só aparece a noite”. Por favor me ajude!!!



Rosângela
em

Querida Dra., minha cachorrinha que é S.R.D., resgatada da rua aos 3 meses, está hoje com 6 e há mais ou menos 2 semanas está evacuando muito mole, continua comendo normal, mas noto que está mais magra, soltando bastante pêlo que hoje notei parece estar ficando feio, ela tomou a 1ª dose da vacina há 1 mês, só não dei a segunda por esse problema, estou com medo porque li algo na internet a respeito de dipilidiose, e agora está no 1° cio, com a vulva bem inchada e sangrando pouquinho, será que tem a ver?
Obrigada e um beijo!



Paula Zuca
em

Boa noite doutora!

Minha cadela teve cria há quatro meses e tenho percebido que ao urinar sai uma gosminha de sangue, pode ser algo em função do parto ou algo grave?
Agradeço a ajuda pois estou sem condiçoes financeiras para levá-la ao veterinário.
Obrigada
Paula



Sheila
em

Dra. Synara,
Tenho uma cadela da raça labrador, cor amarela, que está com 2 anos e 9 meses.Ela apareceu com um problema na pele que tem me deixado louca e muito preocupada. Apareceram uns carocinhos por todo o dorso dela que formam uma crostas parecendo caspas que caem ao coçar e ela coça demais até formar feridas. O seu pelo está caindo muito e onde tem caroço caem mechas com uma crosta grudada na raiz. A pele dela está toda vermelha e quando eu toco parece que está pegando fogo de tão quente e ela fica visivelmente cansada. Estou muito preocupada com o sofrimento dela. Primeiro a gravidez psicológica e agora isso. Ela já teve essa coceira antes mas não foi tão terrível como está agora. A veterinária não sabe o que é e eu não tenho condições agora de levá-la a um veterinário especializado em dermatologia canina. Aplico Frontline nela mensalmente, ela já usou “corticóides” que servia apenas para aliviar a coceira e não resolveu nada. Apliquei nela Neodexa spray nos pontos que coçavam e melhorou, parou de coçar e o pelo cresceu e agora apareceu este problema logo após a gravidez psicológica que foi tratada com contralac (que não serviu de nada) e homeopatia (este sim secou quase todo o leite, ainda tem em uma mama) Preciso que você me ajude a ajudá-la. Aguardo ansiosa sua resposta.
Sds,
Sheila



Diego Mota
em

Ola.
dr. tenho uma cadela de 4 anos pit bull 27.5kls onde ela nunca cruzou, ela entrou no cio então resolvi coloca-la pra cruzar a quatro semanas atras. hoje ela ta com escorrimento amarelado ñ sei o q fazer e o pior q ela tbm ta com inflamação no ouvido to desesperado me ajude por favor.



Tatiane
em

Bom dia!

Dr. tenho uma cachorra vira lata e adotamos e acredito q ela tenha uns 4 anos, nunca cruzou sempre foi vacinada.
Esse mês deixamos de vacinar e ela entrou no cio, porem deixamos ela fechada para evitar a gravidez.
Porem ela anda tristinha, não come e tem pedido sangue.
Isso é normal devido ao cio ou pode ser algo mais sério?

Se puder me ajudar, agradeço!



Renata
em

Olá Dra!

Minha dúvida se refere a um corrimento esverdeado que apareçeu em minha Bulldog de 2 anos e foi após ter feito a inseminação artificial. Conforme o antigo proprietário ela já cria 2 vezes, um parto normal e uma cesária e esta será a última gravidez que permetiremos.
A secreção apareçeu após 4 dias após a inseminação e até então não há odor nem sangue…
Não quero fazer consulta on line, mais além da consulta gostaria muito de saber sua opinião sobre esse tipo de corrimento! É possivel ser infecção no últero ou algo mt grave? Será que há possibilidade de ser algo que não venha prejudicar a gestação???

Desde já agradeço muito pela atenção!!!



Renata
em

Olá, Dra.

Voltei desta vez para comentar o diagnóstico feito pelo vet que examinou minha Bulldog. Bom, ele disse que pode ser uma simples vaginite mais não pareçeu estar seguro disso! Fez uso de penicilina e como ela ficou 4 dias na clínica, me ligou dizendo que o corrimento havia cessado devido 2 aplicações da penicilina e pediu que eu fizesse em casa duas aplicações intra vaginal do creme humano chamado nistatina. A indicação é aplicar 1 tubo e após passar 4 dias fazer mais uma aplicação. Dra. quero muito confiar nele, mais confesso estar receiosa pq ela pode estar grávida e além mais o tudo de aplicação é feito p humanos e a anatomia das cadelas nada tem a ver com a nossa..tenho medo de não introduzir o suficiente o tubou e o creme ou talvez introduzir p menos, pois a primeira vez que coloquei ela sentiu dor e vi o creme voltar de dentro dela..não sei a eficácia desse tratamento!Por isso, mais uma vez vim lhe pedir uma opinião…não gostaria de perder os possíveis bbs e muito menos ela!

Obrigada…

Renata



Daniele
em

Oi, a minha cadela teve cachorrinhos a um mês, e ainda está amamentando, só que apareceu um pequeno sangramento em sua vagina parecido quando ela entra no cio. Queria saber se é normal a cadela entrar no cio um mês após o parto e ainda estando amamentando. Obrigada!



Synara
em

Ola Renata!
Pois é…inseminação artificial em cães é complicado e desnecessário ( pela minha visão, evidente. Não Valorizo raças.)O mais provável é alguma contaminação pelos instrumentos empregados, pelos manejos em si, já que a cervix fica relaxada quando em cio, podendo ter facilitado algum contágio. Mas precisaria examinar bem o animal para posicionar-me melhor. Boa sorte, mesmo assim.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Daniele!
Isso que relatas é nada mais que uma “limpeza” uterina pós- parto. Cio não é, te garanto. Quando os cachorrinhos mamam, há liberação de hormônios que podem fazer com haja algumas pequenas contrações do útero e com isso eliminação de secreção sero sanguinolentas. OK?
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



eliene
em

minha cadela uma pit bull misturada com fila deu cria a 8 filhotes ela tava bem comeia, bebia mas depois de 3 dia ela não quis mas comer nada. notei que ela tava com uma secreção esverdead no nariz e ainda sangrava muito. levei ela no veterinario e ela estava com 42º de febre a medica aplicou uma injeção pra ela voltar a comer, mas no dia seguinte ela morreu o que terar contecido?



Patrícia
em

Olá Doutora Synara!
Lá em casa cuidamos de alguns cães abandonados, e na maioria, fêmeas. Há uma, a Mel, mt lina, que teve filhotes há uns 4 meses e hoje está com a vagina projetada pra fora, muito irritada, sangrando às vezes, vermelha, inchada e grande. Estamos muito preocupados com ela. Ela se alimenta normalmente, brinca,, más dá pra ver que iss a incomoda. O que podemos fazer? Deus lhe pague! Abraços – Pat.



graziele
em

OI,Dra.Tenho uma pit bull que foi castrada aos 4 meses,hoje ela tem 5 anos e apresenta a taxa de estrogenio em 57,mais alta do que uma cadela no cio,já fez 3 ultrassom para procurar resquicio de ovário e útero e não foi encontrado.Fez exame de supressão da adrenal e está normal,não tem tumor de adrenal e todos os órgãos estão normais e o hemograma também.Mas ela mantém essa taxa hormonal elevada sempre(todos os dias do ano) e os outros cães a incomodam o ano todo.Não tem aumento da vulva nunca.Já tentamos tratamento hormonal e não adiantou,já faz 2 anos que procuro uma explicação para essa taxa ser tão elevada e nenhum veterinário sabe explicar o que acontece.Será que a senhora saberia dizer o que ela tem?
Obrigada.



gisele
em

Olá Drª Parabenizo pelo site e pela atenção que vem dedicando a nós inter nautas.
por favor me tranquilize!!!!

Tenho um cãozinho com 6 meses se chama mel, ela é mestiça,labrador com pastor alemão, tenho notado que sua urina vem saindo involuntariamente de sua vulva, esteja ela dormindo ou não. em sua barriguinha ha 2 caroços parecem com uma ingua, será algo muito grave? qual exame deve ser feito para que possa diagnosticar alguma coisa de errado. o vet disse que so poderia tratar dessa patologia depois desse tratamento abaixo.

Segundo problema

Ela apareceu com um problema na pele que tem me deixado louca e muito preocupada. Apareceram uns carocinhos com pus e sangue por todo o corpo, focinho e embaixo da boca que pela atitude coçam sem parar sagram, formam uma crostas parecendo caspa, que caem ao coçar e ela coça demais até formar feridas. O seu pelo está caindo muito e onde tem caroço caem mechas suas patas estao qse sem pelo nehum. A pele dela está toda, ressecada, avermelhada e quando eu toco parece que está pegando fogo de tão quente as vezes ela visivelmente cansada, ja levei o vet que por sua vez diagnosticou sarna demodecica receitou, pentabiotico veterinario, 2 1/2 de 48 em 48hrs totalizando 3 apliccoes, advocate de 30em 30 dias, meloxvet 1 comp ao dia por 5 dias, nao houve melhora o pelo continua a cair, ela se coça feito louca e as feridas continuam inflamadas por favor me ajudem, ela e muito importante para mim!



gisele
em

gostaria muito de pode pagar outro vet mas no momento nao estou em condicoes, por favor me respondaaaaaaaaa nao aguento mais o sofrimento de minha filhotinha, sem falar em um detalhe ela tem pesadelos se sente mais segura ao dormir comimigo e com esses problemas esta impossivel acordo a noite inteira pra ver se ela esta bem.



Sarah Almeida
em

Olá Dra. Estou encantada com as explicações. Eu tinha uma poodle que teve um sangramento escuro com cheiro muito forte e eu achei q ela estava entrando no cio, ela morreu na noite seguinte, antes deste ocorrido ela não tinha apresentado nenhum outro sintoma, poderia ser Piometria? Fiquei arrasada pela falta de experiência com animais e não prestar socorro foi tudo muito rápido. Obrigada. Sarah Almeida



Fabiana
em

Olá Dra. como vai ? tenho minha cachorra infelizmente obesa ( porte médio 15 kls ), fazendo dieta , exercicios e não perde uma grama . Na visita ao vet de rotina ,ela viu um tumor em um das maminhas e deu a sugestão de esperar entrar no cio ,para castrar ( fica mais visivel o útero ,por causa da gordura ) e retirada do tumor da mama .A catita tem 6 anos ,nunca cruzou ,srd linda .
Gostaria da sua orientação ,por favor .
Muito obrigada
Abs
Fabi



Marcia
em

Ola! tenho uma gatinha vira-lata,ela tem 9meses ,mas ficou no cio com 5 meses e ficou prenha ,na hora de nascer os filhotes tive que ajudar pois ela não tinha forças para parir,com 3 dias ela rejeitou a cria e os filhotes morreram dai pra cá ela esta com um corrimento amarelado e mau cheiroso gostaria de saber se castrasse ela pararia ou se devo medica-la? e com o que? não tenho condições de levar ela a uma clinica veterinária



Flora
em

Olá Dra!

Tenho uma cachorra (de raça não definida) que no momento tem 10 meses, pesa 25kg e ainda não entrou no cio.
Desde uns 4 meses de idade, ela apresentou um corrimento, meio amarelado, sem cheiro. Vai e vem. Ela come, brinca, nao parece ter nada.
Ja levei no vet., que recomendou Flagyl. Não adiantou e agora o corrimento tbm sai pelo anus. Nao sei o que fazer!!! No momento estou sem dinheiro (minha outra cachorra brigou e precisou de cirurgia) e meio desesperada, pois nao quero perdê-la. O que devo fazer???

Muito obrigada
Flora



Andressa
em

Ola Dra!

Tenho uma cadela Lhasa Apso de 2 anos que nos ultimos dias vem se lambendo muito. MAs sempre q a chamo ela para…
Não apresenta corrimento vaginal. Na verdade… a área fica um pouco úmida pelo fato de ela lamber muito.

Devo me preocupar?



elis
em

Olá Dr.ª!
Entrei hoje neste endereço pela primeira vez e adorei. Nem sempre é fácil achar alguém que goste de animais e que se disponha a dar orinetações e sugestões… Sou uma “cachorrólatra”. Amo cachorros! Atualmente tenho 06 em minha casa, sendo alguns adotados das ruas. Ás vezes é difícil manter e cuidar da turma toda… Já cheguei a ter mais de dez cachorros, mas consegui novos lares para alguns.Hoje tenho uma poodle (Lolita), um lhasa apso (Zezé), uma pinsher (Pepê), uma cocker spaniel ingles (Brunet), uma pastor alemão mestiça (Morena) e o meu rei, Bandido, que é um adorável vira-latas. Prazer em saber que tem tanta gente por aí que também ama e cuida destes seres tão amigos e fiéis.
Abraços sinceros.
Elís



VANESSA
em

OLÁ DRA!
TENHO UMA MALTES FEMEA,E FEZ UMA SEMANA QUE ACASALOU COM UM MACHO DA MESMA RAÇA.
TRES DIAS APOS O CRUZAMENTO SAIU UM PUS AMARELADO,DOIS DIAS DEPOIS DO PUS SAIU SANGUE MISTURADO O QUE PODE SER.



Marcele
em

Olá Dra! Tenho um casal de lhasa apso (pai e filha).Ela entrou no seu primeiro cio e eu gostaria de saber se haverá perigo casos os dois fiquem juntos.Gostaria de saber também, qual o tempo exato do cio,pois pelas minhas contas ela deve estar à 20 dias + ou -.AGUARDO RETORNO URGENTE!!!! Obrigadae parabéns pelo site. é lindo!!!



renata
em

minha chow chow teve filhotes a dois meses atrás é normal a queda de pelos ,o dela já caiu quase todo.desde já obrigada pela sua atenção.



celia
em

olá doutora gostaria muito de uma imformação tenho uma gata ela ja deu algumas crias, tem 6 anos agora ela ta com um corrimento meio amarelado dai fica miando como se estivesse no cio, o que devo fazer, que remedio devo dar.



Andressa
em

Vanessa,
não sou veterinária mas sugiro que você passe com a sua maltes no veterinario pois pode ser um caso de piometra. Ja tive 3 cachorras que tiveram piometra e uma delas apresentou essa secreção (pois foi uma piometra aberta. Ja as outras duas foi piometra fechada e por essa razão bobiamos e demoramos um pouco para nos dar conta de que havia algo errado =/)
Não se assuste! Mas só nao perca muito tempo. Se for piometra tem que ser tratado rapidamente.

Boa sorte!



CLAUDIA
em

minha cadela é de raça cocker spain e após ter crizado varias vezes com viralata ela sempre perdia os filhotes e alguns nasceram normais mais ela não tinha leite para amamentação .Agora ela tem umas secreções clara vaginais peguentas e viscosas.Não sei o que é mas estou muito preocupada com a saude dela .Já dei~antibiotico em injeções e não adiantou .Ela pode ter algum problema no utero? ela também tem uma coceira que fez o pelo cair ?



Synara
em

Ola Andressa. Creio que não é motivo para maiores preocupações, tens que perceber se não está perto do cio ( ou em cio) – se não for castrada – se tem alguma irritação inflamtória no local, se está fazendo auto higeinização excessiva por ansiedade e estresse.Pode ser um monte de coisas e não ser nada, também. Obrigada pela participação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Elis. Obrigada pelo comentário, legal saber que há pessoas que compartilham de um mesmo ideal, ou seja, o amor sincero e desprendido que podemos ofertar aos bichos. Muita paz e luz para ti e teus cães. Volte sempre ao site, procuro sempre postar idéias para ajudar e para que as pessoas pensem e repensem suas relações com os cães e gatos.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Vanessa. Penso ser um resquicio final do cio associado a uma pós cópula, onde isso tudo é possivel de ocorrer. Nada que possa ser preocupante. Obrigada pela participação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinára



Synara
em

Ola Andressa, de novo. Veja bem, não é verdade isso de piometra três dias pós-cio conforme explicaste para a Vanessa. A piometra ocorre mais frequentemente 2 meses pos-cio, sendo que em alguns casos pode se manifestar 15 dias após o cio; mas não- me repito – 3 dias, salvo se não era cio e sim – para um dono desatento daa época do cio da sua cachorra- corrimento vaginal escuro já caracterizando a piometra, mas é improvavel que um macho se sentisse atraido e a fêmea aceitar esse macho fora do cio é quase impossivel e se prestares atenção a Vanessa relata que houve cópula com macho. Mas de qualquer forma, valeu pela participação e debate aqui no site.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Claudia. Castra essa cadela! Independente do que seja a causa desse corrimento. Será melhor para a saude dela. Chega desses bichos procriarem desse jeito. Ja tem muito cão no mundo. Quem sinaliza isso é o abandono animal que está ai “pululando” aos nosso olhos pelas cidades de todo o Brasil. Entendeu? Valeu pela participação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Bruna
em

Olá Synara!
minha cadelinha é poodle e vai fazer 12 anos.
hoje reparei uma bola na região genital dela..
ela a lambe constantemente!
por favor, estou meio desesperada.. hoje nao tenho como levá-la ao veterinário!
precisava saber o que poderia ser essa bola!

Grata desde já..



Monica
em

Oi Dra. Synara!!
estou com a minha cadela lhasa apso de 1 ano e oito meses e jah teve dois cios bem corretinhos.. o ultimo ciu foi dia 25 de dezembro, mas ah uma semana atraz minha mãe trouse um cachorro de rua pra casa, castrado jah!! eles se deram muito bem, mas a vulva sa minha cadelinha começou a inchar muiitoo e ela começou com vomitos(pouco) dei soro caseiro e 5 gostas de dramim(pois ela pesa 5kg) mas começei perceber que ela estava toda tristinha e a levei no veterinario ontem, aonde ele constatou que ela estava com febre e aplicou uma injeção com antiflamatório e para febre tbm junto com remédio para a infecção e febre.. mas ela começou a vomitar muito!! naum consegue deixar nada no estomago!! estah muit caidinha,,liguei para o veterinario e ele mandou eu aplicar plasiu nela, jah que o medicamento em comprimido ela estava vomintando, mas o vomito naum para!!! estou muito desesperada!!! oque eu devo fazer?? procurar outro veterinário? continuar com a medicação?? será alguma coisa grave??

muitoo obrigada pela atentação, estarei aguardando sua resposta!!!



Daniele
em

Oi Drª sou mae de primeira viagem de uma vira latas, ela esta com 8 meses, eu acho que ela esta no cio ela esta sangrando mais agua que sangue, mais meus pais sempre tiveram cadelas nunca vi uma cadela se abater tando assim, ela fica gelada, nao come e ate tem vomitos, vc pode me respoder se isso é normal no primeiro cio, estou muito preocupada com a minha bebe. Desde ja agradeço



Welligntton
em

Olá, Drª minha cachorra da raça Pitbull America, foi operada da catração há 2 anos.Porem continua no cio.No 1ºano após a catração chegou até sangrar.Porem desta vez, ela não sangrou mais sua vulva está bastante inchada.A minha preocupção é se a cirurgia não foram retirado os ovários e utero.Oque fazer?Pois os cachorros estão de plantão no meu Portão.Aí deixa-la isolada.



Claugerio
em

Olá Drª. Synara,
Uma pergunta, minha cachorra pastor alemão, teve cria a 2 meses atráz, hj está com um corrimento mucoso meio esverdiado. Mas ela está comendo normalmente. Me indicaram fazer um tratamento com um antibiótico chamado Flotril. O que deve fazer realmente?
Aguardo resposta o mais breve possivel, pois minha cachorra precisa de ajuda.
Obrigado!



Ana
em

Olá Drª…tenho uma pit bull de 3 anos, nunca deu cria, pois quando ela entra no cio eu dou injeção pra “cortar” o cio(senão me engano o nome da vacina é PREVENT).mas a uns 20dias atras,eu apliquei a vacina e desde então ela tem um corrimento.de inicio eu achei que fosse o sangue do proprio do cio mesmo…mas de uns dez dias pra cá, esse corrimento ficou amarelado.e ela ficou “amoadinha”,parece que esta com dor…só fica deitada encolhidinha,está comendo bem pouco..to muito preocupada.me indicaram dar flotril pra ela mas to meio na duvida..marquei veterinario pra ela, mas só pra semana que vem(que é quanto tenho dimdim).e ela esta perdendo peso…me ajuda?Obrigada.



Priscilla
em

Boa Noite,
Tenho uma Yorkshire de 4 anos que nunca cruzou por apresentar cio seco e assim termos dificuldades de perceber quando era o momento para tal.
No final de fevereiro ela entrou no cio e diferente dos outros meses pudemos nota-lo pois apresentou leve sangramento mas por vários dias.
Hoje percebi que ela estava lambendo demais a sua genitária e se espregando no tapete…então peguei pra olhar e notei que ela estava inchada vermelha com aparencia de ligeiro sangramento e ao mostrar ao meu marido notamos um corrimento amarelado…
Oq ue ela tem ??? é doeça ? é sério?



Nilza
em

Tenho um cão Labrador de 1 ano e adquiri uma cadela da mesma raça com 5 meses.Tenho duas dúvidas:1ª: ele está na hora de comer ração de engorda e ela ainda precisa de ração de crescimento. Que fazer? Se eu misturar as duas rações vai haver prejuízo para ela? 2ª- quando será seu primeiro cio? Dizem que não se deve deixar a cadela cruzar no 1º cio. Isto é verdade? Devo separá-la?Obrigada.



Fernanda Brum
em

Olá Dra. Synara….Minha cadela acabou de sair de seu primeiro parto, mais ocorre um corrimento preto, isto é normal??o que devo fazer?
Obrigada..desde já
Att.
Fernanda



Raianne
em

oi preciso de ajuda urgente… a minha cachorra solta um líquido meio cinza é q fede a podre ela fica lambendo e ta super indisposta, ela vive bebendo água… ela é bem velhinha e nunca cruzou … minha mãe quer mandar matar ela disse que ela n tem mais jeito… e como n temos dinheiro p levar p o veterinário preciso da sua ajuda n quero q mande matar ela … me ajudaaaaa por favor … me ajuda



André
em

Dra, bom dia .
Tenho uma Pit B , depois do parto soltou por uns 25 dias corrimento avermelhado , até ai tudo bem , mas poterior notei que sua vagina inchou e não para de soltar um corrimento cor rosa , detalhe , no parto ela teve 4 filhotes entre eles 1 deformado (nasceu formado até abaixo do umbigo ).
Infelizmente não tenho condiçoes , mas sofremos junto da cadela.

obrigado Doutora



Kelly
em

Ola…minha cadela esta com 10 anos … E ta com sangramento…e Não que nem comer mais… O que poderia ser? o que posso dar para ela tomar?



DANIELLE
em

boa tarde! Dra Synara tenho um casal de pincher e a femea entrou no 1º cio a talvez uns 5 dias o problema é que quando percebemos acho que eles já haviam cruzado e durante 2 noites seguidas ela conseguiu escapar da separação que fiz entre os dois neste momento não sei o que fazer eles estão juntos e tenho medo dela ficar prenha, quais serão os riscos já que além de ser o 1º cio ela é pequena.teria alguma injeção para não deixar ela engravidar? aguardo e desde já agradeço



Leonardo
em

Olá! Minha cachorra (vira-lata) está com sangramento vagil ja faz mas de um mês. Primeiramente pensei que estava no cio, mas ai ela deu cria de um unico cão mesmo sangrando (ela não apresentava sinal de gravidez). Durante um tempo o sangramento paresse ter parado após o parto, mas agora continua novamente. O sangue é pouco e parece o sanque de quando esta no cio. Gostaria de saber se com esses sinais é possivel saber se ela apresenta alguma doença. Agradeço a oportunidade e o atendimento!



Synara
em

Ola Fernanda. Isso é limpeza pós- parto. Natural. Boa sorte ai.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Raianne. È dura a vida às vezes..sinto muito pela tua cadela. Mas é dificil te ajudar..assim..pelo e por site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola André. Em principio, tudo é limpeza pós parto. Mas ??
Abraço.
Valeu pela participação no site.
Synara Rillo
Médica veterinária



Synara
em

Ola Kelly. Como posso saber, assim dessa forma. Pode ser tudo e pode ser nada.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



marcos meireles
em

Olá Doutora

Tenha uma cachorra que completou 06 meses a quase uma semana ela é viralata tamanho medio ontem percebi que a vagina dela estava enchada. Acredito que ela tenha entrado no cio, porém até o momento não vi sangue nenhum, apenas percebi que desde o dia que ela começou a se lamber com mais frequencia vi um corrimento esbranquiçado tipo pus e xixi meio vermelho. Isso poderia ser alguma coisa? o fato de não ter visto sangue e esse corrimento? Grata



Márcio
em

Olá, boa tarde!
Tenho uma pitbull de 8~9 meses e nesta semana notei algumas gotículas de sangue pelo quintal. Achei que poderia ser o primeiro cio dela – apesar de na semana anterior a veterinária dela ter dito que o primeiro cio só viria mais pra frente.
Aí hoje, minha esposa estava olhando com mais calma e viu que a vagina dela está com uma pequena lesão (uma feridinha).
Será que a Sra. pode me dar uma dica do que pode ser? (Pois só a poderei levar na veterinária na próxima semana e até lá quero ter uma opinião de uma profissional sobre o assunto, para ao menos me acalmar um pouco).

Muito obrigado.

Márcio.



Eliza Zumkeller
em

Olá Dr. Synara,
Tenho uma viralatinha q peguei na rua, ela estava no cio qdo a peguei, e por fatalidade meu cachorro acabou pegando ela 1 vez, demos aquela vacina abortiva, passou alguns dias ela entrou no cio de novo, já fazem mais de 20 dias ela continua com a Vulva inchada e agora está saindo uma secreçao (tipo um pus), o que pode ser !!! Obrigada pela atençao



Núbia
em

olá tenho uma cachorra de doze anos da raça fila brasileiro ela já esteve prenha duas vezes e algumas vezes utilizamos uma especie de anticonsepcional (p/ cachorro) p/ evitar o cio. Já faz muito tempo que ela não recebe mais aplicações do anticonsepcional e seus cios ocorriam normalmente ,porém há algumas semanas ela tem apresentado um corrimento contínuo de aparência espessa como um catarro e cor amarelo esverdeada ela continua comendo normalmente a aparentemente nao sente dor.Tenho medo que seja algo grave ou que se agrave com o passar do tempo podem me ajudar
obrigado



Synara
em

Ola Marcos. Pelo tua descrição, isso é cio. A vulva inchada e lambedura dos genitais, associado a secreção mucóide com traços de sangue na urina, é ponto forte indicando estro – cio. Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Marcio. isso tudo indica cio, sim. Em principio não concordo com a colega de que o cio viria mais tarde. Uma cadela está apta a entrar no cio a partir do 6 meses de idade, havendo algumas diferenciações de época de ocorrência em relação ao tamanho – porte – dos cães. Mas a partir dos 6 meses, toda cadela está apta a ciclar. Primeiro, temos que pensar na fisiologia e suas caracteristicas de sinais exteriores e pela tua descrição, penso em cio, sim.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Eliza. Quando se aplica hormônio para animais – cães – com o intuito de impedir a sequência da gestação pós coito, é normal que essa cadela retorne a um “novo” cio, sangrando e mantendo alguns sinais externos de estro. A secreção purulenta pode ser uma questão de contaminação secundária pós -cópula. Cuide por que ela pode voltar a atrair machos para o coito. Mas, assim que puder, castra essa cahorra. Hormônio pode trazer complicações uterinas a esses animais.
Certo?
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária.



Synara
em

Ola Núbia. Tanto pode ser uma vulvo- vaginite, quanto uma patologia de útero. Além dela ter recebido hormônio para inibir cio, a idade dela pode ser motivo – causa – para ter alteração uterina. Para excluir uma possibilidade de piometra, eu indicaria uma ecografia abdominal para investigação das condições desse útero.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Márcio
em

Obrigado pela resposta, Dra. Synara.
Mantenho um blog sobre Pets e estou constantemente dando uma pesquisada aqui em seu Blog para me manter bem-informado. Não sou veterinário; apenas um criador apaixonado por cães.
Meu blog: http://www.meuqueridopet.com.br

Grande abraço.



Renata
em

Olá Dra. Synara!
Minha cachorrinha, uma Schinauzer de 3 anos foi coberta pela primeira vez, desde então apresentou um corrimento vaginal, dependendo do dia está rosado,amarelado ou transparente.
É normal? Ou há algo de errado? Ela está ótima,brincando e comendo normal…
Obrigada desde já!



odete
em

OI DOUTORA EU TENHO UMA YORK SHARE E EU COMPREI ELA JA VELHA DESCOBRI DEPOIS DE QUATRO CIO QUE O CIO DELA É SECO CRUZEI ELA E ELA TEVE OS FILHOTINHOS E ELA FICOU SO COM UM FILHOTINHO E DANDO MAMAR PARA ELE MAS ELA NÃO PARAVA DE SANGRAR A VETERINARIA MANDOU DAR BACTRIM DE DOSE EM DOSE E TIRAR A CACHORRINHO DE MAMAR AI PAROU DE SANGRAR SO QUE AGORA ELA ESTA COM UM CORRIMENTO AMARELO BEM POUQUINHO E SEM CHEIRO O QUE SERA ISTO DOUTORA ASSINADO ODETE



Débora (Curitiba)
em

Olá Dra!!! Adotei uma cadelinha shih-tzu que encontrei na rua… Ela aparentemente não possui nenhum problema, só está magrelinha… O que percebi e que está me preocupando é o tamanho da vulva que é bem maior que a da minha Cocker, ela não está no cio, não possui corrimento, está aparentemente normal, mas achei o tamanho estranho, isso é normal? É padrão da raça? Tem relação com o peso? Agradeço sua ajuda!!!



Fabio Lourenço
em

ola Dra. tenho uma cadela da raça coker spainel com 5 anos de idade q nunca cruzou
…ja faz mais de um ano que ela não entra no cio e derrepente ela ficou triste teve vomitos e logo no mesmo dia ela começou um sangramento bem mais consatante q nos outros cio q ela ja teve. Sera que o sangramento maior e pelo fato de ela ter ficado tanto tempo



Hugo
em

Olá Dra. Minha cadela cocker, que teve seu último cio a 1 mês, começou a ter um corrimento meio que em forma de pus em cores amareladas e com um pouco de sangue. Ela têm dias que come e dias que muito pouco. Não é castrada e tem 7 anos de idade, brinca normalmente, assim como têm atitudes normais como de costume, porém se lambe com uma certa frequencia. O que poderia ser?

Grato desde já!



Eliza
em

Olá Dr. Synara..
Entrei em contato com vc no dia 02 de maio, informando de uma secreção da minha cachorrinha está soltando. passou uma semana havia parado essa secreção.
Hj a vulva dela voltou a ficar com a vulva inchada e agora ta saindo uma secreção nao cor marron claro o pior é que tem hora q sai bastante, o que pode ser ???
É alguma coisa grave ???
Obrigada mais uma vez pela atenção.

Abraços !!!



edilma araujo
em

tenho uma cadela da raca pit bull,e fas 4 dias que ela nao se alimenta e so bebe agua, ela ta com um corrimento vaginal de cor escura e outras veses e meio amarelado,notei tabem a barriga dela meio inchada, levei ela numa veterinaria que acabou de se forma, e ela me pedio um emograma da cadela… saindo o resultado ela constatou que nao era piometra,mas os cintomas sao o meismo, gostaria de saber se isso pode apenas ser uma inflamacao ou outra coisa,sendo que ela estava normau boa de saude ate que a vagina dela comecou a fincar inchada e eu pensava que ela estava no cio, o cachorro cruzou com ela pois ela permetio a cobertura e logo no outro dia ela ficou assim com esse corrimento abundante e sem apetite… o que sera que ela tem?????



Alessandra
em

Olá Dr.Parabéns pela sua iniciativa de criar um espaço onde possamos ser esclarecidos de muitas dúvidas.Bom tenho uma cadela rottweiller de um ano e dez meses,e de uma semana para cá,ela começou com uma coceira uns quatro dedos após a orelha,sentido pescoço coloquei um remédio de nome “matabicheira” secou mas a pele dela está sem pelos nessa região e está descamada.O que pode ser isso?
Outra coisa a dois dias,observei que ela está urinando com um pouco de secreção igual à catarro,é de cor verde bem claro por enquanto, a urina está bem amarela.Ela andou comendo as própias fezes,não sei porque pois há sempre comida para ela.Me ajude,o que pode está tendo minha cadela,encontro-me impossibilitada de levá-la a um veterinário,pois estou desemprega e meu esposo também.Desde já muito grata por vossa atenção.



Milena Mota
em

Olá Doutora,

Tenho uma fêmea de Chow Chow com 2 mêses. A dois dias ela apareceu com um corrimento vaginal, mucosso cm coloração esverdeada mas sem odor. Pode ser uma vaginite pré-pubera?? Sou bióloga e esudante de veterinára mas nunca tinha ouvido falar de infecções genitais em cães tão jovens…

Desde já agradeço!

Milena Mota



synara
em

Ola Renata. Pode ser final de cio se a cópula foi antes do 11º dia pós- sangramento. Não vejo problemas.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Odete. Pode ser limpeza uterina pos- parto. Normal de ocorrer.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Débora. Não estou vendo o tamanho para ver se é anormal. Mas pode ser cio sem sangramento…
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Fabio. Pode ser cistos ovarianos. Mas independente da causa, por que tu não manda castrar essa cachorra?? Já tem cão demais no mundo e o abandono corre solto; além disso vai trazer saude para o sistema reprodutivo dela , evitando patologias futuras. Pensa!
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Hugo. Vale uma ecografia de útero para melhor avaliação desse corrimento e ver se há possibilidade de infecção uterina.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Eliza. Vulva inchada é mais indicativo de cio, ou alguma “massa” no canal vulvar. Tem que ser submetida a uma avaliação com inspeção do canal vaginal e depois se for o caso uma ecografia para descartar infecção uterina, se ela tiver mais de 6 anos de idade.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Oi Edilma. Se o cão cruzou pode ser um cio ou vaginite forte, pois os cães se sentem atraidos por cadelas portando vaginites. A piometra é comum em cadelas a partir de 6 anos de idade. Tenham em mente que um hemograma, nem sempre anula ou acusa uma piometra. O exame mais fidedgno para diagnosticar piometra é uma ecografia. Certo?
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Alessandra. Pode ser infecção de ouvido, fazendo com que o animal coça na base da orelha fazendo lesões externa pelo ato do coçar. Quanto as secreçoes pode ser uma vaginite ou uma preparação para cio. Podemos pensar , também, em uma infecção urinária. Quanto a ingestão de fezes duas possibilidades. Patio ou canil muito sujo sem recolhiemtno cosntante das fezes ou ainda um tédio muito grande…Vale fazer um antibiótico sistêmico. sigiro BACTRIM 400, 1 comprimido de 12/12 horas por 10 dias. E inspecionar o canal auditivo e ver se não há alguma secreção. Certo?
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola MIlena. Pode ser , sim. E em muitos casos pode estar relacionado ao herpes virus canino. È autolimitante. Com o primeiro cio tende a desaparecer. Tem um livro de reprodução do cão e gato que gosto muito, de pesquisadores franceses: Jean Paul Miallot. Ali poderás ter bons elementos de estudo e ele fala dessa vaginite da cadela impúbera. Não sei se há alguma edição nova dele. Tente pesquisar na internet. Eu tenho esse livro há muitos anos e me serve e serviu como um bom instrumento de estudo e pesquisas.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Talita
em

bom, eu tenho um cachorro com 3 anos de idade, e começei a notar outro dia que saiu sangue do orgão genital dele, depois de uns 5 dias começou a sair pus, gostaria de saber o que pode ter acontecido pois não tenho condições no momento de leva-lo ao veterinario.



andrea
em

tenho uma cadelinha que nunca cruzou,mas desde o primeiro sio eu dou a vacina para que ela nao pegue cria.mas agora estou notanto uma secreçao da vagina dela,e meio amarronzada mas nao tem cheiro,sera que ela ta com cancer?o pior que ela dorme com minha filha.sera que pode pegar alguma doença na minha filha?



rosangela
em

Ola dr.
Uma dúvida, minha cadela cruzou logo e dei a vacina abortiva, mas o cio continuou e quando ela estava com 30 dias a soltei e acho que ela cruzou novamente, dessa vez não fiz nada,será que ela pode ter pego cria e há riscos para ela, a injeção prorrogou o cio?



cristina
em

URGENTE!
MINHA CADELA ESTA SANGRANDO PRETO APOS O PARTO!
Um dia depois do parto ela continua sangrando, e esta bem preto, saindo muito e o tempo todo, é a terceira cria dela e nas anteriores ela não teve esse sangramento, ela é pity bull tem 3 anos e não deixa eu ver a vagina pra verficar se tem algo errado, to muito preocupada com medo de se algo grave, ela não sai de casa normalmente, e por ela ter tido filhotes to com medo de sair com ela na rua pra levar ao veterinario pois ela não se comporta muito bem fora de casa, me ajuda!



adriana
em

OLA DRA!!preciso muito de sua ajuda tenho uma cachorrinha lhasa de 1ano e meio,ja teve seu primeiro cio e teve 3 filhotes lindo e saudadveis apesar de não ter conseguido ter os filhotes sozinha e não tes comido aplacenta dos filhotes,eu ajudei e deu tudo certo,faz um mês mais ou menos ela entrou no cio de novo tive o maior cuidado para ela não engravidar de novo,depois de 2 semanas que o cio tinha acabado um poodle pegou ela,estranhei pq dizem que o cão não permite,mas agoraa barriguinha esta crescendo e as tetinhas estão enormes,não tenho condições de levar ela a um veterinario me ajude e me oriente por favor.desde ja agradeço



synara
em

Ola Talita. Pode ter várias causas isso, desde um ferimento local, um tumor venéreo viral ( mas ele teria que ter contato com outros cães), cálculos vesicais, etc e etc. Não tenho como fechar uma ajuda aqui para ti e teu cão. Terás que levar em um Médico Veterinário se isso persistir.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Andrea. Tem que avaliar isso. Cancer não é o termo, mas pode ter alguma infecção uterina pelo fato de ter alterado a mucosa endométrica pelo uso constante – periódico – de hormônio para inibição de cio. Pegar alguma doença na tua filha, fica tranquila que não. Mas não é legal dormir na cama com cães, por higiene básica e questões de reações comportamentais deles que podem nos machucar enquanto dormimos.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Rosangela. Pode ter pego cria, sim. O hormônio faz com que o animal retorne a um novo ciclo de cio. Agora tu castra ela, ou deixa vir a termo essa gestação e depois castra. Não acho que o hormônio vá prejudicar os fetos.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Crsitina. Não te preocupa, esse sangramento é limpeza uterina pós- parto. Tende a diminuir num espaço de 15 dias. Pára de tirar cria!! Pitt Bull não é uma raça legal para se perpetuar por ai. Já tens a tua , perfeito, siga com ela e tudo na boa. Mas ajuda a terminar com essa raça…Me meti em coisa que não perguntaste, mas fica como uma dica. Tem cão demais por esse mundão velho de Deus…Faz a tua parte para ajudar nessa.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Adriana. Isso não teria aocntecido se tu castrasse esses bichos…é simples. Agora, se tu vende cachorro, repensa essa tua atividade e teu ato. Ajuda a diminuir o numero de animais que são abandonados por ai. Indiretamente, quem cria em “fundo de quintal” esses cães ajuda para que haja superpopulação canina e alimentam a teia voraz do mundo pet, me entendeu? Se não, desconsidera. Mas quando acho por bem, faço uma critica a isso.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



kleber
em

minha cadelinha pitty de 3 anos esta com um corrimento amarelado a 3 dias seguido de sangue nao come e esta muito magrinha oq faço?



Fabiana
em

Olá Dra. Synara, tenho uma pastor manto negro de 07 anos, de três anos pra cá, venho interrompendo o cio dela com a injeção Premone. Agora nós não demos a injeção nela e ela entrou no cio e cruzou com o meu cachorro (filho dela). Hà uns dois dias, ela está sangrando bastante, passa o dia prostrada, bebe bastante água e não parou de comer. Além disso o que está me preocupando muito é o fato do sangramento ter um cheiro fortissimo de podre. Estou desesperada! Será que é muito grave? Por favor me ajude.Um abraço, Fabiana



Sabrina
em

Olá Dra Synara,

Fiquei impressionada com sua dedicação e boa vontade, parabéns.
Tenho uma cadela Staffordshire Bull Terrier, de 2 anos, há uns 17 dias ela entrou no cio, ainda está com a vagina inchada, fica esfregando a bundinha no chão toda hora e hoje eu observei um corrimento claro e com cheiro ruim, gostaria de saber se é algum corrimento normal pós cio ou se poder ser algo sério. Antes dela entrar no cio eu já havia observado um corrimento mto pequeno, vi uma gota umas duas vezes, a veterinária examinou, colocou o cotonete, cheirou e falou que achava que não era nada, mas agora estou preocupada. Vou levá-la hoje mesmo no veterinário, mas também queria saber sua opinião. Eu ainda não a castrei pq pretendo cruzá-la só uma vez, minha familia gostaria de ter cães dessa raça que é incrível, só por isso ainda não castrei.
Muito obrigada, parabéns pelo o blog.
Td de bom!
Sabrina



angela
em

ola doutora estou desesperada, tenho uma cachorra de 8anos que deu cria 3 vezes em seguida esta ultima faz 11 dias que fica saindo uma gosma meio avermelhado clara e atras dela esta sempre molhado tenho notado que nas outras isso não aconteceu por favor me ajude estou preocupada??ha quando estava prenha estava colocando muita verme teve um dia que chegou a colocar um tanto do tamanho da palma de uma mão umas vermes tipo solitaria tem alguma coisa a ver me ajude por favor?:



Maika
em

Ola Drª . Synara
Parabéns pela sua atenção com todos que a procuram para solucinar alguma duvida, é muito dificil encontrar profissionais como você que se dedicam desta forma. Gostaria que você me desse algumas dicas de como cuidar da minha cadela , ela e um Basset de 14 anos que já passou por varios problemas, ela teve tumores na mama e na boca e ja procurei varios veterinários onde me indicaram cirurgias que retiraram todas as suas mamas e glandulas mas muitas vezes tiveram problemas, e agora por ser uma cadela de 14 anos faço exames períodicos todo ano para ver se o câncer não afeta algum outro orgão , foi feito um perfil geriatrico dela e raio X dos pulmoes que nao presentaram nada e a veterinaria disse que esta tudo bem que ela é muito forte mas ela esta com umas feridas nas patas e quando ela coça inflama formando uma bola e junta uma secreção de sangue com pus e a veterinária fez outros exames como o de calazar e deram negativos, passou ums florais para ela porque achou que poderia se tratar de algum problema psicológico como depressão ja tem 6 meses que eu estou cuidando das feridas elas melhoram quando estao tampadas e ela não mexe mas quando ela começa a cosar inflama, gostaria que você me ajudasse pois a veterinaria dela disse que ja fez tudo e não a nada o que fazer a não ser cuidar para ela nao mexer nas feridas, um outro problema que ela falou que não e nada e que ultimamente ela esta com ums sangramentos na vagina que dura em todno de 6 dias e depois para dando um intervalo de 40 dias e voltou a sangrar e reparei que depois q parou de sangrar estava saindo um secreção transparente e esbraçada a vetrinaria viu e disse que nao e nada. Eu nao sei mais o que pode ser feito, pois dor ela nao sente e seus exames estao normais. Se você puder me indicar alguma forma de tratamento ou algum profissional que possa me ajudar porque ja procurei todos os da minha cidade e nao me mostraram soluçôes para estes dois problemas.
Agredeço desde já.
Obrigada
Maika Batsita Furtado



Dario Ferreira
em

Olá drª:
estou com uma cachorra que
está com uma bola avermelhada
atrás da vagina(do lado), e vem crescendo
muito…o que posso fazer…
pensei em extrair o líquido com
uma seringa…
pode me ajudar?



Jaqueline
em

Boa tarde Dra Synara.
Tenho uma cadela de um ano ela e bace com vira-lata entou no cio + ou- dia 10 de julho no dia 31 sai a noite e quando voltei e abri o portão pra entra com o carro saiu um cachorro do meu quintal agora onze dias depois (sem saber se ouve mesmo relação entre eles), ficou enorme e começou a sai sangue com pus muito consistente tipo uma geleia esbranquiçada, ela lambe muito e já esta na carne viva a entrada da vagina dela. Me falaram pra da antibiotico para ela mas qual? E a dose? Se puder me responder Agradeço.



rosana
em

boa tarde! minha cachorra ta no seu segundo cio,demorou mais de um ano do primeiro cio para o segundo,e esta ha mais de 20 dias sangrando é normal e no decimo promeiro dia levei ela para namorar é normal? por gentileza me respondam to preocupada!



synara
em

Ola Maika. Sugiro trocar de profissional e pedir outra opinião. Essa lesão das patas tem que ser bem avaliada, talvez, fazer uma biópsia da mesma. Quanto a secreção vaginal o legal é submetê-la a uma ecografia. Mas tenha em mente que tua cachorra é bem velha, onde tudo fica mais dificil. Te indicar um profissional não tenho como, não sei onde tu moras, em que cidade.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Oi Dario. Se for um cisto uma punção ajuda. Mas te aconselho a levá-la num Veterinário. Não te mete a “facão sem cabo”, essa região é bem sensivel, vá que tu machuque ainda mais. Por ai…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Oi Jaqueline. Corra para um Veterinário, é o melhor que tens a fazer. Pode ser caso de cirurgia, por um aborto, alguma alteração qualquer, e junto me parece haver uma dermatite por lambedura. Essa de dar um antibiótico e qual a dose…não funciona assim.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Oi Rosana. Pode ser cisto ovariano quando o cio é prolongado – com sangramento. Eu castraria esse bicho…Pensa, já tem cão demais no mundo!
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Renata
em

Doutora,por favor me ajude,minha cadela esta prenha de 60 dias,mas sua vulva inchou mto pouco e seus 2 filhotinhos mexem bem fraquinho,ela é um poodle paquena.Mamae pela primeira vez no terceiro cio.Sera q a vulva tem q inchar bastante?Ela não aceita ração a dez dias eu q forço.Mto obrigada



Mariah
em

ola DR. minha cadelinha shi-tzu esta com dois anos e 6 meses e entrou no cio tres vezes e so neste ultimo cio que coloquei para cruzar ha um mes , apos 15 dias da cruza ela começou sair uma secreção na vulva com odor forte,ela se lambia muito e hoje percebi que ela não consegue mais se limpar fica suja o tempo todo e não ficou prenha e me parece que esta com infecção uterina ou algo parecido com o sitado no texto acima.. e grave?? como fazer??vou levar no veterinario, mas queria saber algo sobre isto antes..
agradeço muito se me dizer alguma coisa para tranquilizar.. esta shi-tzu e do meu filho autista se acontecer algo a ela nem sei o que pode acontecer..
obrigado , alguem pode me dizer alguma coisa sobre isto??



Climéria Maria M. A. Góes
em

Climéria,01/09/2010
Meu poodle de 8 anos foi operado 3 vezes para resolver uma reação inflamatória causada por sensibilidade ao fio de sutura interna. Sem resultados pois continuam a surgir pequenas feridas purulentas nas extremidades dos cortes
externos e pequenos nódulos com o centro endurecido, como estivessem numa bolsa d´água.
Na última e rápida cirurgia trocaram o fio mas o problema continua. Agora o cirurgião-chefe deverá decidir o que fazer: se biópsia,nova troca do fio de sutura ou a realização de novo procedimento ou não. Billy está com estado geral ótimo. Come e bebe normalmente, ativo, porém já estressado com o colar. A terapêutica sempre foi aplicação de Vetaglóss na pequena ferida que é fora do corte, um gel no “nódulo”, mas cicatriza uma e aparece outra. Já são 3 cirurgias e não sei mais o que decidir. Se houve troca do fio já não deveria ter sanado o problema? Os sintomas sugerem um linfoma? Por favor aguardo sua orientação com brevidade, porque nesta semana deverei autorizar algum dos procedimentos e já não tenho segurança. A biópsia é necessária, já que acham que é uma reação inflamatória ao fio? O fio interno não será naturalmente absorvido pelo organismo com o tempo? Não sei o que fazer e espero que me oriente o mais rápido possível. Desde já agradeço muitissimo, pois eu e Billy estamos cansados (2 meses nesta luta, ele com o colar)
e eu com muita preocupação e trabalho com curativos, idas à clínica. etc. No aguardo.
Climéria. e-mail climeria_maria@oi.com.br



Rodrigo
em

oi, tenho uma pitbull (Dara) de 3 meses apenas..mas ja apresenta um corrimento verde pela vagina a algum tempo…ja tentei dois tipos de medicamentos e não parou mesmo assim. Ela não parece ter febre, ao menos não aparenta, come e brinca normalmente..gostaria de uma orientação, pois fiquei com um pé atras com o rapaz q estava tratando do caso..pelo q li acima isso pode sumir com o 1º cio? ou terei q castra-la?



Rodrigo
em

ah percebi q o pai dela tb apresenta o mesmo corrimento meio esverdeado no orgão sexual, tb tomou medicamento e não adiantou



Anne
em

Olá Drª. Synara, andei lendo o histórico de dúvidas anteriores de outras pessoas que também amam cachorros. Tenho uma labradora chocolate com 4 meses, ela é super alegre e brincalhona, tem um apetite de dar inveja e destrói tudo que passa pela frente. Há 5 cinco dias percebi que ela está com um corrimento esverdeado que fica fixo na vagina em forma de gota. Isso pode ser uma infecção urinária? Conversei com a veterinária sobre o sintoma e ela passou antibiótico, mas vi que nem sempre vc é usa medicamento para combater o sintoma. Isso pode ser alguma ligada ao cio?
Abraço



Nena
em

Bom dia, dra. Synara!
Depois de ver quantas mensagens a dra recebe e responde, pensei mil vezes antes de escrever, mas não pude resistir.
Antes de mais nada, minha dúvida já foi solucionada acima, portanto, pode ficar tranqüila, não lhe farei nenhum pedido em minha mensagem.
Gostaria apenas de parabenizá-la por seu lindo trabalho, pelo carinho e atenção dedicado às pessoas que lhe procuram.
Parabéns também por suas orientações em prol da castração. Sou escritora, cachorreira e voluntária da Sociedade Protetora em Brasília, onde faço os anúncios de animais para doação. Portanto, sei bem a importância de campanhas constantes pela guarda responsável, adoção e controle da natalidade (escrevi sobre isso: http://www.nenamedeiros.com/visualizar.php?idt=2365222).
Embora faça menos do que gostaria, já recolhi alguns animais da rua, castrei, cuidei e consegui lares para eles. Três deles fazem parte de meu plantel, conquistaram-me, não pude mais doá-los.
Minha matilha hoje tem oito cães, um único macho, um rottweiller adotado por motivo de mudança dos donos. Uma semana após sua chegada, foi diagnosticado com câncer ósseo, previsão de sobre-vida de três meses. Se quiser saber mais sobre isso, escrevi sobre ele também: http://www.nenamedeiros.com/visualizar.php?idt=2304783. Aliás, meus bichos e a Proanima são temas recorrentes em meus textos.
Os três meses se passaram e ele está bem, apenas continua mancando. Assim, amanhã ele será submetido a uma cirurgia para retirada do dedo comprometido (com biópsia) e, aproveitando, vamos castrá-lo.
Os outros são cães de raça, comprados (do que muito me envergonho, mas na época, não tinha a consciência que tenho hoje). Duas daschunds e duas rottweillers. Apenas uma destas não é castrada pois queríamos seus filhotes para nos ajudar na guarda da casa. Sei que parece horrível dizer isso, mas nossos cães de guarda são cães-de-companhia disfarçados. Agora mesmo, estou sentada digitando e meu marido lendo o jornal, estão todos à nossa volta, cada hora um encosta para pedir e ganhar carinho.
Ah! Sim! Caso queira saber qual era a dúvida que me trouxe até seu site, é que esta cadela inteira teve cio agora e deixamos o macho cobri-la. Eles cruzaram algumas vezes e ela continua sangrando.
Penso que sua resposta dada à Renata, em junho deste ano sirva para mim também.
Amanhã, confirmaremos com a veterinária…
Portanto, obrigada!!
Importante lembrar: ficaremos com todos os filhotes, exceto se algum amigo que saibamos que cuidará muito bem dele deseje algum. Neste caso, faremos a doação. Porém, todos serão castrados. Inclusive a mãezinha, assim que parar de amamentar.
Bem… acabei escrevendo demais… mal de escritora.
Mas é isso! Parabéns mesmo, tudo de muito bom, muita luz e sucesso para você e as melhores bênçãos para os bichinhos que você ajuda.
Um abraço,
Nena



Linda Moraes
em

Minha poodle amanheceu com as genitais muito inchadas e ela fica coçando, nao sei o que faco e ela nao quer comer, me ajuda….



Cláudia
em

Olá minha cadela tem uns 8 anos e teve sua 4 ou 5 ninhada, e dessa vez ela esta com corrimento na cor fraca avermelhada, e não sei o que pode ser será que ela esta com alguma infecção? o que posso dar para isso parar e ela melhorar ela teve os filhotes dia 17/08/2010 e ainda não parou, e ela sempre esta com o rabo abaixado, poucas vezes levanta ele. Por favor me ajuda



Geovanna
em

ooi,ah umas semanas eu encontrei uma cadela na rua e a levei pra casa,e como a minha cadela qe ja tinha em casa estava na época de tomar a vacina pra nao entrar no cio nos tb demos na qe eu achei na rua,mas depois descobrimos que ela está gravida,e eu agora estou mt preocupada pq nao sei o que vai acontecerr,por favoor me ajuda eu nao quero perder elaa,to muitoo tristee me ajuda a achar uma soluçaao???



angela
em

minha poodle saiu do cio a umas duas semanas e agora apareceu um inchaço do lado de seu orgão genitale esta muito feio como se fosse estourar uma pontinha o q pode ser?



Eva
em

Boa noite Dra,
tenho uma cocker de 12 anos que está no final do cio , mas a duas semanas ela vem apresentando um quadro de muito acumulo de gases, soltando repetidas vezes os mesmos.Seu gases não são de odor forte e suas fezes aparentemente estão normais; além disso ela está com uma fome compulsiva.Dou ração Royal Canan Mature e estou administrando simeticona duas vezes ao dia, mas a flautulência continua.Ela tb apresenta uma anormalidade no fígado (ultra- sonografia), além de seus rins desde pequena serem pouco desenvolvidos. Agora vou investigar a função hepática e renal com exame de sangue.
Será que este quadro pode ser do comprometimento do fígado? Ela pode estar com a doênça do carrapato?

Ps: ela não é castrada por uma opção dos veterinários que acham que talvez ela não resistisse a uma operação.



Caique
em

Dotoura, a minha cadela está com um corrimento meio amarelado na vagina, e fica lambendo o tempo todo, já tem umas duas semanas, e agora notei que ela está com dificuldades em andar, por favor me ajuda estou muito procupado com isso.



Joao bispo
em

olá me ajudem tenho uma cadela recetemente cachorros entraram em meu quintal e cruzaram.agora ela esta com sangramento vaginal a mais de um mes e uma bolota enorme dentro da vagina oque pode ser?não tem veterinario na minha cidade.



marcio
em

OLA!TENHO UMA PASTOR BRANCA QUE DEPOIS DA SUA PRIMEIRA CRIAR NÃO CONSEGUIR MAIS ENGRAVIDAR TENHO COLOCADO COM CAES DIFERENTES DONOS MAIS NÃO TENHE DADO CERTO VOÇÊ PODIR MIM AJUDAR.



Luciana
em

Olá Dra.

Tenho uma femea da raça são bernardo e esta com 70 dias, por duas vezes notei em seu xixi uma cosma esverdeada, gostaria de saber o que pode ser…., ela esta aparentemente normal, comendo , tomando agua.

desde já agradeço..



clo
em

Oi, tenho uma cadela pit bul de 1 ano a 4 dias ela enrou no cio, percebo que ela está sangrando tanto que as vezes fica uma pequena poça de quando ela fica deitada, observo que eu sempre achei estranho que na regiao da vagina dela sempre foi inchado, ao redor da vagina ate proximo ao rabo dela. mas ela brinca corre e come normalmente.o que pode ser?



clo
em

sendo que ela pegou cinomose no mes de abril, mas superou a doença.será que tem algo a ver? desde já agradeço.



Patricia
em

Olá Drª Synara
Tenho uma cadela Cocker de 12 anos e esta apresentou cio persistente,durando até 60 dias, a veterinaria disgnosticou hiperplasia endometrial policistica e me aconselhou realizar a castração e assim foi feita.Posterior ao procedimento a cadela ainda continua com sangramentos.a vet disse q é normal pois o hormonio ainda circula no sangue e talz…e até me receitou um medicamento homeopatico com arnica ch6.Doutora o que pode estar acontecendo?
Muito Obrigado eaguardo resposta..



ivone
em

Boa Noite Doutora,amei este site, tenho uma poodle toy ela tem 03 anos ja teve 03 vezes cria, de umas 02 semanas para ca ela vem tendo uma coceira no orgão genital intenso,estou operada e nao ta dando para dar-lhe atenção,estou preocupada,fica meia vermelha a região e um carocinho muito pequeno mas bem acima do orgã proximo o ultimo mamilo,logo ela entrata no cio, e o companheiro dela fica direto com ela. o que seria isso,ela não esta tendo nenhum tipo de corrimento somente a coçeira e muito.

obrigada
Ivone



Carol
em

oi!gente minha cadela ta soltando um líquido meio cinza!ela está grávida e queria saber se o que ela está eliminando é normal?



carlos
em

Tenho uma femea de labrador o seu primeiro cio durou muitos e ela acabou cruzando com um vira lata,depois disto percebi uma mudança em seu comportamento, ela fica a maioria do tempo deitada e com um olhar triste,será que ela esta doente ou é normal após pegar cria. Obs: na minha cidade não tem médico veterinário,me ajude por favor.



sonia souza
em

Ola?
eu mandei castrar minha rotwaller de 2 anos no dia 02/09/2010 ela iria entrar no cio agora no final de outubro so que estou vendo ela com a vagina grande como se estivesse no cio e procurando o macho que tambem e castrado eu gostaria de saber o que e isso se mesmo depois de castrada entra no cio .
desde ja agradeço



sheila
em

olá, boa noite, estou muito preocupada, tenho uma pitbul de 1 ano e 3 messes…
ela teve sua primeira gravidez. teve os filhote na quinta feira dia 04/11 e hoje 06/11 ainda continua saindo um sague escuro da vagina dela? sinto ela um pouco estranha isso é normal… sair esse sangue grosso e escuro dela??? por favor me ajudeeee



Adriana
em

Olá Dra. Synara!

Tenho uma cadela SRD, 4 anos, que apresentou piometra (fechada) e foi castrada há um mês. Após a cirurgia tomou cefalexina 500mg 2X/dia por 10 dias e Maxicam 2mg por 5 dias. Não apresentou complicações. Retiramos os pontos com 10 dias e atualmente ela está muito bem, comendo e realizando todas as suas atividades normalmente. Ocorre que há uns 5 dias venho notando que toda vez que urina ela elimina uma secreção mucóide (tipo um catarro mesmo), ele é transparente, nem amarelado, nem esverdeado, não possui odor. Ela não demonstra coceira e também não apresenta corrimento vulvar, o muco sai apenas quando ela urina. Gostaria de saber se isso é vaginite e o que posso fazer. Pelo visto não é infecção, correto? Posso dar a ela Leucogen (remédio humano, que visa aumentar a imunidade)? Espero que a senhora possa me responder, pois pelo visto não costuma responder comentários mais recentes, só encontrei seu site hoje. Agradeço antecipadamente a sua atenção.



Aldo
em

Boa tarde, doutora, bom estou com um problema com minha gata, pois bem ela estava gravida, e deu a luz a 3 gatinhos mais nasceu o primeiro morto e o segundo nasceu vivo, mais o mais incrivel foi que um dia depois mais de 12 horas nasceu o 3 já morto, e agora o que nasceu vivo, morreu, e a gata esta com um corrimento de pus constante! me ajude por favor ela parece que esta sentindo muita dor! obrigado desde já!



Tailize
em

Olá Synara!
Tenho uma boxer de 3 anos ,ela esteve no cio a uma semana atrás, agora percebi que ela esta com um corrimento vagina, cor amarela, não tem cheiro nem e muito viscoso é m,ais liquido, nos cios anteriores ela não apresentou esse quadro apos o termino,. Isso pode ser sinal de infecção uterina? Ela esta urinando normal,cor,volume e cheiros da urina estão normais.
Gostaria de pedir sua opinião e como devo proceder com essa situação?
Obrigada



Ana
em

Olá Dra Synara,
Gostaria da sua ajuda por favor.
Tenho uma shar-pei de 3 meses. Há aproximadamente 1 mês, ela começou com um corrimento clarinho, a veterinária disse que era só lavar com água e sabão que iria resolver. Porém, não adianta, ela ficou até ferida em volta, parecendo assadura. Agora o corrimento diminuiu porém está esverdeado. Estou bastante preocupada. Agradeço a atenção. Abraços



synara rillo
em

Oi Sonia. Isso pode ser um ovário ( pedaço que seja dele) que permaneceu…Não retiraram bem na base ovariana e seus ligamentos. Pode ser isso…o mais provável..
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara rillo
em

Ola Sheila. Em principio, é normal essa secreção escura, limpeza do utero no pós- parto.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara rillo
em

Ola Adriana. Não é que eu não costume responder comentarios atuais. É tempo, mesmo! São muitos e-mails para ler e responder; e mais os comentários do site que está atrasando , sim. As vezes embolo ( deixo para tras um mes e sigo com os comentários postados mais atualizados.). Assim vou dando conta…
Acho que não é nada de maior na tua cadela. Todo o estresse de cirurgia pode ter atividado um herpes virus canino, que pode trazer quadros de vaginites auto limitantes. É raro haver necessidade de tratamento. Deixe assim que tende a passar…
Obrigada pela participação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara rillo
em

Ola Aldo. O melhor que tens a fazer é levar tua gata para castrar. Tudo se resolve. E sem crias depois. O que é bom, pois já tem gato demais no mundo..
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Adriana
em

Olá Dra. Obrigada pela resposta. Após deixar o comentário aqui consultei o vet que a operou, que tambem disse para continuar observando, pois deveria regredir, disse-me que o leucogen era bom. De fato, estou observando que o problema regrediu mesmo, pois não observo mais o muco. Ainda bem, porque a coitada sofreu muito com a piometra. Tenho hoje uma gata e duas cadelas castradas e posso dizer por experiência própria que o maior ato de amor que fazemos pelos nossos animais é mesmo a castração. Agradeço sua atenção, continue com seu belo trabalho, com certeza está ajudando muita gente. Que Deus a ilumine. Abraços fraternos.



maria rita guimaraes
em

boa noite!
estou muito preocupada com a minha cadelinha bassé. ela está no cio e sua vulva está muito grande, enorme!
sei que o cio faz com que a vulva aumente,mas o cheiro também é muito forte.
é normal?
o que faço?
me ajude por favor!
um abraço.



Magja Maira Oliveira Cravo
em

Olá Dra. Eu tenho uma cadela basset, 05 anos. Ela só teve uma cria a 04 anos atras. Como eu tenho muito cão macho e alguns de porte grande, controlava o cio dela com anestron. A úlima aplicação foi em 04/2010.
Há dois meses tenho reparado que ela está com uma secreção vaginal clara e as vezes amarelada. Mas esta secreção não é contínua.Aparece e depois some.Ela tem se alimentado direitinho. Mas estou preocupada de que seje uma infecção ou uma doença ruim. Estou precisando de uma orientação urgente.
Que Deus a abençoe.



synara rillo
em

Oi Adriana. Que bom que deu tudo certo. Obrigada pelas palavras de incentivo.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara rillo
em

Oi Maria Rira. É enorme mesmo que fica em algumas cadelas quando no cio. Quanto ao cheiro forte não sei dimensionar o que tu sentes de odor para eu classificar como normal ou não. Por ai..
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara rillo
em

Oi Maira. Se usou hormônio por algum tempo nessa cadela e ela está com 5 anos, é bom ficar atenta a qualquer corrimento vaginal anormal. Castra ela que tu soluciona tudo. Tem muito cão macho, mesmo, como tu disse, na tua casa, termina com a folia de uma cadela em cio e se evita mais cachorrinhos para esse mundo perverso do abandono animal…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Gisleine
em

Ola Dra Sinara, fiquei impressionada com seu blog e te parabenizo pela ajuda que tens dado a tantos animais aqui comentados. Tambem tenho um problema com minha cadelinha, ela foi encontrada na rua muito pequenininha e estou cuidando dela a 8 meses. Infelizemente levei a um vet. que lhe aplicou um anticoncepcional antes do 1º cio e ela apresentou corrimento. Então a levei a outro vet. que diagnosticou infecção uterina e procedemos a castração. Tudo ocorreu bem, porem ela ainda tem um pouco de corrimento e fortes coçeiras na vulva. Questionei novamete o veterinário e ele receitou um corticoide, norfloxacina caso seja infecção urinaria, e um vermifugo. Porem ela continua com as coçeiras, lambendo muito a vulva e o anus, será infecção fungica vaginal???? Posso dar fluconazol??? Sei que isso é praticamente uma consulta,mas ja gastei muito dinheiro com a castração, quero ajuda-lá, pois não aguento ve-la se coçar tanto!
Agradeço desde já pela sua ajuda e amor a esses bichinhos!
Gisleine



synara rillo
em

Oi Gisleine. Pode ser uma irritação por lambedura excessiva por uma autohigienização vulvar excessiva. Não te aconselho em hipótese nenhuma o uso de fluoconazol. Usa meticortem 5mg, 1/4 de comprimido, na parte da manha, por 3 dias seguiods. Compra Quadriderme pomada e passa na região vulvar ( por dentro e por fora) e depois de aplicar sai para passear com ela por uns 20 minutos, para ela não lamber a pomada. Por ai. Vai dar tudo certo verás.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Gisleine
em

Vou seguir sua orientação e muito, muito obrigada! Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho!
Abraços!
Gisleine



Tatiana
em

Olá doutora poderia me ajudar? Minha vira latas d eporte médio vai completar 11 anos em março. Ela tem diabetes a 1 ano e 2 meses. Ela toma insulina 2 x ao dia e alimentação especial. Ao entrar no cio, a insulina parava de funcionar. dia 16/11 após seu último cio, vi um corrimento, levamos ao veterinario, fez uns exames e deu piometra. Fez cirurgia e deu tudo certo. Retirou os pontos, engordou e agora sua glicose se mantem em 200-250 por todo o dia. Está bem disposta, comendo bem, urinando e defecando normalmente, bebe pouca água agora. Mas ainda possui um residuo de corrimento. Antes da cirurgia era marrom escuro e liquido. Depois da cirurgia ficou rosa, depois amarelado, depois esbranquiçado e viscoso e agora transparente e liquido. Após a cirurgia já fomos 4 x no veterinario e ele me diz que esse corrimento é normal, sendo residuos da castração, pois ela é diabetica e a cicatrização é mais lenta. Mas estou preocupada com ela, ela é como uma filha. A senhora acha que o veterinario está certo ou devo pedir algum exame a ele? Muito obrigada, encontrei sua postagem tentando pesquisar sobre o assunto, mas o caso da minha cachorrinha parece ser raro. Abraços e parabens.



nilda r.carvalho
em

minha cadela de7anos foi castrada e mesmo assim entrou no cio.Tenho um macho em casa e não sei o que fazer.Ela pode cruzar mesmo sendo castrada? a raça dos dois é poodle..Por fafor me oriente.Obrigado.



Synara
em

Ola Nilda. Se ela foi castrada ( retiraram ovário e útero, ou apenas o ovário) não era para entrar em cio. Tens que diferenciar de uma vaginite que pode em alguns casos atrair os cães machos como se fosse cio.
Ou ela ciclou ( entrou em cio) por permanecer algum resto de célula ovariana pós cirurgia, pode acontecer. Risco de gravidez, se tiver útero e ovário em condições de gestar pode ocorrer. Tens que conversar com quem operou ela. Boa sorte.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Tatiane. Não tem nada de raro no caso da tua cahorra. É bem provável que isso seja devido a cirurgia , que me parece vem evoluindo bem, em face de todo esse quadro clinico legal que ela hoje apresenta ( bem disposta). É bem comum ficar resquicios de inflamação no coto uterino pós retirada do útero. Com o decorrer dos dias passa…vai clareando a secreção até sumir..Por ai.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Tatiana
em

Dra Synara muitissimo obrigada pela ajuda, realmente o corrimento está sumindo! Estou muito feliz! E a diabetes está mais controlada, a glicose ficou ainda mais baixa e diminuimos a dose noturna. Muito obrigada, agradeço muito a orientação e pelo que vejo, a muitas pessoas preocupadas. Parabens



naia
em

oi boa noite Dra Synara ,tenho uma cachorra de 1 ano é a segunda vez que ela entra no cio ,só que a vulva dela incha que é normal e sai uma bola vermelha pra fora ,ñ altera o comportamento dela ,só que já tive outra cachorra e ñ ficava assim ,no momento ñ tenho condição de levar no veterinario,gostaria que me ajudasse estou desesperada,por favor me ajude bjs fika com DEUS



Synara
em

Oi Naia. Fica tranquila isso se chama HIPERPLASIA VAGINAL e é comum de ocrrer em algumas cadelas, tem a ver com a intensidade hormonal no periodo do cio. Quando o cio terminar tende essa “bola” ( mucosa) regredir até sumir. Saiba que ela pode apresentar isso em outros cios, portanto, o melhor tratamento é por meio da castração. Cuidados que tens que ter nessa fase é deixar “lubrificada” essa “bola”, para evitar escoriações quando ela deita e não deixar que infeccione. Sugiro pomada de furacin – passa duas vezes por dia,e logo depois que passar a pomada coloca ela não guia e vai passear com ela, ou desvia a atenção dela, porque os animais tendem a lamberem quando passamos pomadas, e logo após a aplicação, por isso a necessidade de uns 20 miuntos seguranso ou passeando – que é melhor para o animal ( embora ela esteja no cio e possa causar “confusão amorosa” com a cahorrada…)…Mas tenta segura-la por esse tempo após pomada. E dentro de 3 meses proceda a castração. Mais ou menos assim, que posso te ajudar.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



cristina
em

olá querida Synara
Preciso que me oriente tenho uma cadela pintcher que lambe a vulva sem parar o dia todo
e esta inchada e com uma cor estranha,ela esta se alimenta normalmente ,nao vejo outros sintomas .obrigada pela ajuda



Rosana
em

Olá Dra,

Tenho uma cadelinha de 17 anos. Ela entrou no cio, desde então não parou de sangrar,tenho até que colocar calçinha com modess. Temo que seja algum tumor pq tb tem um odor muito forte. Tenho dado para ela uma vitamina a base de ferro. Fico com medo de levar ao veterinario e ele me peça para sacrifica-la. Agradeço a atenção



Synara
em

Oi Rosana. Na idade dela é bom fazer uma investigação por meio de uma ecografia abdominal, podemos estar frente alguma piometra, cistos ovarianos. Mas eutanasiar não deve ser, em principio, a primeira medida. Eu já operei animais com probelmas uterinos com essa idade avançada e deu tudo certo. Evidente que com todo um suporte de anestesia inalatória, precedido de alguns exames básicos. Por ai…Boa sorte.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Cristina. São poucos dados que me envias. Se ela está em cio pode ser essa a causa. Se não está podemos pensar em vulvovaginite. Por ai..
Obrigada pela participação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Elielson
em

Boa Noite! Drª Synara Rillo
Minha cadela tem 11 anos ( raça poodle ), ela começou apresentar hj, uma secreção ( cor amarelada) na região da vagina, com isso ela fica direto lambendo a região afetada, inclusive, ela mudou seu comportamneto está mais quietinha e triste. Gostaria de uma orientação, de como fazer a assepsia no local – se é o caso – ou entrar com alguma medicação.
Obrigado, pela atenção!!!



Maria Aparecida Fernandes Inocencio
em

Olá Doutora
Não tenho condições de levar minha cadelinha MEL a um veterinario e estou muito preocupada com ela. Estavamos viajando e quando chegamos percebemos que ela estava no cio e penso eu que já tinha cruzado com o meu cachorro FRED um vira lata. Ela esta muito triste , não quer comer, toma agua toda hora e só fica na casinha dela.Quando chamamos ela sai da casinha , olha tristinha para nós mas não quer saber de brincar. Tambem este dia ela estava com diarreia bem escura . Estou muito preocupada pois meu vizinho perdeu sua cachorra , acho que é com virose ou foi uma intoxicação por remedio de carrapato. A minha MEL esta com as vacinas atrasadas. Agora sua fezes já esta bem melhor. Mas sua respiração esta muito cansada.Não sei se ela esta gravida, também.



ana leticia
em

olá, tenho uma cadela de 10 meses, e a um mes a castrei, mas foi retirado somente o útero, pois o vet falou que era muito dificil chegar aos ovarios.A uns 20 dias ela entrou no cio, teve sangramento e um macho daqui de casa ficou muito atras dela,a 15 dias retiramos dois tumores parecendo verruga na barriga e não era nada.me ajude, pois ela agora está se alimentando pouco, está com um corrimento aquoso amarelado e a vagina inchada, e sai quando aperta e tem um odor desagradavel e ela fica fria e tremendo toda,o vet mandou da enrofloxacino, mas ela ja tomou muitas e muitas doses desse antibiotico.por favor peço a sua ajuda,, sobre o que pode ser e o que devo fazer,pois estou desorientada. DESDE JÁ MUITO OBRIGADA PELA AJUDA.ABRAÇOS



patricia helem magalhães
em

ola tenho uma pinschi 3 que tem 7 meses e começou a sangrar derrepente e apareceu umas manchas que parece pano branco a veterinaria disse q e normal mas esta aumentando o sangramento e as manchas o que devo fazer e normal estou desesperada obrigada.



Eduardo
em

Ola Drª.

Eu Tenho uma cocker, ela tem 6 anos, de uma semana pra ca ela veio apresentando um corrimento de cor rosa bem claro quase branco,
ela não para de lamber, e tb parou de come, so fica bebendo agua, ja marquei veterinário pra ela, só que é só na segunda-feira, gostaria de sabe se tenho que me preocupa , ela ainda não é castrada e saiu do cio faz 2 semanas, cera que tem alguma coisa ave ?..
e tambem apareceu alguns inchaços no pescoço e em duas das tetinhas dela, ela nunca cruzo, me falaram que quando a cachorra nao cruza pelo menos 1 vez o leite em pedra, mais fique em duvida no pescoço ?..

MUITO OBRIGADA PELA SUA ATENÇÃO !..
UM ABRAÇO



Synara
em

Ola Eduardo. Eu penso que o que relatas são situações de alerta para algum processo inflamátório e/ ou infeccioso no útero da tua cachorra. Corrimento pós cio, com essa idade, apatia, aumento da sede e lambedura excessiva da região genital, passa a ser preocupante. Quem sabe antecipa a consulta com o Veterinário, façam uma ecografia do útero, um hemograma bem básico, que podem nos ajudar a chegar perto da causa. Muitas vezes, a conduta terapêutica mais adequada é a retirados dos ovarios e útero. Conversa com teu veterinário sobre possibilidade de quadro incial de piometra, se ele confirmar trenho certeza que optara pela cirurgia. Boa sorte.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



MÁRCIO
em

BOM DIA DRA. SYNARA,

TENHO UMA CADELA CHAMADA MIA. ELA É DA RAÇA RHODESIAN, ESTA COM 4 MESES, TEM TOMADO VERMÍFUGO E AS VACINAS CORRETAMENTES. VIVEMOS EM UMA CASA COM UM GRANDE JARDIM, NÃO EXISTEM OUTROS ANIMAIS. MAS DESDE QUE A COMPREI ELA VEM APRESENTANDO UM CORRIMENTO OCULAR CONSTANTE, AMARELADO E DENSO. MAS FIQUEI PREOCUPADO QUANDO HOJE PERCEBI UM CORRIMENTO AMARELO ESVERDEADO DE DESNIDADE MÉDIA SAINDO DE SUA VULVA, QUE APRSENTAVASSE LIMPA E ‘NÃO INCHADA. O QUE PODERIA SER?

MUITO OBRIGADO,

MÁRCIO



Patrick
em

boa tarde!

Cruzei minha cadela da raça pit bull, e logo depois da cruza ela começou a apresentar corrimento com um cheiro for!

Gostaria de saber se é normal por ser a primeira vez que ela cruza?



Synara
em

Oi Patrick. Dificil precisar, as vezes pode ser, outras não. Cheiro forte é relativo. Mas por que tu não castra esse bicho, cara???? Pitt Bull!! Castração já. Te liga meu. E não venham dizer que esse cão é dócil, pode até ser, mas tem um disparador genético forte para o ataque, e isso por sua vez jsutifica o controle da raça. Obrigada pela participação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Marcio. Pode ser suspeita de virose essa associação inflamatória ocular com a vaginal, nesse caso que relatas agora. Fica atento para isso. Limpa bem os olhos desse cão, uso um colirio a base de dexamentasona com cloranfenicol, e vai acompanhando a evolução do quadro dela. Isso pode ser associado a uma pós vacinação..Como tudo isso pode ser uma virose se estabelecendo e o animal reagindo com anticorpos….Observa o estado geral dela, sera um bom pârametro, por hora. Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Cristiane Brum
em

Olá DrªSynara,
Semana passada levei minha cadelinha para vacinar e para uma visita a veterinária. Pois bem, ela a examinou e achou que minha cadelinha estava com algum problema por apresentar um escurecimento na região da vulva, e o genital dela estar “grande”, eu não imaginei que isso fosse um problema. Pois minha cadela é extremamente ativa e não aparenta ter problemas de saúde. Apenas o ciclo do cio dela ocorre de 4 em 4 meses. Mas ela cogitou a hipótese dela ter alguma insuficiência na tireóide ou ovários policisticos. Ela não me convenceu sobre o que falou pois não me explicou a respeito da sua suspeita, disse que ela precisa fazer exames e castrar.
A sr. poderia me explicar melhor quais os sintomas para os problemas aos quais a veteriária se refere? Acha que faz sentido as colocações dela? Se positivo, como devo proceder?
Obrigada



Synara
em

Oi Cristiane. Tem sentido, sim, a forma de pensar da colega. Pode ser o inicio de hiperestrogenismo. Eu castraria, sem nem fazer exames. Depois, de castrada, sim, 6 meses depois faria uma dosagem de TSH e T4 para verificar se tem alteração de tireóide.
Os sintomas iniciais são esses que relatas e que a colega identificou, um ciclo estral muito curto ( 4 meses), hipertrofia vulvar, alterações na pigmentação ( ficam escuras), e mais tarde pode ocorrer problemas de perda de pêlos e dermatites secundárias, entre outros. Portanto, a castração é o mais indicado. Boa sorte.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Cristiane Brum
em

Muito obriga Drª Synara.
Vou providenciar com urgÊncia a castração dela.
Mas para entender melhor…a castração irá resolver o problema da minha cadela ou irá precisar de mais intervenções cirúrgicas ou tratamentos?
obrigada



kelly
em

Olá DrªSynara
Tenho uma labradora, ela deu cria na quarta feira,mas o unico filhote morreu,desde então ela chora muito e fica tipo tentando cavar a cama e lambento suas glandulas mamarias e a vulva.O que pode estar avendo.E ela esta com muito leite sera que isso pode fazer algum mal a ela



Synara
em

Ola Kelly. A primeira providência é ter certeza de que não há mais filhote. Se, realmente, não tem mais filhote no útero, esse comportamento materno ( hormonal) tende a ir diminuindo com os dias, pelo menos em 72 horas ( 3 a 4 dias). Se as mamas estão muito cheia, reduza o alimento, não aperte para sair leite, e controla o consumo de água ( não retriar a àgua, diminuir). Com esse manejos podemos ter redução do leite. Se as mamas estiverem muito cheias vale usar a medicação Contralac que ajuda na redução da produção de leite. Por ai…
Obrigada pela participação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Cristiane. Veja bem, quando me referi a castrar sem nem fazer exames não significou urgência para a cirurgia, mas que se há uma suspeita de inicio de hiperestrogensmo, a melhor conduta, como um todo para a sáude da tua cachorra, é retirar ovarios e útero. A castração em si é saúde para tua cachorra, tanto orgânica quanto comportamental.
A castração inibe a produção de estrogênio, progesterona, entre outros hormônios envolvidos na produção OVARIANA. Portanto, esses probelmas cedem. Não precisará de mais cirurgias ou tratamentos para essa situação.
Depois analisem o T4 e TSH se der tudo normal não mais com que se preocupar, em tese. Certo?

Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



kelly
em

Muito obriga Drª Synara.

Vou seguir seus conselhos.



STEFANIE RAVANELLI
em

Ola Dra.

Tenho uma poodle de aproximadamente 10 anos e apos leva-la ao pet shop a moça falaou que ela pode estar com vaginite gostaria de saber se exixtealgum remédio que eu possa dar para ela (observação ela nunca cruzou), outra coi é que ela esta com muita tosse parece ter um chiado no peito, o antigo veterinario dela recomentdou dar furozimida mas ja parei de dar ja faz algum tempo só que agora a tosse dela piorou, a Dra saberia me dizer se continuo com a medicação, porque por ela ser muito velhinha fica dificil até de transporta-la ao veterinario pois ela tem problema de circulação e a lingua dela fica com uma cor roxa quando ela fica anciosa.Fico no aguardo.Se possivel me responda pelo e-mail

Obrigada.



Camilla
em

Olá…tenho uma filhote de 7 meses e não teve seu 1º cio…ela é mistura de pit bull com vira lata…ontem ela andou com o bumbum no chão como estivesse coçando o ânus…olhei tanto o ânus como a vagina e não vi nada…hj ela fez isso novamente e fui olhar…qdo vi…na região atrás de sua vaguininha está avermelhada, inchadinha e com uma bolinha vermelha. Ela lambe direto. Achei q podia ser por causa de algum corrimento mas não tem cheiro. O que pode ser isso? Estou preocupada. Me ajude por favor.

Abraços

Att.

Camilla Zanchin



Synara
em

Oi Stefanie. Mas ela apresenta sintomas de vaginite como, coceiras, lambeduras excessivas da vulva, elevações nodulares dentro dos lábios vaginais? Se não tem sintomas…não porque pensarmos em uma vaginite. Qunato a essa tosse um Rx de tórax é fundamental, tanto para ver se há doença bronquial ou pulmonar secundária a causas cardiacas. Se a tosse dela for causada por edema intesticial no pulmão, vale a pena voltar a usar a furosemida. E por precaução um antibiótico a base amoxicila seria legal…por uns 7 dias. Vá fazer uma avaliação radiológia do torax assim que der.
Obrigada pela participação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Camilla. Pode ser uma vaginite pré-púbere. Compre Quadriderm pomada e passa na vagina, poe ela na guia e vá passear por um tempo de 20 minutos. Com esse manejo tu evita que ela vá lamber, naturalmente por que os cães fazem isso, a pomada , que por sua vez fica sendo absorvido pela mucosa. Faz por uns 3 dias. E observe se alivia…
Preocupaçõa quanto a isso? nem pensar…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Rafael Richtrmoc
em

Olá doutora,estou desesperado, tenho uma Sharpei de 2,5 meses e ela está com um corrimento esverdeado na vagina, aparece mais quando ela urina.Notei que ela nào está se alimentando, mas está brincalhona do mesmo jeito. A levei ao veterinário e ele diagnosticou piometra e quer castrar a cadela, mas fiquei desconfiado pois pesquisei na internet e não vi nenhum caso de piometra em filhotes. Não gostaria de castrar pois gostaria de vêla ter filhotes.ele receitou amoxicilina + clavulanato de potássio 12/12h por 10 dias mas adiantou que não daria resultado, só a castração. Lembrei que ela está bebendo muita água.Peço uma ajuda………castraçao é a unica solução? Esse diagnostico pode ser falho? A castração pode trazer algum mal para o cão? desde já agradeço e parabens pelo site.



Synara
em

Oi Rafael. Louco esse colega que quer castrar a tua cachorra. Com 2 meses e meio não é piometra. O mais provável é alguma vaginite pré-pubera ( antes do primerio cio) e pode ter relação com algum virus. Não faz nada, pois passa esse corrimento quando ela entrar no cio. Certo? Sem desespero…e manda esse colega estudar mais.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



edna
em

bom dia doutora sou a dona do bruce um lindo cao mestico de rotwailler c/pastor alemao,há uns 03 meses atras o bruce apresentou um quandro de inccao urinaria que foi tratado,agora há uns 20 dias os olhos dele ficaram totalmente vermelho como se fosse sangue ele ficou totalmente cego,levei pra dr@ fernando onde ela alegou que podia ter sido um bicho peçonhento mesmo achando que era isso usei toda a medicacao prescrita por ela durante 10 dias e os olhos voltaram ao normal ele voltou a enxergar mas depois de uns 05 dias sem o uso da medicacao o problema voltou e ela resolveu fazer um exame de sangue que apresentou os seguintes dados
eritrocitos:4,10-plaquetas 174mil -linfocitos 42%-seguimentados 40% eosinofilos 7% rdw 12%
ela prescreveu uma medicao á base de antibioticos mas disse que pode ser calazar e daqui a 10 dias levar ele pra fzer o exame pra diagnostico de calazar estou muito triste ele é um querido por todos da familia
ele teve uma infestacao de carrapato mas foi tratado antes de tudo isso
vc acha que pode ser calazar
há alguma esperanca pro meu bruce?
o meu marido que sacrificar meu cachorro antes do resultado porque alega que nesse periodo de 10 dias a doenca pode ser transmitida pra alguem da familia………
nao posso fazer isso,estou muito infeliz pois ele tambem faz parte da minha familia
me ajude

edna gomes



Synara
em

Oi Edna. Não acho que os sintomas e o resultado dp exame de sangue sejam sugestivos de Leihsmaniose, tão somente.
Penso que devem usar de cautela para tomar essa decisão. De que região tu és? Vocês têm índices altos de Calazar ai?
Tem muito mosquito onde o Bruci vive? Tem mato próximo? Ele usa anti-pulgas? Que idade ele está? As unhas dele estão crescendo muito, quase que virando? A sorologia pode acusar presença do Calazar e reação orgânica defensiva – anti ticorpos e não ser a doença em potencial. Tem que ver quem vai fazer esse exame, qual método vai empregar. Não é fácil precisar um Calazar – Leishimaniose – assim tão fácil. Tem que usar bom senso e experiência. Afecção ocular pode ter muitas outras causas.. Penso por ai. Não sairia fazendo eutanásia assim de cara…Tem que analisar essas questões todas que levantei…Certo? Boa sorte pro Bruci.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Rafael Richtrmoc
em

Olá doutora, muito obrigado pela dica…..já suspendi o remédio e a volta a esse veterinário. Só mais uma dúvida…..essa cadela fica dentro de casa, minha filhinha corre algum risco em contato com a cadela com esse corrimento? muitíssimo grato pelas dicas.



edna
em

boa tarde doutora a sua resposta me alivia um pouco,vivo em açailandia-ma a regiao em que vivo nao tem matagal perto o meu quintal é todo calcado na ceramica e o quintal e murado o local que o bruce vive é lavado todos os dias e na maior parte do dia ele fica solto no quintal,o bruce nao apresenta nenhum sintoma do calazar,como queda do pelo,feridas e unhas crescidas e desconheço casos de calazar no meu bairro.
ah o bruce tem 04 anos esta forte,ativo,mesmo com o problema ocular reage bem e está se alimentando bem e pra variar marcando territorio, o que eu observei foi uma respiraçao mais ofegante.
agradeço pela resposta,vou continuar a medicaçao e procurar um laboratorio que me possa dar uma resposta daqui a 10 dias,e já disse lá em casa só mando sacrificar o bruce depois de todas as tentivas
obrigado



Synara
em

Oi Rafael. Não tem perigo para tua filha como agente direto de contaminação. Mas , óbvio, que ensinar ela a brincar com o cão e depois que for comer lavar as mãos…usar o bom senso.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Juliana
em

Boa tarde Doutora!
Será que podia me ajudar? Minha cadelinha de quatro meses (é uma mestiça de lhasa com pequines)está com uma secreção (?) no canal da uretra de cor amarelo-esverdeado, mas não notei nenhuma anormalidade no xixi dela nem na quantidade e nem na cor. Ela “aparentemente” está bem, se alimentando normalmente e bem disposta e brincalhona como sempre é. O que ]pode ser isso? É alguma coisa grave? Por favor me uma luz, pois no momento por questões financeiras não tô podendo levá-la a um veterinário, mas se a Sra. achar que devo, vou dar um jeito, pois amo essa coisinha fofa e não quero que ela fique doente.
Vou ficar ansiosamente no aguardo de sua resposta.
Obrigada
Juliana – Juiz de Fora – MG



Synara
em

Oi Juliana. Se tu ler o texto com a devida atenção a resposta para teu questionamento e relato está lá..Obrigada pela participação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Lidia
em

Olá, Dra. Synara:

Tenho uma gatinha de 11 anos, castrada, que teve cistite e está tomando antibiótico (Duotril-25 mg), há 10 dias, porém, hoje observei a vulva dela toda inchada, inflamada, vermelha e com nódulos. Ela lambe a vulva o tempo inteiro e parece sentir dor. O que pode ser, já que é castrada e está urinando, evacuando e se alimentando normalmente? Na minha cidade não existem veterinários com experiência em felinos e é a maior dificuldade conseguir um diagnóstico correto.



Synara
em

Oi Lidia. Pode ser alguma vaginite fungica em face do uso do antibiótico. Temnta passar pomada quadriderm ( compra em fármacia humana ou veterinária) e passa bem no local, evidente, que terás que dar um jeito de ficar com ela alguns minutos sem lamber apos a aplicação da pomada. Tenta por ai…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Juliana
em

Oi Doutora,
Obrigada pela resposta. Eu li o artigo e achei que o caso da minha cachorra se enquadra no descrito, mas fico com medo de ser algo mais grave.
Com quantos meses posso levá-la para ser castrada? Como já disse ela está com quatro meses, já tomou todas as doses de vacina e vermifugo.
Mais uma vez, obrigada pela atenção.
Juliana – Juiz de Fora – MG



Synara
em

Oi Juliana. Ok. De nada. Pode ser castrada a partir de 6 meses.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Dandara Tuanny
em

Olá Dra. Tenho uma labrador de dois anos, há aproximadamente três dias ela começou a apresentar uma secreção meio esbranquiçada ou esverdiada, não sei bem dizer, com um cheiro forte de ferrugem, gostaria de saber se essa secreção é oriunda da menstruação que pode estar próxima de chegar ou se é alguma infecção. Além disso quando eu a ganhei, ela vivia em um cercadinho com seus irmãos, ao todo onze, e esse espaço era limpo só no final do dia então o contato com o xixi e as fezes desenvolveu nela uma dermatite, só que as vezes ataca a ponto de ela perder bastante pelo, e sua pele ficar irritada de tanto coçar, já fui em veterinárias e cada uma me deu uma solução diferente, uma me passou o cetoconazol[que não ajudou], e a outra passou um comprimido e um líquido[ectosyn] para passar durante o tratamento [ esse obteve uma resposta positiva durante algum tempo mais depois voltou novamente], o que isso poderá ser?

Aguardarei ansiosamente a resposta.
Obrigada



Cristina
em

Bom dia doutora. Tenho uma boxer de 8 anos de idade que está apresentando um corrimento vaginal, denso, meio incolor, meio amarelado e sem cheiro (já a 5 dias).No mais ela está normal. Uns 15 dias atrás ela tomou, durante uma semana, corticóides para um possível AVC diagnosticado pois apresentou desequilíbrio e a cabeça inclinada para o lado. Agora estou na dúvida: esse corrimento é devido ao remédio recém administrado ou uma outra doença? Obrigada.



Isabel
em

Olá doutora, por favor, tenho uma poodle toy, de 7 anos que é muito sabida e espertinha, nunca cruzou pois nunca percebi cio nela. Ultimamente, apresentou um sangramento na vulva, com um líquido seroso, mas não tem odor. A vulva está bem edemaciada e hiperemiada, porém não percebo que sente dores, mas quando sai para o seu passeio público, tem se agachado toda hora para fazer xixi e urina aos pouquinhos.
Estou usando uma pomadinha de antibiótico no local e aguardando amanhã, para levá-la ao veterinário.
Por favor o que será isso, estou preocupada porque em dezembro de 2009, perdi uma cadelinha com câncer no fígado, intestino e reto e tive que sacrificá-la pelo grande sofrimento.
Ela se alimenta muito bem e está brincando muito.
Grata.



Synara
em

Oi Isabel. Nunca teve um cio de forma visível ( chama-se cio silencioso) e agora está fazendo um cio verdadeiro. apenas isso. Quando ela urinar toda hora em pouca quantidade durante o passeio é comum, pois é uma forma de “chamar machos” pretendentes, digamos assim. Não precisa passar nada…Mas acho bom tu pensar em castrar esse bicho depois desse cio ( 3 meses depois), pois será melhro para ela, pois pode vir a ter patologais uterinas com essa idade em diante.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



claudia
em

Boa noite doutor, tenho um cadela fox ela tem 10 anos e esta saindo um
pus da vagina dela, nao tenho como levar ela no veterianrio o que esta acontecendo comm a minha cachorrinha tem algum remedio que eu posso dar para ela? muito obrigado pela atençao desde ja e espero anciosa por uma resposta.



Synara
em

Oi Claudia. Não tenho como fazer prescrição por aqui baseada apenas em relato do caso, e no da tua cachorra tem um sintoma que me forneces que é o pús saindo da vagina…Isso poder uma mera vaginite inflamatória ou até mesmo um sinal de doença uterina. Tens que observar o estado geral dela e assim que tu puder levar em algum Veterinário para que possa ser feita uma boa avaliação clinica dela e , se for o caso, por complemento de exames. Não vacila, apenas, pois a idade dela – se ela já não for castrada, evidente – pode predispor a infecção uterina.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Sandra Mina
em

Minha cadelinha , pointer com vira-lata está com corrimento amarelado.
Através de sua explicação entendo agora porque todos os cachorros a maltratam, as fêmeas morrem de ciúmes inclusive a própria mãe. Os machos ficam rondando a bichinha. Ela tem menos de 4 meses, é minúscula. Ela é maltratada pelas outras fêmeas, será que não posso fazer nada para ajudá-la? Detalhe ela me ama!



Synara
em

Oi Sandra. O que tens que fazer é o óbvio: retirar ela de perto dos outros animais e assim que der manda castrar ela. Que bom que ela te ama…Tem pessoas que acreditam que seus animais a amam…Eu penso e entendo essa relação dos cães conosco por outro lado. Mas???
Obrigada pela participação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Ricardo Nogueira
em

OLÁ DOUTORA! tenho uma cadela chow chow de 7 anos e nunca teve cria e nem colocada para cruzar! ela tem cio seco e ah ums 15 dias ela está com corrimento amarelado com odor e pouco de sangue!!! ela tem tomado um antibiotico mais não tem dado resultado!!! o que eu faço??? pode me ajudar??? agradeço desde já!!! o q pode ser doutora!!!



Ricardo Nogueira
em

Olá doutora! Tenho uma cadela chow chow de 7 anos, ela nunca teve cria, nem colocada para cruzar! até pq era um poquinho complicado pois ela tem cio seco!!! ah ums 15 dias atraz, ela entrou no cio e logo após ela começou a ter um corrimento amarelado com pouquinho de sangue e mal cheiro! o líquido amarelado bem ralo parecendo leite condensado!!! o que pode ser doutora!!! pode me ajudar!!! desde já lhe agradeço!



DANIELE SANTOS ANSELMO
em

OLÁ DOUTORA! TIVE UMA LABRADOR, QUE JÁ MORREU, QUE POR VOLTA DOS 3-4 MESES, COMEÇOU A APRESENTAR UMA SECREÇÃO VAGINAL ESVERDEADA. LEVEI AO VETERINÁRIO, ELA FOI MEDICADA E TRATADA MAS NÃO RESOLVEU. ELA NUNCA PERDEU PESO, APETITE OU DISPOSIÇÃO, ENTÃO EU DESENCUQUEI. ELA MORREU COM 5 MESES, MAS POR ATROPELAMENTO. AGORA ESTOU COM UM FILHOTE MAÇO, TAMBÉM DE LABRADOR E DE UNS DIAS PRA CÁ, OBSERVEI QUE ELE TAMBÉM ESTÁ COM UM POUCO DE SECREÇÃO NO GENITAL. MAS ELE ESTÁ SE ALIMENTANDO, BRINCANDO E URINANDO NORMALMENTE. SERÁ QUE É NORMAL EM FILHOTES SECREÇÃO NAS GENITAIS? VI AQUI VÁRIOS CASOS PARECIDOS, MAS EM FÊMEAS. ELE É O MESMO PAI DA NOSSA CADELA ANTERIOR; PODE HAVER ALGUMA RELAÇÃO? DEVO ME PREOCUPAR OU SERÁ PASSAGEIRO? POSSO DAR ALGUMA MEDICAÇÃO ORAL OU DE USO LOCAL A ELE? O QUE A SENHORA ME ACONSELHA? TEM ALGUM PROBLEMA DAS CRIANÇAS ESTAREM EM CONTATO COM ELE? PODE SER ALGO EM NOSSO PÁTIO? DESDE JÁ, OBRIGADA PELA ATENÇÃO. AGUARDO SUA RESPOSTA. DANIELE.



Synara
em

Oi Daniele. Essa secreção no pênis dos cães é uma condição normal, fisiológica. Chama-se esmegma, tem função de proteção ao órgão. Não precisa dar nada…é normal isso. Crianças podem brincar a vontade com ele. mas evidente que depois que brincarem o legal é lavarem as mãos, principalmente, antes das refeições. Lavar as mãos é um cuidado básico de higiene que serve para tudo, não apenas quando tocamos em um animal.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Ricardo. Com essa idade, pelo histórico dela de cio seco, de secreção logo após 15 dias de cio. eu não pensaria noutra possibilidade que não a Piometra ( infecção uterina). Pode estar em face bem inicial, mas está sinalizando. O mais indicado é mandar castrar a tua cachorra e tudo fica solucionado.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Sue
em

Boa noite, Dra.

Tenho uma vira-latas de 10 meses. Ela teve o primeiro cio aos 7 meses e desde então ficou com a vulva escura e aumentada, assim como as mamas. Em uma das mamas ao apertar sai um liquido claro, translúcido, sem cheiro. No mais, seu estado geral é ótimo, come bem e é mto ativa. Só estou preocupada por não ter havido involução das mamas após o cio.
Agradeço se puder me dar sua opinião.



Synara
em

OU Sue. É bem possivel que a tua cachorra esteja passando por um periodo de desequilibrio hormonal desde que se manifestou o primeiro cio. Pode ter causas de ovários cisticos, entre outros distúrbios hormonais. O mais prudente é tu mandar castrá-la assim que der. Isso vai trazer mais saúde para a tua cachorra.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Sue
em

Obrigada pela orientação!



neide
em

Tenho uma cadela de porte grande tem 6 anos e deu 3 crias em agosto /10 dei a injeção (pronome) para não ficar no cio acontece que desde então ela não para de sangrar e agora apresenta desanimada e sem muita vontade de comer, correr etc…. o que faço?



Synara
em

Ola Neide. Não vacile, mande castrar tua cachorra.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Veronice Duarte Lopes
em

Olá Dra Synara…
minha cachorra é uma pincher e está prenha e eu acho que ela está perto de pari e está saindo uma secreção meio que verde,eu queria saber se é normal ou ela pode ter perdido filhotes.



Synara
em

Oi Carla. Nesse caso de sangramento persistente é importante avaliar de onde vem tal sangue, ou seja, se é oriundo do útero, bexiga ou vagina. Se for de ordem uterina a mehor conduta é a castração dela.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Veronice. Nesse caso é melhor fazer uma avaliação com um colega para terem ceteza de que está na época de parir e como está o estado geral dela. As vezes esse tipo de corrimento tem a ver com placenta…Mais que isso me limito.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



tatiana
em

Ola doutora , tenho uma cocker de 13 anos, super esperta e sadia,mas a dois dias atras saiu uma secreçao purulenta da vagina dela, levei na vet. eme falou em cirurgia imediata pois poderia ser piometra, fizemos exames de sangue e o quadro dela esta otimo.Parou no mesmo dia a secreçao ,e Graças a Deus não esta saindo mais nada, mas estou com medo de opera-la e perde-la pois ja esta com idade avançada,pode ser outra coisa tipo entrando na menopausa, pois nao saiu mais nada .Amedica quer fazer a cirurgia amanha 13/06/11. Mas aguarderei respostas da senhora.Muito obrigada que DEUS abençoe grandemente



andrea
em

dr. tenho uma cadela cocker de 14 anos e meio,11kilos, de uma semana pra cá vem apresentando tosse seca sem secreçao , nao está prostada ,come bem ,dorme bem, só quando faz algum esforço repentino tem essa tosse , já dei Tossi canis 10ml de 3 em 3 horas durante 3 dias mas até agora nada, e estou dando enropet 50mgrs 1 vez ao dia, ela é castrada a 3 anos e fez mastectomia total pois teve cancer de mamas e piometra só que agora aprensentou um corrimento vaginal com resquisios minimos de sangue , de vez em quando sai , mas ela nao coça nem tem irritaçao ,esta normal gostaria de uma opiniao sobre esse caso pois estou desempregada e sem condiçoes de leva-la a algum vet,nao sei mais que remedio dar.



Synara
em

Oi Andrea. Com essa idade o mais provável desse tosse é de origem cardíaca. O interessante é um RX de tórax para avaliar bem essa possibilidade de causa. Mas vale usar Fortekor ( de uso Veterinário) e um diurético para aliviar alguma pressão edematosa em nivel pulmonar. Esse diurético pode ser o Lasix 40 mg ( uso humano) e dar 1 compirmido por dia.
Por ai…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Tatiana. Realmente, esses dados são poucos para fazer uma afirmação de que possa ser piometra. Em primeiro lugar tem que saber quando foi o último cio, se há secreção serosanguinolenta ou purulenta, se não há, se tem aumento abdominal relativament visivel , se o animal está prostado, tomando água em excesso, enfim…O exame de sangue não é uma base boa no caso de piometra para afirmar ou descartar uma infecção uterina. Acho que se esse corrimento persistir vale uma boa ecografia abdominal para avaliar a distensão uterina e seu conteúdo. Somente com esses dados que relatas eu não operaria.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



VANEISE
em

OLÁ DRA.SYNARA.EM PRIMEIRO LUGAR AGRADEÇO PELO
SITE E RESPOSTAS,POIS É MUITO BOM E IMPORTANTE
SABERMOS UM POUCO SEM GASTAR O QUE PODEMOS ES-
TARFAZENDO COM OS NOSSOS QUERIDOS CÃES PARA MELHOR CUIDÁ-LOS E PROTEGÊ-LOS. MEUS PARABÉNS.
ADOTEI UMA CADELA MESTIÇA (PODOLL COM COQUI)A MAIS OU MENOS 1 ANO.ELA É MUITO LINDA,AMIGA,ES
PERTA E CARINHOSA. HOJE ESTÁ COM 1 ANO E 4 ME-
SES.COMO NUNCA TIVE UM CÃO,NÃO SEI SE ELA JÁ ENTROU NO CIO. EM DEZEMBRO DE 2010 PERCEBI A GENITÁLIA DELA INCHADA E SANGRANDO BEM POUQUI-
NHO (PEQUENAS GOTAS).NO FINAL DE MAIO PERCEBI NOVAMENTE O INCHAÇO E SAINDO UMA SECREÇÃO MEIO
MARRON E COM UM ODOR TERRÍVEL DE ALGO PODRE.IN
FELIZMENTE NÃO A LEVEI PARA VER E FIQUEI AUTO-
MEDICANDO E ELA MELHOROU,POIS A SECREÇÃO E MAL
CHEIRO DESAPARECERAM E SEU APETITE QUE TAMBÉM TINHA SUMIDO,VOLTOU.ACONTECE QUERIDA DRA QUE ESTOU NOTANDO OUTRA VEZ OS MESMOS SINTOMAS: FALTA DE APETITE,TRISTESA,DESÂNIMO,GENITÁLIA BEM INCHADA,SECREÇÃO AGORA PURULENTA,POIS ESTÁ
SAINDO BASTANTE SANGUE COM PÚS E ODOR PODRE DE
MATAR QUALQUER UM.PEÇO ENCARECIDAMENTE QUE ME
DIGA O QUE FAZER,SEI QUE PRECISO LEVÁ-LA COM
URGÊNCIA AO VETERINÁRIO,MAIS POR FAVOR ME ADIANTE O QUE PODE ESTAR ACONTECENDO COM MINHA
LUNA. ADIANTO QUE TENHO DOIS FILHOS QUE GOSTA
MUITO DE BRINCAR COM ELA (UM DE 10 E OUTRO DE
03 ANOS)E DEVIDO A SECREÇÃO,MAL CHEIRO,ELES NÃO ESTÃO BRINCANDO. PELO AMOR DE DEUS ME ENVIE RESPOSTA. FORTE ABRAÇO. VANEISE SANTOS.



Amanda
em

Boa noite, Dra! Eu tenho uma poodle, 12 anos, não é castrada.
Ela retirou há 20 dias uma cadeia mamária e um tumor sub cutaneo na pata. Agora ela ta com um corrimento bem claro, e pouquinho. Devo me preocupar? Ela tem histórico de ficar ‘assada’ na vulva, pq o xixi encosta ali e dá alergia. Até mesmo antes da cirurgia ela tava com isso. Obrigada!



Ana Carolina
em

Dra. eu tenho uma cachorrinha da raça Dachshund, ela esta com 3 anos, e ja teve duas crias, muito proximas, visto que tenho uma macho da mesma raça e eles acabam ficando juntos, dai optei por dar vacina pra evitar que ela pegasse cria novamente. Semana passada acabou o cio dela, e agora ela esta com um corrimento bege claro, e bem quietinha… falei com um amigo meu que tem animais pra comercio, e ele me disse que pudia ser normal esse tipo de corrimento depois que termina o cio. Mais estou muito preocupada pois, vivem falando que essas vacinas pra evitar cria, dão cancer de útero, e tbm pensei na possibilidade de piometria. A veterinaria dela esta viajando… Então não sei mais o que fazer, se espero a Veterinaria voltar ou procuro outro … Aguardo sua resposta..
Obrigada,
Abraço…



Synara
em

Oi Ana Carolina. Não entendi o uso do hormônio. Ele foi usado quando ela já estava no cio ou depois de ter havido uma cruza com o macho?? Por que o uso do hormônio para evitar novos cios tem que ser usado em período certo do ciclo estral da cadela… Em principio, pode ser comum esse corrimento pós-cio…Mas quer uma orientação bem real e lógica?? Manda castrar de uma vez essa tua cachorra!! É saúde para ela e vamos contribuir para diminuir o número de cães, pois já estamos aqui no Brasil, beirando superpopulaçõa canina. Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Ana Carolina
em

Dra. eu dei o hormonio, após a segunda cria dela, e esse último cio dela, tem uma semana que terminou, e agora esta descendo esse corrimento bege claro.
Acho que vou leva-lá ao veterinario, pra ver a possibilidade da castração, apezar de que fico com peninha dela sentir dor… porque eles não sabem falar o que senten..
Obrigada …
Abraços



Synara
em

Oi Ana Carolina. Então está correto em termos de quando usar o hormônio. Esse secreção passa de fato ser compativel com resquicio de fim de cio. Castrar é o melhor caminho! Todo ser vivo mamifero tem receptores para a dor. E faz parte do viver. Uma dorzinha pouca pós- cirurgia não é nada, frente ao horror do abandono animal. Sem pena, os bichos são bem mais forte do que nós, que nos comovemos por tão pouca coisa, não é mesmo?
Boa sorte e coragem.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Amanda. Em principio não, mas tem que saber – cuidar – quando foi o último cio dela e como foi esse cio em termos de liberação sanguinea…Pode ser que seja um cio.. Assim como pode ser uma vaginite viral ou fúngica. Acho que essa assadura não é por que a urina “encosta” na vulva, e sim, por uma lambedura excessiva dessa região e deve ter uma causa para isso, dela lamber…Conversa com o Veterinário que atende ela e pede uam pomada para passar por dentro da vulva e por fora. Um “Quadriderme da vida” pode ajudar…Por ai.
Obrigada pela participação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Ana Carolina
em

Obrigada Dra. fiquei bem mais tranquila agora, pois sabendo que pode ser resquicio de fim de cio, paro de pensar em piometria.. que muito me assusta ..
Bom final de semana ..
Abraço.



Synara
em

Ola Vaneise. Em principio no inicio do teu relato tudo foi compativel com cio…Dezembro…depois Maio…o intervalo é de um cio e outro…Mas cio não cheira a podre…e sangra “limpo” ( vermelho vivo). Se tens certeza da idade dela, não seria comum haver uma piometra ( infecção uterina). Mas se ela tiver mais de 6 anos, pode ser que tenhamos que pensar numa infecção uterina… e podemos pensar numa infecção uterina pelo fato de voltar a apresentar os sintomas menos de 2 meses após o último cio e ter pus e sangue escuro, associado com desânimo. Ai que está a questão!! Nesse caso a idade…Mas se for uma infecção uterina manda castar ela, tirar ovário e útero.
Outro ponto desse cheiro estar tão forte assim é a higiene dela, se ela é peluda ( pela mistura de raça tende a ser) essas secreções colam no pêlo a volta da vagina e entre pernas, e os cães tem o comportamento de autohigenização com o ato de se lamberem, se ela faz isso com muita intensidade, pode ter ocasiando um eczema na região vulvar e adjacências e que pode estar dando esse cheiro conforme descreves…Vale tu fazer uma inspeção no local, ver, inclusive se não tem bicheira ali…Se tu moras em um local de verão constante isso não é impossivel de ocorrer…E bicheira fede!!! E deixa o animal bem abatido…Faça isso, inspecione primeiro a região vulvar dela e por toda a volta, se não tiver nada de alteração no local, temos que pensar em algo uterino, urinário, enfim. Sâo as dicas que posso te dar e o racicocinio que posso fazer baseada no teu relato. Valeu?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



jose carlos
em

oiu tenho uma cachorra de 4 anos dou injecoa para nao engravidar,mas de uns seis meses deu para sair uma secrecao da vagina dela de cor clara as vezes um sangue fraco nao temos veterinario na regiao,ela pariu umas vez mas ja tem uns dois anos .o que posso fazer com ela?grato jose.



Synara
em

Oi José Carlos. Se tu vinhas aplicando a injeção a cada 6 meses e parou por uns meses, tudo indica um cio por ai… Quando der manda castrá-la. Por hora, espere uns 60 dias – cuidando com machos, por que se for um cio há risco de cruza – e faça aplicação do hormônio novamente. Com isso, pelo menos tu evita filhotes nela. Valeu?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Ana Carolina
em

Dra andei falando com você esses dias,sobre minha cachorrinha da raça Dachshund, queria contar que levei ela no veterinario e era piometra mesmo, ela foi operada hoje… graças a Deus correu tudo bem… agora é cuidar da recuperação dela …
Obrigada pelos conselhos mais uma vez.
Abraço!



synara
em

Oi Ana Carolina. Se era ou não uma piometra, passa a ser secundário… Castrou, melhor para ela , para ti, para tudo o que se refere a situação reprodutiva da tua cachorra. Vai dar tudo certo na recuperação. Verás.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Gustavo Milagres
em

Prezada Synara Rillo;

Pode parecer meio repetitivo mas aí vai o meu relato:

Tenho uma cadelinha Labrador que completou 3 meses no último dia 29. Quando ela completou seus dois meses, eu e minha esposa observamos a presença do tal corrimento vaginal esverdeado. A veterinária dela disse que, esse corrimento era “normal” e que não seria motivo para preocupações. Ela recomendou o uso de creme vaginal (para humanos) para controlar o corrimento. As dúvidas são: 1 – Pela sua experiência, trata-se de um caso de “Vaginite da cadela impúbere”? e 2 – É recomendado o uso de cremes ou algum outro tipo de medicamento?

Agradeço o espaço e a atenção.

Gustavo Milagres



Synara
em

Oi Gustavo. Tudo indica que sim. Quanto ao uso de cremes vaginais é discutível…Geralmente, pode cursar com alguns virus caninos essa vaginite. Herpes virus é comum. Se ela está bem como um todo não vejo a necessidade de medicação sistêmica. Aos poucos vai cedendo esse corrimento. Tende a passar depois do cio…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Junior
em

Olá Drª Synara, Tenho uma cadela (Beta) da raça Golden Retriever de 1 ano e 2 meses. Ela cruzou recentemente pela segunda vez com o meu outro cão de mesma raça e de 5 anos. Da primeira vez ela não teve filhotes, creio que ela teve uma pseudo-preenhez. Não a levei ao veterinario pois ela não apresentou nenhum sinal diferente de seu comportamento normal. Da segunda vez, que tem mais ou menos 3 semanas e meia e de uns 4 dias pra cá, ela vem apresentando um corrimento verde claro parecido com uma vitamina de abacate. O que pode ser isso? Ela come, brinca e bagunça normalmente, porém fica lambendo constantemente a vulva. Me ajude por favor não quero que nada de ruim aconteça com meus animais.



Synara
em

Oi Júnior. Pode ser uma vaginite pós-coito…Pode não ser nada de maior. O fato dela lamber é como auto higienização. Vale uma inspeção do canal vaginal e ver se há lesões nodulares…ai talvez podemos pensar em uma infecção vaginal. Mas, ao mesmo tempo, se fosse uma infecção vaginal verdadeira o macho iria se sentir atraído pelo cheiro e tentaria a monta. Vaginite pode mimetizar cio…Acho que deves observar, por hora. Se ela está com bom ânimo, estado geral de saúde boa, comendo bem, urinando bem..tudo certo. Se isso persistir a ponto dela causar eczema vulvar por lambedura ai vale uma consulta com um colega. Por ai…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Dayane
em

Tenho uma cadela dachshund de 9 meses, ela começou a sangrar dia 31 de julho, acredito que seja cio, mas hoje já são 15 de agosto e ela ainda está sangrando muito. Não quero coloca-la pra cruzar e assim que acabar esse cio pretendo castra-la. O que eu faço? Agora eu estou com medo que seja alguma doeça. Desde Já obrigada pela atenção! Dayane



Rodrigo
em

Olá doutora, tenho uma filhota de pitbull de 4 meses e percebi uma secreção meio purulenta na vagina dela, e corri no google para saber as possíveis causas.

Encontrei seu blog logo no início e fiquei mais tranquilo sabendo que isso é mais comum do que pensei. Mesmo assim, irei com ela a um veterinário.

Agradeço sua boa vontade não só em escrever os artigos, mas tambem em esclarecer as dúvidas dos leitores.

Abraço, muito bom o seu trabalho.



Raquel
em

Boa tarde Drª Synara,
primeiramente parabéns pelo site e pelas dicas.

Ha 2 dias castrei minha cachorrinha SRD de 11 meses, gratuitamente, no conteiner do Prefeitura (Bicho Rio).
No dia da castração (16/08) ela ficou sonolenta durante todo o dia e a tarde comeu uma comidinha leve (franguinho com arroz).
No dia seguinte, ela comeu normalmente e esperei o prazo de 1 hora para medicá-la (Baytril e Cetoprofeno). Mas não demorou muito e ela vomitou.. Então repeti a mesma dose da medicação, pois achei que não tivesse metabolizado.
A tarde, antes de jantar, ela vomitou mais um pouco. E a noite, ocorreu o mesmo que pela manhã, ela havia jantado só que vomitou de madrugada…
Hoje pela manhã a urina dela saiu escura, diferente das outras vezes.
O que pode estar havendo com a minha cachorrinha!?

Agradeço desde já!
Att,
Raquel Alamar



Carlos
em

Oi, Dra Synara, possuo uma Pit bull com 7 anos de idade, nunca teve filhotes, e ela apresenta sangramento na vagina que não é normal, pois ela esteve no cio há uns dois meses e esse sangramento é mais forte que o normal, considerando as mestruações que teve. ela tb não quis comer ontem e está um pouco quetinha. O que pode ser? Obs.: Possuo um cachorinho macho que é a metade do tamanho dela, e convivem desde pequenos. Obrigado pela atenção.



Neita Mattos
em

Dra.Synara.
Estou muito preocupada, a minha cadela está há uns 45 dias com corrimento amarelo purulento, ela é grande quando compramos o dono disse que pastor axel, tem uns 40 kg, no ano passado ela fez uma cirurgia no útero que estava infeccionado, agora surgiu esta inflamação, foi tratada com anti-inflamatórios e antibiótico mas o problema que ela não levanta, e cresceu um nódulo na mama muito grande do tamanho de uma bola de tênis, o veterinário disse que não tem o que fazer pois está aberto, e ela lambe e tira o remédio eu ponho a proteção na cabeça e ela se debate e geme o que eu faço, eles diagnosticaram uma lesão na coluna, ele está com a respiração forte, eu não quero vê-la sofrer.
Me ajude.
Neita Leal de Mattos



Synara
em

Oi Dayane. Muitas vezes no primeiro cio o sangramento pode ser mais longo. Castrar é a melhor medida.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Raquel. Obrigada pelas palavras de incentivo. O sangramento é comum de ocorrer pós- castração. O canal vaginal está proxima ao canal urinário e ao uirnar pode sair um poquinho de sangue nos primeiros dias. Os vômitos devem ser pelo Cetoprofeno. Suspenda-o. Mantenha apenas o baytril. Compra em farmácia humana Omeprazol de 10 mg e faça ela tomar uma cápsula por dia durante 7 dias. Vai dar tudo certo.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Raquel. Obrigada pelas palavras de incentivo. O sangramento é comum de ocorrer pós- castração. O canal vaginal está proxima ao canal urinário e ao urinar pode sair um poquinho de sangue nos primeiros dias. Os vômitos devem ser pelo Cetoprofeno. Suspenda-o. Mantenha apenas o baytril. Compra em farmácia humana Omeprazol de 10 mg e faça ela tomar uma cápsula por dia durante 7 dias. Vai dar tudo certo.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Carlos. Leve num Veterinário e peça uma ecografia de utero para avaliar se não é infecção uterina. Se for mande-a castrar. Por ai.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Neila. Tem que retirar esse nódulo com cirurgia. E fazer um Rx de tórax. Tem que ser por ai…Mais que isso me limito.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Michelle
em

Olá Doutora! Tenho uma basset cofap misturada com poodle que completa um mês hoje, dia 27 de agosto, a mãe logo após o parto começou a sangrar pela vagina e seguiu com secreção igual a pus, os donos estão administrando um antibiótico por conta deles, não imaginávamos que acontecesse o mesmo com ela. Agora a minha filhote esta na mesma situação, o que faço, ela é muito fraquinha e chora o tempo todo, só pára se estiver no colo. E a urina está escura, bebe bem pouca água. Desde já agradeço.



andreia
em

Olá, eu tenho uma cadela da raça boxer, mas não sei sua idade ou até mesmo se ela é operada, recentemente ela entrou no cio. gostaria de saber se mesmo a cadela sendo operada ela entra no cio? como posso saber se ela ja foi operada?



Synara
em

Oi Michelle. Pode estar desitratado teu cão…é filhotinho…tem que aquecer, preparar uma madeira com leite morno para ele, caldo de carne ( da carne, mesmo…suco da carne cozida na panela) e ver se ele consegue sobreviver. Por ai…mais que isso me limito, mesmo.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



ana
em

minha cadela está fazendo coco ralo e escuro com odor o que pode ser?



Synara
em

Oi Ana. Pode ser um monte de coisa…ou não ser nada. Não me tirem para mágica nem para “agropecuária” on-line…Não é assim…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Andreia. Se a vulva inchou, se ela está tendo sangramentos e atraindo machos pode ser cio, sim. Se ela foi castrada – ou te disseram que era castrada – ai já outro papo.. Pelo que descreve ela está em cio. Ou a cirurgia deixou restos de ovários…Por ai…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Adriana Ferreira
em

ola! Tenho uma cadela pincher de 1 ano e 6 meses, ela esta com um corrimento parece uma clara de ovo meio esbranquiçada eu acho que ela tem dores porque ela geme e se contorce toda, não esta comendo e anda bem triste.



Thalita
em

olá doutora,

tenho uma pincher há 9 anos. Cinco anos atrás ela foi atropelada e estava grávida, porém com o acidente teve que retirar os filhotes e o veterinário também retirou o útero. Depois desse fato, minha cadela continuou a entrar no cio normalmente, mas não pode engravidar.
Porém, este ano, percebi que o cio durou por mais de 30 dias. Não estranhei pois acabei de ganhar um macho e pensei que fosse por causa dele.

Hoje percebi que minha cadela estava mais magra, comprei vitaminas e nada. Então brincando com ela, reparei que no seu peito, próximo à vagina, havia um nódulo. Apertei para ver se sentia dor, mas notei apenas um incômodo. A vagina também continua inchada como se estivesse no cio e soltando um corrimento grosso com aspecto amarelado.

Pelos depoimentos acima, será que minha cadela está com vaginite?

Obrigada,
Thalita.



Rosana
em

Ola Doutora!tenho uma cadela vira lata, peguei ela na rua. Faz cinco anos que estou com ela. Ela ta castrada ha um ano e meio ela entra no cio, isso e normal? alguns meses atraz notei um corrimento nela meio amarelado. Procurei o veterinario ele passou um atibiotico ai acabou o corrimento, que acabo voltando. De vez enquando ele ta amarelado depois escuresce, estou muito preocupada com ela.Desde ja agradeço.



Synara
em

Oi Thalita. Não era para estar entrando no cio, sangrando e tudo…se foi retirado útero e ovarios. Acho que vale uma ecografia para tirar a dúvida. Esse nódulo pode ser uma mama infartada ( inchada). Por ai..
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Rosana. Se foi castrada não é normal, comum, entrar no cio…não.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Lisiane
em

Olá doutora!

Temos uma labradora de 06 anos que foi castrada há 18 dias por ter tido piometria. Ela se recuperou bem mas notamos que quando ela faz xixi aparece às vezes uma gota de sangue. Ela brinca, come, bebe água e faz as necessidades normalmente. É normal ainda sair sangue, mesmo que pequenas gotas depois de tanto tempo?

Grata

Lisiane



Maira
em

Olá Doutora,
Tenho uma dachshund de 4 anos e essa noite começou com o que me pareceu um corrimento meio marrom, assustei qdo vi no lençol dela hj de manhã, pois parecia sangue, mas na verdade parece mais um gel “amarronzado” que ela não para de lamber. O que pode ser?

Desde já agradeço.



Synara
em

Oi Maira. A primeira coisa a fazer é lembrar quando foi o último cio dela. Descartar que não está em cio. Depois ver a possibilidade algo uterino ( mas é jovem para piometra). Por ai…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



iara
em

POR FAVOR ME DE UMA ORIENTAÇÃO.TENHO UMA CACHORRA PASTOR ALEMÃ,COM 1 ANO E 6 MESES.HÁ UNS 10 DIAS ELA COMEÇOU A APRESENTAR UM CORRIMENTO DE COR CREME,JÁ LHE DEI 5 DIAS UMA INJEÇÃO DE ANTIBIÓTICO,MAS NÃO ESTÁ RESOLVENDO,O CORRIMENTO CONTINUA.VOU AGUARDAR UM PARECER E ATÉ UMA INDICAÇÃO DE ALGUM REMÉDIO!!OBRIGADA!!



Synara
em

Oi Iara. O primeiro ponto é descartar se ela está próxima de entrar em um cio ou se está em pós-cio. Não sei se antibióticos a revelia vai resolver..
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



iara
em

PREZADA DOUTORA,RECEBI SUA RESPOSTA E LHE AGRADEÇO A ATENÇÃO.GOSTARIA DE MAIS UMA LUZ SUA:O CORRIMENTO DELA CONTINUA,ELA TEVE UM CIO TRES MESES ATRÁS,QUE DUROU 15 DIAS,AÍ TUDO FICOU NORMAL APÓS O TERMINO DESTE CIO.PASSADO 2 MESES DESTE CIO,ELA ENTROU NOVAMENTE EM CIO,QUE DUROU UNS 7 DIAS E FOI BEM MAIS FRACO QUE O OUTRO CIO.APÓS O TERMINO DESTE SEGUNDO CIO,ELA JÁ FICOU APRESENTANDO ESTE CORRIMENTO.GOSTARIA DE MAIS UMA ORIENTAÇÃO A RESPEITO.OBRIGADA!!



Giselle
em

Oi, Synara…minha cadelinha pariu dia 26 do mês paassado (agosto) e continua com corrimento avermelhado, uma secreção que mistura transparência com sangue vivo. Tenho dois machinhos que convivem com ela, ambos NÃO tentam cruzar ela, ou seja, não são atraídos pelo odor desse corrimento, mas vez ou outra querem limpar (lamber). Inclusive um deles é o pai dessa ninhada que nasceu. Como NÃO a noto sem apetite, nem cansada, nem tristinha, acho que ela está bem. Mas será que está mesmo? Seria bom dar-lhe algum antibiotico e/ou antiflamatório? Obrigada! Giselle.



Synara
em

Oi Iara. Deve ser algo relacionado ao ciclo reprodutivo dela e suas particularidares fisiológicas pelo que descreves. Eu vou te orientar a que castre tua cachorra. Independente da causa disso tudo. Não por ser algo patológico, pois creio que não seja, mas por toda uma prevenção que a castração traz para a saúde dela. Se pensas em tirar cria dela, peço que repenses essa atitude, já tem cão demais nesse mundo! Se não fosse assim não haveria tanta necessidade de campanhas de proteção ( adoção) de cães e gatos. Vamos ajudar a amenizar essa situação. Começando por quem tem cachorras…Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Giselle. Em principio é limpeza uterina normal , mesmo por esse tempo. Essa “descarga” uterina pós parto varia de cadela para cadela ( número de filhotes, distensão adbominal, caracteristicas do endométrio, etc). Quanto ao macho querer lamber é comum dentro do comportamento canino. Mas pensa em castrar tua cachorra, Giselle. Veja a quantidade de cães por ai. Tem que cortar esse ciclo de nascimento de cães, quem quiser ter um cão que adote um. Estamos já em superpopulação canina. Me parece que as pessoas não deixam ” a ficha cair” em relação a isso. Quem gosta de cães não vê raça…Pense e ajude começando por ti mesma a ter essa consciência.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



iara
em

OBRIGADA DRA.,EU VOU CASTRAR SIM,POIS CRIA DESTA CACHORRA,NÃO ESTAVAM NOS PLANOS!MUITO OBRIGADA PELA SUA ATENÇÃO!



Giselle
em

Oi, Dra….obrigada pela dica. Realmente deve ser por conta da quantidade de filhotinhos sim que ela teve, foram 10. Ela é uma poodle, a coloquei para cruzar, pois sempre ouço falar que essa raça tem uma propensão maior que outras a criar cisto e até câncer na mama e dizem que uma forma de ajudar a prevenir é cadela ter dado de mamar pelo menos uma vez. Amo muito minhos auauzinhos e faço de tudo para vê-los felizes, bem alimentados e cuidados. Ia levá-la ao veterinário para ver isso, mas como gastei muito mês passado e início deste com um dos meus caezinhos (consulta, 2 hemogramas, frontline, vitaminas (glicopan, hemolitan), antibiotico, antinflamatório, scalibor e aplicação intravenosa de medicamento) não estava economicamente pronta pra mais outra esse mês e certamente além da consulta teria exames. Esse meu cachorrinho que gastei muito, ele tava anemico, com doença do carrapato, aí aproveitei e comprei as vitaminas grandes para dar para todos e ele por ser bb, precisava da coleira dele (scalibor), fora as vacininhas. Mas graças a Deus refiz o hemograma e ele ficou curado, mas apresentou uma leve infecção, daí, antibiatico por 7 dias. Está com quase 6 meses…lindo e muito danado, pula mais que canguru….quanto a castração, vou pensar sim em fazer….agradeço sua atenção, muito obrigada…Giselle.



Lisiane Pedroso
em

Bom dia Dra. Synara!

Temos uma labradora de 06 anos que foi castrada em 02/09 por ter tido piometra. Ela se recuperou bem mas notamos que quando ela faz xixi aparece às vezes uma gota parecendo clara de ovo com sangue. Tem dias que não sai nada mas tem dias que ela apresenta esse corrimento, às vezes mais claro e às vezes mais escuro e ela acaba lambendo ele e aprsenta hálito bem desagradável. Ela brinca, come, bebe água e faz as necessidades normalmente. É normal ainda sair secreção, mesmo que pequenas gotas depois de tanto tempo, sendo que onde foi feito o corte da castração já está bem cicatrizado?

Grata

Lisiane



Magda Tarocco
em

Doutora meu nome é Magda, tenho uma cachorra Poodle, ela pesa 2.700, vai fazer 8 anos em Novembro, nunca cruzou, quando ela entra no cio ela não está sangrando, a vulva fica inchada, e só sai um liquido como agua, não tem odor, nem sangue,gostaria de saber se é normal, na idade dela não sangrar mais, ou se é alguma coisa mais seria.
Ela está com as vacinas em dia.
No aguardo de uma resposta, agradeço



Dedé Salgueiro
em

tenho uma cachorra pastor alemão com seis meses e sai da ”vagina” dela uma espécie de ‘’secreção” o que pode ser,alguém saberia me dizer?



Synara
em

Oi Lisiane. Penso que pode ser comum essa secreção em face do procedimento cirúrgico de piometra. Ás vezes o coto uterino ( parte do útero onde são feitas sutura dos grandes vasos) fica com alguma reação inflamátoria e pode trazer esses sinais que a tua cachorra está apresentando. E tua cachorra mostra sinais de boa sáude, comendo, bebendo água, enfim, dentro do normal dela, então não há por que preocupar-se em principio. Com o decorrer das semanas tende a ceder.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Magda. Se todo realmente ocorrem esses sinais e tu caracteriza como a época de cio dela, acho que, por hora, isso é comum. Talvez alguma alteração ovariana pela idade, mas nada que preocupe. Mas é legal castrar ela assim que der. Com isso tu vais prevenir patologias uterinas futuras que possam vir a se manifestar, entre elas a piometra. Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



luzia
em

ola Dtr: synara tenho uma cadela pooldo,ela vai fazer sete meses e esta com uma secreção vaginal meia amarelada e esta comendo pouco o que pode ser isso? boa noite.desde ja à agradeço.min responda por favor.



Synara
em

Oi Luiza. Pode ser um cio qurendo se apresentar…Assim que der castra tua cahorra, virá em beneficio dela como um todo.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



José de Lima
em

Ola me ajudem por favor, minha cadela tem uns 9 meses mais ou menos e entrou no cio e tenho um podlee tambem, separei ele dela para não cruzar e acontece que discuidei o os dois cruzaram, um dia depois conversei com o veterinário e ele me aconselhou aplicar uma injeção para ela abortar, ja faz uns 20 dias mais ou menos ela ainda esta como se estivesse no cio a vargina inchada mais esta comendo normal sem sangramentos esta como se estivesse tudo normal, este quadro é normal ou preciso procurar novamente o veterinário.
Desde ja agradeço pela atenção.
Atenciosamente:
José de Lima
Piumhi-MG



Paola
em

Ola Doutora, minha York tem 8 meses e entrou no cio, tem uns 6 dias que parou o sangramento, e percebi hoje um liquido espesso, amarelado em sua vagina, e tem tipo uma verruga perto da vagina. Será uma doença grave? Obrigada. Paola



edinalva
em

ola doutora synara
levei minha cadela podle,pra tomar a primeira dose de vacina a onze dias,e ficou inchado,tipo um caroço,voltei ao pet e ele falou que é normal,mais nao quer desinchar,ja fis compresa de gelo e passei andiroba e nada,estou preocupada ela sente quando a gente pega.o que eu faço, me oriente por favor.



Diana
em

Oi Dtra. Tenho uma cachorrinha vira lata 03 anos que foi castrada com 8 meses em virtude do inicio de uma piometra. Ela teve vários probleminhas de saúde não relacionados (alergia no pelo por causa do antibiótico), infecção intestinal (ficou internada e atualmente trato com probióticos e ração intestinal da royal canin,também uma infecção no ouvido ainda em tratamento, mas o mais recente problema que está tirando o sono é que ela está com a vulva sempre suja de sangue e com ferida, já levei na veterinária e foi feito o ultrassom, mas não mostrou nenhuma alteração,ela disse que era externo e receitou equiderme para passar dizendo que em 03 dias resolveria, mas faz 01 mês e continua igual ( eu acho que piorou) mas a veterinária diz que ela lambe e está provocando o ferimento para chamar a atenção,o que acho muito dificil. E disse que poderia iniciar um tratamento com antibiotico, o que rejeitei porque a cachorrinha é alergica, irei levar ela em outra veterinária porque estou inconformada com esse diagnóstico e a pobrezinha sofre com o problema.Não consigo acreditar que somente com a lambedura ela provoque ferida e sangramento, isso é realmente possível?



Synara
em

Oi José. Tua cachorra esta sob ação de hormônios, portanto, quando se faz esse medicamento com o intuito de “abortar” ela volta a fazer um cio. Cuidar com o macho para não haver cobertura. Mas o melhor que tens a fazer pela tua cachorrra é mandar castrar quando sair desse cio. Castração é saúde!!
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Paola. Essas secreções são comuns após o sangramento e ela ainda está no processo de cio. Castra a tua cachorra, e dê qualidade de vida para ela. E por tabela seja uma dona de cão consciente e que dá exemplos para o bem estar dos animais.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Edinalva. Pode ser esses “inchaços” pós- vacinais. Por hora não se faz nada, procura não tocar ali, por que é dolorido mesmo, o gelo não ajuda. Tende a sumir dentro de 30 dias…se inchar muito pede para o colega fazer uma infitração de corticóide no “caroço” – infiltrar uma dose e deu. Mas vale esperar, porque some com o tempo.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

O Diana. Acho que a lambedura é a causa principal dessa ferida e sangramento vulvar. Pelo menos por enquanto. Tens que colocar um “Colar Elisebetano” ( tipo aqueles “capacetes” para cães) para evitar essa lambedura. Ela não pode lamber mais a ferida. Aconselho a lavar a ferida com água fria 3 x ao dia e depois passar a pomada. Nesse momento devem sair com ela para passear ou segurar, distrair , para que ela não sente e tire a pomada. 15 minutos deve ficar sem sentar, por isso o melhor é dar uma volta com ela que passa rápido esse tempo.
Passar Rofocina em spray ( farmácia humana) 1 x ao dia. Penso que deviam entrar com uns 3 dias de corticóide conforme o peso dela, vai ajudar a desinflamar essa vulva. O tempo de tratamento é o tempo de melhora dessa ferida. Quanto mais tu te dedicar mais rápido cura. Pode levar no minimo 3 semanas.
Depois procedam com um exame vaginal básico e vem se não tem nada no canal vaginal.
Acho que é por ai o caso da tua cachorra.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Joana Moura
em

Boa noite,

tenho uma cadela de raça epanhol com 3anos e meio, ela teve o cio mais ou menos a duas semanas mas agora apresenta a vagina inchada e com sangramento tal e qual como quando tem o cio. O que poderá ser?



Jessica
em

Olá Synara. Tenho uma cadelinha que vai fazer 3 anos agora em novembro,ela já teve filhotes 1 vez, e faz 20 dias que ela estava no cio,vi que ela cruzou,e logo após isso , venho percebendo que possui um corrimento mucoso amarelado,o que pode ser?Ela não come, e nem brinca, coisa que ela adora fazer.Tem algum remedio que eu possa tar dando?
Aguardo.



Synara
em

Oi Joana. tem que ver se não houve aplicação de hormonio para o cio, vários fatores hormonais internos e exógenos podem estar envolvidos. Castra que é a melhor solução para todo e qualquer alteração nos órgãos reprodutivos dos cães. Castração! Saúde!
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Jessica. Estou fazendo companha pela castração! Castra que é melhor para a saúde da tua cachorra. Se já pegou cria, castra depois. Mas castra! Ajude a diminuir o abandono animal por meio apenas da tua consciência, que seja. Já é alguma coisa…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



izabel
em

Boa tarde.
Tenho uma Pastora com 11 anos de idd.Foi castrada qdo tinha 4 anos,Um ano depois de castrada ela entrava no cio(cio mais curto) a veterinaria disse que estava com um foliculo,foi operada mas não encontrou o tal foliculo.Qdo ela estava com mais ou menos 9 anos +- começou um corrimento marron.Foi diagnosticada como piometra de côto.Ja nos foi receitado varios tipos de antibiotico.Ela melhorava,mas algum tempo depois tudo voltava.Foi receitado Dicural,por causa de bicheiras,o que ajudou,achavamos que tinha curado mas uns 3 meses depois tudo voltou.Já não sabemos mais o que fazer ou quem procurar,pois vários vet.a consultaram e receitavam antibióticos.Demos dicural de novo e desta vez não resolveu.Por favor nos ajude,pois nova cirurgia esta fora de questa.Ela foi aberta 3 vezes por causa dessa doença e até hj não resolveu.O que me aconselha?
Grata.



Synara
em

Oi Isabel. Geralmente quando uma cadela castrada entra no cio ( com todas as caraceristicas de cio: vulva inchada, sangramento e atração dos machos) é por que ficou algum restos de tecido ovariano que pode seguir produzindo hormônios. Foliculos?? Não tem como!! Se tiraram ovários.. Teria que ter mais dados sobre tua cachorra para poder te dizer algo mais preciso. Mas tem que haver uma inspeção da vagina, ver se não em alguma lesão ali, localizada. Investigar com uma ecografia a bexiga…. Acho que cirurgia abdominal não deve ser feita. Se quiseres me mandar mais dados e uma boa história clinica dela posso tentar te ajudar mais..Pode enviar direto para o e-mail.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Roseny
em

TENHO UMA CADELA DA RAÇA AQUITA ELA TA SANGRANDO PELA VAGINA E PINGA MUITO .
E TANBEM TA COM A VAGINA ABERTA O Q SERA



Synara
em

Oi Roseny. Aposto em cio.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



herminia
em

tenho uma cachorra (caniche)prenha faz os 2 meses a 25-11-2011 começou com um corrimento expesso é mau?
obrigada



Synara
em

Oi Herminia. Não é mau, não.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



herminia
em

Obrigada Dr, assim fico mais descansada.



Sandrynha Lima
em

Oi bom dia, tenho uma pergunta a fazer…
Tenho uma poodle com 2 anos e 4 meses, ela de 1 més pra cá tem apresentado um tipo corrimento, ela acaba de tomar banho e logo tá com os pelinhos do rabinho tudo duro, hj eu tava com ela e percebi que ele é um liquido liso e visgoso o que será que ela tem, pq ela fez um exame recentemente e não deu infecção!
Ela tomou anticoncepcional e não menstrua a mais de 1 ano, o que devo fazer???…aguardo respostas!!!



Synara
em

Oi Sandrinha. Castra a tua cachorrinha que tudo isso se resolve. Obrigada pela particpação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



giovani
em

Olá Dra;tenho uma cadela da raça cocker que está com 6 anos,aos 3 meses foi castrada.Apareceu um corrimento escuro a levei ao veterinário que desconfiou de inflamação de piometria.o ultrassom descartou,a suspeita foi de vaginite,recomendou limpar o local com sabonete íntimo humano.Após dez dias de limpeza apareceu um corrimento intenso branco a amarelado então,o veterinário colheu material para laboratório e recomendou que colocasse creme vaginal humano.Minha dúvida será que faço este procedimento, pois ela é muito agitada e tenho mais dois cães, não tenho como separálos para que não lambam o creme.



Synara
em

Oi Giovani. Uma cadela castrada aos 3 meses não terá piometra. Não teria muito sentido o ultrassom para a busca de piometra. Mas enfim. Se esse corrimento foi controlado com esses procedimentos que o colega está te indicando, acho que deves tentar colocar o medicamento. Tem que segurar bem, passar a pomada. Passa com o dedo mesmo, por dentro de todo o canla vaginal. E fica segurando ela alguns 15 minutos para não irem lamber os outros cães e ela mesma. Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Gisele
em

Boa Noite,

Tenho uma cadela da raça boxer que está com 3 meses.

Há 3 dias ela apresetou uma secreção vaginal, parecido com um corrimento.

Sempre aparece depois que ela faz xixi… a secreção tem uma cor amarelo esverdeada e é um pouco mucosa.

levei ao veterinário que me recomendou dar meio comprido do remedio Baytril a cada 12 horas por 5 dias, ja estou dando há 3 dias e não vi melhoras…

Não há alteração no quadro clínico dela, continua comendo e brincando normalmente.

Aguardo retorno

Abraços

Gi



Gisele
em

Boa Noite,

Tenho uma cadela da raça boxer que está com 3 meses.

Há 5 dias ela apresetou uma secreção vaginal, parecido com um corrimento.

Sempre aparece depois que ela faz xixi… a secreção tem uma cor amarelo esverdeada e é um pouco mucosa.

levei ela ao veterinario o qual me recomendou dar a ele Baytril meio comprimido a cada 12 horas por 5 dias….
dei todos os remedios na hora certa porem nao melhorou.

Não há alteração no quadro clínico dela, continua comendo e brincando normalmente.

Aguardo retorno

Abraços

Gi



herminia
em

Boa noite. Mais uma vez me dirijo a Dr.para pedir um ajuda nos seus conhecimentos.Minha cachorra (caniche) hoje eram 8 da manha teve um cachorrinho quando vim do trabalho as 17 tinha 3 .São 19horas ainda me suja tudo com o líquido amíotico,será que ainda estara para ter mais algum,é normal depois de tantas horas ou existe algum problema necessitando de ajuda médica



Evenelda
em

Boa tarde,

Tenho uma Pincher de 1 ano e 3 meses, o primeiro cio foi em setembro/2011.
Faz uma semana que observo que ela sente muita coceira na vulva, ela lambe muito e chega a emitir sons que sugerem incomodo. Isso é normal em caes? devo me preocupar? isso pode ser alguma alergia?
A ração inaquedada pode prejudicar a imunidade dela, posso dar a ela alguma comida caseira, como arroz integral com cenoura e frango sem gordura?
Att
Evenelda



Adrielly
em

minha cachorra tem doze anos, a 5 meses ela fez uma cirurgia para retirar alguns caroços na região dos mamilos pois ela nunca teve cria e deu isso. A alguns dias ela não pára de chorar (como todas as vezes que ela entra no cio) mas dessa vez já tem muitos dias e agora ta saindo um liquido branco misturado com sangue da vagina dela, que suponhamos ser leite e ela nao pára de chorar de dor.. o que vc acha que é? Pois os ignorantes dos meus pais acham que é normal e que a dor vai parar sozinha, e eu não posso levar ela no veterinário sem autorização deles.. só preciso de um parecer pra convence-los a leva-la. O que acha? qualquer coisa favor entrar em contato comigo por e mail. Grata



rafael
em

ola synara!estou com uma cadela com corrimento vaginal transparente,dificuldade de respirar e falta de apetite,o que pode estar acontecendo?abraços!Rafael



wesley
em

ola. boa noite. Tenho uma pitbull que a um pouco mais de 3 meses teve filhotes. desde apos o parto ela começou a sangrar um pouco e hoje percebi que sua vagina esta inchada e tem tipo de uma bola e agora ta sangrando mais. oque pode ser. ?



Synara
em

Oi Gisele. Compativel com vagiinte juvenil com possibiidade de ação viral ( herpes). Nada a fazer. Não vejo muito sentido para uso de antibiótico. Quando chegar perto dos 5 meses castra ela. Essa é a solução.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Gisele. Já te respondi.



Synara
em

Oi Herminia. Pleo tempo que te respondo tudo já deve ter sido solucionado. Mas pela tua pergunta pode ser que seja placenta que ainda não foi expulsa…pode ser que venha outro filhote…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Evenelda. Pode ser uma infecção fúngica ou assadura por tanta lambedura. Passa a pomada Quadriderm por dentro do canal vaginal dela e por fora, pela vulva. Poe ela na guia e vai passear com ela para não lamber a pomada. Talvez seja necessário usar o colar elisebethano para ela não lamber , até curar isso. Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Adrielly. Isso parece um quadro de pseudo gestação. Uma alteração fisiológica que acontece o pós cio; comum em algumas cadelas. Esse choro não é de dor…é instintivo, da inquietude materna…Acho que vale primeiro observar tudo e esperar, pois tende a passar em dias…Ficar atenta apenas ao útero, pois pode advir alguma alteração. Por ai, mais que isso me limito.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Rafael. Não sei o que pode ser especificamente…Mas pode ter algum envolvimento viral no organismo dela, ficar atento para Cinomose.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Wesley. Pode ser um prolapso vaginal. Manda castrar assim que der. Tudo se soluciona com a castração.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Laura Amorim
em

Olá Dra. Synara!
Minha cadela(Byoncé)está prenha, aproximadamente 50 dias, e está com um prolapso vaginal. Levei a uma clínica veterinária, onde a Byoncé fez a cirurgia do prolapso, e a Dra. me disse q caso ela não melhorasse até o dia do parto, terá que fazer um parto cesariano. Mas já faz uma semana após a cirurgia e não vi nenhuma melhora. O que devo fazer? Os filhotes vão sobreviver? E o que acha que causou esse prolapso?
Att, Laura Amorim



andreia
em

Ola dra ! Tenho uma cachorro de 7 meses que foi castrada na quinta -feira , e o veterinário disse que tirou o útero e o ovário dela ,de ontem p/ cá notei com começou a escorrer uma aguinha como se fosse um sangue rala do local ,eu estava dando p/ ela p/ conta própria remédio pra dor ,sera que seria melhor eu começar a medica la com anti-inflamatório ? E qndo levamos ela no jornal p/ fazer xixi , ela tem vontade de fazer coco ,mas acho que ela esta com medo isso é normal ? eu posso dar o anti-inflamatório p/ ela ? Muito obrigada !!!



Suellen
em

Olá Dra! minha cachorra tem 7 meses e ontem eu notei que ela está com dificuldade para urinar e sua vagina está inchada.Vi em alguns sites que a vagina inchada pode ser que ela esteja no cio, se for isso é normal ter dificuldade de urinar ? Ela tenta só que só sai gotinhas e ela chora quando isso acontece. O que devo fazer ? Desde já agradeço !



Synara
em

Oi Laura. Esse prolapso está relacionado ao hormônio estrôgenio ( em altas produções), quando em pré cio, no cio propriamente dito e durante as outras fases do ciclo estral. O melhor é fazer a cesariana e castrar depois. A solução para esse caso. Tudo vai dar certo. E castrar é a melhor pedida, mesmo. Já tem cão demais no mundo!! Faça a tua parte para evitar superpopulação de cães e por consequência o abandono e maus tratos.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Andreia. Acho que deves esperar…deve ser desconforto comum pós-cirurgia… Talvez um anti inflamatório por uns 3 dias ajuda. Por ai…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Suellen. Pode ser cio, pode ser uma cistite, pode ser uma assadura por lambedura…Tenta examinar abrindo bem os lábios vulvares dela e ver se não está avermelhado…se estiver pode arder na hora de urinar. Passa pomada Quadriderm por dentro dos lábios vulvares e segura ela por 20 miuntos ( ou vai passear na guia) para ela não lamber a pomada. Certo? Mais que isso me limito.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



herminia
em

Olá Dra.
Minha caniche fez cesariana pois teve 3 cachorros e 2 estavam dentro dela já mortos. Não sei se foi da anestesia a cadelinha esta como queda de pelo excessivo.Não sei se me hei-de preocupar,se devo fazer-lhe algum tratamento.agradeço a sua atenção.Um abraço



Synara
em

Oi Herminia. Castra essa cachorra que tudo se resolve.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Maria Aparecida
em

Olá doutora!Tenho uma gatinha linda,nesse mês ela nesse mês ela faz 3 anos.Estou muito preocupada com ela pois ela tá com uma secreção transparente ou esbranquiçada na boca,nariz e orgão genital!há algum tempo atrás percebi que ela tava balançando a cabeça como se tivesse alguma coisa incomodando.Mas melhorou e agora tá desse jeito,ela tá um pouco triste e procura se isolar.Oque será que ela tem!A minha situação financeira não é tão boa,então gostaria de saber oque ela tem para eu me dirigir ao local certo.Espero ansiosa resposta em breve. obrigada!



Patricia
em

Olá Dra! Parabéns pelo site, já adicionei a minha lista de favoritos! ;)
A minha cachorra de 7 meses apresenta o mesmo quadro clínico citado acima.

Gostaria de uma opinião sobre a castração. Quando adotei minha cachorrinha de uma ONG, os voluntários me aconselharam a castrá-la antes do primeiro cio. Porém quando a levei ao veterinário, este me aconselhou a castrá-la +/- 3 meses após o primeiro cio, pois segundo ele, o 1o cio libera diversos tipos de hormônios, evitando que o cão engorde muito após a castração. Gostaria de saber a sua opinião sobre esse assunto.

Desde já agradeço.
Abraços,
Patricia



Daniel
em

Boa Noite
Dra. tenho uma fox paulistinha de 5 anos, nao sei o que acontece mas ela é ruim para comer, sempre tenho 3 tipos de ração em casa, carne em lata para misturar na ração, o veterinario receitou cobavital para ela, eu comprei e sempre dou para ela mas nao resolve sempre tenho que dar, um amigo meu me passou para dar pra ela sulfato ferroso dou pra ela 8 gotas ela come mas nao muito, tem dias que ela de nao comer fica com tanta dor de barriga que chega a se contorcer de dor ai é uma luta pra fazer comer qualquer coisa. Outra coisa que esta acontecendo ela nao teve cio esse ano estou preocupado ele teve cios nos anos anteriores mas que duravam 5 dias e sumiam ela nunca deu cria, passei o caso pro veterinario ele deu bola disse que é normal. Por favor me ajude ela é filha que nao tenho



Synara
em

Oi Maria Aparecida. Não entendi muito essas secreções esbranquiçadas pela boca..genitais….Ela é castrada?? Talvez possa ser algo viral…Quem sabe usa um antibiótico a base de enrofloxacina e um antinflamatório ( Ketofen), mas esse tu usa apenas por 3 dias, o antibiótico por 10 dias. Melhor seria fazer injetavel. Subcutâneo. Levanta a pele atrás das costelas e aplica. Por ai…Mais que isso me limito.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Patricia! Obrigada por estar nos teus favoritos. Olha eu não vou concordar com o colega. Não é se castrando após o primerio cio que vai fazer com que ela não engorde. A castração tende a engordar, mas os cães engordam mesmo é com o sedentarismo. Cadelass castradas que vivem soltas em áreas livres ( pátio, quintal, sitios, etc) e tem um gasto de energia não ganham peso em excesso. Mas respeito a opinião dele. Eu castraria antes do primerio cio.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



iolanda alves
em

Dra.Synara,a minha cachorrinha foi castrada e hoje fui retirar o curativo,como foi pedido e notei um caroço.Não sei se puxei com força.Porque estava muito colado.Me ajude.Obrigada.



PERLA
em

OLA BOM DIA. TENHO UMA CACHORRINHA POODLE DE MAIS OU MENOS 7 ANOS. QUANDO ELA ENTRA NO CIO FICA LOUCA, ELA NUNCA CRUZOU. POSSO DAR PREV-GEST PARA ELA? E AGORA ESTA APARECENDO UM MONTE DE CARROÇOS NA REGIAO ABDOMINAL, O QUE PODERIA SER?
DESDE JA AGRADEÇO.
BOM DIA



Monique
em

OLá , gostaria de saber o que pode ser isso , minha cadelinha de 9 mêses sem que percebemos ingeriu fêses de gato , neste dia estavamos indo viajar e à caminho ela vomitou isso , por volta de umas 2 vezes no msm dia .. Dois dias depois ela tornou a vomitar. NO dia seguibnte na vagina dela apareceu vestigios de sangue , acrditamos ser o início de seu cio , mas em seguida o sangue parece que se tornou uma esécio de água ou urina que secreta sté msm com ela dormindo , gostaria de saber se este sintoma é normalem relação ao inicio do cio , ou sei o fato de ela ter ingerido fêses de gato tenha causado alguma infecção para ela , ja que ela anda vomitando umpouco e com essa secreção .
Desde já te agradeço ..



Laiane
em

Oi Dra. Minha cadela é uma maltês e teve dois filhotes a 45 dias, sagrou no inicio e logo parou, mas hoje voltou a ter uma secreção avermelhada e com um pouco de cheiro, o que pode ser? É perigoso para minha cadela? Desde já agradeço!



Synara
em

Oi Iolanda. Sem preocupações, isso às vezes ocorre. Pode ser um seroma por reação ao fio cirúrgico ou ainda ( se esse caroço for nas pontas do corte cirúrgico) o nó do fio. Certo? Desculpe o tempo de demora para responder, mas dei uma parada para descanso.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Laiane. Olha, acho que pode ser limpeza uterina ainda…mas atentar para a possiblidade de uma placenta retida, digo isso por que relatas cheiro…mas cheiro também é subjetivo ( mau cheiro – podre- ou cheiro de sangue). Se persistir vale uma consulta ao Veterinário dela.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Ubirajara Amaral
em

Olá Doutora, peço sua orientação quanto ao caso da minha cachorrinha poodle de 10 anos de idade. Ela foi castrada quando tinha 4 anos, agora faz uns 10 dias que vem apresentando uma secreção vaginal clara, quase transparente, sem cheiro, não chega a escorrer muito, parecer ser um muco, ela lambe, e as vezes fica grudado na vulvinha dela. Estou muito preocupado, levei no veterinário, ele falou que pode ser algo normal, ação dos hormônios(mas ela é castrada??)Estou lavando a região com uma solução de ‘flogo-rosa’ e passando pomada antibiótica.Será que isso passa normalmente?Pode existir essa possibilidade de influências hormonais(estrogênio) que esteja causando essa secreção exarcebada mesmo sem os ovários?Esqueci de dizer, que ha um ano m ais ou menos ela fazia reposição hormonal com estriol, pois apresentava incont. urinária, daí depois normalizou e paramos com a medicação hormonal. Me ajude por favor, Obrigada.



Vanessa
em

Boa tarde Synara. Tenho uma cachorra SRD de 6 anos q começou com um corrimento gosmento há cerca de 2 semanas. Não tem cheiro forte, nem machucados na vulva. Parece mesmo uma gosma de cor esbranquiçada. Ela não apresenta modificações de comportamento nem de alimentação. Mas percebo q a incomoda muito, pois chega a ficar como um fio grosso pendurado.O q pode ser e o q devo fazer?? Obrigada.



Luana
em

Oi! Boa tarde! Por favor, poderia me ajudar? Tenho uma bulldog inglês de 2 anos e meio. Ela sempre foi muito saudável até que levei-a para fazer inseminação na casa de um criador de bulldogs. Ela voltou de lá com uma secreção amarelada muito fétida. Fiquei muito chateada por isso até saber que infecções desta natureza é comum a esta raça por serem gordinhos e sentarem com esta parte íntima toda colada no chão. O veterinário não fez exame e só recomendou passar uma pomada – metronidazol. Isto funcionou e parou a secreção. Sendo que uns três meses antes dela entrar no cio atual ela apresentou essa secreção novamente que foi embora sozinha. O que me encuca é que este cio veio acompanhado de um cheiro muito forte – tipo de algo em decomposição. Sei que bulldogs fêmeas não conseguem se limpar, não alcançam esta área para lamber. Mas estou na dúvida. Inclusive, até agora no final do cio ela está soltando um sangue aguado e também fétido. No final do cio cadelas não ficam totalmente secas? Ou seja, sem soltar mais sangue ou líquido algum? Seria algo mais grave que vaginite?

Desde já agradeço muitíssimo por sua ajuda!
Sucessos



Synara
em

Oi Ubirajara. Geralmente, incontinencia urinária pode ser uma complicação de uma castração. De causa não totalmente esclarecida, mas está relacionada a alteração na mucosa da uretra ( espessura) e do tonus do esficnter uretral externo devido a falta de estrogênio. Mas 6 anos depois da castração, ter sido a causa, acho muito tempo. Mas pode acontecer…biologia não é uma ciencia exata. Os efeitos colaterias do estradiol até onde sei são: anemia aplásica, baixa de plaquetas e baixa de leucócitos. Quanto a essa secreção acho que se foi retirado o útero não teria sua origem pelo uso do estradiol. Mas se ficou útero até pode ser…Pode ser uma infecção fúngica vaginal em face de uma baixa de leucócitos…mas ao mesmo tempo essa reposição hormonal foi feita a um ano atrás…Acho que no minimo um hemograma deve ser feito nela e dar uma avaliada geral no estado imunitário dela…Por ai…Mais que isso me limito.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Vanessa. Se não for castrada pode ser ciclo hormonal pré-cio…Sem esse dado não tenho como te dizer muita coisa.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Vanessa. Se não for castrada pode ser ciclo hormonal pré-cio…Sem esse dado não tenho como te dizer muita coisa.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Luana. Olha, existe todo um ciclo proprio da cadela e nesses pode haver alguma secreção residual, até 2 semanas após do cio propriamente dito. Sei que não vou te agradar com o que vou dizer agora, mas essa é a minha luta também, além de esclarecer dúvidas, proteger os cães e gatos dos maus tratos indiretos: Se tu tens toda essa informação da condição anatômica de um Bulldogue, de que para criar precisam de inseminação, de que tua cachorra voltou com uma provável infecção – pelo teu relato – de um criador que pelo visto peca em higiene, ( e nem está habilitado a inseminar sem um Veterinário – e se foi um colega quem fez, mais séria se torna a situação de falta de cuidados na hora de inseminar), por que tu não castra tua cachorra para evitar que uma raça exista para alimentar a teia voraz do mercantilismo pet?? Ou tu nunca parou para pensar nisso??? Que muitas condições genéticas trazem uma forma de maus tratos aos cães e gatos?? Tu acha certo – ético – que existam raças sem um devido critério seletivo para evitar exageros nas suas conformações anatômicas?? Tu nunca pensou que muitas raças são apenas vaidades nossas – humanas – para que possamos desfilar com um cão que supostamente é belo ou exótico?? Tu ainda não parou para pensar no grau de cães abandonados que estão por ai??? Se estimularmos mais a adoção e menos cães de raça, é uma das soluções. Bom, se eu nao abordasse isso contigo não estaria sendo leal ao meu trabalho em prol dos cães e gatos. Espero do fundo do meu coração que tu tenhas me compreendido e não se sinta ofendida.
E acho que deves pensar em fazer uma avaliação mais apropriada sobre a situação desse secreção na tua cadela. Pode haver uma metrite ( infecção uterina) por essa inseminação e ai a castração salvará a vida dela. Converse com um colega sobre isso.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Andréia Agne
em

OLA DOUTORA

Tenho uma cadela com 3 meses pastor alemão,
que esta apresentando um corrimento amarelado
um pouco sólido, este corrimento seca e volta,
estamos fazendo higiene no local com um antiséptico famoso, a veterinária dela disse
que se trata somente de uma vaginite sem maiores
consequencias.
Sera mesmo?



Izabel
em

Olá Doutora,
Tenho uma vira-lata que adotei da rua ha 6 anos,hj ela tem +- 10.Em janeiro de 2011 apresentou infecçao de utero e foi operada,ha alguns dias notei que ela está com um corrimento na vagina,percebi isso por 3 vezes,parece clara de ovo,notei sempre na parte da manha,é pouca quantidade.Como pode acontecer isso se não tem utero?Esta secreçao acontece em uma epoca onde geralmente tinha cio.Tem alguma ligaçao?Ela tb “amamenta” 2 gatinhos,isso tem alguma influencia,?Seria alguma sequela dessa cirurgia?N recordo se o vet tirou tb ovarios,trompas,ou so o utero.Ela tem desgastes joelhos e se locomove com dificuldade,seria algum problema de bexiga?Pois passa mto tempo sem urinar,esperando que a levemos.Com qual medico devo entrar em contato,com o vet que a operou ou com a vet que esta cuidando dela agora?Ela usa prednisona de 2,5 mg e condroton de 500mg pra tratar os joelhos.Me ajude e obrigado!



Synara
em

Andréia. Se leres com atenção o meu texto terás a resposta para tua dúvida. Acho que o colega tem razão.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Izabel. De fato, depende se a castração foi retirado o útero e que não tenha ficado residuo de células ovarianas. Acho que bexiga, não. Mas por vias das dúvidas uma coleta de urina com exame E.Q.U ( Exame quantitativo de Urina) associado a um antibiograma. Isso vai descartar infecção urinária. Como ela usa prednisona ( não sei a dose e nem por quanto tempo; essa medicação pode baixar a resistência do animal com uso prolongado…pode ser uma vaginite…Tenta conversar com o colega que a operou sobre como foi feita a cirurgia e tambéme conversar com a colega que a está atendendo agora. Por ai…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Irany franco Otero
em

Dra. , tenho uma cocker de 7 anos e ha uns dias em volta da boca o pelo fica amarelado sujo e fica um cheiro ruim na boca parecido com fermentação? Faz alguns meses foi feita limpeza de tartaro . Passei água oxigenada 10v em volta e agora violeta genciana , apareceu uma coceirinhas em volta do rabo e anus e ela se arrasta para coçar. Poderia me dar uma luz? Obrigada.



Synara
em

Oi Irany. Pelo teu realto penso ser QUEILITE que é uma inflamação labial. Comum nessa raça. Acho que pode ter um quadro alérgico reativo maior, e se fez tosa pode ser que tenha feito alguma reação nessas regiões dor rabo. Pela dificuldade de passar algo local, acho que deves tratar esse Queilite com corticóides e antibióticos sistêmicas. E usaria uma pomada também ( quadriderm, por exemplo). Mas tem que ter um manejo com o cão para que ele não lamba a pomada. Não tenho como te explicar tudo por aqui. Mas já te deixei uma ajuda. Conversa com um colega sobre o que te coloquei aqui.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Andrea
em

Dr. tenho uma cachorra que uma mistura de poodle com vira-latas tem sete anos a alguns dias ela apresentou uma diarreia o vet receitou Enropet 50 mg 1 comprimido por dia, mas agora a ela com um sagramento vaginal acompanhado de um pouco de pus (acredito pelo amarelado) a vagina está inchada e este inchaxo segue pela perna ele desaparece com compressas de água quente a vet me disse que o cio?? Queria uma opinião pode ajudar??!!



Andrea
em

esqueci de dizer nunca engravidou e nunca sangrau tanto!!Obrigada



Alessandra
em

Olá Synara Rillo, moro em uma cidade do interior do estado de Roraima e tenho 14 cães entre machos e femeas e todos são vira latas, acontece que uma das femeas entrou no cio, então fui a uma casa veterinária e o vendedor me vendeu uma vacina por nome TEMPOGEST para minha cadela não engravidar, acontece que eu apliquei a vacina em um dia pela manhã e no outro dia ela cruzou, e o cachorro cruzou com ela varias vezes, será que ela engravidou? Estou muito triste, pois já tenho cachorros demais e a unica solução que encontrei para não aumentar é aplicando a injeção nas femeas. Valendo ressaltar que nessa cidade onde moro não tem veterinário.
Grata
Alessandra



jhennifer
em

ola gente eu tenho uma pit bull de 7 meses e ela esta no seu primeiro cio , e criou como se fosse um bola saindo pra fora da vagina dela tenho mt medo mesmo disso.. sera que é um tumor ? eu tenhoo 12 anos pit bull e uma cachorra com brincadeiras agresivas e eu gosto de irritar ela e sair correndo kkkkkkkkkkkk pode ter cauda por isso ou ue é característico em vaginites mais significativas, também não constatei dermatite vulvar – que é ocasionada por lambeduras constantes para limpar o trato genital quanto há corrimento em profusão.como foi mencionado no texto estou apavoooooooooooooooorrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaadaaaaaaaaaaaaaa me ajude pelo amor de deus .. Deus o proteja



andrea duarte
em

gostaria de saber o que fazer minha labrador ta soutando um pus pela vagina e nao sei o que fazer ela nunca deu cria e ja e bem velha



Catarina
em

Olá,
a minha cadela foi castrada em Novembro e desde à duas semanas que às vezes deita um corrimento transparente e com um cheiro estranho.
O que pode ser?
Obrigada!



Synara
em

Oi Andrea. Pode ser cio ou outra situação de ordem reprodutiva ( ovariana e utero). Tem que saber qual periodo ela costuma entrar no cio para poder avaliar se é um cio verdadeiro ou alguma infecçào uterina associada. Certo? Mais que isso me limito em te ajudar.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi andrea. Acho que o melhor caminho se nao passar logo esse sangramento é castrar.
Abraço.
Synara



Synara
em

Oi Alessandra. A possibilidade dela engravidar é grande. Esse hormônio deve ser aplicado bem antes do cio, ou 2 a 3 meses após o termino de um cio. Mas pode dar uma esculhembada no ciclo estral dela e ter algum “aborto”…Vamos ter que esperar uns 45 dias para ver se ela apresenta caracteristcas de prenhez…Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Jhennifer. Compativel com prolapso vaginal por excesso de estrogênio. Sugiro castraçao para evitar recidivas.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



GISELE
em

OLÁ DRª SYNARA.TENHO UMA POODLE DE 5 ANOS,QUE NÃO É CASTRADA.ELA VIVE COM COCEIRA NA VULVA SE LAMBENDO ATÉ FICAR EXAUSTA.JÁ LEVEI EM DIVERSOS VET.,FIZ EXAMES DE SANGUE,URINA COLETADA COM SERINGA,ULTRA ABDOMINAL E ATÉ HOJE NUNCA FECHARAM UM DIAGNÓSTICO.ELA NÃO APRESENTA CORRIMENTO,NEM MAL CHEIRO.JA INDICARAM RYMADIL,ALERGOVET,ENTRE OUTROS MAS A MELHORA É INSIGNIFICANTE.SERÁ QUE PODERIA ME DIZER O QUE ACHA QUE CAUSA ESSA COCEIRA?



Synara
em

Gisele. A causa pode ser várias. Acho que no momento o que vale é impedir que ela lamba essa vulva. Para isso deves colocar um colar ( colar elisebetano, se chama) a volta do pescoço dela para que evite que ela lamba essa região. O que pode não estar cessando esse prurido é esse ato continuo da lambedura. Portanto, sugiro o uso desse aparato e aproveitar que ela estará impedida de lamber a regiào vulvar, passar uma pomada a base de antibióticos , anti inflamatórios e antifúngicos em toda a região vulvar e por dentro dos lábios vaginais. Quadriderm uma das pomadas que sugiro. Farmácia humana ou Veterinária. Manter o colar por no minimo 15 dias. Para que ela “esqueça” esse reflexo que está ativado nela de lambedura excessiva. Simples. E atentar se ela não sendo submetida a tosas higiências com muita frequência e isso tende a trazer alguns incômodos aos cães. Boa sorte.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



rosane
em

Boa tarde Doutora. Tenho uma cadela de 1 ano.Ela entrou no cio e cruzou eu então por mera ignorância apliquei a vacina inibidex.Resultado ela ficou prenha e teve um parto dificil, pois 2filhotes nasceram por volta das 6 horas da manhã do dia 3/01/2012, o 3º nasceu por volta das 16 horas, esses nasceram vivos ,por volta das 22horas nasceu o 4º filhote morto, nasceu o 5ºpor volta das 15 horas e o 6º por vota das 22 horas,os 3 ultimos nasceram mortos e desde então a minha cadela esta com muito corrimento,hoje os filhotes estão com 1 mes e eu quero saber se ela estando amamentando e com esse corrimento pode ser castrada desde já obrigada.



Synara
em

Oi Rosane. Acho que o ideal é castra-la daqui a 30 dias. Desmame primeiro.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Sidnei
em

Bom dia Dra.
Meu filho tem uma cahorrinha e acabou pegando cria e acho que esta perto de nascerem os filhotes.Ela não quer comer nada e tem o cocô bem liquido e escuro,fica deitadinha e quando a chamamos praticamente nem se meche,será que há algum problema ou este estado é normal,desculpe nunca tive cadela antes sou totalmente leigo nestes assuntos.Por favor me instrua no que fazer,obrigado.



Synara
em

Oi Sidnei. Teria que fazer ume exame clinico dela e verificar se é um inicio de parto, se é alguma coisa intestinal. Nesse teu caso que relatas me limito mesmo…Boa sorte.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Fernanda
em

Oi Dra., eu estou com um problema com a minha cachorra e gostaria da sua opinião.
Ela é poodle e tem 2 anos. Eu castrei ela qnd ela estava com 7 meses e ela nunca ficou no cio. Mas quando ela completou 1 ano começou à sair da vagina dela um corrimento transparente às vezes esverdeado, com um cheiro q lembra ferrugem… Principalmente qnd ela tá nervosa aparece muito. Já fizemos ultras e exames de sangue, urina… e tá td certo com ela. Mas o problema continua…O que pode ser? Existe outro exame q eu possa fazer? Parece q os médicos não estão dando atenção ao caso dela já q nos exames mostra q está td perfeito… Obrigada



Daniella
em

Boa tarde!

Primeiramente gostaria de parabeniza-lá pelo blog é muito interessante mesmo, adorei.
Agora vamos falar da “hanna”minha cadela pastor alemão tem 19 dias que ela esta sangrando pela vulva, ha 19 dias atras achavamos que ela estava nocio, com 9 dias o sangramento diminui e levamos ela pra casa do pastor alemão macho para cruzamento ela ficou la 6 dias, me falaram que o cachorro tentou cruzar varias vezes mais n~~ao viram eles cruzando que talvez eles tivesse cruzado anoite. Enfim trouxe ela embora nesta quinta-feira dia 23/02 e ela ainda esta sangrando. Estou comedo de não ter sido um cio e talvez alguma doença. ostaria de uma opinião será que é normal ou devo leva-lá ao veterinario?

Obrigada, aguardo retorno. Fique com Deus



Eliana
em

ola,tenho uma cadela de quase 2 anos,ela entrou no cio,nao percebemos e vacinamos para nao criar,depois de alguns dias, começou um corrimento amarelado grosso,ja tem um mes .o que posso fazer?tem remedio?



Synara
em

Oi Fernanda. Se nada foi dectado não é motivo de preocupação. Quanto mais exames e fuçarem nela mais esse bicho se estressa. O canal vaginal tem uma flora bacteriana normal e pode , por n motivos haver um desequilibrio dessa flora e trazer esses corrimentos… Faz uma solução com 200 ml de água com duas colheres de sopa de vinagre, molha bem um algodão, segura bem essa cadela, e passa o algodão por dentro dos lábios vaginais, espreme um pouco o algodào com essa soluçao dentro da vagina. Depois disso poe ela na guia e leva para caminhar por 15 minutos. Tempo de ação do produto e para desfocar atenção dela ao manejo. E para ela não lamber a vagina logo depois de aplicar o produto. Faz isso dia sim, dia não, perfazendo um total de 7 aplicações. Isso pode ajudar…certo?
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Daniella. Sem saber a idade dela, e mais detalhes sobre esse sangramento, tipo qual foi o últmo cio dela, fica dificil eu te ajudar. Mas acho que a castração dela seria uma boa. Se cada um de nós evitar que seus cães tenham crias ( sejam animais de raça ou não), muito contribuiriamos para amenizar a superpopulação de cães que já estamos vivenciando no mundo. Tem tanto cão precisando de um lar, de um território para cuidar…Desculpe, mas meu trablho visa a conscientização das pessoas sobre esse fato, tanto quanto os ajudar nas questões clinicas de seus animais de estimação…Fica por isso esse meu comentário.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Eliana. Castraçào é a solução!
Abraço fraternp
Synara Rillo
Médica Veterinária



ariana e andré santos
em

Oi Drª Synara boa tarde! Primeiro quero elogiar seu trabalho sempre tão gentil em nos ajudar com nossos filhotes tão amados!

Estamos apavorados com o que tem acontecido com nossa cachorra Lhasa Apso chamada Amy que esta agora com 4 meses.Preciso da sua opinião!

Pegamos ela em Dezembro com 43dias e ao completar os 45 dias fomos ao vet dar a primeira vacina mas ai começou nossa luta com uma otite e uma infecção na vagina fortissima que até agora 3 meses depois não melhorou e nem a vacina ela pode tomar…

Ela começou tomando amoxicilana 0,3ml de 20/12 até 07/01 não melhorou dai entramos com europet 50mg 1/2 comprimido ao dia até 14/01 sem resultado passamos a dar flagyl 1,7ml até 24/01 onde ela fez exame fezes e deu giardia sp raras dai tomou giacoccide 1 1/4 comp.

Em 02/02 o problema da infeccção na vagina continuava mesmo com tudo isso de medicação e nós limpando com sabonete intimo todo dia.

A vet passou flagyl agora 2,5ml e apos exame atb que deu pseudomonas sp e sensibilidade ao cloranfenicol,doxiciclina, enrofloxacina, polimixina,oxacilina ela receitou doxy 3,50ml do dia 11/2 até 23/02 onde a Amy passou mal vomitando e soltando uma baba transparente e no nosso desespero corremos para a clinica vet de onde compramos pois até este momento não haviamos conseguido contato com eles e estavamos levando em vet particular..
Deram soro e suspenderam os medicamentos e fizeram uma exame para ver figado onde deu alteração na fosfatase fosfatase alcalina 122 com limite de 108 e no tgp 35.7 e agora ela esta sendo tratada na clinica com flogorosa e protex e exposta a outras cachorros bebes e sem vacina!!!! na nossa aflição não sabemos mais o que fazer e quais as sequelas que ela terá por favor nos ajude dando uma opinião neste caso!!!!

Agradeçemos por nos ouvir e esperamos muito uma orientação…



Synara
em

Oi Ariana. Pois é fuçaram tanto nela que agora deu no que deu…podem ter afetado o figado dela por tantas medicações. Pode ter sido uma otite simples e uma vaginite que é comum em cadelas jovens, acho que o melhor é manterem ela em casa, com soro oral, comida leve ( papa de arroz, carne e batata amassada, um protetore hepatico basico ( mercepton por exemplo) e nada mais que isso. Essa vaginite por ser de ordem viral ( herpes e outros virus) , pode ser relacionada a impuberidade dela…Muita ansiedade de vocês donos dá nisso. Muita ação, muito exame, muito medicamento e sofre efeitos colaterias esses bichos. Quanto ela reagir e estiver bem, manda castrar que passa e tu nao terás que te preocupar com esse corrimento. Castrar é saude geral para essa cadelada!! Por ai. Boa sorte.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



angelas
em

olá tenho uma dog sem raça definida e ela teve dois partos, um de 7 e um de 8 filhotes…porem ela começou a ficar com um corrimento na vagina, parece ser de cor escura e com cheiro ruim…ela toma agua,mas fica com a cabeça baixa…estou sem condição de pagar veterinario…será que é muito grave?



saulo
em

ola dra me chamo saulo ganhei uma cachorra de um ano e meio ela esta sem muita fome e fazendo suas fezes moles e tabem ta com escorrimento branco nao sei q eu fasso pois estou sem grana nesse momento da uma ajudinha p nois desde ja muito obrigado um forte abrasso



Synara
em

Oi Angela. Se for uma infecção uterina pode ser grave e exigir intervenção cirúrgica. Te atenta.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Saulo. Bah, apenas com esse relato me limito , mesmo,em te ajudar. Pode ser um monte de coisas…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Amanda
em

Dra. Synara, gostaria muito que me ajudasse.
Tenho uma cadela SRD de 6 anos, ela não vive comigo, vive na fazenda.
Há 3 semanas eu estive lá e ela estava no fim do período do cio, porém hoje fui informada pelo Senhor que cuida da terra que desde o fim do cio ela apresenta um sangramento significativo e falta de apetite. Eu sou estudante de veterinária, acredito que possa ser Piometra, mas gostaria de uma opinião pra que possa tomar alguma providência, pois moro em outro Estado e não há nenhum veterinário na proximidade da fazenda.
Desde já, muito obrigada!!



irene oliveira
em

Dra. faz 2mes que apareceu uma cachorra mistiça boxer comcachorro comum em minha casa qdo chegou estava com ponto na barriga e o olho todo ramelado anuciei na radio e tv não apareceu o dono vi que cada dia quew passava ela ficava masi triste levei ao veterinario e descobri que era infecção o veterinario tirou os pontos e receitou colirio mais antibiotico ficou otima sarou, mas agora pela segunda vez eu percebi que está com secreção na vagina purulenta fiquei preocupada pois tenho medo de sedr contagiosa o veterinario disse que ela deve ter um ano e que esses pontos porque foi castrada o que devo fazer
ela conquistou nosso coração Dra. por favor me orienta obrigada



marinalva
em

URGENTE.. Olá drª, estou desesperada, tenho uma cadelinha(belinha),porte pequeno.Ela entrou no cio e não percebi, foi silencioso e ela cruzou com um pit bull e agora está prenha de 48 dias,não tenho condições de levá-la a uma clinica, pois na minha cidade não tem clinica nem veterinário, tds dizem q ela vai morrer no parto e agora apresentou uma secreção como se fosse pus. Por favor me ajudeeu adoro minha cachorrinha e não queria perdê-la.



Mirla Lima
em

Oi, tenho um gatinho(Bim)que ele estava com um caroço nas costas e hoje veio à estourar, eta saindo puis com sangue pisado. o que devo fazer com ele?



Synara
em

Oi Amanda. Das duas uma: ou é piometra ou é cisto ovariano que pode levar a um sangramento excessivo após o cio. Para ambas a situação a melhor conduta é cirúrgica com retirada de ovários e útero. A castração trará saúde como um todo para ela. Boa sorte. Dsculpe pela demora em te responder, mas estava com outros compromissos profissionais que me afastaram por 2 semanas do site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Irene. Tudo indica pelo teu relato que ela foi castrada e o colega agiu corretamente no atendimento. Se esse corrimento é brando ( pouco) e a cachorra está bem como um todo, não vejo maiores motivos para preocupação num pirmeiro momento. Faça lavagem vaginal com vinagre ( abra bem os lábios vaginais dela e faz uma bucha de algodão, molha o vinagre e espreme essa bucha com vinagre para dentro da vagina. Faça 3 x por semana e acompanhe a evolução desse corrimento, se vai ceder).
De todo modo vale uma observação para causa viral desse corrimento ( cinomose ou herpes canino). Mas terás que observar o estado geral de saúde dela. Por ai, posso te ajudar.
Desculpe pela demora em te responder, mas tive outros compromissos profissinais que me tiraram tempo para trabalhar no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Marinalva. Bah, como urgência não tenho como agir por meio do site. Nem sempre consigo responder logo, dessa vez demorei mais ainda do que costumo para responder pois estava com outros compromissos profissionais, não tendo tempo de trabalhar no site. Bom quanto ao teu relato, essa secreção pode ser comum quando em gestação, se, veja bem o estado geral da cadela está bem: comendo, ativa ( para uma cadela gestante), etc.
Quanto a situação do parto, não quer dizer que vá morrer por ser um cão de porte maior que o dela que a cobriu. O que pode haver é um parto mais dificil e demorado. Acho que deves procurar um Veterinário para assistir esse parto e observar todos os sinais de possivel distocia ( filhote muito grande, dilatação insuficiente, contrações deficientes, etc.), se não der para agir nessa distocia ele opta pela cesariana. Outra alternativa é aos 60- 62 dias já partir para uma cesareana. E essa for tua decisão, aproveita e castra tua cachorra. Essa é a solução para cios indesejáveis. Bicho não é facil de segurar quando estão em fase hormonal para cruzar. Castrar também trará mais saúde como um todo para tua cachorra, além de evitar ninhadas indesejáveis, assim como a superpopulação canina que já há no nosso pais.
Quem quiser um cão, por exemplo, que busque em canis de adoção, que estão cheios e com cães precisando de um dono.
Certo? Espero ter te ajudado um pouco.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Mirla. Pelo que descreves parece ser um abcesso. Por acaso ele recebeu alguma injeção ( ou vacina) nessa região onde tem esse abcesso? Brigou com algum outro gato? Isso dói um pouco, mas deves segurar bem ele ( te proteger das garras deles, por onde reagem para se defender) e tentar espremer um pouco e coloca iodo. Dependendo da causa desse provável abcesso, com essas ações que te sugeri tende a resolver. Por ai posso te ajudar.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Sidnei
em

Dra. Synara, que legal encontrar um site assim como o seu. Muitas vezes imaginamos profissionais que vêem apenas o dinheiro.
Acabo de perder uma filhota muito amada, era uma poodle muito querida e se foi por problemas de coração, válvula mitral, depois edema, lasix, viagra, pimobendan. Mas aconteceu de aos 10 anos ela falecer nos meus braços.
Agora adotei uma SRD, de 3 meses e meio castrada. Chegou com uma secreção vaginal amarela. Parecia que tinha parado, mas voltou. Hoje a levei a veterinária que deu um potesinho com uma substãncia para fazermos coleta. Ela chegou a cogitar em cândida, mas pelo que andei lendo, parece que não tem nada a ver com secreção. Fico preocupado se ela está em “boas” mãos.
Será que tem um conselho para me dar drª?
muito obrigado desde já.



Luiza de Oliveira
em

Olá! tenho uma cadelinha de 6 meses, esses dias apareceu um corrimento nela, pelo que tenho reparado é só depois que ela faz xixi. Isso seria porque ela vai entrar no cio? Quantos dias isso pode durar?
Obrigada!



marinalva
em

Olá dr. agradeço a sua atenção, e lhe dizer que estou muito feliz, a minha cachorrinha ( Belinha), aos 60 dias de gestação, optei, como a senhora me aconselhou, a fazer a cesareana, fui para outra cidade e consegui salvá-la, pois os bebes não iam nascer, por serem muito grandes (3bbs). Bj enorme.



Paulo
em

oi drª estou com uma cadelinha com apenas 21 dias, e no umbigo dela apareceu de repente uns bichinhos que consegui matar e retirá-los com mata bicheira,o buraquinho fechou, mas ficou como estivesse o umbigo inchado. O que será? o que devo fazer?



karine
em

Boa tarde.
Minha cachorra, sharpei tem 6 anos,é castrada a cerca de 1 ano, nunca teve cria. Ontem começou a apresentar um corrimento transparente e ficou um pouco amuada, hj observei duas bolinhas vermelhas, como feridas na vagina. Ela esta lambendo mto. Devo me preocupar?
Obrigada



Synara
em

Oi Sidnei. Esse corrimento pode ser compativel com algo viral, herpes virus um deles. Muitas vezes é auto limitante. Não vejo motivo para preocupação se ela está bem de saúde como um todo….Faça lavagem vaginal com vinagre e agua. meio a meio. diluido. Pode ajudar. Obrigada pela participação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Luiza. Com essa idade pode ser inicio de cio. O cio todo dura até 3 semanas. Mas há periodos, ciclos de picos hormonais dentro desse tempo. Por exemplo, um corrimento inicial, depois sangramento e aumento da vulva para depois existir a aceitação da cópula pelo macho. Se queres evitar – e deves – uma cobertura indesejada afasta ela dos machos por 30 dias. Depois desse ciclo te oriento a castra-la. Terá maior saúde, como um todo se for castrada.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi karine. Pois é, acho que vale observar. Ajuda se tu fizer uma lavagem vaginal com água e vinagre. meio a meio. Faz 3 x por semana e veja se melhora. Não vejo motivo para maiores preocupações, a principio.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Marinalva. Que bom que deu tudo certo!! Agora é tentar achar lar legal para essa filhotada!
Abraço.
Synara



Synara
em

Oi Paulo. Deve ser uma inflamação ou uma hérnia….Terás que observar e ver como isso ( inchaço) vai ficar com o decorrer do tempo. Nada de maior. Cuidar bem a higiene do local para evitar bicheiras.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Carlos
em

Olá dra Synara, tenho uma cadela(pitbull) de 5 anos, que a 1 ano atrás teve piometra e foi retirado apenas o útero. Ela continuou a ter cio, e após o último cio está apresentando um corrimento amarelado e bem liquido, sem odor forte, ela urina normalmente. Estou tratando com antibiotico como recomendado por um vet amigo meu, mas já se passaram 10 dias e não teve melhoras ou mesmo pioras.
Por gentileza, o que me recomenda?
agradeço sua generosidade com todos nós que somos leigos nesses assuntos.
Carlos



lilia
em

ola minha cadela esta quase tendo filhote
e uma lhasa apso
eu ja sei que são 62 dias
mais e a hora do parto como fico sabendo?
apareçe algum sinal ?



Synara
em

Ola Carlos. Um equivoco operar uma cachorra com piometra e não retirar os ovários…Não entendo por que fazem isso…O mais lógico é retirar tudo – ovários e útero. Acho que não há necessidade de uso de antibióticos. Com o término desse ciclo de hormonios produzidos pelos ovários tudo tende a melhorar. Vale lavar a cavidade vaginal com vinagre, pois essa ação hormanal na vagina pode alterar a flora desse local. Por ai…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Lilia. Os sinais compativeis com inicio de parto são: perda do apetite, inquietude, cavoucar, seguir o dono, respiração ofegante, e um bom sinal é medir a temperatura do corpo com termometro via retal, se a temperatura está perto de 37 graus, o parto logo vem a termo….Por ai. Boa sorte!
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Carlos
em

Bom dia Dra, agradeço a pronta resposta, gostaria de tirar uma dúvida, o vinagre é puro ou diluído em água, se for diluído qual a proporção?
Deus a abençoe!
Carlos



Micheli
em

Bom dia… Estive lendo os seus relatos…parabéns pela ajuda e orientações que dá a todos!

Tenho uma lhasa que entrou em seu 2º cio, tem 2 anos e 10 meses (eu dei anticoncepcionais para ela após o 1º cio. Após o sangramento ela ficou com um corrimento amarelado sem cheiro. Não houve acasalamento… Pode ser alguma infecção ou é normal, quantos dias aguardo?
Grata pela atenção



Anacir Martinho
em

Boa Noite Estou pedindo ajuda e informações pois não tenho como levar minha cachorra ao veterinário Lobinha deu cria dia 25/04 a seis filhotes ela tem um ano e três meses^, nos 3 primeiros dias ela ficava junto com os filhotes e só saia do ninho para as necessidades fisiológicas e comer , mas do quarto dia tem deixado os filhotes e se escondido , preciso dar bronca e prende-la junto aos filhotes para que fique junto, tenho colocado arroz cozido ou angu de fuba com caldo de galinha junto com a ração que ela não quer comer. Alem desse acontecimentos noto a vulva vermelha e aparentando inchaço com odor desagradável isso e normal? Ela deu cria em alguns lençóis que costumava dormir posso trocar os mesmos por outros limpos como faço a higiene dela e dos filhotes, pois tenho medo de mexer e ela abandona-los, aguardo ansiosa a resposta para tentar melhorar os cuidados com ele e os filhotes. Obrigada Anacir



Synara
em

Oi Carlos. Pode ser feita uma diluição de meio de água para meio de vinagre. Boa sorte.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Michele. Acho que pode ser comum essa secreção e não estar associada a infecção. Vale observar por quanto tempo vai ocorrer essa secreção. Tenta esperar – observando – 21 dias após o inicio do sangramento. Tende a parar após disso. Mas veja bem, pensa seriamente em castrar tua cachorra. Esses hormônios para inibição do cio, a longo prazo pode trazer “complicações” uterinas. Castração é saúde ampla e geral para as cadelas.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Anacir. A primeira situação a descartar é se não tem mais nehum filhote retido ou restos de placenta, em face do teu relato de vulva inchada e com odor desagradável. Descartar qualquer possibilidade de infecção pós parto. Outro ponto a observar é se ela tem leite suficiente. Há casos de cadelas que o comportamento influencia nessa situação de ser uma ” boa mãe”. Não sei qual a raça, como é criada ( muito mimo e atenção), se muitas pessoas se aproximam do ninho, se há outros animais que convivem com ela, pois tudo isso pode influenciar no comportamento materno dela. O ideal é tu trocares esses panos que foram usados durante o parto, oferecer um ninho limpo e quente. Quanto a higiene dos filhotes quem faz é ela por meio da lambedura dos filhotes, assim como ela também pode se auto higienizar, lambendo-se. Posso te ajudar te dando esses referencias…mais que isso me limito em face da virtualidade…Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Barbara
em

Oi Synara. Tenho uma pincher pequeninha de 8 meses, e no seu primeiro cio meu pincher muito opurtunista aproveitou nossa distração e cobriu ela. Ela teve 2 filhotes de parto normal dia 07/04/2012, um parto um pouco demorado, mas estavamos tranquilos porque tinhamos feito ultrassom e acompanhamento na gestação, já foi feita avaliação pos parto e teve expulsão das placentas e estava bem, esta tomando calcio por causa da amamentação. Depois do parto tinha um corrimento marronzinho + ou menos por 25 dias e a veterianaria disse ser normal, ja tomou vermifugo dia 27/04 e se alimenta bem e toma água, come ração de filhote, frango e carne e requeijão. Mas o corrimento passou para umas pequenas gotas de sangue, quano senta em algum lugar percebemos q fica manchado com um pouquinho de sangue e percebi um filete de sangue na urina, então fizemos ultrassom novamente, exame de urina e sangue e não apresentou nem cistite nem problema nenhum de sangue ou utero, mas a veterinaria disse q seria bom fazer 1 ultrassom por semana para ver se não junta secreção no utero, pensei q seria melhor castrar. pelos sintomas o que pode ser q ela esta apresentando, e o q vc me indica?????



Janaice
em

Tenho uma ptibul que está no seu segundo cio mas um vira-lata invadiu minha casa e acabou cruzando com ela o que posso fazer para reverter esse caso teria algum remédio que posso dar pra ela a nâo ser a castraçâo pois mais pra frente gostaria de cruza-lá com outro ptibul me ajude por favor!!!!



Claudio Neris M Mendes
em

Caro amigo, tenho um cão lhasa apso (macho), ele tem 6 meses no momento. Levei ele em 2 veterinários pois está se lambendo muito a parte da genitalia, ambos veterinarios recomensaram antiflamatórios e antibioticos. Chega a se lamber tanto que machuca a genitalia. O último profisisonal me recomendou a castração, (mesmo assim disse que ele ainda vai se lamber pouco, pois achava que era a fase de masturbação do animal).Será que realmente terei meu cachorro normal ? Já fazem 3 meses que uso o “abujur” nele e as vezes tiro, mas ele se esconde e vai se lamber. Estou afoito com a situação. Aguardo um relato se é normal e se a castração é o ideal ? Não aguento mais levar em profissionais e não ter uma solução ao caso.



Synara
em

Oi Barbara. Alguma lesão ficou no útero…ou alguma disfunção hormonal. Meu conselho é: castrar! Isso trará saúde geral para ela. Boa sorte.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Janaice. Castrar é a melhor solução! Para que cruzar tua cachorra??? Já tem cão demais nesse mundo! Além disso quem quer ter um cão que busque nos canis de adoção que estão lotados de cães necessitando de alguém que cuide deles.
Eu penso assim e posiciono assim por ser também uma protetora animal…Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinário



Synara
em

Oi Claudio. O primeiro passo é fazer uma inspeção apurada da região peniana dele ( se for nessa região), ver se não tem alguma fimose contraindo a glande pelo prepúcio…Outro ponto é comportamento compulsivo esteriotipado que pode ser aventado…até pelo tempo decorrido…Mas para ter certeza disso eu precisaria de uma história clinica mais aprofundada contigo, e por aqui,fica dificil. Pode-se pensar em algo neurológico ( convulsão focal). A castração pode ser pensada, mas antes tem que ser descartadas essas situações citadas, tentar modificar o comportamento, se a suspeita de convulsão focal se validar tratar com anticonvulsivos por um tempo e ver se ele melhora…Manter ele com o ” abajur” não vai adiantar se não buscarem a causa. Se for comportamental se usa métodos que possam modificar a conduta dele.
Se tiveres interesse ofereço consultoria on-line onde consigo me aprofundar mais ao caso e tentar te ajudar. Para isso tem um custo. Me envie e-mail que te digo como funciona e o valor da consultoria. Certo? Não é má vontade minha em não te ajudar por aqui, mas de fato me limito. Esse espaço uso para dar orientações mais rápidas e dar um caminho para as pessoas que tem dúvidas sobre seus animais. Para me aprofundar preciso de mais tempo e dedicação para cada caso.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Mariana
em

Olá dra. Synara. Gostei muito de seu site!
Tenho uma lhasa apso de 11anos que foi castrada, com retirada de utero e ovários, há 7 meses, pois o ultrassom indicava suspeita de piometra, oque acabou não se confirmando com a cirurgia, utero se apresentava normal. Porém após 1 mes da cirurgia ela apresntou uma infecção urinária, que foi tratada com antibioticos. Após cerca de 3 meses da cirurgia ela também apresentou quadro de vaginite, com corrimento mucoso de cheiro muito forte. De acordo com exame realizado, vaginite bacteriana. Tratado novamente com antibiotico – norfloxacino por 5 dias e apos uma semana por mais 10 dias pois corrimento somente diminui, mas não cessou totalmente. Esperamos mais uma semana e novamente corrimento voltou, desta vez tratado com fungicida – nistatina, por 15 dias. Corrimento mudou de aspecto, agora é muco esverdeado. Desde então veterinario aconselhou um creme a base de lactobacilos para repor a flora vaginal que esta desequilibrada, que segundo ele é a causa deste corrimento. Mas isto já dura mais de 2 meses e nada de melhora do quadro. Quadro geral sempre foi normal, come bem e se apresenta bem ativa. Será que estamos tratando
certo?



Heloisa Guelpeli
em

Olá,
Tenho uma cadela shih tzu que, hoje, está com 8 meses. Há cerca de 2 meses, quando estava com 6 meses de idade, ela teve seu primeiro cio. Muitos consideraram precoce, mas como em cadelas pequenas é normal que o 1o cio venha mais cedo, o veterinário me disse que era normal. Pois bem, o que me causou estranheza foi que esse cio durou quase 1 mês! Para completar, hoje percebi que sua vulva está um pouco inchada e, quando fui olhar, estava com um pouco de sangramento.
Gostaria de saber o que poderia ser.
Att.



Synara
em

Oi Heloisa. Não é precoce entrar aos 6 meses em cio, está no padrão das cadelas em geral. A partir dos 6 meses qualquer fêmea canina está “apta” a ciclar. Umas mais cedo outras mais tarde…Esse cio longo pode ser por influência hormonal natural, falar em ciclo hormonal é falar de cada organismo em particular também. Há casos que cios com sangramento longo está associado com cistos ovarianos. Talvez o mais indicado como saúde geral dela é castrá-la depois de 3 meses desse cio. Ou esperar e ver quando será o segundo cio, intervalo de tempo, e observar a quantidade do sangramento e de dias com esse corrimento sanguinolento. Eu castraria logo após esse cio, se fosse dona dela…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Elizângela
em

Boa Noite Drª Synara
Tenho uma Labradora que esta com 1 ano e 3 meses, porem ela nunca entrou no cio, levei ao veterinário pois estava ficando preocupada, ele me falou que ela deve ter entrado em um cio silencioso; ate ai sem problemas, porém a mais ou menos duas semanas, percebi que o meu outro cachorro macho estava correndo muito atras dela, tentando o acasalamento, porém ela não apresentava sangramento, apenas um leve inchaço na vulva, ate presumi que fosse outro cio silencioso, porem a maios ou menos dois dias, percebo que ela esta com uma secreção meia esbranquiçada, parecendo com um corrimento. Gostaria de saber o que pode ser isso e se pode causar alguma sequela?
Drª em relação ao fato dela nunca ter entrado no cio, gostaria de saber se isso é normal e como proceder?
Aguardo resposta, pois estou muito preocupada com minha cadelinha.



Synara
em

Ola Elizângela. Acho que ela está em processo de cio agora, pelo que relatas. Esse corrimento pode ser normal em função da liberação de todos os hormonios envolvidos no cio. Acho que ela está fazendo o primero cio dela, é comum cadelas de porte grande entrarem com essa idade no primeiro cio. Te oriento a castrar ela, vai trazer saúde geral como um todo para ela. Se decidires pela castração faça a contar de agora dentro de 3 meses…Por ai.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Carla
em

Olá Doutora, tenho uma shih tzu de quase 4 meses, a umas duas semanas ela tem começado a se lamber na região genital, levei ela ao veterinário e ele não receitou nenhum tipo de medicação, pois disse que era uma vaginite e que era desnecessário meticar, príncipalmente por ela ser muito nova e me aconselhou a lavar com sabonete antibacteriano ( colocar sabão e água em um recipiente e colocar ela sentada por um tempo), mas não estou notando melhoras. Ela não apresenta corrimento, mas a uns 5 dias apareceu uma manchinha escura logo abaixo da vulva. Devo me preocupar???



Synara
em

Ola Carla. Não vejo motivo para preocupação, talvez essa manchinha possa ser por lambedura excessiva. Passa hipoglós na região externa vulvar. Mas segura ela por 20 minutos para não lamber a pomada. O ideal é castra-la, logo. Ai tende a ceder essa vaginite…Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



amanda
em

DOUTORA MINHA CACHORRA ESTA COM UM CORRIMENTO AMARELO NA VAGINA QUE MEDICAMENTO POSSO DAR A ELA. NAO PÓSSO LEVA AO VET. OBRIGADO :)



Carlos
em

Olá doutora, meu primeiro contato foi dia 24 de abril de 2012, relatei o caso da minha cachorra que já tinha o útero retirado e depois de um tempo apresentou corrimento grosso e amarelado.
Gostaria de compartilhar a solução do caso dela, um veterinário e amigo, me informou que era uma infeçcão do coto uterino, e o tratamento foi bem simples, diluir um comprimido de permanganato de potássio em 1 litro de água, com uma seringa(sem agulha) colocar dentro da vagina(com cuidado e delicadeza) três vezes ao dia, no dia seguinte preparar novamente e repetir… isso demorou vários dias, mas até que sumiu todo corrimento!
Achei importante compartilhar, pois sofri muito, utilizando anti-bióticos e não tinha resultado.
Muito obrigado doutora, e boa sorte a todos com seus cachorros.



Lucas
em

Doutora, tenho uma boxer de 4 meses que estava com uma vaginite que tratamos com chemitril duranet 7 dias. Após os 12 dias eu percebi que ainda persistia o corrimento verde claro. Dei o restante da cartela, mais 3 comprimidos. Hoje, ela está apresentando bolinhas avermelhadas perto da vagina e na barriga. A veterinária disse que só poderá atende-la na segunda e sugeriu uma cultura para avaliar melhor. Você sabe o que pode ser? Está comendo, brincando e bebendo água normal.



Ana Carolina
em

A minha dúvida infelizmente as pessoas podem tentar mas não conseguirão responder: Por que as pessoas que dizem que não tem dinheiro, que não tem condições de levar o animal ao Veterinário muitas vezes nem para tomar uma vacina anual ainda insitem em te esses animais?? São como filhos, não batem na nossa porta pedindo que fiquemos com eles. De uma vez por todas: se assume a responsabilidade de adquirir um animal, seja da rua ou comprado, assuma também a responsabilidade pelos cuidados de saúde para com este animal também! Veterinários também pagam contas!



Synara
em

Oi Amanda. Muito pouco dados para te ajudar.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica veterinária



Synara
em

Ola Carlos. Fica a dica. Permanganato é um bom produto para controlar infecçoes brandas. Obrigada pela participaçao no site.
Abraço.
Synara



Synara
em

Ola Carlos. Fica a dica. Permanganato é um bom produto para controlar infecçoes brandas. Obrigada pela participaçao no site.
Abraço.
Synara



Synara
em

Oi Lucas. Pode ser algo viral e transitório…Observar. Cultura nao vai aparecer nada…Nessa idade corrimentos com essas caracteristicas temos que pensar em virus…baixa resitencia…vaginite da cadela impúbere…Se ela está bem no geral, nao é motivo de maiores preocupaçoes. Observar e ver a evoluçao. Por ai…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Ana carolina. Vou ver se consigo te responder dentro do que penso sobre o que argumentas: De fato, nos formamos para exercer uma profissão e sermos remunerados quando atuamos. Mas veja bem, estão ( infelizmente) querendo tornar a nossa profissão quase que como exclusiva para a área de cães e gatos. E há inúmeras outras funçoes que podemos ter na nossa profissão. Esse é um ponto. Eu acho que os caes e gatos estao adoencendo de tanto peso social sobre eles ( ate mesmo da medicina que esta sendo empregada no trato a eles) e que nao precisam de nós tanto assim. Precisamos é rever nossos conceitos sobre manejos comportamentais, manejos clinicos, manejos de banhos e tosas, e trabalhar na prevençao da saúde dessas espécies. Se nós como profissonais que somos, tivermos essa abertura de consciencia, veremos que eles adoeceriam pouco e os donos gastariam menos. Por isso essa “grita” geral de que está caro ter um animal de estimaçao. É por essa ótica do mundo pet que, realmente, corrompe a sanidade desses animais, que está demasiado caro buscar um atendimento veterinário. E isso está assustando os donos de animais, essa visão mercadológica e robótica sobre os caes e gatos. É dificil encontrar um profissional que examine um cao ou gato com categoria clinica, com experiência real sobre comportamento espécie especifica aos dias de hoje. Fazem tudo na base de exames, e mais exames. Eu tenho observado uma grande quantidade de doenças iatrogências ( sei que sabes esse conceito) exatamente por excesso de ações a essas espécies. Antes de pensarmos em cobrar preços demasiados altos dos donos desses animais, precisamos oferecer serviços com qualidade técnica pessoal, nao por meio de aparatos clinicos pomposos, por meio do mercado laboratorial ( onde muitos colegas sao “escravos” de manual técnico, prescrevendo mais por “moda” farmacológica do que real necessidade.)
Eu acho que se trabalharmos com mais competencia e menos visão mercadologica, os donos nao iriam dizer que nao têm dinheiro para tratar a saúde de seus cães. Que na verdade, pouco adoecem., como bichos que são. Salvo os caes de raça, esses sim já vem cheios de problemas geneticos e congenitos, justamente para alimentar essa teia voraz do mundo pet cruel e cheio de ganancia.
Por certo, nao consegui responder a tua pergunta, mas deixei algumas colocaçoes para que possas pensar…E tomara que tu consigas pagar todas as tuas contas sem “assaltar” o bolso dos donos. Seja uma profissional que orgulhe a nossa profissão! Mas por competencia e bom senso. Não com visão estritamente mercadologica.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Gleyciane
em

Oi Doutora Synara!
Estou bem precopupada com minha cadela. Ela tem 11 anos e percebi um corrimento alaranjado que depois passou a ser sanguinolento.Levei num veterinário e fizemos a castração que encontrou um tumor no ovário.De imediato a secreção sanguinolenta acbou , mas meu cachorro passou 1 semana querendo cruzar com ela. Hoje depois de 21 dias ele ainda a fica cheirando, às vezes sobe nela, mais desce logo, e percebi que quando a cadela faz xixi sai um corrimento mucoide transparente. Ao decorrer do dia a vagina dela às vezes fica um pouco molhada também. O que será? O tumor voltou?Ela continua comendo, está com o comportamento normal.



Synara
em

Oi Gleyciane. Se ainda há resquicios de cheiros de “infecçao vaginal” pode ser essa a causa do teu cão tentar a monta…Por ai…penso…Mas aguarde mais dias para ver se isso passa…esses cheiros.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Camila
em

Olá, Dra.! Tenho uma sharpei de dois meses e meio e, desde os dois meses, ela apresenta um corrimento vaginal. A cada xixi, no meio dele no chão tem uma quantidade significaste de secrecao amarela. Ela fez exame de sangue e foi encontrado bactéria, por isso fez por 15 dias tratamento com antibiótico. Pensei que isso diminuiria a secrecao, mas lendo os seus comentários vi que pode ser que nada tenha relacao com bactéria (o corrimento). Ela bebe agua demais, mas nunca ficou abatida ou deixou de comer. Existe possibilidade de filhotes terem piometria? Vi que passa com o cio, mas ela esta um pouc longe disso. Nao queira castrala. Existe banhos ou algo tópico que se possa passar?



Jailton
em

Olá, tenho uma cadela de porte grande-medio, ja teve várias crias e a pouco tempo depois do cio ela começou a apresentar um “escorrimento” vaginal amarelado e um pouco consistente, li algumas matérias na net, tomei coragem, peguei algumas luvas e introduzi um dedo no canal vaginal a fim de “inspecionar” se lá havia algum caroço, corte,etc, emfim, notei vários caroços “grandes” o que pode ser isso?



rodrigo
em

Olá Dra,tenho uma pit bull de 10 meses e ela esta com a vagina inchada e com corrimento as vezes com sangue as vezes meio claro,isso ja tem uns 15 dias, queria saber se normal por cer o 1 cio ou devo levar no profissional . Obrigado!!



Synara
em

Oi Camila. Filhote nao tem piometra! Deixa assim, que ao cio melhora. Eu castraria , sim tua cachorra, quando da idade certa. Antes do primeiro cio. Tu vais evitar muitas doenças de pele para tua cachorra. Além de estar dando o exemplo que a castraçao é fundamental para o controle populacional. Vender cães é feio. E ela dar cria para presentear, pior ainda, pois tu não ajuda a que as pessoas adotem animais que estão ao abandono ou em ONGS.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Jailton. Castra tua cachorra! Tudo se resolve…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Rodrigo. Pode ser indicio de cio, deixa passar e castra 2 meses depois do termino do cio. Isso vai trazer saúde para ela como um todo. Além de ajudar a criar uma consciência de que castrar os caes é o que de melhor podemos fazer por eles.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Natalia
em

Ola Dra, boa tarde, estou muito preocupada, tenho um Rootweiller de 2 anos e na semana passada eu castrei ela…. percebi ontem q ela esta com uma bola na onde foram feitos os pontos e saindo um pouco de secreção, cuidamos direitinho e ela tomou todos os remédio…. levei ela no veterinario ontem e eles disseram q ela esta com um liquido inflamatorio (seroma), falaram para nós fazer compressa com agua quente varias vezes ao dia por 5 dias, caso aquela bola não saisse precisaria operar ela novamente para essa retirada, mas acho muito preocupante e arriscado o fato dela ter q tomar outra anestesia assim tão perto uma da outra, o q eu faço estou desesperada????



priscila leite
em

ola dra. tenho uma pinsher que teve que retirar o utero e os ovarios uma semana após o parto por conta de um prolapso uterino, gostaria de saber por quanto tempo ela ainda vai amamentar.



Synara
em

Oi Natália. Isso é comum em pos operatório…as vezes uma reaçao do fio cirurgico..nada para se preocupar. As vezes basta o colega mexer ali e retirar o pnto que está rejeitando…e pronto. Sem preocupaçoes. E anestesia hoje é bem segura.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Priscila. Acho que terá leite o suficiente até eles estarem com 30 dias ou mais…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Graziela
em

Olá Dra.
Tenho uma poodle de 13 anos e hoje pela manhã notei que tinha uma bola vermelha pra fora da vagina! Ela aparenta estar normal, comendo, abanando o rabo e o xixi sem sangramento, só notei que nos útimos dias ela lambia muito a região, já botei colar para evitar que lamba!
Você tem alguma sugestão do que possa ser?
Aguardo resposta, obrigada!



Ana
em

Boa tarde, tenho uma akita de 4 meses que está apresentando secreção amarelada e fétida. o que pode ser? Pode ocorrer piometra em filhotes? o que devo fazer?



Thais
em

Olá dra, tenho uma pitbull de 3 meses que ainda esta com o ciclo das vacinas não concluido. Ela é criada dentro de casa e mt bem cuidada, hoje percebemos uma bolinjas vermelhas ao redor de toda a genitalia dela, e ela tem tem dificuldade para urinar, passa mais de 1 minuto na posição e não faz nada, não chora, nem lambe, somente isso. Ja ta tarde e não ligamos para a veterinária dela, mas estou mt preocupada. Agradeço mt se responder.
Bjsss



Sued
em

Oi,tenho uma chow chow de quase 3 anos,nunca tinha cruzado,cruzou pela 1 vez e duas semanas depois apresentou um corrimento parecido com pus,mais claro.Pesquisei e sentir medo de ser piometria.Mas,Ela estar normal se alimentando bem,brincando,sem alterações de humor,só com esse corrimento,que sai de vez em quando,e em pouca quantidade..Estar tomando antibiótico ja a 2 dias e limpo a vagina dela com água e um pouco de vinagre,o que devo fazer?



richard
em

Oi,tenho uma cadela de de grande porte,,atualmente ela ta soltando um pus pela parte intima dela,,,o que pode ser,tem algum remedio que possa indicar?



Rochele Rego
em

Olá Dr.Synara, tenho uma gata de 2 anos que foi castrada no dia 02 de maio de 2014. Ela tinha piometria. No dia 21 de maio de 2014 apareceu um corrimento amarelo claro e sem cheiro grosso. Liguei pra medica e ela disse pra eu dar antibiotico de 24 em 24 hs. Até hoje não resolveu nada. A gata não sente dor , continua brincando com os outris gatos come e bebe normalmente. Hoje dia 23 de maio percebi que o corrimento está mais liquido. Não sei o que fazer mais não consigo confiar na medica pois ela nem viu a gata e receitou pelo telefone o mesmo antibiotico que eu estava dando depois que a gata foi operada. Obrigada Dra. Synara



Andreia
em

Olá, tenho uma cadela pitbull com 6meses quase 7 meses. Reparei que a parte da vagina está extremamente inchada , muito vermelha e parece sair de dentro do corpo dela…. eu ja vi cadelas com cio e nenhuma ficava assim… o que será?



Denise
em

Boa noite Dra.Synara. Tenho uma cachorra vira lata com 1 ano e 10 meses e éla esta apresentando hiperemia na região da vulva seguido de edema local somente do lado direito.Ao abrir a vulva percebi mais vermelhidão ao abrir a vulva. Não tem corrimento e nenhuma outra secreção.Só percebi que éla lambe muito a vulva e arrasta no chão e esta caindo pelo no local com edema.O que devo fazer Dra.Obrigado.



Ane
em

Oi, tenho uma cadela de 13 anos. Há 1 ano e 10 meses fez a castração pois estava com um corrimento sanguinolento e atraia os machos( nessa castração foi encontrado tumor no ovário). Com a cirurgia o corrimento sanguinolento cessou e ficou um transparente líquido ou mucoso e às vezes amarelado como pus e até hoje de vez em quando esse corrimento volta, a vagina fica molhadinha, saindo uma secreção transparente ou amarelada . Nesses 1 ano e 10 meses com esse corrimento ou não ela ainda atrai o cão macho em menor intensidade. Algumas vezes percebo ela coçando a vagina que fica irritada. Da última vez o corrimento ocorreu depois que ela urinou ( ficou saindo um líquido transparente e um muco amarelado ficou pendurado). Acho que não é infecção urinária já que ela acabou de sair de um tratamento com enrofloxacino de 10 dias, será vaginite? Ela pode perdurar por todo esse tempo? Atrai machos? Nãos ei mais o que fazer com minha veinha.Me ajuda!



Ane
em

Obs: Meu cão monta nela todos os dias nesses 1 ano e 10 meses , mas não fica atrás dela dentro de casa, só no quintal. Será vaginite?



Larissa
em

Oi, minha cadela pinscher está no cio e está saindo uns vermes bem pequenos, esbranquiçados, menor que um grão de arroz. Isso é normal? Não é o primeiro cio que isto acontece.



Bárbara
em

Olá, tenho contato uma Maltês de 13 anos, mas ela não é minha, apenas está passando uns dias comigo. Há muito tempo ela apresenta um comportamento aparentemente sexual com os objetos da casa, mas penso que pode ser coceira intensa pois ela também arrasta o bumbum no chão. A vagina apesenta-se avermelhada na ponta. O que pode ser ?



saulo
em

Olá, minha cachorra saiu do cio a 10 dias, coloquei ela pra cruzar mais o cachorro não conseguiu grudar com ela pois cansava rapido, mais agora ela está lambendo a vagina toda hora, olhei se está com corrimento mais a vagina dela está sca. o que pode ser?



catia
em

Ola,
Minha cadela ta prenha e está para ganhar, mas hoje quando acordamos vimos q tinha líquido no piso de fora e ela esta com um saco roxo com liquido pendurado en sua vagina, ela pode estar perdendo os filhotes?


Comente